Comer pinhão cozido ou na chapa é coisa que tenho na memória desde que me “conheço por gente” hehehe como dizemos aqui no interior do estado de Santa Catarina.

Quando o tempo vai esfriando, chegando mais perto do inverno, o pinhão vai aparecendo nos supermercados, e nas beiras de estrada as famílias que recolhem pinhão no campo, montam umas tendinhas para vendê-lo para quem está passando nas BRs.

Esta é uma cena bem comum aqui na região sul do país, mas mesmo para gente aqui do sul a Araucária é uma árvore cheia de curiosidades! Eu mesmo fui descobrir como era a pinha de um pinheiro a poucos anos atrás.

Quanto mais conheço sobre a Araucária e outras árvores, os vários tipos de sementes e como elas fazem para nascerem, tipos de madeiras, de folhas, de funções dentro de um ecossistema e animais que dependem das árvores ou das árvores que dependem de alguns animais.Mais fico impressionado!

Uma tecnologia orgânica de tirar o fôlego! É uma questão de empatia e sensibilidade. É também uma questão de se sentir parte da natureza.

Me pego falando da natureza às vezes como algo fora de mim, esqueço que também sou natureza e quando cuido do mato, da natureza, também cuido de mim, cuido de toda a humanidade.

É engraçado a “distância” que temos dos matos, mesmo a gente que mora bem perto dele. 

Os diversos tons da natureza

Lidamos com madeira diariamente aqui na Tambo, não usamos a madeira de Araucárias, na maior parte usamos eucalipto. Mas são árvores mesmo assim. 

A pandemia nos permitiu também refletir sobre como estamos nos tratando. E decidimos de alguma forma contribuir para a diversidade verde da região.

Tons da Natureza é o nome de um projeto que a Tambo iniciou este ano ( 2021 ). Plantaremos uma árvore a cada mesa vendida. Engajando a comunidade e escolas neste caminho porque entendemos que é conhecendo as árvores que criaremos maior empatia e cuidado por elas.

A araucária e mais 9 outras árvores foram escolhidas para serem símbolos do projeto. Contudo mais de 100 espécies nativas serão levadas para a terra e zeladas por um tempo até que possam se virar sozinhas. 

Temos a tendência em cuidar mais daquilo que conhecemos bem, por isso esperamos que seja um conteúdo bem aproveitado.

E você queira estar mais perto de uma araucária do que está agora, após ler este post! Boa viagem!

Conhecendo a Araucária

Você também gosta de pinhão? na chapa ou cozido? Eu amo de qualquer jeito.  Já tive a experiência de ir apanhar o pinhão no meio dos pinhais. E sei que é uma árvore que demora muitos anos para dar as pinhas!

E dentro das pinhas estão os pinhões, que não são frutos, e sim sementes! 

fotografia bem de perto de muitos pinhões
Foto Cozinha da Kika em
Pinterest

E é por essa semente comestível que começaremos a falar da história da araucária. 

Uma das espécies muito indicadas para o reflorestamento são as árvores nativas como a araucária angustifolia. Ela está presente em muitas ações de preservação ambiental e até mesmo em plantios domésticos. 

Até em arborização em lugares mais amplos ela é solicitada. Nestes casos é preciso verificar o espaço para que ela não atinja as fiações elétricas ou estrague as calçadas.

História da Araucária 

Essa árvore é um tantinho velha, precisa ser respeitada, sua origem está marcada há mais de 200 milhões de anos, lá no tempo dos dinossauros.????

Existem 19 tipos de araucárias espalhadas pelo mundo divididas em gêneros. Que por sua vez são subdivididos em dois grupos: Secção Araucária (pinhas com mais de 12 cm e folhas extensas) e Secção Eutacta (folhas estreitas e as pinhas com menos de 12 cm de diâmetro). 

A araucária encontrada aqui no Brasil tem o nome científico de araucária angustifolia fazendo parte da Floresta de Araucária da região Sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) mas também sendo encontrada em outras regiões do país como São Paulo, Minas Gerais e em pequenos trechos da Argentina e Paraguai.

varias arvores araucárias angustifolia plantadas em proteiro
Foto em
Pinterest

A araucária é um pinheiro. É um símbolo do estado do Paraná, por isso chamado e conhecido por muitos como Pinheiro do Paraná. Há quem o conheça como Pinheiro-brasileiro. Na origem indigena, Tupi Guarani, chama-se curi. 

