Decorar apartamento pequeno pode ser um desafio, mas nem de longe é uma missão impossível.  Tudo o que você precisa é de paciência na hora de comprar as peças.

Cada item deve ser cuidadosamente escolhido para não comprometer o conforto e a movimentação nos ambientes!

Hoje em dia é cada vez mais comum que as pessoas optem por casas ou apartamentos menores. O motivo disso é uma vida atrelada de tarefas, que acaba ficando mais prática com locais menores, demandando menos trabalho na limpeza e manutenções. 

O importante é saber otimizar para melhor aproveitar o espaço, trazer itens funcionais que com um pouquinho de cálculo, você coloca cada coisa no seu devido lugar. 

Essa última frase me lembrou do Programa “Clean House” aqui no Brasil chamado “Cada Coisa em Seu Lugar” no qual as pessoas têm a casa abarrotada de objetos que não usam, deixando muitos cômodos inacessíveis.

Não que isso tenha muito a ver com decoração em um primeiro momento. Porém, a maioria dos arquitetos, falam o quanto é importante a organização na missão de decorar, principalmente apartamentos pequenos.    

Neste artigo reunimos várias dicas e artifícios para você poder fazer maravilhas nos poucos metros quadrados do seu lar.

Dicas essenciais para decorar apartamento pequeno!

Ambiente interno em tons de cinza nas paredes, sofá cinza mais escuro, mesa branca com cadeiras pretas. Pendentes em cima da mesa dourado rose.
Por Decor Fácil

Vamos falar sobre os recursos disponíveis para deixar “o cantinho” confortável e com uma aparência maior.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é medir e anotar o tamanho de cada cômodo. Assim vai conseguir planejar quanto de espaço cada móvel vai utilizar. 

Então, fita métrica em mãos e bora lá! Você vai ver que com a metragem e criatividade seu cantinho vai ganhar valor.

Dica: Cole fita branca no chão do tamanho dos móveis ou recorte um papelão do tamanho que eles ocupam para simulá-los na mudança do ambiente. Assim, terá uma noção mais consciente do espaço ocupado.

Nosso objetivo é decorar apartamento pequeno e fazer o espaço render, com a ideia dele ser além de bonito, simples de limpar, fácil de se movimentar, aconchegante e claro, que tenha a sua cara! 

Menos é mais – aproveite a decoração, mas não exagere!

Apartamento pequeno integrado com cozinha e salas de jantar e estar
Por Tassia Pereira Designer de Interiores em Casa Claudia

O mais adequado a se pensar na hora de decorar apartamento pequeno é que menos é mais! E isso nem de longe significa que você precisa obrigatoriamente apostar em uma decoração minimalista!

Significa, sim, que você precisa se atentar aos detalhes e fazer escolhas mais cautelosas. Sempre priorizando o conforto e o espaço que você tem. Por isso mesmo, aquele primeiro passo em que você mede o ambiente é fundamental!

Para montar e decorar um apartamento pequeno você deve alimentar um perfil de desapego. Não dá para ter milhares de coisas sem utilidade, estocadas pela casa! 

É hora de se desfazer daquilo que você não precisa. E se organizar!

Este ponto estamos falando em arrumar a casa, não deixar nada espalhado ou no lugar errado. Você leu essa frase e assim como eu, lembrou de uma pessoa que costuma jogar o casaco em cima do sofá quando chega? 

Talvez alguns indivíduos não iriam se adaptar em cômodos tão pequenos. Porém, ambientes bem planejados dá até gosto de cuidar e são mais fáceis de manter organizado, né?

Voltando ao assunto, em apartamento pequeno, precisamos evitar móveis que dão a possibilidade de ir enchendo de trecos, como estantes e prateleiras que ficam acessíveis.

Até mesmo, aquela cadeira que não teme espaço na cozinha, então fica no quarto… e a única utilidade dela é empilhar roupas, deixando o espaço com ar de bagunçado.  

A decoradora Elaine Gonzalez, acostumada a dar dicas na tela da Rede Globo, sugere, por exemplo, que os moradores de apartamento pequeno adotem ao uso de cabideiros

Hall de entrada com cabideiro de madeira e base branca. Parede de tijolinhos, puff e decorado com uma planta
Em Americanas

Assim, ao chegar em casa, cansado não irá escolher qualquer móvel para pendurar a roupa, e sim, vai usar aquele cabideiro lindo que comprou  especialmente para combinar com a sua sala. 

