6 dicas de como encontrar e contratar o gerente ideal para seu restaurante

Você luta para encontrar bons gerentes? Já contratou um gerente de restaurante e realmente se arrependeu?

Donos de restaurantes podem passar muito tempo longe de seus negócios, ou simplesmente se ausentar por vários momentos. Quando o proprietário do restaurante não está disponível, o restaurante ainda precisa de um gerenciamento,  é aí que um gerente de restaurante se torna muito importante.

O gerente garante que todas as operações sejam executadas sem problemas, ou seja, desde as entregas de equipamentos até a hospitalidade. Gerentes gerais são críticos para o sucesso de uma empresa e a contratação de um gerente geral pode ser um processo difícil. Mas depois que você tem o perfil definido de um gerente para o seu restaurante, encontrar a pessoa certa é só questão de tempo.

 

1. Deveres do gerente de restaurante

Determinar as responsabilidades do seu gerente vai te ajudar a encontrar o candidato certo, ao mesmo tempo em que separa algumas tarefas que você pode fazer sozinho. Com as tarefas separadas fica bem mais fácil estipular qual a faixa de salário para seu gerente.

Os gerentes gerais podem fazer de tudo, garantir que as operações do dia-a-dia sejam executadas de acordo com o planejado, verificar os clientes, treinar novos funcionários, criar protocolos, chamar atenção de quem se comporta inadequadamente, solicitar estoque e várias e várias outras tarefas. É você quem decide o quanto de controle você quer manter, independente de quanta responsabilidade você passe para seu gerente, a tomada de decisão final sempre será sua!

 

2. Projeção dos próximos anos da sua empresa

Com base no presente, tente estipular as receitas para os próximos anos, pois é importante considerar como sua empresa pode mudar e crescer. Se tem em mente, ter outro local por exemplo, poderá decidir se deseja contratar gerentes individuais para cada estabelecimento.

Além disso, observar o crescimento e sua receita, lhe dará uma boa ideia de quanto pode oferecer ao seu gerente e funcionários em aumentos ou regalias, especialmente a aqueles que estão mais tempo com você!

 

3. Considere promover de dentro

Talvez você já tenha alguém na equipe em mente para preencher sua próxima posição como gerente, o que é uma ótima decisão para o funcionário certo! Seu empregado entende os sistemas no restaurante.

Muitas vezes, é mais fácil promover um funcionário atual em vez de procurar um novo candidato. Mas há outras coisas a considerar quando se pensa em promover um servidor de estrelas. Talvez ele tenha treinado alguns funcionários antes, mas será que ele conseguirá reforçar esses padrões todos os dias pelo resto de sua carreira? Quão efetivamente ele consegue administrar conflitos? Ele será capaz de fazer a transição para um ponto de autoridade, ou ficará muito preocupado com a maneira como seus colegas o vêem agora que ele tem o poder de terminar seu emprego?

 

4. Encontrando os candidatos

Com a internet, fontes de notícias locais, amigos e conhecidos e headhunters, encontrar candidatos para ser seu gerente é muito rápido. Sites de busca de emprego, como o Indeed, Empregos, Trabalha Brasil ou Catho, são algumas das maneiras mais fáceis de obter. Se você quiser ter certeza de obter apenas candidatos locais, o jornal e o rádio de sua cidade é uma boa maneira de chamar a atenção. A principal desvantagem de todos os métodos é que, enquanto você recebe uma grande quantidade de candidatos, a qualidade da maioria pode não ser como você deseja. Isso resulta em várias e várias entrevistas, gastando seu tempo.

Conexões pessoais e recomendações são a melhor maneira de obter candidatos de qualidade. Ter um amigo ou funcionário indicando outra pessoa, significa que seu possível candidato já impressionou alguém!

E por último, os headhunters são uma das ferramentas de recrutamento mais eficazes e rápidas disponíveis. Essas empresas conduzem as entrevistas iniciais para você, assim você se ocupa com outras tarefas, e posteriormente você só entrevista quem passou no estágio com os headhunters!

 

5. Conduzindo a entrevista

O momento mais importante do processo de contratação é a entrevista, é a sua chance de aprender tudo o que você quer sobre seus candidatos. Criar uma ambiente positivo para a entrevista é importante, oferecendo até mesmo um café e um simples “sente-se” com um sorriso é um grande passo para tornar os candidatos menos tensos e mais confortáveis

Ao entrevistar possíveis gerentes para seu restaurante, procure por perguntas que faça com que elimine candidatos não qualificados rapidamente.

As perguntas a seguir são uma ótima maneira de avaliar o interesse do seu candidato para a vaga:

- Porque você quer trabalhar aqui?

- Você está disposto a trabalhar em turnos noturnos ou matinais?

- Você é bom em trabalhar com os outros?

- Quanto tempo você planeja ficar conosco?

- Por que você deixou seu último emprego no restaurante?

- Você tem transporte confiável?

- Quais foram suas principais responsabilidades em empregos anteriores?

 

Após que ele tenha respondido as perguntas básicas acima, e lhe agradou, é hora de passar para questões voltadas as habilidades e conhecimentos do candidato, isso pode ser feito na mesma entrevista ou fazer um segundo turno.

- Se um cliente pediu que você recomenda-se um item no menu, o que você diria?

- Como você funciona em um ambiente de trabalho acelerado?

- O que você faria se visse um colega de trabalho que é seu amigo rude com um cliente?

- Nomeie uma coisa que faz uma boa experiência de jantar.

- Você tem conhecimento viável de vinho?

Neste caso, sinta-se à vontade para substituir o "vinho" por um alimento ou bebida mais relevante para o seu negócio. Isso pode incluir cerveja, queijo, pão ou o que você achar que é a especialidade da sua empresa.

- Você é fluente em outras línguas?

 

6. Contratar o candidato certo

Após todas as suas entrevistas concluídas, selecionar o seu novo gerente provavelmente será uma tarefa difícil. Grandes gerentes devem ser firmes quando precisam ser firmes, entender quando precisam ser compreensíveis e - acima de tudo - justos com seus funcionários. Com um gerente como esse do seu lado, você pode ter certeza de que contratou o candidato certo para o cargo!

 

 

Fale Conosco pelo Whatsapp