Passo a passo de como decorar a mesa de jantar | Fotos

Quer decorar sua mesa de jantar, mas não sabe por onde começar? Vem comigo no Passo a passo de como decorar a mesa de jantar.

Quando recebemos amigos, familiares ou até mesmo quando planejamos um jantar mais sofisticado, é natural decorar a mesa de jantar. Você deve considerar as cores do ambiente, de sua mesa e também quais itens vai usar.

A chave é combinar os seus acessórios de decoração para que quando estiverem sobre a mesa, transmitam uma harmonia, deixando o seu jantar muito mais prazeroso e aconchegante! Parece ser complicado, mas na prática não é algo tão difícil.

Está preparado(a)? Agora fique com as mais valiosas dicas de como decorar a mesa de jantar!

 

1 - COMEÇANDO DO ZERO

Você precisa saber a quantidade de pessoas que vai receber em casa, seja para um almoço, janta ou chá. Verifique se tem louças, talheres e lugares na mesa o suficiente para todos, além disso, olhe o espaço disponível entre os enfeites e pratos que estão a mesa, caso não houver espaço, precisará de um aparador ou local onde os convidados irão se servir.

 

2 – ESCOLHA UMA COMBINAÇÃO DE CORES E UM ESTILO

Assim como na decoração de um cômodo, também é válido escolher pelo menos uma combinação de cores. Para escolher as cores você deve ter em mente qual o estilo de decoração quer fazer.

Se deseja um toque mais sofisticado, use cristais e elementos em inox e prata. Talvez um ar mais minimalista, pode usar combinações de preto e branco ou branco e vermelho. Algo bem legal também é uma decoração mais rústica investindo em tons de madeira, couro e palha e a partir disso escolher toalhas, louças e decorações que sigam essa mesma linha.

decoração sofisticada

decoração rústica

decoração minimalista

 

3 – O QUE USAR NA DECORAÇÃO DA MESA?

Existe alguns itens que são comuns em quase todas as decorações de mesas. São eles: Prato, talheres, guardanapo, taças ou copos, jogo americano, vasos com flores, panelas e velas ou luminárias. Os pratos, talheres, copos e guardanapos você já deve conhecer, então vamos falar de outros itens a seguir.

 

4 - JOGO AMERICANO, SOUSPLATS E TOALHAS

Depois de ter decidido as cores de sua composição, podemos partir para a escolha de toalhas de mesa ou jogos americanos. Na prática ambas servem na decoração.

Na hora de escolher, prefira por uma toalha ou jogo americano de cor lisa, simples, sem muitos detalhes. Assim você não corre o risco de poluir a sua decoração. Se possuir duas cores ou mais, é preciso pensar com cuidado na escolha de outros objetos, para que no final não fique algo sobrecarregado.

As toalhas de palha, linho, algodão, etc... podem ser usadas tanto para o dia quanto para a noite. Já jogos de renda, bordados e organdi mais elaborados devem ser deixados para a noite.

 

5 – COMO ORGANIZAR OS ITENS NA MESA

Café da Manhã

Para o café da manhã, você utiliza um prato menor, uma vasilha para cereais, guardanapo, poucas talheres e posiciona o açucareiro, as xícaras e os bules perto do seu alcance.

 

Jantar informal

Para um jantar informal você não precisa utilizar tantas talheres, disponha só o necessário para a refeição e uma decoração simples.

 

Jantar formal

Nos jantares formais, utilize tudo que tiver direito, isso deixa o ar um pouco mais sério e causa uma ótima impressão.

 

6 – DECORAÇÃO DO CENTRO DA MESA

Outra grande dica para o passo a passo de como decorar a mesa de jantar! A escolha de cada item de sua decoração é muito importante. Todos precisam estar alinhados, guardanapos, toalhas, travessas e até mesmo as flores.

 

Flores

No centro da mesa deve investir um arranjo mais trabalhado, sempre tenha em casa um jarro de flores bem cuidadas que darão um charme especial. Cuide na hora de escolher as flores, para não acabar pegando uma com cheiros muito fortes, eles podem acabar afetando o paladar e até mesmo causar alergias.

 

Velas

As velas só devem ser usadas a noite! Deixam o ar mais sofisticado e íntimo, deve ser utilizada em ocasiões especiais. Existem inúmeras formas de velas e vai de sua criatividade para posicionar em sua mesa.

 

7 – NÃO EXAGERE

Volto a dizer que se deve ter cuidado para não sobrecarregar a sua decoração, excesso de informação visual é um erro comum, mas que deve ser evitado.

Uma dica é: evite deixar o planejamento da decoração para última hora, tente pelo menos decidir o básico com antecedência.

 

Gostou do nosso post: passo a passo de como decorar a mesa de jantar? Não esquece de deixar sua opinião nos comentários aqui em baixo ok!?

Fale Conosco pelo Whatsapp