Como Atrair Clientes para seu Bar e Restaurante

Conheço um restaurante de beira de estrada que depois da primeira vez que parei para almoçar nele, nunca mais parei em outro lugar!

Até mesmo os horários de viagem, adapto para chegar lá em períodos de menor movimento. O lugar é longe de qualquer cidade, apenas a BR que passa na frente, e lota todo dia!

Por quê? Porque o atendimento é fenomenal!! quem está fazendo o trajeto do Oeste ao litoral de Santa Catarina (700 km) quer chegar logo na Ilha da Magia (Florianópolis-SC).

Ser atendido logo que senta no balcão é ganhar quilômetros de estrada que poderia estar rodando se ficasse esperando atendimento.

Você senta lá, e já vem pastel frito na hora como se adivinhassem que você iria chegar naquele exato momento.

O buffet é o dono que monitora pessoalmente! E ele diz: “ahh essa lasanha de hoje você precisa experimentar!!! Está um espetáculo!” é como se ela fosse feita, porque sabiam que você chegaria.

É claro que a comida é boa, mas nada demais, é só uma comida normal, bem feita e fresca.

Deu pra entender porque o atendimento em um restaurante pode ser a grande sacada? Aquele diferencial especial e secreto que o torna indispensável para seu público.

Poderíamos dizer que este empreendedor conhece o seu público a fundo e soube muito bem implementar o seu negócio para atendê-lo.

Vem comigo e vamos discutir os detalhes deste importante momento de decidir investir em Atrativos para os clientes!

Simpatias e Fórmulas mágicas para atrair clientes!

Nossa! Como eu gostaria de dizer que eu sei de uma simpatia, mandinga ou reza infalível para atrair clientes para seu bar ou restaurante. 

Na verdade estar com o coração em dia consigo mesmo e com o superior lá de cima, é a base para todos os aspectos da vida estarem em harmonia. Mas vamos tratar de assuntos mais práticos do negócio aqui neste post.

Não existe simpatia para atrair clientes, nem fórmula mágica que alguém possa te oferecer para conseguir fazer com que mais pessoas comprem, voltem ou recomendem seu estabelecimento.

Porém, contudo e entretanto… Seus clientes têm suas próprias crenças, vontades e sonhos! E este é o ponto de convergência principal com o que você deve oferecer em seu negócio.

Um serviço alinhado aos seus consumidores! Uma fórmula que você mesmo pode criar! Esta sim, pode ser mágica!

Comece a olhar para seus clientes de forma mais prática e profunda: Como eles se vestem? O que costumam fazer logo antes de entrarem em seu estabelecimento, ou logo após.

Observe com quem chegam, se com amigos, com namorado(a), com parceiros de negócios, etc. E o que eles querem de verdade, para além da comida ou bebida?

Pode ser que estão procurando um momento para relaxar sem interrupção, ou querem simplesmente serem vistos por outros, podem querer paquerar ou é o ponto de reunir os amigos para um outro compromisso, pode ser que é onde o casal se conheceu, pode ser que seja onde ele passa todos os dias etc, etc, etc..

Observe atentamente o comportamento dos que o cercam mantendo uma pergunta precisa na cabeça: Qual o problema estou vendo neste comportamento que posso resolver com meu negócio?

Amigos sentados na mesa do bar, cada um mexendo no seu celular Em AJP

Faça este exercício por dias, anote alguns pontos conforme eles forem surgindo e te prometo: você descobrirá a formula secreta para seu bar ou restaurante atrair clientes.

Sua solução pode estar ligado a diversos tipos de questões: Marketing, cardápio, horários, ofertas, temática, atendimento, etc.

Com a sua fórmula em mãos, é hora de contar com as pesquisas de mercado e não reinventar a roda, vamos falar sobre os principais pontos que atualmente são os principais pontos de diferenciação de mercado para um Bar ou Restaurante.

Fatores fundamentais para o sucesso do Bar ou Restaurante

Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a Endeavor são 3 os principais pontos de sustentação para um Bar ou Restaurante no Brasil:

 

Desenho cliente lendo o cardápio Por Freepik

 

O cardápio, seja ele principalmente de comidas ou bebidas. Pode ser algo ligado a alimentação saudável, grandes porções, almoços e jantares clássicos, algo mais caseiro, derivados étnicos, etc.

 

Desenho clientes sentados no estabelecimento Por Freepik

 

O Local ou Ponto, tanto com relação a arquitetura do lugar, localização e até o tema da decoração e sua conexão com o cardápio e o atendimento.

 

O atendimento ou hospitalidade. Lembrando que isso tem muito haver com o modelo da sua proposta.

