E então, você sabe a diferença entre as cervejas? Hoje vamos descobrir neste post que elas são divididas entre duas grandes famílias! Sim, com muitas variações, mas a certeza que: cerveja, ou é Ale, ou Lager.

Houve um tempo, um pouco distante que eu não gostava de cerveja. Acredito que eu bebia errado! Só pode!  Porque depois que passei uma temporada com boas influências (minha mãe não acredita que sejam boas), aprendi o valor de apreciar uma cerveja. 

Para quem mal e mal encostava em copo de cerveja se deparou com um mundo cheio de opções fantásticas. E então, a cada nova cerveja experimentada, uma nova preferida.

Principalmente as fabricadas artesanalmente. Que tem ingredientes diversos fazendo com que a bebida tenha mais aroma, sabor, cor e textura! 

fundo-de-madeira-com-várias-abóboras-e-cachos-de-lúpulos

Por RitaE

Já experimentou cerveja de abóbora? E de mel das laranjeiras? De Jabuticaba? Se ainda não, sugiro que prove. Você pode se surpreender com os aromas, texturas e sabores extravagantes destas belezuras!

E não apenas as cervejas artesanais, todas as variações de Lager e Ales tem as suas particularidades e suas inúmeras texturas e sabores. Vale muito a experiência!

E sabe, o legal de experimentar cervejas diferentes é juntar a galera. Além de dividir a conta hehe… você tem mais ideias sobre a cerveja e ainda se diverte.

4-pessoas-tomando-cerveja-encostados-em-uma-bancada

Por Lordn


Olha só, meu chefe é cervejeiro aposentado (não é fácil morar em apartamento) é ele quem revisa os posts. Então meu querido, você está em boas mãos!

E antes de começar a leitura das cervejas, já abre este nosso texto, sobre os tipos de copos. Cada cerveja tem um copo especial.

Estes dois artigos, são muito legais para você fazer bonito no bar! Ou como dono de bar, ou como um ótimo consumidor de cerveja!!!

Vamos ao que interessa!

Por que Ale e Lager?

Essa divisão se dá ao fato que uma é fermentada em alta temperatura e outra em baixa.

As Ales são fermentadas em temperaturas altas entre 15 °C a 24 °C, ou seja, o processo é muito rápido. Costumam ser cervejas com cores marcantes, mais aromáticas, com um sabor frutado e forte. 

Mas esse sabor pode variar entre os mais diversos estilos que veremos mais a frente.

copo-de-cerveja-sobre-balcão-de-madeira

Por mnm.all

Já as Lager são então fermentadas em temperaturas baixas entre 1 °C a 10 °C, sendo assim é mais lento o processo. Lager, vem da palavra alemã Lagerung que significa armazenamento. Na história da Lager temos relatos que usavam cavernas com gelo para armazenar a cerveja, daí então o nome. 

O sabor delas são mais simples, a cor mais clara e sempre serão servidas beeem geladas!

copo-de-cerveja-sobre-mesa-com-cesta-de-pão

Por Gerrie van der Walt

Ah! Nem todas Lager são claras, bem como nem as Ales são escuras. De acordo com a AMBEV, existem mais de 150 estilos de cervejas diferentes pelo mundo.

Então a única diferença mesmo para distinguir essas duas, fica por conta da fermentação. As cores, texturas, aromas dependem muito dos ingredientes… logo mais saberemos melhor sobre. 

Na fabricação das cervejas são 4 queridos ingredientes:

Água (em alguns estilos, é o ingrediente principal, parece estranho né, nem gosto tem); cereais (cevada, milho, arroz, trigo, aveia…); lúpulo (aqui vai dizer se é amarga a bichinha ou não); e por último e o mais bonito de todos os ingredientes, a levedura que é o fermento da bebida, diferenciando as Ale das Lager!!! (a fermentação da cerveja é importantíssima)

imagem-com-desenho-do-Mussum-e-frase

Por Design Tambo


Precisamos frisar que os estilos que vamos ver a seguir surgiram na grande maioria em determinadas regiões do mundo. Por motivos diversos cada localidade destacava ou atenuava alguma característica da cerveja (cor, amargor, aroma, álcool, fermentação, etc).

Por exemplo, alguns locais torravam mais o malte no processo de malteação, outros menos, alguns esquentavam mais o malte no começo do processo de secagem, outros faziam esse aquecimento extra no momento final da secagem.

Enfim este universo de variações empíricas, acredito eu, lá no começo foi virando cultura, e a cultura das mais diversas regiões do mundo foi computada e dividida nos estilos mais conhecidos atualmente.