Uma curiosidade, o nome da cidade Curitiba é uma palavra de origem Guarani: kur yt yba que quer dizer "grande quantidade de pinheiros, pinheiral". Ou seja, na localização da cidade havia uma enorme plantação de pinheiros. 

As plantações também originaram muitos outros nomes de cidades da região do Paraná. Inclusive tem uma cidade chamada Araucária, são chamados de araucarianos quem vive nela. É uma cidade próxima a São José dos Pinhais.

Já em Santa Catarina, em uma cidade próxima a Chapecó, encontramos o município de São Domingos conhecido como a Capital Catarinense das Araucárias. 

Na cidade tem o Parque Estadual das Araucárias com mais de 600 hectares de área coberta. No parque tem um museu sobre a espécie e para auxiliar nas pesquisas, um centro que estuda as as árvores endêmicas da região.

imagem vista de drone da propriedade do Parque Estadual das Araucárias
Parque Estadual das Araucárias em
IMA

No Paraná o pinheiro chegou a cobrir 40% do território. Em Santa Catarina, foi 30% e, no Rio Grande do Sul, 25%. Hoje temos uma estimativa de 1% de cobertura florestal. 

Na história a Araucária também ganhou um dia. Foi em 2005, precisamente no dia de 24 de junho, que foi intitulado o Dia Nacional da Araucária junto com a criação das Unidades de Conservação da espécie, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente. 

Características da araucária

A araucária ou pinheiro, pode atingir mais de 30 metros, chegando inclusive a ter 50 metros de altura e pode ter 2,5 m de diâmetro.

Porém não se vê muitos com toda essa estrutura nos dias de hoje. Na fase adulta da árvore conseguimos observar de 50 cm a 120 cm de diâmetro.

O crescimento do tronco é em linha reta com ramificações (galhos) apenas no topo, sendo bem simétrico, eles se sobrepõem uns aos outros formando camadas e sempre crescendo para cima. 

ramificacao de pinheiro araucaria
Ramificações da araucária Foto
sweetlouise

A coloração do pinheiro é amarelado e a casca é áspera e rugosa, com cor marrom-arroxeada. 

A multiplicação das araucárias combina muito com ambientes abertos e bem iluminados, com terra fértil e profunda. Geralmente localizada na parte mais alta do terreno.

Por que plantar Araucária?

A resposta seria simples por causa do fornecimento da madeira, alimento e habitat! Ou seja, preservação do ambiente! 

Mas vamos desdobrar estes assuntos para ficar bem claro na nossa mente a importância de plantar árvores.

Alimento e habitat de quem? 

O pinhão é rico em nutrientes e muito consumido principalmente aqui no Sul, boa parte por pertencer a nossa região. O pinhão serve de base para muitos pratos típicos, além de ser a atração de eventos. 

O Código Florestal Brasileiro,  permite que os proprietários das terras comercializem os pinhões, dos pinheiros plantados dentro das áreas de preservação. Desde que sejam nas datas corretas.

Dessa forma o agricultor consegue ter uma renda com os pinheiros de pé. 

Mas como o pinheiro demora muito para crescer muitos agricultores não são fãs do seu plantio. Por isso, a Embrapa Florestas através de inúmeras pesquisas conseguiu produzir uma técnica, chamada pinhão precoce.

Graças a técnica das mudas os agricultores podem gerar uma renda extra, entre 6 a 8 anos, através dos pomares de pinheiros. Isso gerou um grande incentivo para a plantação!

Com a plantação para a venda do pinhão para o consumo dos humanos, muitos animais também se beneficiam. 

Por exemplo, a gralha-azul que vive nos pinheiros, se alimenta da semente. E a gralha-amarela além de se alimentar é uma semeadora, pois muito esperta enterra os pinhões para que tenha comida o ano inteiro. 

Mas acontece que ao decorrer do ano, alguns desses pinhões se tornam mudinhas. Porque é bem provável que a gralha não encontre todos os pinhões que ela esconde.

gralha azul com pinhao na boca
Foto em
Ninha Bio

Outro grande consumidor que tem o pinhão como principal alimento é o papagaio de peito roxo, ele também habita em matas secas e pinheirais. 

