A experiência de apreciar cada bebida começa certamente na hora de servir.

E meu amigo, o copo, é o principal elemento que torna esta experiência mais completa, tanto esteticamente, quanto na amplificação de características ligadas a cada tipo de bebida. 

A cerveja em especial, por possuir uma variedade de altos contrastes de: tipos, cores, corpos, aromas, amargores e ingredientes, também possui uma diversidade enorme de copos ligados a cada um dos estilos e variedades.

Donos de lojas de bebidas e os admiradores de cerveja já sabem a importância do copo certo. Muito provável em bares você recebe a cerveja no copo certo. 

Resolvemos escrever aqui sobre alguns tipos de copos para te ajudar a encontrar aquele que combina com a sua cerveja favorita. 

Porque sem nenhuma dúvida os copos dão apresentação à bebida e até estimulam o consumo. Além de alguns fatores determinantes como: com o copo certo a cerveja libera melhor o aroma e controla a espuma

Então amigo, vamoooos beber? Opa! Já me empolguei. Primeiro vamos ler e descobrir alguns tipos de copos.  

Quais as diferenças dos copos

A ideia dos vários tipos de copos é justamente porque existe uma grande variedade de características nas cervejas de todo o mundo:

Corpo, coloração, aromas, texturas e o deleite da própria experiência anatômica de segurar e apreciar a estética do copo e do momento.

Acredito que ao procurar por este assunto, você tem aí consigo a intenção de contemplar o momento de degustar, apreciando ao máximo as sensações que uma boa cerveja tem a oferecer.

rótulo amarelo de cerveja artesanal

Design do rótulo pela Agência Alvo. Em Revista Beer Art

Algumas cervejas já estão colocando em seus rótulos a estampa do copo ideal. E até mesmo as marcas de copos, já dão a dica do tipo de cerveja ou outro líquido para aquele modelo de copo. 

Escolher o copo certo não é apenas para beber a cerveja, é para melhorar a experiência degustativa. Antes de descobrir quais são os tipos de copos para cerveja, precisamos saber um pouco sobre as característica das cervejas. Bora lá?  

Tipos de cerveja! 

Entre marcas famosas e outras regionais. As cervejas artesanais possuem teor alcoólico maior e costumam ser mais densas que as populares. 

De acordo com a revista Beer Art no ano de 2019, o Brasil chegou a 1.209 cervejarias registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A maioria das cervejarias está localizada nos estados do Sul e Sudeste: 85% ficam nessas regiões. 

Quatro copos iguais cheios de cervejas diferentesCopos de cerveja. Por cenkgrafik

São Paulo tem o maior número de estabelecimentos, seguido pelo Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

Aqui no Oeste Catarinense temos 3 novas: Big John, Buffalo Beer e Frisanco. Fora os inúmeros homebrewers, inclusive muitos amigos meus que tive a honra de poder ensinar os primeiros passos para fazer cerveja caseira.

Eu sempre tive dificuldade em pagar por cervejas mais saborosas que as populares light pilsner. As lagers e weissbiers, eram as únicas e raras opções lá pelo ano de 2005.

Esta escassez foi levando o movimento cervejeiro com força, e atualmente (2020) temos um verdadeiro boom de microcervejarias e variados estilos em todo o Brasil.

Não há  dúvida que o público cervejeiro vem crescendo. Cada vez mais verdadeiros apreciadores à sommelier de cervejas (profissional especializado em bebidas alcoólicas), estão por aí dando suas opiniões sobre os mais variados tipos de cerveja.

Quais são os tipos de cerveja  

Damos Graças as cervejarias espalhadas por esse mundão e a todos os diversos estilos de cerveja!  

As cervejas levam em sua composição fermento, água, malte e lúpulo. E as características de cada uma variam entre teor alcoólico, cor e o tipo de fermentação.  

Resumidamente temos dois tipos de cerveja: as Lager (com baixa fermentação, entre 6° e 12°) e as Pale Ale (fermentação alta, entre 15° e 24°).

OBS.: Antigamente as cervejas eram as de verão e as de inverno, pois como eram fermentadas a temperatura ambiente, no inverno eram produzidas as Lagers, e no Verão as Pale Ale.

Dentro dos estilos as mais conhecidas, aqui no Brasil são: 

  • Pilsner.
  • Malzbier (dark lager).
  • Dunkless Bock (cerveja para consumir no inverno).
  • Vienna.
  • American Pale Ale (APA).
  • Indian Pale Ale (IPA).
  • Weizenbier (cerveja de trigo)- aqui chamamos de Weizen ou Weiss.

