Você está saindo da casa dos pais ou está comprando finalmente seu apartamento. Mas, no momento atual, ainda não foi possível comprar a mansão na beira da praia. Sem problema!

Não é porque o espaço é pequeno, que não dá para deixá-lo bem funcional, estiloso, e com a sua cara. Daremos dicas práticas de como aproveitar cada cantinho e, claro, deixá-lo mais bonito!

Utilize as paredes

Sabemos que você pensa em colocar quadros pregados nelas (também sonha com aquele mosaico de quadros atrás do sofá?), mas passou pela sua cabeça que, além de decorativa, elas podem servir para guardar utensílios?

No banheiro, por exemplo, cole alguns pequenos cestos de madeira na parede. Neles você pode colocar produtos de beleza, toalhas dobradas ou até velas cheirosas. Fora que fica belíssimo e chique!

Pense em móveis dobráveis

Dá uma dor no coração quando você encontra um móvel perfeito, mas, bem lá, no fundo, sabe que não cabe na sua casa. Uma ótima ideia para resolver isso? Móveis que dobram e podem ser guardados com facilidade.

Sabe aqueles conjuntos com mesas e cadeiras dobráveis, que lembram muito alguns bares ou restaurantes? Com madeira de qualidade, pernas reforçadas para não quebrar e até com opção de tampo personalizado (através da pirografia (laser) na madeira, ou da impressão no azulejo, pintada com tintas coloridas na temática da sua decoração), seus convidados ficarão encantados, confortáveis e você não terá dor de cabeça para guardar tudo depois!

Cômodos com mais de uma função

Quando pensamos a disposição da casa, cada cômodo tem uma função: sala, quarto, escritório, cozinha, etc., mas para ambientes com pouco espaço, cada metro quadrado é importante. Por isso, já pensou em fazer, por exemplo, um quarto que também é escritório? Ou uma sala que também é quarto?

Em um primeiro momento, pode até ser chocante, pois já estamos acostumados com um padrão, mas a arquitetura evoluiu tanto, que praticamente tudo é possível!

Abuse dos embutidos

Calma, não é para você se entupir de presunto ou queijo industrializado! Pense, por exemplo, em uma cama embutida na parede. Você dorme normalmente, mas, quando acorda, empurra e ela se fecha como um portão na parede. Ou uma coluna de sua sala que pode receber nichos embutidos nelas, para guardar livros ou objetos decorativos.

Integração de ambientes

Aqui não estamos falando em ter dois ambientes em um, mas sim em conectá-los. Além de aproveitar o espaço, integra também as pessoas. Um ótimo exemplo é a cozinha americana, que junta cozinha com sala, normalmente com uma pequena separação, como uma bancada (e sabe o que bancada pede? Banquetas!).

Não tem a menor graça você ficar trancado na cozinha arrumando os quitutes da festa enquanto seus convidados estão no sofá. Com esse estilo, você consegue cozinhar e continuar a conversar!

 

Portanto, não importa o tamanho de seu apartamento/casa, ele pode e deve ficar do jeito que você sempre sonhou!

Se curtiu as dicas, compartilhe no WhatsApp com seus familiares e amigos. Dessas dicas podem surgir outras e até um convite para festa em sua casa! Aproveite!