E então, como colocar azulejo em mesa de madeira? Preparamos este post para você entender um pouquinho mais do processo de fabricação que passa as mesas Tambo. 

A Tambo já tem mais de 10 anos de mercado e desde que começou a produção de mesas personalizadas para estabelecimentos sempre se dedicou ao máximo para que o cliente comprasse algo “top de linha”. 

Desde o início das produções foram utilizados materiais com ótimos atributos. Mesmo assim, nem sempre tivemos toda a qualidade que temos atualmente. Mas nos orgulhamos muito, porque apesar de tudo, o cliente Tambo sempre adquiriu o nosso melhor.

Hoje usamos alguns materiais importados de altíssima qualidade, como é o caso da cola usada para fixar o azulejo. E quem sabe amanhã com o avanço da tecnologia seja possível ter algo melhor ainda!! Seguimos sempre em busca!

Dito isso, vamos ver como as coisas acontecem por aqui?

Primeiro escolhemos a imagem para pintar no azulejo

O primeiro passo para estampar o azulejo começa na escolha da imagem. Necessitamos que a imagem tenha cores sólidas ou chapadas além de uma ótima qualidade (resolução) e preferivelmente esteja em vetor.

A imagem em vetor facilita a edição e possibilita que a cor na impressão saia chapada (sem degradês), pois o desenho é feito através de linhas. Já as imagens do tipo fotográficas, são em pixels, dificultando os ajustes para impressão. 

A pintura no azulejo que fizemos aqui, é a mesma aplicada em porcelanas. É feito com pigmentos europeus semelhantes aos usados há mais de 500 anos nos famosos ladrilhos portugueses

Mesas com estampa de ladrilho português, cadeiras de madeira.
Design Tambo

Nossa mesa com azulejo de estampa Português, no ambiente da nossa cliente.

E o degradê nesta técnica de pintura possui muitas particularidades, principalmente porque cada cor de pigmento reage de forma diferente sobre outros quando sobrepostos. Controlar isso seria muito complexo e aumentaria muito os custos em testes a cada nova imagem a ser pintada sobre a cerâmica. 

Por isso para a imagem ser impressa e ficar perfeita logo de primeira, é preferível tratar ela em vetor e com cores sólidas (chapadas), para garantir, inclusive que as cores sejam as simuladas na amostra virtual que produzimos sem custo para que os clientes possam apreciar o resultado antes mesmo de fecharem o pedido.

Como o Azulejo é pintado?

bandeja branca com água com uma folha de senho dentro
Acervo Tambo

As mesas Tambo utilizam azulejo ou ladrilho hidráulico de verdade ;). Preferimos o tipo exportação pela maior padronização das peças e qualidade. Escolhemos azulejo com altíssimas propriedades para que sua mesa seja simplesmente perfeita, mantendo o padrão de cor, brilho, além de ser durável e claro! LINDA! 

A pintura dos azulejos é feita através de uma tinta em pó rochoso, utilizando uma técnica muito antiga, com quase 500 anos de história. Vamos conhecer...

A técnica de estamparia no azulejo 

Cada uma das cores é impressa no que chamamos de fotolito. Este fotolito é usado para revelar a tela de impressão serigráfica. A tela por sua vez é posta com o pigmento sobre o papel,  que cor a cor formando o decalque.

E em seguida transferida para o azulejo que após queimado a mais de 800 graus célsius em fornos especiais, fazem o pigmento se fundir ao esmalte que reveste a peça. 

Você pode se perguntar se é a mesma coisa do que ocorre com aquelas prensas que estampam canecas ou pratos. E não, não é igual. 

O processo na aplicação com a máquina de prensa, é colocado uma espécie de camada de plástico junto com a imagem. Então quando a máquina aquece, em torno de 350° C, a tinta gruda no plástico que gruda no prato ou caneca. Isso também acontece com os azulejos decorativos, muito mais simples e frágeis se comparado ao ladrilho hidráulico que é próprio para isso. 

Aqui na Tambo o calor do forno chega a 800° C, essa alta temperatura faz com que o esmalte da cerâmica fique líquido (derreta mesmo) e a fina película que contém o pigmento se funde a cerâmica. Tornando uma coisa só.

É graças a esse processo que temos a alta qualidade e durabilidade da estamparia em azulejos. Porém, pela mesma questão da queima, não é possível reproduzir todas as cores. Embora existam pigmentos das mais variadas cores. 

Quais cores podem ser impressas no azulejo? 

Como se trata de tinta em pó aquecida em alta temperatura, teremos várias reações da mesma.

Exemplos: 

  • Tempos diferentes de queimas para cores diferentes
  • Cores misturadas reagem de formas muito inesperadas a cada temperatura.
  • Cores necessitam mais pigmento outras menos
  • Há pigmentos que ficam manchados quando colocados com cores de fundo (chapado em todos os azulejos do tampo).

Para evitar situações indesejadas e entender cada uma das cores, são feitos vários testes com cada situação de cor. Assim oferecemos apenas as cores que temos certeza do resultado.

figura com amostras de pintura na lajota
Design Tambo

Dessa forma nossos clientes recebem uma amostra virtual para aprovar sua marca ou desenho com as cores que temos disponíveis.  

tabela das cores
Design Tambo
As cores variam dependendo da visualização dos monitores

Quer sugestões de estampas que temos prontas?

Além da sua marca ou arte, você pode estampar frases, músicas, bebidas, carros, bandas, motos, personagens ou títulos de filmes. Desenhos, jogos, texturas, arabescos… e são inúmeras possibilidades. 