Estas seriam os estilos de cerveja mais conhecidos e fáceis de encontrar em bares. Com toda certeza se você for dono de um estabelecimento especializado em bebidas ou um super apreciador deve ter colocado nomes mais específicos nesta lista. Porque existe sim, muitos mais estilos. Veja só:  

Tabela periódica da cerveja

Outro ponto para saber identificar o tipo de copo para cada tipo de cerveja é a espuma. Me diz aí, você gosta com ou sem? Você imagina o real motivo para tomar a cerveja com espuma? 

A função da espuma no seu copo

Muitas pessoas acham um desperdício tomar a cerveja com espuma, preferem sem ou quase nada. Temos que dizer que se você é uma dessas pessoas… Tudo bem! Vai muito do gosto de cada um. 

Mas, que a espuma ajuda a manter a temperatura e evita a oxidação que muda o gosto da bebida, é real! Então o correto mesmo seria sempre tomar com. 

copo cheio de cerveja ao fundo pão com hambúrguerPor Joshua Resnick

A espuma é uma característica fundamental da cerveja, caso você não enxergar nenhuma espuma no copo é porque tem alguma coisa errada. A data de validade pode ter ultrapassado o limite, ou vazando, até mesmo ela pode estar contaminada. 

Entendido esse ponto, vamos enfim, conhecer os tipos de copos e quais as diferenças eles causam no efeito da bebida! 

Os Tipos de Copos fazendo a diferença! 

Vamos trazer agora alguns copos mais conhecidos e fáceis de comprar e até mesmo de encontrar na maioria dos bares. Alguns são mais diferentões, e que talvez só encontramos em bares ou lojas mais especializadas. 

Pra deixar registrado a matéria prima utilizada na fabricação do copo de cerveja perfeito, sempre será o de vidro, porque é o único que não altera o sabor das bebidas. Combinado? Então bora encher esse copo! (com moderação, claro) 

Copo Americano

Acredito que esse é o mais famoso copo. É fácil de encontrar naqueles típicos botecos, em restaurantes que servem cerveja, e quem nunca tomou cafézinho com um copo destes?  

O tamanho deste copo é ideal para não deixar a cerveja esquentar. Uma garrafa serve bem 3 copos (190 ml)!

Eu particularmente acho pequeno demais, prefiro os de 400 ml, no mínimo.

As cervejas que mais combinam são as American Lager, Light Lager e Pilsen que são cervejas leves como a Skol, Brahma…Em suma, as que precisam ser tomadas bem geladas. 

copo americano cheio de cerveja

Copo Caldereta

Este é um copo muito versátil! Funciona muito bem para ter em casa, serve muitas bebidas e é um baita quebra galho. Sua capacidade é de 300 a 500 ml. 

Ideal para degustar as IPAs, Ales, americanas e algumas Lager. Mas o ponto positivo dele que serve para beber qualquer cerveja se for preciso.

Copo caldereta ilustrativo com cerveja

Copo Pint

E este copo? Já viu em algum bar? Tem um design simples, a parte maior é para facilitar que eles não fiquem presos um no outro ao serem empilhados. 

Um breve curiosidade, em outros países a cerveja não é consumida na mesma temperatura que aqui no Brasil. Por isso, o pint também foi produzido especialmente para tomar cerveja que não precisa estar muuuito gelada.    

O significado desse copo na Inglaterra é uma medida exata de 568 ml. Você chega no Pub e pede um Pint (se pronuncia páint). 

Aqui no Brasil, também chamado de Nonick, muitas choperias adoram como copo oficial porque ele é ideal para bebidas mais encorpadas como as IPAs e as variações de Sout. Até mesmo diversas Lagers pode ser consumidas.

copo de cerveja pint cheio. apoiado em fundo de madeira

Copo Lager

O copo Lager tem um formato que ajuda a manter a espuma, então para quem gosta, este é o copo certo. Este também é costumeiramente encontrados na choperia, então além de servir o chope, serve American e Light Loger e Pilsen. 

A cintura fina deste copo, permite a visualização das bolhas de gás da parte do fundo do copo escorrendo pelo vidro. É lindo!

dois copos lager de cerveja, um cheio ou vazio, com um ramalhete de trigo

Caneca 

Ah! Caneca lembra de Oktoberfest logo de cara, que lembra chope. São ideais para bebidas do estilo Pilsen, Vienna Lager e para fazer aquele brinde de 500 ml. 

O cabo da caneca evita que o calor da mão esquente a bebida, já que este copo geralmente se usa em pé sem uso de mesas.

Copo caneca de cerveja cheio

Um tipo de caneca muito famoso e que eu amo é o MASS ou Seidel, uma caneca de 1 litro, tipicamente alemão. Maravilhoso pra você se servir uma vez e sair pela festa a brindar sem precisar voltar tão cedo para o balcão!

Copo Pilsner

Muitas pessoas por aqui no Brasil chamam este copo e algumas variações dele de Tulipa, mas é o tradicional Pilsner. 

