O conceito de coworking vem crescendo no Brasil e ganhando cada vez mais espaço. A ideia é realmente genial e uma verdadeira mão na roda para pequenas empresas e empreendedores.

Afinal, unir em um mesmo espaço diversas ideias e negócios pode ser sinônimo de sucesso e expansão para quem está iniciando sua vida empresarial.

Para quem quer montar um coworking, é necessário alguns cuidados, além da construção de um ambiente favorável a fomentação de novas ideias, para que se torne um negócio lucrativo.

Aprenda hoje a montar um coworking de sucesso em seu bairro ou cidade:

Internet rápida e estável

Para montar um coworking você deve se preocupar, e muito, com a internet: a conexão deve ser rápida para aguentar várias pessoas acessando ao mesmo tempo.

Além disso, ela deve ser estável. Conexões que caem o tempo todo ou que apresentam instabilidade conseguem irritar facilmente o usuário.

Espalhe tomadas pelo recinto

Não somos nada sem tomadas. Quem trabalha em frente ao notebook, através do celular ou por qualquer outro dispositivo que exija energia sabe bem disso.

Por isso, ao montar seu coworking, não deixe de espalhar as tomadas tradicionais, além daquelas com entrada para USB. Além de útil, confere um ar muito moderno!

Ar condicionado

Todo escritório que tem muitas máquinas, deve ter um ar condicionado poderoso. Portanto, ao montar seu coworking, você deve pensar bem nesse aspecto também.

É importante que a manutenção seja feita com frequência para evitar que o aparelho quebre ou tenha o desempenho afetado, especialmente nas épocas mais quentes.

Invista no estilo

Como falamos, o coworking é um conceito moderno por isso, você pode investir em elementos estilosos, como parede para escrever a giz, por exemplo.

Outros coworkings se preocupam em passar a ideia de que aquele é um escritório tradicional como qualquer outro. Seja como for, invista no conceito para que se criar uma identidade.

Invista no conforto das mesas e cadeiras

Independente do estilo escolhido para montar seu coworking, o conforto é essencial. As mesas e cadeiras de madeira conferem estilo, beleza e conforto.

E ainda tem um plus: serve tanto para uma estação de trabalho individual ou pode-se juntar algumas para criar uma grande mesa para uma equipe.

Saia do comum

Ao montar um coworking, tente sair um pouco do comum. Sempre ofereça aquele a mais. Você pode criar balcões para que as pessoas possam trabalhar com menos interrupções.

A medida ajuda na concentração e ainda é uma forma de rentabilizar ainda mais seu negócio. Para os balcões, não deixe de pensar em banquetas confortáveis e duráveis!


duas banquetas pretas Foto banquetas de madeira preta - Tambo

Espaço gourmet

Todo trabalho dá fome, mas pode bater aquela preguiça de fechar tudo e ir à rua atrás de comida. A solução? Criar um espaço gourmet em seu coworking.

Pode ser uma pequena sala ou um cantinho com máquinas de café, refrigerante, venda de sanduíches, salgados, doces e o que mais o espaço permitir.

ambiente interno com mesa de madeira e geladeira de inoxFoto de nosso cliente Claudio Emilio

Fique de olho na agenda

Outro ponto importante ao montar seu coworking, é pensar na agenda de reservas de salas ou espaços. Organização é fundamental para que ninguém saia no prejuízo.

Contrate um bom profissional para cuidar da logística. Se a pessoa tiver o apoio de um sistema online, melhor ainda. Assim o serviço fica menos suscetível a erros e é mais transparente!

Ofereça itens de papelaria

Algumas coisas são essenciais, mas mesmo assim são fáceis de serem perdidas ou esquecidas, como caneta, lápis, folha, papel adesivo (post-it).

Para sair na frente, procure pensar em oferecer itens de papelaria ao montar seu coworking, seja de graça ou pago mesmo.

Divulgue seu espaço

E, claro, não deixe de divulgar seu espaço! Fale sobre suas comodidades, diferenciais, localização e serviços.

Use as redes sociais e o próprio Google para destacar seu negócio, além de divulgar no próprio prédio. O retorno é garantido!

Se você gostou das nossas dicas, não saia sem deixar um comentário. Assim saberemos se o conteúdo agradou ou não, para podermos dar continuidade!

Ah! e ao pensar em mesas e cadeiras para todas as ocasiões e espaços, não deixe de visitar nossa loja virtual. Temos certeza que você irá se apaixonar.