Você adquiriu mesas e cadeiras da Tambo. Nosso trabalho foi realizado para que você tenha a melhor experiência além de comprar um produto durável e bonito. 

Você já deve estar sabendo que tanto as mesas quanto as cadeiras Tambo são resistentes, graças a dedicação artesanal e técnicas de fabricação que são usados em todos os móveis. 

Para um relacionamento duradouro, mesmo com muito amor precisamos mantê-lo saudável e preservado. Assim acontece com os produtos Tambo.

Mesmo que seja utilizado os melhores materiais do mercado, há necessidade de realizar a manutenção, ainda mais porque sabemos que a madeira é um produto natural/orgânico. 

Fica tranquilo, o que vamos falar são algumas dicas e macetes, bem básico.  

Limpando a mesa 

mão de mulher passando pano sobre um tampo de mesa de madeira

Foto acervo Tambo

Água, sabão e pano macio. Simples assim! Pode usar uma esponja também, mas sempre do lado macio. Logo em seguida, seque bem dando atenção especialmente aos parafusos.  

O que não pode é deixar os móveis secarem naturalmente e não, de nenhum jeito direto no sol. 

O ideal para fazer a limpeza do tampo das mesas, no cotidiano, seria usar produtos próprios para madeira. Evitando os que tenham em sua substância solvente (abrasivos), como álcool muito forte, silicones ou lustra móveis. 

imagem com dois produtos um com um X e outro com um V

Designer Tambo

Da mesma forma será limpo a base das mesas baixas, com tampo quadrado de 80 cm, das cadeiras e banquetas que possuem os pés em madeiras.

fotografia de um conjunto de mesa com 4 cadeiras na cor de madeira ao fundo uma janela

Foto acervo Tambo

Mas não se preocupe, nas extremidades dos pés têm uma sapata grampeada. O que previne o contato com a umidade do chão e de quebra ainda protege para não haver riscos. 

Já as nossas mesas, altas e baixas, com tampo de 60 cm, levam a base central de ferro, e nas suas extremidades contam com um suporte regulável, evitando o contato direto do pé ao chão. 

fotografia de um conjunto de mesa com cadeira na cor de madeira, num deck de madeira com uma planta

Foto acervo Tambo

Na hora da limpeza é importante que seja usado sabão líquido neutro e seque muito, muito bem, para evitar que fique umidade parada. 

Olha só! O segredo é secar bem.

Mas não é só a umidade que pode trazer consequências desagradáveis para você. Dependendo de onde a mesa ou cadeira estiver que receba muita poeira, por exemplo, deve ser limpa com mais frequência assim a poeira não tem chance para grudar no móvel. 

Manutenção dos produtos 

Os produtos Tambo: mesa, cadeiras e banquetas são fabricados para serem resistentes. Que com o cuidado na hora da limpeza e ter a manutenção em dia, garante um móvel com aspecto sempre novo na sua casa ou estabelecimento. 

O tampo da mesa é pesado. Por isso se precisar transportar a mesa, tome cuidado para que não seja raspado ou batido. Uma pancada muito forte pode afundar a madeira. 

Ah! Tem uma coisa bem legal sobre o tampo! Não precisa ter preocupações com as bebidas geladas marcarem a superfície da mesa, pois isso só acontece com materiais de baixa qualidade. 

Um bom acabamento, com todas as etapas realizadas corretamente como é feito aqui pela nossa dedicação artesanal, dificilmente vai manchar. Porém, isso não é um empecilho para não usar as famosas “bolachas” na hora de servir garrafas e copos, fica bem charmoso. 

Com o tempo e modo de uso, pode acontecer com muitos móveis ir perdendo o brilho. Os móveis Tambo, são feitos para durar, vão estar lá, firme e fortes na batalha, mas com menos brilho… E sabe o que você pode fazer?

Cera, que repele a sujeira e renova!

foto de produtos e pano marrom em cima de um tampo de mesa de madeira

Foto acervo Tambo

Nós aqui na fábrica usamos cera de carnaúba que é simplesmente demais! Para dar “aquele talento” antes de embalar o produto para envio e já ajudar na conservação da peça. 

E é bem poucas gotinhas que você precisa. Umas 3 ou 4 gotas espalhando com uma esponjinha macia e depois com uma toalha de papel ou um pano macio (seco) retira o excesso do produto e tá pronto, lindo e brilhoso! 

A gente escreve e já visualiza o nosso pessoal fazendo isso aqui na fábrica com a maior dedicação. Depois deste processo é  colocado um saquinho no tampo que se chama isomanta e vai pra caixa de transporte…com o destino: sua casa!

fotografia de conjunto de mesa de madeira na cor preta com cadeiras. parede com mapa mundi

Foto cliente Eli Junior

Mas voltando ao assunto a dica super valiosa para comprar cera é prestar atenção na composição, porque pode ser nociva para os móveis. Opte sempre por produtos de boa origem e qualidade. 

Evite ceras e produtos de limpeza a base de solvente, eles sim, podem ir danificando a pintura. E quando menos espera seu produto está descascando.  

Apertos dos parafusos

Muito difícil acontecer, mas com o passar do tempo, pode aparecer alguma folga, principalmente nas banquetas e cadeiras que são expostas ao fluxo de uso intenso, como é o caso de bares e restaurantes.

As banquetas e cadeiras são montadas na fábrica, elas tem travas fixadas com cola especialmente flexível. Isso significa, que a cola vai absorver torções e impactos, não irá soltar ou quebrar, o que causaria a total soltura da ligação de madeira. Nem estamos falando disso, mas já é uma super vantagem de você comprar a cadeira ou banqueta montada. 

Se sentir uma folga extra verifique se é possível dar um aperto no parafuso da ligação. Obs.: não aperte demais, a ponto dele girar livremente (isso pode acontecer se usar uma parafusadeira muito forte). 

O mesmo cuidado acima deve ser observado na hora de parafusar o tampo na base da mesa.

Exposição a temperaturas

Lembra quando foi comentado que a madeira é um produto orgânico? Então quer dizer que ela se ajusta ao ambiente. Ou seja, se está na chuva vai reter água, inchando. Secando ao sol, ela vai liberar a água, encolhendo.

Explicamos isso detalhadamente neste outro post aqui: Mesas Tambo podem ficar expostas ao ar livre? Vale a leitura!

Sabendo disso você vai conservar os móveis Tambo por muitos anos. Então, evite que os produtos se mantenham o dia todo no sol, chuva, vento, calor, umidade. 

Conclusão

Para concluir me veio em mente a frase: Viu só, não é um bicho de sete cabeças para cuidar dos seus produtos Tambo. Comenta aqui embaixo se você já usou essa expressão. (hehe)

Mas comenta também se você ficou com alguma dúvida. 

A gente tem a nossa dedicação artesanal, é um processo feito com amor mesmo, da montagem até na embalagem.

Os cuidados são simples e não precisam de muito esforço. 
Basta usar panos macios e nada de produtos químicos que tenham algum tipo de solvente. 

Então vamos juntos manter essas mesas e cadeiras lindas, brilhosas, resistentes e preservadas?