Acontece que os estilos de cerveja não são fixos, eles possuem uma certa variação “aceitável” dentro de cada parâmetro: Percentual alcoólico (A.B.V.) / Unidades de amargor (IBU) / Gravidade inicial / Gravidade final / Escala de Cor (SRM)


E juntando tudo isso, meu amigo, temos as diferenças entre todas as cervejas existentes.  O bom que cada uma terá o seu gostinho e vamos aproveitando a criatividade de cada mestre cervejeiro, não é? 

tabela-períodica-da-cerveja

Em Pinterest


Obs.: pode acontecer neste post de haver citações de marcas de cerveja. Não estamos fazendo propaganda das mesmas, mas trazendo exemplos corriqueiros, para melhor compreensão.

Quais são os estilos das famílias?

MUITOSSSS :D :D :D

Nas Lager os estilos são: PILSNER, BOCK, SCHWAEZBIER, AMERICAN LAGER, VIENNA entre muitos outros!

E na Família Ale temos: IPA (colocaria um coração aqui),  PORTER, WEISSBIER (ou somente Weiss aqui no Brasil), STOUT E DUBBEL.  

Sabe o que mais leitor, dentro destes estilos, ainda conseguimos encontrar inúmeras variações. No Brewers Association vocês encontram uma lista maravilhosa dos estilos de cerveja, separadinhos! (Pode utilizar o translate do Google na página e ler tudinho em português).

mãos-de-mulheres-brindando-com-cerveja

Por Giovanna Gomes

Lager:

  1. Pilsner ou Pilsen - tem amargor suave, cor translucida. Notas florais combina com petiscos como queijos, carnes de peixe e frango.

  2. American lager - podemos citar logo de cara, aquela cerveja que desce redonda, sabe qualé, skol? É da família Lager e é considerada uma cerveja refrescante. 

Levemente maltada, de cor amarelo dourada.

As American Lager é tipicamente um bebida para iniciantes do mundo das cervejas. E são boas acompanhantes para peixes e frutos do mar. 

  1. Malzbier - de conhecimento de todos é aquela cerveja escura e adocicada. Quem tem o paladar mais amargo, com toda certeza, a vai achar enjoativa. 

Mas ela vai bem com feijoadas ou hambúrguer.  

  1. Vienna - Tem uma cor castanha-acobreada e amargor mediano. Combina muito bem com comidas apimentadas, e queijos defumados. 

  2. Bock - Uma cerveja para se tomar no inverno. E vocês não vão acreditar com o que ela harmoniza? Com as tão odiadas e amadas, passas! Hahaa 

Mas, por outro lado, cai muito bem com fundie de chocolate. A cor da Bock é marrom, bem robusta!!! (linda)

  1. Schwarzbier - São da cor marrom ou preta, com malte tostado de café ou chocolate. Combinam muito bem com feijoada!!

mulher-com-blusa-cor-de-rosa-no-meio-do-bar-segurando-copos-de-cerveja

Por Elevate

Ales: 

  1. Bitter ou Pale Ale -  A popular IPA, que leva uma adição de lúpulo em sua composição, garantindo uma coloração acobreada e intensidade no sabor. Com suas variações: American Pale Ale (cerveja clara); English Pale Ale (forte amargor); Belgian Pale Ale (clara e leve sabor); Indian Pale Ale: Amarga? Sim! com teor alcoólico alto.

  2. Stout - Bebida escura! Tem as doces e as secas, combinam perfeitamente com sobremesas a base de chocolate.

  3. Weissbier -Também chamado weiss ou simplesmente de cerveja de trigo. É uma cerveja típica do sul da Alemanhã, região da Baviera. 

Produzida com, pelo menos, 50% de malte de trigo, sabor frutado e refrescantes! 

Se você come bacon com ovos mexidos pode acompanhar uma Weiss.

mãos-de-homem-brindando-com-cerveja-sobre-mesa-com-diversas-comidas

Por Elevate

Falar de comida e cerveja, lembrar de todos os estilos. Vou ficar  imaginando a quantidade de comidas que combinam com cerveja!

É, velhos tempos, conhecedora apenas da Pilsen, para atualmente, apaixonada e com a escolha na ponta da língua: tem IPA? 

E você leitor, qual a sua cerveja favorita no mundo? Pode responder lá embaixo nos comentários vamos ver qual o estilo mais agrada por aqui.


O que saber para dominar a experiência de apreciar cerveja?

vários-copos-de-cerveja-alinhados-em-cima-de-madeira

Por Peter Kraayvanger

Agora que você já sabe a maior diferença das cervejas,  que são suas famílias. Vamos conversar um pouquinho sobre o que é que toda cerveja tem! Assim saímos deste post afiados no assunto! 

