Aqui na Empório Tambo, além das estampas disponíveis no catálogo, ainda estampamos desenhos personalizados, ou seja, enviados pelos clientes.

ilustração de uma mesa

Que imagens posso personalizar?

É possível fazer a impressão de uma imagem que contenha até 10 cores. Estas cores devem ser sólidas, sem ou quase sem degradê. Degradê é a variação de tons gradativamente, veja abaixo um exemplo.

Imagens ideais para estampar: logo pessoal ou de empresa, brasões de família, times, cerveja, frases, nomes, letras de música, desenhos.

Configurações técnicas ideias: vetores (AI, CDR), imagem (JPEG, PNG) resolução em 300 dpi/pol, tamanho mínimo 30 cm x 30 cm.

Exemplos de estilo de estamparia possíveis

círculos com estampas diversas

Você sabe o que é uma imagem em vetor?

As estampas da nossa loja são feitas com logos e desenhos em vetor. Em computação gráfica, imagem vetorial é um tipo de imagem gerada a partir de descrições geométricas de formas, diferente das imagens, chamadas mapa de bits (bitmaps), que são geradas a partir de pontos minúsculos diferenciados por suas cores.

Uma imagem vetorial normalmente é composta por curvas, elipses, polígonos, texto, entre outros elementos, isto é, utilizam vetores matemáticos para sua descrição. Em um trecho de desenho sólido, de uma cor apenas, um programa vetorial apenas repete o padrão, não tendo que armazenar dados para cada pixel.

Após tudo isso separamos a imagem por cores, para a confecção de fotolitos para a serigrafia, você sabe o que é fotolito?

“Fotolito” ou “Arte Final” é todo desenho que serve como base para a confecção de uma matriz serigráfica, sendo que sempre deve ser feito em cor escura (preto). O fotolito tem como objetivo de bloquear a passagem de luz, o que proporcionará a gravação em um decalque.

Sobre esmalte: processo de estamparia no azulejo

A técnica de estamparia no azulejo, utilizada pela Tambo chama-se sobre esmalte, que é uma técnica de decalque onde a peça é levada ao forno a mais ou menos 800° C. A alta temperatura faz com que o pigmento, que é um pó rochoso, se torne líquido e se funda a cerâmica. Por este motivo as estampas são tão resistentes, pois não riscam e não desbotam.

Para demonstrar como funciona o processo de decalque usado, utilizamos abaixo um exemplo com a estampa Go Hard or Go Home, que possui 4 cores. Neste processo as cores uma a uma, até formar a imagem e depois a imagem total será transferida para o azulejo, e finalmente levadas ao forno. Veja a ilustração.

Figura explicativa do processo da estampa

Obs.:  Não confunda esse processo com o processo isotérmico utilizado para aplicação de estampas em canecas e pratos, geralmente associado a personalização de peças de lembranças, etc.

Esse processo isotérmico, conta com a aplicação antecipada de uma camada de plástico transparente sobre a caneca, prato ou até mesmo de um azulejo e chega a apenas 350 graus, conduzindo o pigmento para dentro da camada plástica que reveste a peça.

Nesse caso, diferentemente do processo de termo fusão que utilizamos na Tambo, o calor ou até a luz solar pode desbotar a peça, dependendo da qualidade do pigmento e da resina aplicada, pois não se trata da impressão sobre o esmalte, e sim sobre a resina plástica.

Pirografia: processo de estamparia na madeira

A técnica de estamparia na madeira utilizada pela Tambo é a pirografia, que através da queima da madeira forma o desenho. É uma técnica de baixo-relevo altamente durável.

Figura mostrando o entalhe do pirografo na madeira

Imagens ideais para estampar: logo pessoal ou de empresa, brasões de família, times, cerveja, frases, nomes, letras de música, desenhos.

Configurações técnicas ideias: vetores (AI, CDR), imagem (JPEG, PNG) resolução em 300 dpi/pol, tamanho mínimo 30 cm x 30 cm.

Alguns clientes que já personalizaram

Tampos de mesa com diversas estampas

Durabilidade

A pintura é feita de forma que não exista a possibilidade de riscar ou desbotar, a única forma de tirar a tinta seria danificando o azulejo com uma pancada muito forte de objetos pontiagudos. O material multi-laminado naval também é de alta resistência e durabilidade, proporcionando duas vezes mais força ao móvel do que a madeira maciça.

Madeira selecionada e seca em estufa
Quando a árvore é extraída, sua madeira possui alto teor de água, que tende a diminuir através de processos de secagem. A secagem é realizada em madeiras que precisam obter maior resistência.

Quanto menor for o teor de umidade presente na madeira, maior será a sua resistência. O processo de secagem acelerado artificialmente em estufas diminui a umidade presente na madeira.

Características da madeira seca:

Ao perder grande parte da umidade, as peças de madeira seca pesam menos.
Com níveis de umidade abaixo de 20%, a madeira resiste melhor ao ataque de alguns fungos e insetos xilófagos.
Ao obter um teor de umidade apropriado, movimentos de retenção e contração são reduzidos, o que diminui também o surgimento de defeitos, como rachaduras e empenamentos.
Esse processo garante um banco de madeira com o máximo de durabilidade contra afrouxamento das ligações.