Para que o seu restaurante tenha sucesso, é essencial que você saiba como montar uma mesa. 

E sabemos que tem muitos itens, garfos, facas, copos, taças, pratos e ainda tem a parte de ornamentação da mesa para deixá-la ainda mais atraente. 

Tudo isso para que seu cliente se sinta confortável e bem-vindo no seu estabelecimento.

Aposto que quando você frequenta um restaurante também observa a disposição dos utensílios, certo? Então, sempre que for definir qualquer coisa no seu negócio, coloque-se no lugar do seu cliente e pense como seria a sua percepção nessa situação.

Mesmo que seu cliente consuma apenas um drink ou um aperitivo, é necessário que ele tenha a melhor experiência possível durante o tempo que passa no seu restaurante.

Pois, é muito desagradável ter que chamar o garçom a todo tempo porque algo não está no lugar correto, por exemplo. 

Você já deve saber que existem diferentes tipos de como servir seus clientes e basicamente a arrumação da mesa depende do serviço e do tipo de refeição. 

Enquanto seu cliente espera a chegada da refeição, a mesa é o local que provavelmente vai ser observada. Sendo assim, é importantíssimo que ela esteja arrumada da melhor forma possível.

Como arrumar uma mesa: Conheça os principais itens

mesa posta vista de cima com pratos detalhados, talheres dourados e taças.
Em Pinterest 

Vamos conversar um pouco sobre os principais itens que compõem a arrumação de uma mesa e podem gerar alguma dúvida na hora de escolhermos:


Toalha de mesa ou jogo americano: o que usar?

Para definir qual é a melhor opção para o seu estabelecimento gastronômico, você vai considerar o estilo do seu negócio. 

Como é seu ambiente? Em um restaurante mais fino, o melhor a ser usado é uma toalha de mesa chique, como a de seda. Que pode ser usada tanto em almoços quanto em jantares! 

Porém, nada lhe impede de usar um jogo americano mais sofisticado para a mesma finalidade. Se essa for a opção, você deve ter além de mesas bonitas, que elas estejam coerentes com a essência do seu restaurante. 

Então, a regra para decisão é a combinação da decoração, do cardápio e do estilo das mesas. 

Existem opções de mesa que, independente do ambiente e da decoração, dispensam o uso de toalhas.

Por exemplo, dentro da linha de mesas aqui da Empório Tambo temos as mesas com aplicação de azulejos incrustados no tampo. Ele facilita a limpeza, além de dispensar o uso e o trabalho de lavar toalhas. O melhor ainda é que:

Podem ser personalizadas com a marca do seu estabelecimento. Aproveito o gancho para mencionar que a personalização vai levar sua marca para as redes sociais de maneira indireta. As selfies dos seus clientes farão isso por você. 

Ao optar por esse tipo de mesa, você pode usar apenas o jogo americano. Este é bastante versátil, encontra de vários modelos, tem muitos estilos. Ou mesmo pode até servir os pratos, diretamente sobre a cerâmica.

Um ponto forte desse tipo de mesa é na dinamização dos serviços do seu restaurante, já que não existe a necessidade de trocar de toalha com a chegada de novos clientes.

E também é possível tanto intercalar o uso dos dois ou ambos de uma só vez. O uso de um jogo americano em cima da toalha acaba gerando economia, pois evita que haja custos com lavagens.

Interessante né? Me diz lá nos comentários qual foi a sua decisão!!! E o que você acha de fazer um post mais específico dessa ideia com sugestões?


Sousplats também são ótimas opções

Mesa redonda com sousplats redondo feito com palha. Guardanapo, garfo e faca em cima do apoio
Em Tips for Bride

Ele é confundido com o jogo americano, mas, na verdade, é nada mais que um apoio para os pratos. Pode ser confeccionado em inúmeros materiais, inclusive tem os descartáveis que são práticos e não perde em beleza. 

A ideia deste item é proteger a toalha, marcar o lugar do convidado, decorar a mesa enquanto a refeição não chega. Por isso, é considerado um item elegante, já que pode realçar os detalhes da louça utilizada. 

Esse item deve ser implementado com o objetivo de enriquecer a arrumação da mesa. 

Pratos

mesa restaurante com toalha listrada em tons de cinza pratos brancos em cima
Por Kaband

Os tipos de prato mais utilizados são os redondos, os ovais e os quadrados. Escolher o prato certo para a montagem da sua mesa é fundamental. 