Quero que quando você estiver no balcão ou prateleira escolhendo uma cerveja para engrandecer seu arsenal de paladares e aromas, saiba entender o máximo o que está comprando.

Para isso vamos falar mais sobre a composição da cerveja e o que esperar ao comprar uma cerveja diferente apenas pelo rótulo.

Lúpolos

O Malte é usado não apenas na cerveja como também no preparo de uísque e ovomatilne. 

Ele, provem de cereais que são germinados na água fria em uma temperatura de 10 ºC. Logo após é secado e torrado. Esse processo será fonte de açúcares para as leveduras. 

O malte é responsável, também pela cor, aroma, sabor, espuma da cerveja...

Coloração das Cervejas

três-copos-de-cerveja-de-cores-diferentes

Em Pinterest

A coloração da bebida vai depender dos ingredientes que a compõem, e do processo de fabricação: variação da caramelização, a fervura e até o resfriamento da cerveja.  

Cada cor especificamente, depende da mistura de todos os ingredientes, e pela arte de torrar o malte. Aqui exige muita experiência principalmente para quem faz cerveja artesanal.

Existe uma escala para medir, duas, na verdade, EBC e o SRM que medem a cor, (é um complicado cálculo até para quem faz cerveja, por isso não vou aprofundar para não falar nada errado). 

Então a primeira divisão que fizemos é entre clara e escura. Logo em seguida vamos variando as cores do amarelo, amarelo translúcido, amarelo-ouro, as marrons e as pretinhas. Umas mais fortes outras mais fracas na cor e você já sabe o porquê. :D

Amargor

três-copos-um-com-cerveja,-um-com-cevada-e-um-com-lúpulo

Em Pinterest

O Amargo depende principalmente de dois ingredientes o lúpulo e os cereais maltados.

Espuma da Cerveja

Quem diria que um dia eu estaria escrevendo sobre cerveja, logo eu. Bom, também não virei nenhuma expert no assunto,  mas com o tempo, entendi do porquê tomar a cerveja com espuma. 

E estou falando um pouco aqui, porque toda cerveja faz espuma. Se a sua cerveja não fizer espuma, tem algo errado com sua bebida. 

Porém, se você não gosta de tomar cerveja com espuma, tudo beeem! Muitos conhecidos meus preferem sem, e eu não vou brigar com ninguém, por isso :D 

Mas vamos cá, entender só um pouquinho sobre essa polêmica!!!


garrafa-de-cerveja-despejando-no-copo

Por Republica

A espuma é formada por lúpulo, açúcares e proteínas. E tem as suas funções, por exemplo, evitar que a cerveja entre em contato com o ar, quando isso acontece o gosto pode ser modificado. E ajuda a conservar a temperatura da bebida.

Levando em consideração que dependendo do estilo da cerveja vai criar mais e menos espuma. 

Outro ponto da espuma é usar o copo certo! Eles são especialmente produzidos para manter a espuma, o gosto e até a temperatura, como é o caso das canecas.

Na degustação feita pelos sommeliers, a cerveja é avaliada pela formação de bolhas e estabilidade da espuma no copo. 

E pessoal, segundo especialistas, 70% da espuma volta a ser cerveja. Então, não terá um super desperdício da bebida. Que tal, experimentar com e sem para ver se você nota a diferença. 


duas-mãos-brindando-com-garrafa-contra-o-sol

Por Free-Photos

Conclusão

Não é tão difícil entender sobre as Ales e Lager, certo? Um resumo bem simples e você já entendeu do que se trata e sabe falar com precisão. 

Tudo depende da temperatura que é fermentada!

Ficou sabendo que dentro dessas duas grandes famílias, encontramos mais de 100 estilos. E dentro desses estilos você tem a sua preferida, não é? 

Sabe que os ingredientes inusitados de cada estilo e também a sua origem vai dar o amargor, o sabor, a cor, e a textura de cada cerveja. 

E ficou claro também que tanto as Ales quanto as Lager vão ter cervejas mais escuras e mais claras. 

Acredito que este texto te deixou a par de muitos pontos importantes na fabricação da cerveja e na diferença entre elas. 

E também, pode ter te deixado curioso em outros aspectos, então deixe aqui nos comentários tudo o que mais quer saber sobre cerveja, que vamos trazer para você com muito carinho!

Porque você sabe né, gostamos desse assunto… 

Obrigada por ler e esperamos mais visitas suas em nosso Blog. ????

Beba com moderação! Cheers! ????