A tampinha da garrafa tem a nobre missão de guardar e preservar o sabor do líquido mais valioso da vida: a cerveja.

Até porque água nem sabor tem, né!

Mas, além disso, as tampinhas podem assumir outro papel de muito valor: o de dar identidade para sua casa ou para o seu negócio.

Com um pouco de habilidade manual, um alicate e alguns outros materiais, você pode transformar as tampinhas que iriam para o lixo em verdadeiras obras de arte.

Além de deixar seus visitantes encantados, o artesanato ainda servirá como um álbum cheio de lembranças das cervejas que você já experimentou.

Se você for o tipo de viajante que adora comprar cervejas quando visita outras cidades e países, tudo ficará muito mais interessante e divertido.

Vale dar outra ideia aqui também: além de ser ótimo para decorar sua casa ou negócio, o artesanato com tampinhas de cerveja pode ser ainda um ótimo presente e até fonte de renda!

Vamos para as dicas?

 

Faça um quadro de lembretes

Basta uma superfície de madeira (ou similar que você já tenha em casa) que seja encapado com folha de ímã – duas coisas fáceis de encontrar na papelaria.

Depois é só começar a grudar suas tampinhas e os recados. Você pode deixar o quadro perto do telefone, da entrada da sua casa ou na geladeira!

 mural de recados com tampinhas de cerveja

Velas com tampinhas de cerveja

Outra opção prática, barata e simples, é transformar as tampinhas em velas. A opção é ótima para decorar e ajudar na iluminação suave em ambientes externos.

É só comprar a barra de cera de parafina, derreter e distribuir o líquido pelas tampinhas, não esquecendo do pavio. Você pode adicionar aromatizantes e cores também!

 velas com tampinhas de cerveja

Ímã de geladeira

Outra opção mole de fazer e que pode ser uma ótima lembrancinha é transformar a tampinha em ímã de geladeira. Na parte interna, você pode colocar fotos, frases ou o que quiser!

Basta comprar ímã e grudar na parte externa da tampinha. Tire as medidas da parte interna, faça a arte que quiser, proteja a mesma com papel contact e cole na área. Viu, tá pronto!

 imãs de geladeira feitos com tampinhas de cerveja

Depósito de tampinhas

Bom, na verdade, esse é o mais fácil de todos, pois tudo que você tem que fazer é beber. E isso é bem tranquilo!

Além de encontrar o depósito pronto em várias lojas, também não é difícil encontrar a estrutura pronta. Assim sendo, é só fazer a frase que desejar e começar a beber!

 depósito de tampinhas de cerveja

Descanso de copo

Outro utensílio necessário é o descanso de copo! E a boa notícia é que você pode reaproveitar as tampinhas para fazer um.

Além das tampinhas, basta uma linha que conecte todos eles. Cordas de nylon são bem resistentes e, por serem transparentes, não atrapalham o visual!

 descanso de copo feito de tampinhas de cerveja

Chaveiro com tampinha de cerveja

Com a ajuda de um alicate e com muita delicadeza e precisão, monte chaveiros únicos com as tampinhas de cerveja.

Repare nos conectores entre as chapinhas. Você as encontra em papelarias e em lugares que vendem material para costura e artesanato!

 chaveiros de tampinhas de cerveja

Personalize seu filtro dos sonhos

Embora não seja tão difícil, exige um pouco mais de habilidade para usar os conectores entre as tampinhas de cerveja ou refrigerante.

O topo que deixará as cordas presas podem ser encontrado em casas de artesanato ou em grandes mercados de utilidades.

 filtro do sonhos com tampinhas de cerveja

Colares de tampinha de cerveja

Outra opção divertida e bem diferente é o colar feito de tampinha de cervejas. Você pode fazer outros mais simples ou mais complexos.

Além de ser sucesso, ainda pode ser uma ótima fonte de renda. Compre os acessórios em lojas especializadas e escolha suas cervejas favoritas para compor o colar!

 colares com tampinhas de cerveja

Pegue as tampinhas de cerveja e faça bolsas!

Outra ideia que promete ser uma fonte de renda favorável ao seu bolso é a confecção de bolsas enfeitadas com tampinhas de cerveja.

O artesanato exige pelo menos um pouco de noção de costura, cujo resultado será, sem dúvidas, incrível demais!

 bolsa feito com tampinhas de cerveja

Parede de tampinhas de cerveja

Aqui não basta ser criativo, tem que ter bastante habilidade e manjar dos paranauês. Afinal, fazer uma parede não é para qualquer um.

Mas vale lembrar que estruturas assim, que pedem gesso e argamassa, com certeza vão fazer total diferença na sua cozinha!

parede feita com tampinhas de cerveja

Gostou das nossas dicas? Esperamos que sim!

Se você é deste mundo que adora decoração ou artesanato de materiais reciclados, aproveite e confira abaixo os nossos posts relacionados sobre esses assuntos!