É partindo destes 3 pontos somados a fórmula mágica que você mesmo conquistou observando o seu público, que irá sair a ideia de negócio fantástica que está buscando! Continue!

Vamos aprofundar um pouco mais para melhorar a compreensão? 

1 - Diferencie-se na opção do Cardápio de Comidas e Bebidas

Comece pelo cardápio que irá servir. Seja o cardápio inovador, clássico, saudável, grandes porções, gourmetizado, quente, frio, personalizado, fast, slow, etc. O pensamento deve ser o alinhamento com o que seu público procura.

Procure entender a dinâmica local, investigue quais são os comércios das redondezas também para não competir diretamente caso a quantidade de público não seja suficiente. Os mais movimentados também pode lhe oferecer uma dica do perfil das pessoas que circulam por ali.

O cardápio tem muito haver com o horário do dia em que as pessoas sentem fome, ou querem uma bebida. Por isso se pergunte: Quais das pessoas observadas irão consumir o que vou oferecer em termos de cardápio e naquele momento? 

Depois de algumas respostas dadas a ti mesmo sobre o assunto, é hora de validar elas com seus futuros clientes.

Note que estou te indicando para não sair perguntando o que as pessoas querem, certo? Nem sempre as pessoas estão pensando sobre o que querem, esta é a verdade.  Porém quando estimuladas, poderão te oferecer a resposta que você precisa.

Prepare um pouco do que tem para oferecer e faça um pré-teste. Quem sabe, esteja no horário, local e carregado com seu cardápio que sua resposta será clara como um dia de sol sem nuvens.

Para alguns locais e cardápios pode não ser possível testar desta forma. Sendo assim, terá de improvisar. Em últimos casos leve a ficha de pesquisa e faça perguntas diretas no local, momento e sugerindo seu cardápio. 

Pergunte sem compromisso sobre a ideia deles, para expandir sua própria visão e quem sabe reformular o seu plano. Mas tenha um plano inicial, muita observação e exercícios, antes de sair começar a pesquisar no rua diretamente com o público.

Coloque a criatividade pra funcionar e tenho certeza que vai encontrar o seu cardápio perfeito!

Dica: Lembre-se que desenvolver um projeto é um caminho cíclico e não linear! Você terá a certeza que está definitivamente certo várias vezes ao  percorrer o caminho.

A medida que pesquisa e exercita seu plano, sua visão vai se alastrar e tuas certezas serão dissolvidas. Novas e melhores convicções surgirão e isso significa que você deu um passo à frente.

Parece fraqueza ter suas certezas transformadas, mas acredite! Isso é um ótimo sinal! quando acontecer, você pode ter economizado um fracasso real se tivesse investido no caminho errado, ou pouco exercitado/planejado. 

2 - Escolha do Ponto e a Temática do Ambiente

Se chegou até aqui, tenho certeza que já sentiu a necessidade de pensar sobre seu ponto e temática, pois isso está muito ligado ao cardápio, não é mesmo?

Quer dizer: se você optou por um cardápio otimizado para tele entrega por exemplo seu ponto deve ser localizado com fácil logística.

Lembra dos horários? pode ser que o atendimento neste exemplo tenha seu pico em momento diferente de um local fixo em uma praia, por exemplo. E pode ser certo dizer que o cardápio  também.

A medida que for exercitando e observando seu projeto, iniciando pelo cardápio. Vá pegando na localidade os possíveis pontos, para deixar como cartas na manga.

Se no seu caso, já estiver instalado. Seu trabalho pode precisar ser mais aprofundado, pois o ponto já está decidido e terá de readapta-lo ou fazer pequenos ajustes tendo em vista aquele seu estudo de público alvo aprofundado, a sua fórmula mágica.

Apenas um dos pilares está travado, mas nada impede o sucesso caso o público exista ali. Em últimos casos, cogitar a mudança pode ser a saída.

Agora vamos falar sobre um dos meus assuntos preferidos! A temática do bar e decoração! Este é o viés mais importante no sentido de fazer com que seus estudos façam sentido ao público. 

Mesa de bar em formato de barco vikings com detalhes medievais Por Marcos Mesquita
Taverna Medieval é um Bar e Hamburgueria com lanches e atrações inspirados neste universo Vinkings, localizado em SP

Decoração é comunicar! E sua Marca deve estar presente e conversando com sua temática. Leve esta preocupação para o designer que for projetar sua marca e explique isso ao seu arquiteto também!

Se desejar pesquise profissionais que recomendo em nosso site. Muitos inclusive conhecem nossos produtos. Se tiver um tempo vale a pena se inspirar com alguns dos nossos clientes que adquiriram móveis da Tambo.

3 - Atendimento como a chave para o sucesso

Você já usou caixinhas de sugestões? funcionou? se possível deixe seu relato nos comentários depois. 