Casaco no devido lugar e "tcharan", ambiente organizado, espaçoso e bonito!

Esses foram os primeiros passos para entendermos a importância de decorar apartamento pequeno. 

Agora vamos às dicas mais pontuais? A intenção é que você saia daqui decorando até a casa dos outros! 

Por que ambientes integrados?

A escolha por kitnets e lofts é cada vez mais frequente, principalmente em cidades de grande porte. Além do fator “rotina atolada”, que demanda a escolha de locais mais fáceis de manter, outro motivo da escolha é a localização.

Espaços pequenos são mais fácies de encontrar em determinadas regiões. O fato das pessoas estarem se casando cada vez mais tarde - ou mesmo nem se casam, também aumenta a procura de moradias pequenas e baratas.

Por conta disso, também podemos ver uma quantidade maior de profissionais voltados para decoração e arquitetura que pensam, justamente, nesses projetos, e dedicam os seus trabalhos para esse público. 

ambiente integrado com banquetas altas brancas, balcão em madeira. móveis predominantes brancos. Luminária pendente colorida
Projeto Helô Marques Associados em Homify

ambiente integrado comprido com espelho na lateral. Sofás e rack um de frente ao outro
Projeto do FPR Studio em Homify 

o inúmeras as possíveis combinações de ambientes pequenos integrados, pequenos, bonitos e confortáveis. Basta apostar também na sua criatividade! 

E como veremos nos tópicos de decoração aqui do nosso artigo a maioria dos ambientes pequenos utilizam essa integração, pelo óbvio né? Espaço!

Isso tudo, não significa que sua casa não vai ter privacidade. Porque você pode apostar em painéis de madeira, ou até mesmo portas de correr – que não ocupam espaço, e permitem que você integre os dois ambientes facilmente.

Nesse caso, de qualquer forma, é importantíssimo que você mantenha sempre os dois locais muito bem arrumados. 

ambiente integrado de sala com cozinha, porta azul de correr separando os dois ambientes
Por Fernanda Azevedo Mancini em Viva Decora

Agora vamos abordar alguns dos detalhes mais especiais e como eles podem impactar na decoração de apartamentos pequenos ou ambientes integrados:

Usar espelhos oferece maior amplitude ao espaço

O uso de espelhos é uma dica mais corriqueira quando se fala em decoração para ambientes pequenos, e talvez você já conheça. 

Mas, vale a pena ressaltar porque ela realmente garante um efeito impressionante no resultado se bem utilizada!

casa pequena decorada com espelho na horizontal ocupando boa parte da parede que contém a mesa
Por Kit Gaion

Aplicados estrategicamente os espelhos conseguem dobrar o tamanho do local – ou ao menos, causar essa impressão. 

Para conseguir o efeito, você pode aplicar espelhos em uma parede que reflita um cômodo. É muito comum nas salas e quartos, por exemplo. 

Sempre cuidando a harmonia e vale lembrar, como diz a arquiteta Nina Abadjief, para o site Hoje em Dia, “Importante não colocá-los atrás de eletrônicos para não mostrar os fios”.

Ela também relata a importância e o cuidado com o uso de itens decorativos pequenos na decoração, “Espelhos duplicam tudo e podem deixar um local repleto de objetos ainda mais carregado. A estética precisa ser agradável”.

A aplicação de porta de vidro entre ambientes integrados também pode dar esse ar! Isso acontece porque mesmo quando elas estão fechadas, ainda é possível ver o outro lado. Dessa forma, são muito utilizadas em apartamento pequeno, e realmente causam um efeito interessante!

A utilização de portas que permitam ver o outro cômodo e espelhos – que ajudam a aumentar a sensação de espaço – são excelentes para quem busca por opções para tornar o ambiente pequeno mais aconchegante e não claustrofóbico!

Concluindo: pode apostar no uso de espelhos, só tomar cuidado para ele dar o efeito realmente desejado no ambiente! 

Como a iluminação pode transformar o ambiente integrado

iluminação dos ambientesPor Casa.com.br

Da mesma forma que um móvel novo, a luz também valoriza o espaço. E assim como a cor (falaremos mais ainda neste artigo), a luz traz aconchego e amplia espaços. 

