7 Dicas de iluminação para valorizar sua casa ainda mais

A iluminação pode e altera as sensações do ambiente, e cada cômodo possui funções diferentes, pensando nisso, é necessário uma iluminação diferente para cada uma delas.

Não existe fórmula, a iluminação deve ser feita pensada e projetada especificamente para cada casa, mas existem dicas que podem te ajudar para um aproveitamento melhor do seu ambiente com a iluminação e até mesmo conseguir uma economia na conta de luz no final do mês.

 

1. Introdução a iluminação

No projeto de iluminação você deve ter em mente qual a função de cada ambiente e como você o utiliza. Sabendo qual a função do ambiente, deve então descobrir qual o efeito de iluminação e o posicionamento ideal que ela deve ter.

Por exemplo: a função do quarto é de relaxar, descansar e dormir, então procure não colocar luzes muito fortes e que atrapalhem o sono, além de não posicionar luzes perto ou em cima da cama.

 

2. Iluminação no Hall de Entrada

Começando pela porta da frente. O Hall ou corredor de entrada é o cômodo responsável por dar a primeira impressão aos seus convidados. Uma iluminação uniforme e ampla que pegue toda a entrada, passa um ar convidativo de segurança e aconchegante.

Uma boa alternativa é instalar uma lampada de teto ou um belo pendente logo acima da porta. Você também pode utilizar vários spots embutidos nas paredes laterais e até mesmo abajures com suportes para parede. Além disso você pode utilizar lâmpadas com sensores, elas passam um ar de segurança e te ajudam a poupar uma grana com a conta de luz, já que só ligam quando tiver alguém no ambiente.

 

3. Iluminação para sala de estar

Na sala de estar, o ambiente precisa estar agradável e aconchegante. Para isso é indicado utilizar uma luz difusa, que espalha e suaviza a intensidade por todo o ambiente, ideal para ambientes onde se passa muito tempo!

Além disso, é recomendado utilizar lâmpadas com cores amareladas ou mais quentes, pois tornam os ambientes mais aconchegantes e confortáveis, estimulando a pessoa a relaxar.  Normalmente elas têm temperatura de cor entre de 2.700K e 3.100K.

 

4. Iluminação da cozinha

A cozinha é uma área de de trabalho, nela preparamos nossos alimentos com higiene e cuidado. É ideal que se utilize lâmpadas com alto índice de reprodução de cor ou IRC, dessa forma você consegue enxergar com clareza e precisão os alimentos.

Você pode colocar alguns spots, sancas ou fita de LED na área da pia e alguns pendentes na bancada e mesa de jantar.

 

5. Iluminação na sala de jantar

Na sala de jantar, você pode brincar um pouco com a iluminação, dependendo do clima desejado e para cada ocasião, como, um almoço em família, um jantar a dois ou uma recepção para os amigos.

Você pode utilizar, dois focos de luz em cima da mesa vindo do teto, que criam uma atmosfera mais intimista e deixam o resto da casa na penumbra, luz difusa sobre a mesa, que deixa o ambiente iluminado como um todo ou um lustre pendente central, que conectado a um dimmer, pode controlar a intensidade da luz de acordo com a necessidade.

 

6. Iluminação de banheiro

No banheiro é onde mais cometem erros de iluminação! Procure iluminar bem a bancada e a pia, as lâmpadas refletoras devem ser evitadas, pois criam sombras no rosto, dessa forma prejudicando as mulheres quando vão se maquiar e aos homens quando vão se barbear.  A luz de camarim, que alguns usam no banheiro, também é bastante prejudicial para a aparência, já que cria sombras, e as lâmpadas são muito quentes, fazendo o usuário do espelho transpirar com facilidade (essa iluminação só é usada no camarim para o artista simular a visão que a platéia terá dele: com luzes em foco).

O banheiro exigem uma iluminação branca, pois é uma área que necessita de higiene constante, você pode utilizar spots e fitas de led ao redor do espelho.

 

7. Iluminação para escritório

Em ambientes de trabalho, é indicado utilizar lâmpadas que emitem luz branca, ou branca azulada, que chamamos de frias. Podendo superar os 6.000k, elas são mais estimulantes, diferente das lâmpadas amareladas que causam mais relaxamento.

Deve focar luzes na mesa de trabalho e também nas estantes, mas você deve tomar muito cuidado ao posicionar elas, pois dependendo do ângulo e tipos de lâmpadas, podem causar reflexo na tela do computador, o que causa desconforto e deixa o ambiente mais cansativo.

 

E aí, curtiu o post? Deixe suas ideias aqui embaixo também!

 

Alguns posts que podem te interessar:

PASSO A PASSO DE COMO DECORAR SUA MESA DE JANTAR | FOTOS

MESA QUADRADA OU MESA REDONDA?

INSPIRAÇÃO: PERSONALIZE MESAS COM O BRASÃO DO SEU SOBRENOME OU FAMÍLIA

 

Fale Conosco pelo Whatsapp