Costumo pensar que elas não deveriam existir, não desta forma clássica pelo menos, juro que posso mudar minha opinião se me ajudar nisso.

Mas a questão aqui não é ter que esperar que o cliente se manifeste. O bom atendimento é aquele que surpreende para além do que o cliente esperava.

Não estou falando de super estimulação do cliente com o bom dia mais sorridente, nem o fato tagarelar incansavelmente como se estivesse “interpretando” o atendente mais foda do mundo.

Considero pessoalmente o atendimento o principal fator dos negócios funcionarem bem e por longo tempo, pois tem haver com: “ver o outro” e “tratá-lo de acordo”. 

Exercício: você pode ter uma sacada bem agora! quer ver? 

Pense neste momento em sua loja favorita, bar, restaurante ou qualquer outro negócio. Pense: Por que você continua voltando lá? 

➨ Como o proprietário e / ou funcionários o cumprimentam? 

➨ Como eles soam no telefone?

➨ Como as premissas são apresentadas?

➨ Como você se sente quando está fazendo negócios?

➨ Como você se sente quando conclui o seu negócio?

As empresas te ganham a longo prazo porque excedem suas expectativas não é mesmo? Faça o mesmo pelos seus clientes agora!

Atendimento começa antes de o cliente chegar. Você deve se preparar antecipadamente para recebê-lo. Fazer algo sem que precise pedir. Cuidado para não exagerar, os pequenos gestos é que fazem a diferença positiva que está buscando.

Algum mini serviço self-service pode ser bem interessante. Permita por exemplo que o cliente pegue a cerveja no freezer sozinho a meio caminho da entrada e a mesa e vá se sentar. Na entrega do Cardápio o garçom anota a cerveja e faz a ficha.

O cliente não esperaria nem um segundo se quer e sua satisfação já começa em alta! Ah sim, nem vou comentar o fato de deixar o cliente esperando. Acredito muito que isso já não precisa mais nem ser dito né? Poucos ou ninguém gosta de ficar esperando.

Pode começar com o amendoim na mesa. Com um banheiro equipado com itens especiais principalmente para as mulheres. Cardápios interativos. Garçons ágeis e precisos. Ambiente intuitivo com corredores entre mesas de espaço adequado, etc.

Estude com muito esmero e carinho o que pode fazer em seu espaço para que quem for chegar se sinta privilegiado.

Uma dica bem interessante é possuir um sistema automatizado de disponibilização de internet interna rápida. Aproveitando para captar o contato do seu cliente ao oferecer acesso a internet. 

Esteja atento para os passos futuros de pós venda. Seu cliente deseja continuar sendo especial mesmo após sair do seu estabelecimento. Falaremos mais sobre isso logo a frente no Marketing.

Resumindo: esta é a parte do atendimento que não tem haver com o que é preciso falar para os clientes. Os “mimos” falam por si só.

O pessoal certamente são os maiores responsáveis pelo atendimento, garçons caixas e recepcionistas. O devido treinamento e espírito de equipe deve ser respirável.

Busque estimular seus colegas de maneira a promover o compartilhamento e auxílio mútuo. Evite concorrências internas por comissões se isso afetar o entendimento entre eles.

Cursos preparatórios são sempre bem vindos. Mas o maior guru do seu negócio é você mesmo. É você quem detém a fórmula mágica do seu negócio, ninguém mais!

E Como diz o Mário Cortella:

“Elogie em público e corrija em particular. Um sábio orienta sem ofender, e ensina sem humilhar”

DESAFIO: Como acha que os cozinheiros e cozinheiras poderiam ajudar no atendimento? tenho certeza que se você recebesse um prato em um restaurante com uma mensagem do chefe especialmente para você, te surpreenderia e tornaria a experiência inesquecível! Pense fora da caixa!

A psicologia imbatível do empreendedor preparado!

O dia a dia pode ser pesado e tortuoso para o empreendedor.

A paciência, aliada com a preparação psicológica e estratégia de negócio bem estruturada continua sendo o caminho mais assertivo.

Entender que nos dias de adaptação é normal que algo saia errado, pode ser a chave para a saúde mental. Desperdiçar o seu tempo em pré-ocupação ( ocupar-se antecipadamente ) pode ser um tiro no pé.

A energia gasta com preocupação pode fazer falta no momento em que estiver realmente precisando dela.

Então, cabeça fria, revise seu planejamento de forma crítica e vá para a execução com flexibilidade para poder mudar os planos a qualquer momento, de forma calculada claro, mas o principal: sem que isso te afete.

Esta é a condição do negócio e não a sua. Seu negócio é  uma PESSOA JURÍDICA, como o próprio nome diz. Não o confunda com você mesmo. Separe os dois mundos assim que possível.

