Quem não passou a valorizar mais a cozinha depois do Master Chef – e os outros vários programas do gênero – que atire a primeira pedra! (Não em mim)

É impossível não ficar encantado com as pessoas que transformam pedra em macarronada, e é ainda mais impossível ainda não querer uma cozinha tão bonita e tão funcional em casa, né?

A boa notícia é que você não precisa ser um chef de mão cheia para ter uma cozinha que dá vontade de fotografar e postar no Instagram.

Elaboramos uma lista de dicas rápidas, simples e possíveis para que qualquer pessoa possa ter uma cozinha muito mais legal, funcional e linda de morrer!

É bom até ir pensando já na sua própria hashtag e deixar em um quadrinho para as visitas postarem. Vai que sua cozinha não vira ponto turístico, né?

Bom, chega de papo e vamos lá!

 

Respeite seu espaço

Se você tem uma cozinha pequena, por exemplo, você tem que aceitar isso. O que queremos dizer é: não entulhe sua cozinha de coisas que simplesmente não cabem nela.

Procure ser cético na hora de fazer suas compras e avalie real necessidade e uso. Se acabar comprando coisas novas, doe, venda ou jogue fora os utensílios antigos.

 

Dê personalidade para sua cozinha

Sendo o espaço grande ou pequeno, uma personalidade sempre cai bem. Saia das cores óbvias, por exemplo, aposte no ousado. Que tal, uns livros de culinária na prateleira dos pratos?

Outra ideia é apostar em quadros, artesanato (especialmente se tiver uma história por trás), iluminação e uma boa escolha de móveis.

 

Suas paredes não falam, mas são úteis

Um toque moderno que seve tanto para cozinhas grandes, pequenas e médias é não esquecer que as paredes também têm funções úteis, que fazem toda a diferença.

Aposte em barras de ímã ou quadros de madeira, ou outro material com ganchos. São ótimas soluções para facas, canecas, potes e até panelas ou frigideiras, a depender do seu espaço.

 

Aproveite os espaços

Se sua cozinha for grande o suficiente para ter uma bancada do estilo americana e uma mesa de jantar, utilize às duas.

Com banquetas confortáveis para a ilha, sua cozinha ficará com um aspecto muito aconchegante e convidativo. Ótimo para reuniões em família ou com amigos!

 

Mantenha a organização

Qualquer cômodo bagunçado demais gradualmente se torna caótico. Algumas dicas para manter a organização é apostar em prateleiras, estantes e em potes padronizados.

Para deixar ainda mais organizado à la Mônica Geller, faça etiquetas com os nomes de temperos, condimentos, mantimentos ou qualquer outro material que você costume utilizar.

 

Aposte nos móveis

Armários feitos sob medida são sempre a melhor escolha, principalmente se o seu espaço for pequeno. Mas se você não tem grana para isso, relaxa. Tire todas as medidas e vá para a loja.

Escolha, móveis funcionais e resistentes, afinal trocar toda hora é desperdício de dinheiro. Neste quesito, o mesmo vale para a mesa de jantar!

Se você gostou da nossa lista, não deixe de compartilhar com amigos e familiares, principalmente com os viciados em programas de culinária e também com aqueles que estão se mudando ou pensando em inovar!

Também é muito importante que você deixe um comentário, principalmente se você tem novas ideias para compartilhar conosco e com nossos leitores!