Conheça todos os detalhes para deixar a varanda do jeito que você sempre quis no seu apartamento!

As casas são muito procuradas por causa dos seus jardins, mas os apartamentos também possuem seu charme. As varandas são cada vez mais exigidas pelos consumidores que estão em busca do imóvel perfeito e não renunciam ao conforto, tranquilidade, modernidade durante o dia a dia e uma vista incrível da cidade. Mas, para que o espaço fique bem organizado e não acabe se tornando uma dor de cabeça, é necessário conhecer algumas dicas de decoração.

Além disso, vários apartamentos em Santa Catarina permitem que a varanda seja integrada com outros espaços, como sala de estar e de jantar ou quartos e escritórios.

Para que isso seja de fato possível, é indicado que seja feita uma pesquisa detalhada para conhecer alguns projetos que já foram realizados e utilizar como inspiração.

Consultar profissionais da área de design de interiores e arquitetura também é essencial, eles irão passar outro ponto de vista sobre o projeto. Esteja sempre disposto a receber novas ideias e sugestões.

Para facilitar ainda mais o projeto, separamos algumas dicas exclusivamente para você, continue lendo o artigo e fique por dentro de todos os detalhes!  

Decoração da varanda do apartamento

Atualmente, existem vários métodos de decorar a varanda do apartamento. Entretanto, ela deve ser organizada para atender as necessidades atuais dos moradores. Comece calculando a área disponível para o projeto, assim será mais fácil decidir os móveis que irão fazer parte.

Em seguida, confira se o local pode ser fechado com um vidro resistente, caso contrário é necessário comprar móveis resistentes ao sol e a chuva.

Em algumas lojas são possíveis comprar os móveis feitos a medida, esse fator é muito útil nos imóveis que não possuem muito espaço.  

Após ter feito isso, é hora de escolher os acessórios. Procure luminárias simples e que combinem com o resto do ambiente, coloque uma do lado do sofá e espalhadas no teto. Utilize almofadas, laranja combina com facilidade e passa toda a energia que faltava. Em cima da mesa, invista em velas e artigos antigos.

Dependendo da varanda, opte por pequenas palmeiras, certamente irá ficar maravilhoso.  

Modelos de varandas multifuncionais

A seguir, confira alguns projetos que são referências no setor de decoração de interiores no Brasil e no mundo, utilize cada detalhe para se inspirar e pensar em novas e ideias. Confira!

Extensão da varanda e a sala

Quem tem pouco espaço na sala, com certeza, vai adorar esta ideia. Juntar a sala com a varanda é o truque perfeito, ajuda a aumentar a área e da outra funcionalidade para esse espaço, que muitas vezes não é aproveitado como deveria. Mas é fundamental reforçar a sua atenção no momento de começar a decoração, é preciso que os dois ambientes estejam interligados.

É possível utilizar os mesmo acabamentos, assim será valorizado o visual unificado entre ambas as partes. Os móveis podem ser semelhantes, procure colocar na varanda os sofás, flores, estantes e mesinhas para tomar um café ou jogar conversa fora com as amigas, já dentro da sala coloque a mesa de jantar, cadeiras, quadros e televisão.

Devem ser escolhidas as cores antes de iniciar o projeto, mas cuidado, uma vez que essa será a paleta de cores até o final.

Extensão da varanda e o quarto de casal

No quarto de casal também é possível juntar o ambiente com a varanda, basta saber como decorar às duas partes para manter a elegância e a sofisticação.

Hoje em dia, é muito comum ver apartamentos com pouco espaço, permitindo colocar um número limitado de itens. Aqui, é ideal deixar a criatividade tomar conta, utilize cores diferentes e móveis modernos.

Na área externa coloque cadeiras e banquinhos com uma mesa, monte um cantinho para relaxar e esquecer a rotina estressante do dia a dia. As flores também são muito bem-vindas, rosas, orquídeas, violetas, girassóis e margaridas.   

Distribuição do espaço na varanda

Quando a varanda é muito grande, uma boa opção é distribuir o ambiente para conseguir acomodar todos os objetos que são necessários colocar. De um lado, monte um lugar aconchegante para poder ler um livro, conversar e descansar, já do outro, é indicado investir em bibliotecas, mesinhas com flores e armários para guardar os utensílios.

Colocar uma luminária do lado do sofá também é muito importante, uma vez que esse detalhe irá permitir que a varanda possa ser utilizada durante a noite.

Vale a pena investir neste cantinho?

Bom, depois de ter analisado com mais calma a varanda e o que é possível fazer nesse ambiente, fica mais fácil avaliar se realmente vale a pena investir nesta decoração. Claro, isso pode acabar variando de acordo com os moradores do apartamento e suas exigências.

Mas, se você é daquelas pessoas que não resiste a uma boa conversa em um local agradável e com uma vista incrível do seu bairro, então pode ter certeza que o investimento irá ser satisfatório.

Verifique o valor dos acessórios, consulte sites especializados no assunto e compare no mínimo 3 lojas, muitas vezes não é preciso gastar muito para ter aconchego e conforto no próprio imóvel.

Além disso, procure conversar com familiares a amigos, em alguns casos eles podem indicar profissionais capacitados e que não cobram muito caro para realizar o serviço.

A reforma da varanda deve ser vista como um investimento e não um gasto, se no futuro você pensar em vender ou alugar o seu apartamento, pode ter certeza que será um item essencial para atrair os consumidores. Isso é ainda melhor quando a localização é boa e perto dos centros comerciais.  

Gostou do artigo? Continue acompanhando nossas postagens e saiba como decorar a varanda do seu apartamento para que seja multifuncional, sem dispensar a elegância e o conforto!

Compartilhe em suas redes sociais, certamente irá ajudar muitas pessoas a deixar tudo em perfeita harmonia para receber as visitas!