Veja abaixo algumas das artes que temos em nossa loja virtual, reproduzidas em mesas de variados modelos e tamanhos. Confira!

Tampo de mesa visto de cima com uma frase
Design Tambo
No seu Home Bar recebendo os amigos e grato por viver aquele momento. “Existe sempre algo para sentir gratidão no coração”

 mesa preta de madeira com azulejo estampado com desenho de moto. Design Tambo Para os amantes de moto <3
Para os amantes de Moto! Foto pela Cliente Paula Michelon

Mesa de madeira preta com quatro cadeiras
Design Tambo
Diversas estampas de bandas! E você pode personalizar com a sua preferida! Ou mesmo a letra de uma música? O que acha?

mesa redonda com estampa de uma xícara de café gigante com a palavra coffee
Design Tambo
“Gostaria de entrar e tomar uma xícara de café?” A estampa da xícara de café fica linda em casas e cafeterias, claro.

Mesa quadrada preta visto de cima com estampas que remetem ao mundo retrô.
Design Tambo
Para a decoração do seu Home Bar no estilo retrô. Que tal?

Prato retangular branco com docinho e uma xícara de café.
Foto da nossa Cliente Dayane Baptista
Estampas cheias de charme com diversas texturas. Esta lembra ondas ou vento para você? 

E assim… você pode entrar em contato conosco e pedir a sua estampa favorita, aqui mesmo na nossa loja tem todos os modelos disponíveis. Ou mande o seu desenho para gente! ????

Como fixar o azulejo sobre o tampo de madeira?

Depois que o azulejo sai do forno, com a estampa desejada está pronto para ser colocado no tampo. 

E não há mais mistérios. O responsável do setor pega o tampo devidamente acabado, passa a cola especial resistente à água. E cuidadosamente posiciona os azulejos. 

Entre o tampo e os azulejos é normal ficar um espaço de 1 milímetro aproximadamente. É onde aplicamos o rejunte epóxi, impermeável,  anti-fúngico e anti-mofo.

Um detalhe importante é sobre o verniz utilizado sobre os tampos. Quando o rejunte é limpo, isso é preciso ser feito com solvente, e o verniz precisa ser realmente muito forte para não sofrer danos, nem mecânicos da espátula ao aplicar o rejunte, nem mesmo químico do solvente que é usado para a limpeza do rejunte.

Pessoa colando azulejo em um madeira redonda.
Fotografia retirada do vídeo institucional da Tambo

E azulejo por azulejo, como se fosse um quebra-cabeça a mesa Tambo é montada. Finalizada com o rejunte! Embalada e encaminhada para seu destino, as lindas residências ou os bares de sucesso! 

Fique mais tranquilo em saber que:

A estampa no azulejo não desbota e não risca com facilidade. Como já mencionamos, as mesas Tambo, são fabricadas com os melhores produtos encontrados no mercado.  

Mas para ter total garantia de uma vida longa do produto sempre é bom tomar alguns cuidados. Aconselhamos o uso da mesa em ambiente interno e em caso de ambientes externos que a mesa fique no coberto e com apenas uma das paredes aberta.

Se ficar exposto a todas as temperaturas, além do sol e chuva, ocorrerá desgaste acelerado do produto porque a madeira “trabalha”. 

O que acontece é que com o calor há uma expansão, com a chegada do frio da noite ele se retrai. Esse processo gradativamente faz com que a vida útil do produto se altere.

E quebrar? O azulejo só irá quebrar se receber uma pancada muito forte. Principalmente de objetos pontiagudos, aí a superfície do esmalte da cerâmica pode ficar danificada.

Lembre-se sempre!

  1. Evite o sol excessivo sobre os produtos.
  2. Evite chuvas diretas e sereno.
  3. Evite uso de produtos químicos solventes e abrasivos para limpeza. Alguns silicones, ceras e cremes para móveis possuem solventes em suas fórmulas, os evite.

Aah! A madeira utilizada é importante também!

Talvez você já tenha visto em algum outro post sobre as particularidades da Madeira Maciça Multilaminada estilo Naval. A qual preferimos usar na fabricação da Empório Tambo, este material possui características muito especiais:

  • Madeira proveniente de reflorestamento.
  • As lâminas de madeira são coladas uma sobre a outra com os veios em direções cruzadas. 
  • Efeito estético diferenciado das lâminas aparentes.
  • Resiste a grande umidade.
  • Ótima durabilidade.
  • Seca em estufa - inibe ações de insetos e fungos.

Conclusão

Agora você já sabe sobre o passo a passo de pintura e fixação do azulejo! Sabe que para estampar precisamos de uma imagem que tenha qualidade. 

E não será uma estampa que sairá fácil do azulejo devido aos processos utilizados, por mais que sejam artesanais são muito profissionais. Sempre utilizando produtos de altíssima qualidade para  manter o padrão da nossa marca. 

Temos muito orgulho da nossa equipe que trabalha com tanto carinho e dedicação para que você possa ter uma mesa de altíssima qualidade e durabilidade. 

Nosso trabalho é inteiramente artesanal e levamos nossa essência para a Mesa personalizada. Invista no que pode te gerar mais visibilidade. 

Queremos que você tenha uma experiência de compra realmente satisfatória. E faça o melhor investimento para o seu negócio ou sua casa!

Obrigada por ficar até aqui com a gente! Tenha um ótimo dia e até o próximo post