É ideal para cervejas do tipo Belgion Blond Ale, Vienna e claro, as Pilsner e as cervejas claras e translúcidas.

Este copo possibilita bela formação de espuma ao servir e realça o aroma das cervejas mais sutis.

copo pilsner de cerveja, ilustrado cheio

Copo Tulipa

Como o nome remete, é possível imaginar um copo em formato da flor. E sim, foi inspirado nela! Especialmente para degustar as cervejas belgas. 

Além delas, outras cervejas maltadas e lupuladas podem ser servidas, principalmente por garantir a espuma. 

Combina bem com Wee Heavy, American Double IPA e American Wild Ale, Saison Ale entre outras. 

Com a boca mais estreita e bojo farto, ela permite boa apreciação da elevação das bolhas escorrendo pela lateral do copo, principalmente em caso de cervejas mais escuras.

O pé do copo mais estreito oferece uma boa pegada. Os estilos de cerveja servidas a uma temperatura não tão geladas são ideias para este copo.

copo tulipa ilustrado cheio de cerveja

Cálice

Também chamadas de taças do estilo Goblet, permite uma apresentação incrível, charmosa, com a fina faixa dourada na borda da maioria dos copos desse estilo. 

Com a boca mais larga são ideais para manter a espuma e para apreciar o perfume das cervejas.

Cervejas como as Belgian IPA e Strong Dark Ale, Berliner Weisse são ótimas pedidas para este tipo de copo. 

foto taça cálice de cerveja

IPA Glass

A grande sacada deste copo está na sua base. As ondulações ajudam a liberar o aroma da cerveja a cada gole. O copo que tem a boca um pouco mais estreita que seu meio, ajuda a segurar por mais tempo o cheiro da cerveja. 

Como o nome do copo já diz, o copo é para todos os tipos de IPAs. 

Você já tomou em um copo assim? 

vários copos para cerveja ipa sendo enchidos

Tumbler

Este copo chama atenção pela sua espessura, mas, o mais importante que ele é ótimo para sentir o aroma da cerveja ressaltando o sabor da bebida.

Resistente, muitos bares são adeptos a ele, pois dificilmente quebra. Além de ajudar com que o calor da mão não passe para a bebida. 

É ideal para cervejas belgas e as de trigo que não fazem tanta espuma. 

Copo tumbler ilustrado cheio de cerveja

Taça de Cerveja Teku

A taça Teku é produzida na Alemanha, mas foi um mestre cervejeiro italiano quem a idealizou. 

Seu formato é diferente, ideal para degustar cervejas belgas e também as Saisons, Bock e IPAs. 

Porém, ela é tão perfeita que qualquer tipo de cerveja é degustada com muita graça. Ou seja, o copo coringa perfeito para ter em casa e servir em grande estilo até mesmo vinho ou chope.

duas taças estilo teku

Snifter

É uma taça que você pode usar em casa para servir conhaque! E para cervejas mais fortes, com aromas marcantes. 

Cervejas como American Double - IPAs e Stout, American Strong ALe, Belgicas entre outras. 

Copo Snifter ilustrado com um pouco de bebida

Cilindrico

Este copo é uma variação do copo Munich Dunkel.

É ideal para cervejas amargas, porque graças o seu formato reto facilita que o líquido tenha mais velocidade para chegar na boca, indo direto na parte de trás da língua onde se sente o amargo. 

copo cilindro para cerveja

 Copo Flauta

Você sabe que assim como os vinhos e espumantes, existe cerveja com o processo de fabricação parecido, que soltam borbulhas. Fazendo com que este copo seja perfeito para admirar o conteúdo. 

Ideal para cervejas de trigo e as Pilsners. 

Taça flauta para cerveja, vinho e espumante

Copo Yard?  

Este copo parece uma corneta ou também um tubo de ensaio, dependendo da criatividade de quem olha!

É um copo um tanto quanto estranho inicialmente criado pela cervejaria Bosteels, vendido para degustar a cerveja Kwak da cervejaria. Muito singular, não é? 

Na história esse copo não ficava de pé sozinho precisando de um suporte de madeira. Isso para que os cocheiros pudessem apoiar a bebida na carroça. 

Com o tempo ele foi sendo aprimorado com alguns ajustes para se manter sem o apoio.

Como é um copo Belga, lá ele é ideal para tomar com a cerveja Pauwel Kwak, que é encorpada e frutada. Logo ele serve muito bem cervejas do estilo Strong Ale.

Com certeza uma ótima experiência beber 1 litro de cerveja em um copo tão deslumbrante. 

Você aí, já provou a cerveja ou alguma cerveja neste copo? 