Alterar a rota no caminho da execução é normal para projetos como estes. Pois vamos descobrindo novidades no meio do caminho que alteram nossa visão sobre a ideia que existia antes.

O feito é melhor que o perfeito! E o bom é inimigo do ótimo!

Mude o plano na medida em que se sentir confortável. Porém equilibre as mudanças com o prazo de término. Não busque a perfeição, pois pode ser outro ponto negativo.

Ser empreendedor foi escolha sua. Assuma a responsabilidade e divirta-se! ?

Marketing e Divulgação para seu bar e restaurante

Chegamos no momento de separar quem vai se destacar de verdade e quem vai apenas sobreviver no mercado. Você vai fazer o básico bem feito, e vai fazer mais que isso, vai impressionar os seus clientes!

Sabemos que o mercado está aí para todos. O cliente está a cada dia mais capaz de tomar decisões repletas de embasamento e conhecimento. Os níveis de satisfação médio estão subindo e você quer estar sintonizado a esta tendência. 

Separamos as dicas mais quentes da atualidade (2019) para implementar seu bar e restaurante:

Hot Spot Social

Tente ver com o pessoal da Wifire por exemplo, eles possuem uma plataforma de disponibilização de internet indoor com mensagens programadas de pós venda bem interessante!

Nele é possível disponibilizar o cardápio virtual para o cliente. Oferecer Vouchers para promoções. Saber em tempo real se há aniversariantes no estabelecimento ou clientes insatisfeitos por exemplo.

O  sistema também possui uma maneira muito prática de avaliar o seu atendimento. Use-o como monitoramento das ações implementadas até aqui, mas lembre-se de não esperar por elas para só então agir, pode ser tarde demais.

Redes Sociais

Seus clientes estão tirando selfies em seu estabelecimento? sim? Então está tudo bem. Certifique-se que você esteja cadastrado devidamente nas redes sociais para eles poderem marcar como local da foto. Nesses momentos uma ótima ideia é ter produtos personalizados com a sua marca, para que apareçam, sem querer aparecer, sabe?

As redes sociais oferecem um poderoso caminho para que seus visitantes possam ter uma experiência antecipada de como seria estar aí, baseado na experiência de amigos.

É através delas em que as pessoas vão olhar para avaliar os produtos, checar horários de funcionamento e promoções antes mesmo de irem até seu bar, pub, hamburgueria etc.

Se for trabalhar com tele entrega, capriche mais ainda!

Publique fotos de boa qualidade, mostrando o ambiente e as delícias que as pessoas encontrarão. Use hashtags apropriadas para ser encontrado com facilidade também!

O atendimento deve ser atencioso, da mesma forma como deve ser o presencial, mas com o diferencial de ser o mais ágil possível. Afinal, tudo que é online tem que ser descomplicado.

O que devo divulgar?

Lembra da sua pesquisa lá no  começo? De todas as informações que obteve sobre seu cliente? Sim? então você sabe com quem está falando e tem uma boa ideia do que ele deseja.

Ofereça isso a ele. Lembre-se de usar linguagem positiva em seus comentários e anúncios, desta forma:

Diga: Queremos ver você aqui amanhã tomando aquele chopp gelado no pede 1 toma 2! Convide os chegados e apareça!

Perceba 4 palavras positivas e 0 negativas acima

Evite: Não fique de fora! Amanhã tem pede 1 toma 2! E não esqueça de convidar os chegados!

Perceba quantas palavras negativas neste exemplo acima

Isso pode se aplicar a linguagem de todo os atendentes. Exercite esta técnica simples de PNL (Programação Neurolisgúisica) em toda a sua vida. verá o quão bem pode fazer para você e todos a sua volta.

Conclusão

Você descobriu que existe uma fórmula mágica para atrair clientes a seu estabelecimento. Uma fórmula que só você pode descobrir.

Sendo a fórmula diferente para cada empreendedor e empreendimento. Poderá usar a técnica da observação.

Lembre-se de aplicar sua fórmula mágica aos 3 pilares para um bom restaurante:

✦ 1 - Diferencie-se na opção do Cardápio de Comidas e Bebidas.

✦ 2 - Escolha do Ponto e a Temática do Ambiente.

✦ 3 - Atendimento como a chave para o sucesso.

Feito é melhor que perfeito! Cuide do lado psicológico do empreendedor evitando se fundir ao negócio, já que são pessoas diferentes.

Use e abuse de frases positivas em suas estratégias de marketing. Use a tecnologia a seu favor.

Esperamos (todos nós aqui da Tambo) que você tenha achado nossas dicas realmente úteis! Até o  próximo post!

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