Sua espécie é encontrada no Sudeste e Sul do Brasil.

papagaio de peito roxo comendo um pinhao
Foto de Rudimar Narciso Cipriani em
G1

É alimento também para mamíferos como o porco-do-mato, paca, camundongo, esquilo e macaco-prego. A cutia é outro bichinho que precisa enterrar o alimento, sendo assim age como dispersora da semente. 

cutia comendo um grão
Foto em
Zoolopédia Wiki

E por fim, não menos importante, o pinheiro é o único lar de uma ave chamada grimpeiro. Ele se alimenta de invertebrados encontrados nas folhas. E constrói seu ninho com as grimpas do pinheiro. 

passaro grimpeiro sentado em um pinehiroFoto de Luciano Lima/TG em G1

Então plantamos a araucária porque ela cria um habitat rico em biodiversidade e gera fonte de renda sendo de suma importância a sua preservação no ecossistema.

Além de nos fornecer a madeira, outra fonte de renda.

Para que serve a madeira da araucária?

A madeira da araucária é muito fácil de ser trabalhada, aceita bem os acabamentos. Principalmente se a secagem dela for feita em estufa temos uma madeira de muita qualidade.

Logo no começo da extração da madeira era aproveitado para fazer alguns utensílios utilizados dentro de casa como colheres, por exemplo. 

Então aos poucos tudo o que poderia ser feito de madeira era feito, móveis, molduras, instrumentos musicais. Além das divisórias, forros, rodapés, assoalhos e outros trabalhos artesanais.

Na indústria o pinheiro é utilizado na fabricação de palitos, chapas compensadas e papel. A resina também é encontrada em óleos e outras substâncias.        

Por que a Araucária está ameaçada de extinção?

contraluz de uma araucária no entardecer
Contribuição da fotografia Professora Luciane Thomaz em São José do Cedro - SC (Aqui na cidade da Tambo)

Vamos entender um pouco sobre a Mata de Araucária, que também é conhecida como Floresta Ombrófila Mista, um tipo de floresta que compõe o bioma Mata Atlântica. 

O Mista significa que muitas outras espécies de árvores sobrevivem dentro deste tipo de mata, como imbuia, erva-mate, gavirova e cedro entre outras. Além dos animais como citamos acima, tem o pinhão como principal fonte alimentícia. 

É um ecossistema realmente enorme que com o alto valor da exploração da madeira, por ser uma árvore com tronco alto e reto, servindo para fazer vigas compridas entre outros usos da madeira. 

Com a grande ocupação de terra dos agricultores para serviços da agropecuária.E a troca da araucária por o reflorestamento de pinus e eucalipto, muito mais rentáveis para o agricultor.

São as maiores ameaças que fazem a araucária entrar na lista de extinção. E justamente por isso, que atualmente o pinheiro é controlado pelo IBAMA.

A importância da conservação

Com tudo já conseguimos entender a importância da conservação, não é? Porque não estamos apenas falando de uma única árvore, é toda a fauna e flora. 

Por exemplo, os papagaios são aves que fazem seus ninhos sempre no mesmo lugar, com o desmatamento quando as aves retornam e não encontram mais seu ninho, elas param de se reproduzir. 

Mas tem outro ponto que precisamos incluir nessa nossa jornada de plantar árvores que é a conservação genética da espécie.  

Quando uma árvore é cortada, geralmente ela é a mais bonita e grande, ficando só as mais frágeis. Então a reprodução dos pinheiros vão compartilhar sempre as mesmas características de árvores frágeis e com o tempo entrarão na lista de extinção.

Por isso há a necessidade de incentivar o reflorestamento, com o plantio preservando a variedade genética que no caso do pinheiro é imensa. 

E fizemos isso com a coleta de sementes de árvores maduras e fortes, com a enxertia de mudas. E isso é feito, porque de acordo com o professor da Universidade Federal do Paraná, os pinhões que caem, lá dentro da mata, não se desenvolvem direito. 

Como plantar Araucárias?

