Quando falamos em projetos de decoração, a mesa pode ser um grande coringa ou se tornar um elefante branco. Tudo irá depender do tamanho, quantidade de lugares, área destinada à circulação entre outras situações.

Escolher a mesa ideal para a sua casa também irá garantir que faça refeições mais tranquilas e receba amigos e familiares de forma confortável. Confira algumas dicas:

Como escolher?

Para saber como adequar a sua mesa o ideal é tirar medidas de cada ambiente para saber qual melhor tamanho da mesa se adapta. Escolha o tamanho da mesa contando o número de moradores e se gosta de receber amigos aos finais de semana. Além disto é importante levar em conta a área de circulação, ou seja, descer e subir da mesa, a movimentação dos braços e pernas na utilização do móvel.

Para não ter surpresas leve em conta todos os objetos no ambiente, como vasos e plantas, que parecem não ocupar espaço, mas que no fim podem atrapalhar a acomodação da mesa.

Medidas

Para evitar ficar apertados entre a mesa e a parede deixe entre 70 cm a 90 cm (90 cm é o ideal. Menos de 70 cm não é recomendável) entre a mesa e outros móveis, e paredes. No caso da mesa ficar ao lado da passagem, o ideal é deixar no mínimo 100 cm para permitir que as pessoas circulem livremente.

Figura ilustrativa

Formato de mesa adequado ao espaço

Após medir o espaço que pode ser utilizado para a mesa e cadeiras, o primeiro passo é determinar qual é o formato mais adequado ao seu espaço.

Atenção ao comprar as cadeiras separadas da mesa. Pode acontecer das cadeiras ficarem desproporcionais à mesa ou muito baixa, ou muito alta. Até mesmo a mesa de jantar pode não combinar com o estilo das cadeiras. Para evitar surpresas desagradáveis compre a mesa com as cadeiras.

Uma mesa redonda funciona bem em ambientes pequenos e espaços retangulares. Ela cria um ambiente mais aconchegante e intimista aproximando as pessoas, por isso é o melhor formato para grupos pequenos.

As mesas bistrô são recomendáveis, pois são altas, o que permite a fácil movimentação pelo ambiente. São ideais para locais próximos a churrasqueiras, sacadas ou como extensão das bancadas. Além disto, as banquetas anatômicas e ergonomicamente testadas, garantem o conforto mesmo durante um longo tempo de utilização.

A mesa quadrada é ideal para acomodação de mais pessoas, e para refeições maiores, pois possui o tampo com largo diâmetro.  É recomendável para espaços maiores como áreas de festa, piscinas e salas.

Figura ilustrativa explicativa

Figura ilustrativa explicativa

Figura ilustrativa explicativa

Mesas para a vida toda

Investir em móveis com bons materiais além de evitar dor de cabeça no futuro também é uma ótima forma de fazer com que o seu investimento valha a pena.

Conferir a qualidade dos materiais de sua mesa é muito importante, principalmente em mesas usadas para recreação, pois serão expostas diretamente a resíduos como gordura, umidade de copos, atritos de faca, entre outros.

As mesas Tambo certificam estas qualidades, pois além do acabamento artesanal minucioso, buscamos a utilização de matérias primas resistentes como madeira naval, selantes, colas amortecedoras de azulejo, estamparia resistente a riscos e a exposição solar. Confira todos os detalhes dos nossos produtos acessando nossa loja.