É muito comum se deparar com casos em que restaurantes utilizam peças brancas sem a presença de detalhes. No entanto, você pode optar por louças personalizadas com bastante cores, texturas e diferentes tipos de materiais. 

Assim, acaba se diferenciando ao servir a sua comida de uma maneira totalmente personalizada.

Ao pensar em como montar uma mesa em seu restaurante, é imprescindível que todos os elementos estejam em harmonia. Fique atento com a combinação dos seus pratos com a decoração do restaurante.

Se o seu objetivo é fazer uso de um prato colorido, por exemplo, é interessante que a sua decoração seja um pouco mais neutra e vice-versa. 

Ao posicionar os pratos sobre a mesa, certifique-se de que eles estejam centralizados nos jogos americanos ou no sousplat utilizado. Existe uma posição padrão para eles que é de 15 cm a partir da borda da mesa.

Caso você decida seguir a etiqueta formal, é fundamental que o sousplat seja colocado primeiro. Após, o prato raso e, por último, o prato de salada ou prato fundo.

Em um serviço informal, você pode utilizar apenas o sousplat e o prato principal para o seu serviço.

Talheres

fundo de madeira com prato e talheres
Por Pinterest

Todos os itens necessários para montar uma mesa merecem atenção especial, com os talheres, não é diferente. 

Há um jeito de posicionar corretamente que seria colocando as facas à direita do prato e os garfos à esquerda.

Em serviços formais, também é necessário utilizar talheres de sobremesa na sua apresentação, respeitando a seguinte ordem: faca, garfo e colher. Nesse caso, deixe os cabos tanto da colher quanto da faca para a direita e o garfo, para a esquerda.

Caso as suas refeições acompanhem pão e manteiga, a faca especial para esse fim deve ser posicionada sobre a borda do prato, mais precisamente na diagonal superior direita.

Mas se o seu restaurante serve diversos pratos, coloque a faca de mesa ao lado direito do prato, seguida da faca de peixe e da colher de sopa.

Do lado esquerdo, a lógica é a mesma: primeiro o garfo de mesa e depois o de peixe.

Vários tipos de talheres expostos no fundo preto
Em Pinterest

É comum o uso de peças de inox, mas você pode optar por mesclar esses utensílios, utilizando um garfo de aço inoxidável com uma faca de cabo de madeira, por exemplo.

Esse uso vai depender exclusivamente do tipo de cardápio que é servido no seu estabelecimento gastronômico.

Também é possível optar por talheres que possuem cabo de bambu, acrílico ou marfim, por exemplo. Basta que a opção selecionada por você se encaixe na proposta oferecida pelo seu negócio.

Taças e copos

mesas de restaurantes arrumadas com taças, copos, pratos e talheres
Por Thefork

O tipo de copo usado precisa ser pensado durante a definição de como arrumar uma mesa. Esse item vai depender do cliente que o seu restaurante recebe e do tipo de bebida que você oferece.

Independente de qualquer coisa, você vai precisar sempre seguir a etiqueta. Principalmente se o seu restaurante for mais sofisticado.

Então, posicione à direita da mesa, próxima aos talheres de sobremesa, na diagonal, a taça de água. Depois, siga com a taça de vinho tinto e, em seguida, do vinho branco. 

Se o seu estabelecimento também servir champanhe, disponha a taça atrás da taça de vinho tinto.

Quando você for pesquisar taças e copos para o seu restaurante vai encontrar vários modelos, porém cada um com a sua função. Se for oferecer os dois tipos de jantares, opte por taças e copos sofisticados e também mais simples. 

Porque imagine que é apenas um jantar simples, apresentar taças muito sofisticadas pode deixar o cliente incomodado. Por exemplo, no lugar da taça para a água, usar um copo comprido para junto aos talheres e um menor para suco. 

Guardanapo

3 guardanapos de tecido dobrados com talheres dentro, ornamentado de flores, em fundo amadeirado.
Em Pinterest

E aí temos mais uma dúvida, afinal, qual se adequá ao restaurante? Um jantar formal com um guardanapo de papel, pode? Ou necessariamente precisa ser de pano, por ser mais chique?

Pelas nossas pesquisas, observamos que tem inúmeros guardanapos de papel que são tão lindos e eficientes quanto, um guardanapo de pano.

Nessa condição você pode usar tanto na configuração da mesa mais formal quanto informal. 

Em ambos os casos, preste atenção na composição do material utilizado, além da aparência, absorção e se são capazes de limpar com eficiência.