Você sabia que a araucária é uma espécie gimnosperma  que possui um pinheiro macho que carrega o pólen e um pinheiro fêmea que produz as pinhas. Assim é feita a reprodução natural da espécie.

A fêmea da espécie floresce o ano inteiro. Mas só é possível distinguir com aproximadamente 12 anos. Observamos na fêmea, as pinhas. 

imagem de uma pinha verde no pinheiroPinha ainda se desenvolvendo Foto Viveiro Ipê

foto de uma pinha aberta
Pinha madura com pinhões Foto em
Green Me Brasil

Contemplamos nos machos, um cone escamoso que floresce entre os meses de agosto e janeiro. Os machos são responsáveis por soltar o pólen e assim fazer a polinização.

cones no pinheiro ainda verde
Cones crescendo no pinheiro Foto
Katia Pichelli


Cones do pinheiro macho Foto analogicus 

Cerca de 20 meses depois da polinização, as pinhas soltam os pinhões (sementes), fonte de alimentação de muitos como vimos.

Mas para preservação e conservação nós vamos colocar a mão na massa:

1.Criando mudinhas

O primeiro passo para plantar um pinheiro é ter uma muda. Dessa forma precisamos ter uma semente, o pinhão. Muitas pessoas guardam alguns pinhões ou compram já com o broto. 

montagem com um pinhao plantado e outra foto com ele fazendo mudinha
Foto de
Mauro Scharnik/IAP

Colocamos o pinhão dentro de um vasinho com terra boa e esperamos germinar. Em aproximadamente um ano, teremos uma mudinha de uns 20 cm. E em torno de 2 anos temos a muda pronta, em média com 40 cm, para ser plantada em local apropriado. 

muda de uma araucária com tubete
Muda de Araucária com aproximadamente 30 cm Foto
Flora Londrina - Viveiro Florestal 

E aí você piscou e a araucária começa dar pinhas… não, demora cerca de 20 anos ou mais para ela produzir. 20 anos! É tempo, é muito tempo, concorda?

O meu sentimento neste momento é: todo mundo precisa plantar uma árvore e logo! Só nesse pequeno trecho eu já saquei toda a importância de projetos como este, do Tons da Natureza. Você conseguiu pegar essa ideia também?

Então, como explicado aí em cima, você pode fazer sua mudinha em casa. Nós vamos fazer esse mesmo processo dentro do projeto Tons da Natureza, mas em uma escala um pouco maior.

Podemos lembrar aqui sobre a enxertia, realizada por diversos métodos. Alguns especialistas usam desta técnica para produzir uma planta com qualidades específicas. 

Conciliando as características das duas plantas o enxerto acontece mais usualmente através do método que é chamado de cavalo e cavaleiro. 

A raiz da planta que dará todo o nutriente se chama cavalo, o topo que será enxertado, chama cavaleiro. Embora pareça uma técnica simples, nem sempre dá certo. 

As plantas precisam ser de espécies similares e passar por podas em épocas corretas.

mão segurando um pedacinho de pinheiro para fazer a enxertia
Foto
Flávio Zanette, professor da UFPR 

Enfim, um assunto grandioso que merece um estudo adequado. Vamos deixar para os especialistas. 

Por enquanto vamos no método tradicional “catar” as sementes na mata e ver crescer uma mudinha. 

2.Preparando os berços

O berço para receber a mudinha deve ter 50 a 70 cm de largura e 50 cm de profundidade. Devemos deixar entre 8 e 10 metros de distância um buraco do outro.

A terra que é retirada do buraco pode ser misturada com algum tipo de adubo e colocada de volta dentro. O ideal seria esperar uns 2 meses, até que a terra se misture bem. 

Depois desse tempo, a qualquer hora do ano, é aberto novamente um buraco no centro do berço para receber a muda. 

O tamanho do buraco é o mesmo que a raiz da muda tem dentro da embalagem. Assim a terra cobre apenas a raiz, deixando o caule por cima.

O ideal é deixar como se fosse um meio buraco ao redor da mudinha, pra ela reter melhor a água. 

Para ajudar no crescimento e proteger a mudinha nos 3 primeiros anos, pode ser plantando milho, soja ou feijão ao redor. Porém um metro de raio em volta da muda, deve ser mantido limpo nos dois primeiros anos.

