Certa vez estava andando em São Paulo com um grupo de amigos, pois decidimos visitar um bar temático. Estávamos à procura de uma proposta diferente e divertida.

Após uma noite cheia de atrações e novidades, percebi o quanto a decoração de um ambiente pode influenciar o público. Aquela podia ser apenas uma noite com os amigos, como qualquer outra.

Mas, graças àquele bar, nós tivemos experiências que nunca esperaríamos ter. Foi aí que percebi algo muito importante sobre os bares atrativos. Depois dessa grande noite, decidi que precisava compartilhar tudo com vocês.

Se você está pensando em abrir um bar temático, esse conteúdo é para você. Depois daquela noite, comecei a pesquisar e aprender mais sobre como deve ser a decoração, o ambiente e toda a estrutura de um bar ou restaurante temático.

E você não vai acreditar: é muito mais fácil do que parece. Então, trouxe dicas práticas e criativas para que você possa se inspirar e criar o seu próprio bar atrativo com muito sucesso!

Por que  montar um bar temático?

Bar temático do Mario Bross com o teto cheio de ornamentos referentes ao temaPor Farrah Skeiky

Transformar o seu bar em um bar temático é uma forma de se destacar, antes de mais nada. Afinal, todo negócio terá de enfrentar a concorrência, certo?

Pense em quantos bares e restaurantes você conhece ou já viu em um mesmo bairro. Agora, pense quantos deles te chamaram a atenção e quantos você voltou a visitar, porque gostou da experiência.

Então, pense quantos desses bares são, basicamente iguais. Claro, eles podem até servir coisas um pouco diferentes, mas a verdadeira competição é pelo preço, qualidade do atendimento e coisas do tipo.

Com os bares temáticos, tudo isso é diferente. Por mais que existam diversos por aí, a concorrência é bem menor. E, além de tudo, eles nunca são iguais entre si, mesmo que o tema seja semelhante.

Escolher montar um bar temático é escolher se destacar! Essa é a maneira mais óbvia de oferecer um ambiente com diferencial, experiências mais profundas e um propósito maior.

imagem de bar interno todo branco com linhas pretas, nas mesas e paredesProjetado por Tobias Rhberger
Logomo Cafè, Turku, Finlândia

Então, tudo é uma questão de ir além. Com um bar temático, você já abre uma boa parte do caminho para conquistar seu público. Por isso você precisa conhecer essas dicas que vou lhe ensinar.

Com elas, você vai saber tudo sobre decoração de um ambiente temático, cardápio personalizado e atendimento especial. Enfim, todas as noções que você precisa ter sobre a estrutura desse lugar para ter sucesso. Boa sorte!

Como decorar o seu bar temático – Dicas

Um bar temático é um bar com um conceito ou tema definido. A partir dessa definição, todo o ambiente sofre alterações para remeter a essa ideia.

A decoração deve ser óbvia, a ponto de o cliente entrar no local e já saber do que se trata. Ou mesmo descobrir de fora!

Bar interno com parede forrada de personagens de seriados, mesas de madeira quadradas com cadeirasPor Vanessa Piccoli

Esse tema, ainda, não precisa ser exatamente elaborado. Basta que ele promova uma boa interação do cliente com o espaço, desperte curiosidade e ofereça um bom entretenimento. Afinal, esses são os principais objetivos.

A seguir, eu trouxe 7 dicas que vão te ajudar e abrir a sua mente em relação aos bares temáticos. Você vai aprender o que é mais importante na decoração e como ela deve ser feita de acordo com a estrutura. Confira:

1 Conceito

O conceito é onde tudo começa. Tenha sempre em mente que a sua escolha deve ser criativa. Isso é essencial. Ela não precisa ser exatamente única, inovadora ou original, pois você pode e deve se inspirar em outros bares.

ambiente interno nas cores pasteis e azul com mesas e cadeiras de bicicletaProjetado por Open Space Design em Pinterest
Este Bar chamado Bicycle Bar, em Bucharest na Romênia usou peças de bicicletas nos móveis. Conceito criativo!

No entanto, ela precisa fazer sentido, ser bem construída e bem adaptada para o seu espaço. A originalidade começa na decoração, enquanto o conceito é o que vai construir a identidade do seu bar.

Se precisar, faça uma boa pesquisa e veja quais tipos de bares temáticos não existem na sua região. Assim você já escolhe um tema que vai atrair muitos clientes e que será, de alguma forma, inovador.

Isso é muito importante e, principalmente no começo, vai te ajudar a se manter no mercado. E não basta escolher qualquer tema que você acha que irá bombar. Você precisa estar conectado com ele e entender sobre.

Dessa maneira você aumenta inclusive a facilidade de trabalhar nesse local, pois você saberá exatamente o que está fazendo.

