Fazer um drink não é difícil, mas nada se compara com o prazer dos utensílios e dos sabores que consegue fazer, fazendo com que seus convidados fiquem admirados.

Não é necessária uma grande variedade e quantidade de utensílios. Sabendo a função de cada um, nos permite criar adaptações, além de guardar dinheiro para comprar ingredientes.

A medida que for aprimorando suas habilidades na criação de coquetéis, você sentirá falta de equipamentos mais profissionais. Por enquanto comece com o que tem na gaveta e comprando o mínimo necessário.

Bolachas ou Porta Copos

 

Os, porta copos tem a função de evitar que sua mesa de madeira manche com bebidas, mas muitas vezes são utilizadas apenas para estética.

O que não falta é variedade e tipos de porta copos. 

Copos

O item mais óbvio da lista, a variedade é bem grande, mas você não precisa de todos.

A escolha vai depender de quais bebidas vai servir. Recomendo os copos old fashioned, de cerveja, long drinks, para coquetel e também taças de vinho.

Saca rolhas

Tenha até dois se preferir. Já imaginou você chegar com a visita em casa e não achar um abridor?

 Abridor de garrafas

Nem todas as garrafas são práticas, que te permitem abrir com as mãos, existem algumas manhas para abrir essas garrafas, mas um abridor de garrafa será bem-vindo!

Você conhece os abridores de garrafa magnético? Existe um modelo que gruda por ímãs na geladeira, muito legal!

 Socador

Esmaga frutas e outros ingredientes necessários para preparar os drinks.

A caipirinha é presente em quase todas as nossas festas. Mas também há diversos outros drinks que necessitarão dessa ferramenta no preparo. 

Faca

Parece bobagem, mas uma faca de qualidade e muito bem afiada é imprescindível para cortar, descascar frutas e abrir embalagens. Você pode pegar a faca da cozinha.

Mas somente se não for possível comprar uma faca específica para o seu bar. Escolha uma com um design bonito e que combine com os outros utensílios.

 Tábua de corte

Ideal para cortar frutas e outros ingredientes necessários para seus drinks sem riscar a mesa de apoio. Além disso, ela é igualmente importante para dar firmeza aos cortes.

 Espremedor

Usado para extrair sucos de frutas como limões, laranjas e outras. Você pode espremer o limão (ou outra fruta) com as mãos. Mas com um espremedor é muito mais estiloso, prático e higiênico.

 Coqueteleira

Foto: istock

Utensílio básico que não pode faltar para a realização de coquetéis com ingredientes de difícil mistura, como açúcar, leite, etc. Dê preferência as de aço inox, resistente e fáceis de limpar! Tem duas opções: a coqueteleira de três partes, que já vem com um coador, ou o clássico que é fechado com um “copo mixer” e necessita de um coador também.

 Dosador

Na hora de fazer os drinks você vai precisar de um dosador, para que possa calcular as doses certas. Principalmente se você é iniciante e não tem muita experiência.

 

Colher bailarina

Além de servir para mexer os drinks, ela também é utilizada como medida muitas vezes e em, algumas preparações, serve também para separar bebidas dos coquetéis em camadas, é importante como ferramenta técnica. Mas isso para quando você já estiver mais craque na arte da mixologia.

 

Açucareiro

Você pode pegar o açucareiro da cozinha. Mas ter um que combina com o conceito visual do seu bar é uma escolha mais estilosa.

 

Balde de gelo

Serve tanto para refrigerar bebidas quanto para armazenar o gelo que vai ser usado no preparo dos seus coquetéis.

Para disponibilizar o gelo aos amigos você precisará de um balde e uma pinça para pegar as pedras. Tente evitar colocar a mão no gelo, o que também pode tirar a pureza da água e, logo, a qualidade do drink.

 E aí, curtiu o post? Dê uma olhada em outros artigos também. Como este das principais bebidas para se ter no Home Bar

Obrigada e até o próximo post