Assim, é importante que você pesquise bastante sobre esse tema, de modo a definir qual será a melhor custo x benefício para o seu negócio.

Sabemos que em restaurantes mais sofisticados é comum o uso dos de tecido, porém, ele pode se tornar mais caro ao longo prazo por precisar de constantes higienizações, o que consequentemente ajuda no desgaste das peças.

Já um guardanapo de papel tem aparência de ser mais higiênico, por ser descartável. Além do seu preço ser mais acessível.

Os descartáveis tem a opção de personalização que pode levar o logotipo da sua empresa, pensamentos ou frases a respeito da refeição. Ou o que combinar com o seu negócio.

Inove na hora de usar os guardanapos com dobraduras, cores, texturas e o uso de anéis (ou argolas) que são feitos de diferentes materiais poderão dar um charme incrível à sua mesa! 

Arranjos de Decoração

mesa redonda com toalha clara, pratos amarelos e guardanapo azul claro, com arranjo central com velas
Em Pinterest

Para uma mesa encantadora e elegante, uma opção agradável é fazer uso de arranjos de decoração. Pode variar em flores até velas desde que combinem com o resto da decoração do seu negócio.

Aqui o que vale mesmo é ser coerente. Não importa qual seja a sua escolha, mantenha o padrão que os outros itens que estão dispostos na sua mesa. 

Além disso, é interessante que eles sejam sempre coadjuvantes, deixando que os talheres e louças brilhem durante o jantar com a comida.

Como servir uma mesa: Tipos de serviços

Garçom servindo pratos na mesa de restaurante chique, com um homem e uma mulher
Por Dan Dalton

Após definir como montar uma mesa para o seu restaurante, é importante que você escolha o serviço que será adotado.

Pensando nisso, vou mostrar para você quais são os principais categorias de serviços existentes. Confira:

Serviço à francesa (à la française)

serviço à francesa é feito da seguinte forma: o garçom serve as travessas à mesa pelo lado esquerdo de cada cliente. Os talheres são posicionados virados para os convidados, de modo que eles se sirvam sozinhos.

Por conta disso, esse tipo de serviço costuma ser bastante lento, já que normalmente são alocados seis profissionais para a cada seis clientes.

Serviço à americana

Nesse tipo de serviço, os clientes precisam se levantar, a fim de se servirem em uma mesa previamente exposta com todas as opções de comida disponíveis (buffet). Após isso, eles retornam aos seus lugares com o objetivo de aproveitar a sua refeição. 

Dessa maneira, a tarefa do garçom no serviço à americana fica baseado apenas na entrega das bebidas.

Se o seu estabelecimento recebe muitas pessoas, principalmente em horários de pico ou para reuniões e comemorações, essa pode ser a melhor opção de atendimento.

Serviço à inglesa

serviço à inglesa possui duas modalidades: o direto e o indireto. No entanto, em ambos os modelos, os clientes são servidos em seus lugares pelos garçons.

Nesse tipo de serviço, o responsável pela mesa recebe toda a refeição, sendo o seu dever servir todos as outras pessoas que estão presentes à mesa.

Assim, é importante que haja pelo menos um garçom para cada duas mesas do estabelecimento.

Serviço à inglesa direto

No serviço à inglesa direto, é preciso que você saiba como montar uma mesa. Assim, é preciso posicionar corretamente o sousplat, pratos, talheres, taças e guardanapos. Então, o garçom apresenta o prato pedido aos clientes e, após a aprovação, serve todos os presentes pelo lado esquerdo.

O serviço é feito com o uso de maneira que todos os elementos do pedido fiquem no prato de maneira padrão com as guarnições de um lado, carnes e acompanhamentos de outro.

Serviço à inglesa indireto

Nessa modalidade de serviço, os pedidos são apresentados aos clientes com o auxílio do Gueridom pelo lado esquerdo. Após a escolha da comida, o chefe prepara o que foi escolhido e, em seguida, os clientes são servidos, também pelo lado esquerdo.

Essa forma de servir é muito usada em ambientes mais requintados. Além disso, ela é ótima para a redução de desperdício, pois a comida é servida conforme o pedido do cliente.

Durante o serviço à inglesa indireto, é preciso que haja dois garçons para cada mesa: um para finalizar o pedido e outro para servir os presentes.


Serviço à brasileira

O serviço à brasileira é praticado no Brasil e em diversos locais do mundo onde os pedidos do estabelecimento são à la carte.