Por fim, o seu tema ou conceito deve ser algo que vai unir as pessoas. Existem muitos bares temáticos por aí que tratam de games, temas do universo geek, histórias em quadrinhos e até motocicletas.

Ambiente temático Star Wars, mesas brancas, cadeiras pretas, parede com textura e decorada com sabre de luz vermelha e roxaPor Instagram Lykeleia 
Ambiente temático Star Wars

Esses tipos de temas já possuem um público pré-definido e uma audiência que se atrai por eles.

 Assim, as pessoas sentirão mais vontade de visitar o seu bar, além de que boa parte da divulgação já será feita por elas, de graça e com o próprio círculo de amizades.

2 Localização

A localização também é muito importante na hora de montar o seu bar temático. Afinal, você quer que o seu bar seja visto por outras pessoas, certo? Então, precisa escolher um local com muito movimento.

Avenidas e ruas bem movimentadas são uma boa opção, nesse caso. Outra região que vai acolher o seu bar muito bem são as localizações próximas a centros comerciais ou faculdades, por exemplo.

Isso porque as pessoas circulam por ali em grupos, e, após o horário comercial, estão todos cansados e procurando por diversão. Esse pode ser um bom momento para aparecer um bar temático em sua direção!

3 Estrutura

Quando falamos em estrutura, estamos nos referindo a balcões, mesas, cadeiras, equipamentos, som, funcionários, copos, taças, bebidas, etc. Enfim, tudo o que um bar comum precisa ter.

Sim, você vai ter que pensar em todas essas coisas também. No entanto, o seu bar é diferente. Não é apenas um bar comum. Então, sua estrutura deve combinar com o tema escolhido.

Bar decorado com balcão rústico de madeira, banquetas de sela de cavalo, parede metade de madeira verde, e outra com papel de parede xadrez com vários quadrosBar pela arquiteta Viviane Tabalipa

É aí que entra a primeira parte da decoração. Afinal, mesmo os equipamentos, pratos e copos precisam estar personalizados. Então, faça uma pesquisa ampla sobre o tema e traga para o seu bar elementos que combinem com ele.

Lembre-se de que os clientes precisam entender qual é o conceito por trás do seu bar assim que entrarem nele. Ou seja, tudo precisa estar coerente e um pouco óbvio também. Tome sempre esse cuidado!

4 Cardápio

É claro que o cardápio entra na decoração, não é mesmo? A comida pode dizer muito sobre o tema do seu bar. Se for um bar com tema marinho, por exemplo, vocês podem servir frutos do mar.

Já se for um bar de um mundo fantasia, você pode investir em comidas diferentes. Isso pode ser feito de forma fácil ao transformar uma comida comum, como batatas fritas, em um alimento intergaláctico azul, por exemplo.

Mesmo se você não conseguir personalizar o seu cardápio de acordo com o seu tema, foque na qualidade. Afinal, a forma mais fácil de atrair os clientes e fazer eles voltarem é oferecendo uma comida gostosa.

5 Ambiente

Pensar no ambiente em função do espaço é essencial. Sei que nem sempre você vai ter um espaço grande para utilizar. No entanto, a maioria dos lugares temáticos possui mais de um ambiente e contam com um grande espaço.

Seja qual for o tamanho do seu bar temático, pense na divisão de ambientes. Tenha um espaço interno e outro externo, por exemplo. Crie diversas salas que tratam de assuntos específicos dentro do seu tema.

Ou, ainda, deixe que esses ambientes se mesclem. Deixe que a cozinha seja aberta ou totalmente transparente, como parte da atração, por exemplo. Até mesmo os banheiros podem estar decorados.

Bartender preparando um coquetel fantasiado de panqueca
Por Gustavo Cultivo

Tudo vai depender da sua criatividade. Por isso, use cores, papel parede, vista os funcionários de forma personalizada e use objetos como parte da decoração!

Em um bar de histórias em quadrinhos, por exemplo, pode haver uma prateleira com exposição de HQs. Um bar com o tema contos de fadas pode estatuetas de princesas, fadas penduradas no teto, etc. Sua imaginação não deve ter limites.

6 Serviços especiais

O seu bar é claramente um ambiente diferenciado. Ele não servirá apenas para vender comidas e bebidas. Pense em tudo o que o seu tema pode oferecer e invista nisso.

Tenha uma equipe preparada que interaja com o tema. Traga atrações relacionadas a ele para dentro do seu bar.

ambiente com paredes pretas. 2 mesas de ping pong com desenhos neons na parede
Em Pinterest

Um bar com o tema de jogos de tabuleiro, por exemplo, oferece diversos jogos para os seus clientes se divertirem enquanto comem. Mas você não precisa ir tão longe assim!

Uma série de shows ao vivo pode ser a solução, ou mesmo prateleiras com exposição de itens de colecionador. Esteja ciente que esse diferencial vai deixar o seu investimento mais caro, e, por isso, deve valer à pena e entreter!