Como qualquer outra planta ela fica à mercê de inimigos como fungos, insetos e a carência de nutrientes reduz seu crescimento, devemos ficar de olho.

Com dois anos de vida nosso pinheiro pode ter uns 2 metros de altura, porque em condições favoráveis ele cresce um metro por ano. Depois dos 20 anos de crescimento, pulam para 2 metros por ano.

Qual a vida útil de uma araucária

Ao longo da sua jornada de vida a araucária vai mudando o formato da copa. Pela altura e formato conseguimos identificar sua idade. 

  • 2 anos ela tem praticamente 2 metros de altura. Uma mini árvore com algumas ramificações.
  • 10 anos ela atinge 6 a 8 metros. Com a copa bem parecida com um triângulo. Já conseguimos observar o caule e várias ramificações finas.
  • 10 a 20 anos o pinheiro tem suas ramificações mais cheias e o formato de triângulo começa a ficar mais aberto. Sua altura é de 8 a 12 metros.
  • 20 anos até os 30 anos com uma altura de 13 a 17 metros já é possível verificarmos uma copa mais arredondada. E mais tronco.
  • Com 40 a 50 anos ela tem a copa bem arredondada. Suas ramificações estão todas no topo, e crescem voltadas para o alto. Podemos ver mais o tronco nesta fase. São praticamente 22 metros de árvore. 
  • Após os 50 anos as ramificações começam a descer um pouco. Parece mesmo um pinheiro cansado. Lá passando dos 100 anos as ramificações ficam menos cheias e mais caídas, algumas ramificações crescem para baixo das camadas. 

imagem ilustrativa dos vários tamanhos de uma araucaria
Infográfico: Chantal Wagner Kornin em
ecodebate

O Projeto Tons da Natureza

vários pinheiros em um campo
Foto
Viveiro Renascer

A nossa meta com o projeto Tons da Natureza é ajudar no reflorestamento, mas é também criar uma história. É fazer parte de muitas histórias de quem vai se beneficiar com o plantio. 

É participar vivamente do ensinamento de quem vai aprender mais cedo do que muitos de nós sobre a importância e valorização do meio ambiente. 

A degradação imprópria para a utilização da madeira e resinas gerou um desmatamento da mata nativa e prejudicou a biodiversidade. E aos poucos, para um futuro, vamos devolvendo boa parte do que foi retirado.

O projeto consiste na plantação de uma árvore para cada mesa vendida. Nossos clientes vão diretamente fazer acontecer nesse projeto com a gente também. 

E para quem mais quiser entrar nessa, podem fazer doações. Vamos disponibilizar uma forma de todos participarem ativamente deste projeto. Se pensou de alguma outra forma, entre em contato conosco.  

Também queremos agregar no projeto mesas com estampas das árvores que possam ser usadas como decoração nas casas de todo o Brasileiro. 

Afinal são plantas lindas e temos certeza que vão acrescentar muito na decoração do seu ambiente.

Conclusão

A ideia de saber mais sobre a araucária surgiu principalmente por causa do Projeto Tons da Natureza, no qual a Tambo irá plantar uma árvore para cada mesa vendida.

E como não é só sair plantando precisamos ter um planejamento, conhecer melhor cada espécie. Conhecer suas principais características. 

Saber como e onde devem ser plantadas e o que mais necessita para se desenvolver. 

Hoje, já descobrimos que as araucárias são árvores que tem muita história, fazem parte da nossa região sul, da região aqui onde a Tambo é localizada.

Um dos motivos por ela ter sido escolhida, é fazer parte das árvores nativas endêmicas.

São conhecidas como pinheiros e polinização, semente ou enxerto são as formas de conseguir uma muda. 

As araucárias conseguem viver mais de 100 anos, e são casa de várias espécies de aves, como o papagaio-de-peito-roxo, por exemplo. 

Além é claro, de ser alimento para humanos e animais. O que caminha ainda mais para querer a conservação e preservação da espécie. 

Esperamos que este conteúdo tenha lhe ajudado a entender como realmente é importante plantar árvores e lhe esperamos nos próximos post do Projeto.

Estamos só começando a nossa trajetória e contamos com o apoio de todos.

Nos siga em nosso Instagram para acompanhar esse processo!