Conjunto de copo Yard apoiado em haste de madeira

Curiosidades

    • Lavar o copo: Esfregar o copo com uma bucha (limpa, de preferência que só lave os copos). Utilizar detergente neutro. E enxaguar bem em água corrente. 
    • Utilizar máquina lava-louças: Não é recomendado! Como dito acima, deve ser bem enxaguado e infelizmente a máquina pode deixar alguns resíduos de sabão. E isso atrapalha na formação da espuma/creme da cerveja. 
    • Secar o copo: Deixe sempre o copo secando naturalmente virado com a boca para baixo, assim não irá ficar com fiapos de toalha presos e também evitar acumular a poeira do ar.  
    • Congelar os copos: Você faz isso? O recomendável é não fazer. Pois quando o gelo derreter, obviamente se misturando com a cerveja você vai perder: temperatura correta e sabor! Mantenha o copo sempre limpo e em temperatura ambiente.
    • O gosto e o sabor: Temos uma diferença entre gosto e sabor! Gosto é doce, amargo, salgado e azedo… que sentimos ao tocar com a língua. O sabor é quando associamos o gosto com a textura e aroma. Por isso o olfato está ligado com o paladar. Quantas vezes comemos algo com sabor de outro algo que pode nem ser comestível.    

        Copos para outras bebidas

        Com tantas pesquisas sobre os copos ideias para cada tipo de cerveja encontramos muitos outros estilos de copos para outras bebidas. 

        Só para ressaltar, aqui no blog já temos um post especial sobre os Tipos de copos, com os mais variados modelos e suas utilidades. Aqui, vamos citar apenas alguns, assim você tem um bônus para comprar alguns copos específicos para a sua casa, bar, loja! 

        Para Conhaque:

        Vimos o copo snifter usado para conhaque e cerveja. Por isso trouxemos uma outra variação. 

        Como é uma bebida quente, o pé acaba sendo desnecessário já que o calor da mão não interfere, não é? 

        copo para conhaque

        Para Uísque:

        Você já se perguntou porque algumas garrafas está escrito Whiskey e outras Whisky? Saiba que as duas estão corretas são tradução da língua celta antiga. Mas as bebidas originárias da Irlanda leva o "e", sendo escrito Whiskey”. Já na Escócia ficou apenas Whisky. 

        Muitos modelos de copos para uísque, para vários e vários estilos. O que precisamos levar em consideração na hora de escolher é o formato do copo. 

        Se a ideia é tomar com gelo, a boca do copo deve ser mais larga para que entre o cubo de gelo. Recomendado também copos que tenham haste ou mesmo o fundo mais grosso para que a temperatura da mão não interfira. 

        Já o copo com a boca mais estreita vai permitir apreciar melhor o aroma da bebida. 

        homem segurando copo de uísque
        Em Pinterest

        Para Vinho:

        Essa aqui também ganha uma ampla variedade de taças para cada tipo de vinho. E tem vinho na lista: Tintos, Brancos, Sobremesa, Rosé, Espumantes (o copo é estilo flauta que vimos lá em cima), Pinot, Borgonha e mais. 

        Figura roxa com ilustração de várias taças
        Em Pinterest

        Para Champanhe:

        As espumantes e Champanhes também são apreciadas na taça flauta, já falada. 

        Para diversas situações são personalizadas, como para os brindes de casamento! 

        Ou mais sofisticadas como essa toda decorada.

        Taça para champanhe decorada

        Conclusão

        E aí, deu vontade de experimentar uma cervejinha no copo certo? 

        Agora é ficar de olho se o seu bar preferido traz a sua cerveja no copo certo, mas como a gente viu, alguns copos são coringas, funcionam para vários tipos de cervejas.  

        E são eles que você pode optar para ter no seu Home Bar, basta você escolher primeiro o estilo de cerveja que mais agrada seu paladar e em seguida comprar o copo ideal.

        Sem dúvidas que o copo melhora o visual da bebida e proporciona uma experiência gustativa sensacional!

        Você viu a importância da espuma na cerveja. Então você que gosta de beber a cerveja sem espuma, experimente com! E conte para a gente se viu diferença! Ainda mais se usar o copo certo! 

        Ah! Lembra da Taça Teku, linda e perfeita para todos os tipos de cerveja? Pois bem, super pedida para ter no armário, não é? Assim você vai fazer “bonito”! Chame os amigos e aproveite o melhor da cerveja.

        Enfim cada copo tem um propósito, alguns para auxiliar na formação da espuma. Outras para deixar o aroma da cerveja mais evidente. Mas o mais importante mesmo é proporcionar um momento agradável.

        Para você nosso leitor e amante de uma boa cerveja, desejamos que encontre o copo perfeito e aprecie (sempre com moderação)! 

        Esperamos que você tenha gostado do post de hoje. Aproveite para assinar a nossa newsletter. Assim, você recebe na sua caixa de entrada as atualizações de novos conteúdos!

        Obrigada e até o próximo post! Cheers!