7 Funcionários

bartender fantasiado de personagem de Game Of Thrones
Instagram Drink Company

Os funcionários devem fazer parte do seu tema tanto quando o próprio ambiente. Você pode escolher uniformes personalizados ou mesmo pedir para que eles façam parte das atrações.

O restaurante americano Johnny Rockets , por exemplo, tem garçons e cozinheiros que cantam e dançam em determinados momento do dia, durante os afazeres.

Tudo isso para contribuir com o clima do local e transformar o seu bar em um ambiente mais animado e convicto! Vale à pena investir nisso.

Exemplos e inspirações de bares temáticos que fazem sucesso

Para ter uma visão mais clara de como deve ser a decoração do seu bar temático, você pode buscar inspirações em outros negócios. Existem inúmeros bares com ótimos temas pelo Brasil e pelo mundo, basta pesquisar.

Aqui estão alguns dos principais bares temáticos que fazem muito sucesso com sua decoração e interação do público:

Willie Willie – um bar em São Paulo que conta com uma arqueria de verdade, um espaço completo para tiro ao alvo com um instrutor de arco e flecha que escolhe o arco ideal para cada cliente.

Bar interno com detalhes em madeira, pouca luz, escada central
Em Willi Willie

Books & Beers – o bar é de Florianópolis e fica em frente à Lagoa da Conceição. Ele remete ao mundo da literatura e conta com inúmeros livros, revistas e as melhores cervejas artesanais!

Edifício de dois andares visto de fora com cadeiras e mesas
Em Book & Beers

DIY Bar – Um bar diretamente de Portland, Estados Unidos, onde os clientes podem se servir e se divertir enquanto tiram ideias do papel e constroem os melhores projetos artesanais, tudo ligado à cultura “Do It By Yourself” (faça você mesmo).

Pessoas sorrindo, sentadas em volta de uma mesa de madeira com várias ferramentas e copos de cerveja
Em DIY Bar

Wall Street Bar – esse bar conta com uma unidade em São Paulo e outra em Belo Horizonte. Ele chama atenção por conta da sua temática: a bolsa de valores de Nova York. Os preços dos alimentos sobem e descem de acordo com a oferta e a procura!

Clientes sentados em mesas dentro de um bar..jpg
Em Vila Mulher


Outras dicas para quem quer montar um bar temático

Se você quer montar um bar temático de verdade, não basta apenas aprender a decorar e ter inspiração. Claro que essas coisas são bem importantes, mas é preciso estruturar bem o seu negócio, antes de mais nada.

Por isso, trouxe mais algumas dicas, dessa vez sobre a parte prática de como montar um bar. Confira:

  •  Investimento

O seu bar temático é um local diferenciado. Com isso em mente, você precisa saber que, devido a tantos detalhes, o investimento será maior. Então, se prepare para isso e certifique-se de que o orçamento é suficiente.

  •  Planejamento estratégico

O planejamento estratégico é essencial para dar vida ao seu negócio. Deve fazer parte desse planejamento uma lista de fornecedores que poderão lhe vender produtos diferenciados. Afinal, o seu bar vai ter uma estrutura diferente.

  • Conforto

Não é só porque o seu bar é temático que ele precisa abrir mão de certas coisas de um bar comum, como o conforto. Nunca deixe a música alta demais, regule a iluminação e ofereça um atendimento de qualidade!

  •  Divulgação

Por fim, você deve pensar na divulgação do seu negócio, e investir pesado nisso. A internet é o melhor lugar para fazer isso, e o seu bar deve ter um site ou rede social para a comunicação com os clientes.

  •  Empresa especializada

Se você acha que não dá conta de fazer todo esse processo sozinho, você sempre pode recorrer a uma empresa especializada. Pode ser desde o coach ao setor de contabilidade. Use toda a ajuda necessária para fortalecer o seu negócio.


Conclusão

Por fim, a maior dica é: faça o que você ama! Escolher um tema e uma boa decoração para o seu bar fica muito mais fácil se você gosta do que está fazendo.

Já mencionei isso antes, e reforço: você deve estar conectado com o seu tema e saber exatamente o que está fazendo. Assim, suas ideias de decoração serão muito mais fáceis de colocar em prática.

Além disso, você deve pensar na estrutura, na localização e em todos os passos da criação, até a divulgação final do seu trabalho! Tudo isso conta pontos e tudo pode estar personalizado de acordo com o seu tema.

Portanto, para ter um bar temático de sucesso, você precisa ser criativo. Se precisar, use as inspirações que oferecemos nesse artigo.

E claro que não podemos deixar de mencionar que as mesas personalizadas tem tudo a ver com um bar temático. Clique aqui e conheça nossos produtos!