Assim, ele é bastante comum em ambientes mais familiares quando há a colocação das travessas com os pedidos sobre a mesa.

Esse tipo de serviço é ideal para restaurantes mais aconchegantes e com menos lugares disponíveis.

Diferente do que acontece em outros serviços, pode haver uma variação no à brasileira. Aqui não existe uma regra de quem serve os clientes. 

Dessa forma, o garçom pode se oferecer para tal, da mesma maneira que os consumidores podem colocar a comida em seus próprios pratos.

Como montar uma mesa em diferentes tipos de refeições

mesa com prato retangular taça para água
Em Pinterest

A mesa arrumada além de ser o destaque do seu restaurante (junto com a comida deliciosa que você vai oferecer), vai fazer parte de um momento especial do seu cliente.

Por isso, precisa ser convidativa e bem organizada para que as refeições sejam agradáveis. 

Lembre-se: independente de qual for o tipo da refeição você precisa garantir que nenhum item fundamental para aquela ocasião esteja faltando. 

Como montar uma mesa para o Café da manhã?

Mesa posta para café da manhã, louça branca com souplast azul
Por Pitacos de Casa em Mesas Encantadoras

Durante o serviço de café da manhã, que é muito comum em cafés e bistrôs, você pode utilizar uma louça neutra com arranjos um pouco mais coloridos e acolhedores. 

Use as dicas de posicionamento de louças, talheres, copos e guardanapos para transformar esse momento corriqueiro em algo bem especial. Também é interessante optar pelo uso de um vaso central de flores em todas as mesas.

Esse momento do dia costuma ser um pouco mais leve e descontraído, sendo indicado o uso de louças lisas, copos baixos para sucos e xícaras para café ou chá. 

Como montar uma mesa para o Almoço?

Mesa posta para almoço vista de cima, toalha branca
Em Casa da Valentina

Para o almoço, você pode apostar em um ambiente um pouco mais informal, utilizando pratos lisos brancos, talheres básicos, guardanapos lisos e taças de água e suco.

Usar vasos de flores centrais para decorar as mesas também é uma boa pedida.

Como montar uma mesa para um Jantar formal?

Mesa posta para jantar com a correta disposição da louça e talheres
Em Pinterest

Em um jantar formal, é fundamental que você aposte em itens mais requintados. Então, opte por louças com detalhes, talheres grandes de prata, taças com alto relevo e guardanapos de pano.

 Assim, indico que você utilize todas as dicas de como montar uma mesa, a fim de não errar na arrumação. 

Abaixo temos uma imagem identificando às duas formas de montar para um jantar formal e informal. Note as diferenças!

figura com explicações de como montar uma mesa de refeição formal ou informal usando todo os utensílios necessários
Em Pinterest

Conclusão

Agora que você já sabe como montar uma mesa, poderá colher todos os benefícios disso. A primeira coisa que você precisa lembrar é de dispor os utensílios básicos na sua arrumação, como:

  • Toalha;
  • Jogos americanos;
  • Sousplats;
  • Pratos;
  • Talheres;
  • Taças e copos;
  • Guardanapo;
  • Arranjos de decoração.

Tudo o que você escolher para sua mesa precisa estar coerente com o restante da ornamentação do seu restaurante.

Dessa maneira, você vai ser capaz de prestar um excelente serviço para os seus clientes que, com certeza, se sentirão muito bem no seu estabelecimento.

Lembre-se que você tem várias opções para deixar sua mesa interessante e atraente, principalmente com o uso do sousplats que traz um ar moderno e elegante à sua arrumação. 

Dependendo da ocasião e da formalidade do seu restaurante, é importante que você utilize talheres, pratos e copos adequados. Assim, quanto mais informal o seu estabelecimento for, menos detalhes os itens precisam ter. 

Por último, é importante que você defina qual será o serviço adotado: à francesa ou à americana? À inglesa ou à brasileira? 

Essa questão é definida de acordo com o objetivo do seu restaurante. Com isso, em ambientes mais formais, não faz sentido optar por um serviço à inglesa, por exemplo. E assim, ficará ainda mais fácil de pensar na montagem da sua mesa.

Lembre-se de pesquisar bem cada item para que sua mesa seja incrível e dê muita satisfação para seus clientes. 

Conte para gente aqui nos comentários se ficou alguma dúvida!

Mande uma foto da sua mesa pra gente, vamos gostar de ver. Obrigado por ler nosso post e até o próximo!