Então vamos ver os diferentes tipos de luz:

Luz Branca:  Se assemelha a luz natural e está ligada aos ambientes de trabalho como: cozinhas, banheiros, escritórios e lavanderias. 

Luz amarela: É mais quente, por isso mais aconchegante. Ideal para quartos, salas de estar.

Certo, cada uma tem uma função, mas no apartamento pequeno que os espaços são integrados? 

Simplesmente a solução é ter dois interruptores, para você controlar a situação toda 

Por exemplo, se no seu apartamento tem a lavanderia integrada com a cozinha, dois ambientes de trabalho, então a melhor opção é a luz branca.

Mas se o caso for um quarto com home office, a dica do site Casa Show é utilizar a luz amarela e a branca, e pode ser de duas formas.

A branca centralizada para as horas de trabalho e a amarela nos cantos, para a hora do descanso. Ou então a amarela centralizada e apenas pendente de luz branca na escrivaninha. 

tipos de iluminaçãoPor Waldir Junior

Vale aqui o mesmo na integração de sala com cozinha. Branca quando estiver preparando a refeição. Sentou relaxar na sala, liga a amarela. Mas se sentou para ler… volta a branca!

Interruptores, salvando apartamentos pequenos desde que descobrimos que podemos, sim, transformar o ambiente pequeno com uma boa iluminação

Ah! Você já ouviu falar no dimmer? Pode comprar especificamente para a função de controlar a intensidade da luz. 

E se seu ambiente permitir a luz natural e você gostar muito desse estilo, use e abuse. Afinal, ela dá vida ao ambiente. 

Para ela fazer parte da decoração aposte em móveis, cor e piso que reflitam ainda mais luz. E nessa hora, cores claras são essenciais. 

Viu só como uma boa iluminação tem participação importante na decoração? Seja com luz artificial ou natural, você consegue deixar seu apartamento acolhedor. 

Móveis funcionais

Perfeitos! Maravilhosos! Apaixonantes… tá bom, um pouco apelativo, mas você já assistiu aqueles vídeos de móveis que parecem verdadeiros Transformers? E não quis ter um móvel em sua casa? 

Nos ambientes pequenos, estes tipos de móveis fazem uma grande diferença!

Ainda mais quando, além de úteis, são bonitos e confortáveis. Como é o caso do sofá abaixo, que se transforma em um beliche. 

Se você só tem um quarto em casa, móveis assim garante que você receba hóspedes! Não é legal?  

sofá amarelo com função de virar beliche
Em Casa Abril

Olha neste caso, quartos para as crianças. As camas, integradas à escrivaninha permite o aumento do espaço para circulação sem tirar a comodidade e a beleza.

quarto com móvel funcional cama de solteiro na parte superior e escrivaninha na parte de baixo. Cama de solteiro também do lado esquerdo.
Em Viva Decora

Uma pesquisa breve na internet e encontramos diversos móveis com mais de uma função. Veja a foto a seguir. Uma ideia prática e compacta, que facilita a organização no dia-a-dia.

parede verde com um estreito armário pendurado na parede quando abre vira mesa de passar roupa
Em Americanas

E por falar em organização, que tal aproveitar o espaço disponível embaixo da cama para armazenar objetos, roupa, sapatos, enfim...o que couber?

Quarto com decoração clara e cama com gavetas
Em Pinterest

Dica: Você pode também, dependendo da altura da sua cama usar caixotes de feira com rodinhas, ou mesmo mandar fazer caixas que caiba direitinho embaixo da cama. 

Outro produto encontrado, bastante útil em ambientes pequenos, seria as mini prateleiras para serem usadas entre os móveis.

Metade de um fogão branco com uma mini prateleira de rodinhas do lado
Em Urban Outfitters

Existem muitos e muitos móveis disponíveis na Internet para você se inspirar e começar a decorar se apartamento. E o melhor, tem opção para cada cômodo.

Você ainda pode apostar em ideias mais simples que suas próprias mãos são capazes de fazer. Se você nunca viu Diycore, uma passadinha por lá pode lhe inspirar. 

otimize o espaço com móveis tambo

Erros fáceis de evitar ao decorar seu apartamento pequeno

Já vimos alguns truques importantes para deixar o espaço visivelmente maior, aconchegante, até mesmo elegante em alguns casos.

E agora vamos falar um pouco sobre possíveis erros cometidos durante este processo que podemos evitar tranquilamente. 

Exageros ao decorar:

O erro mais comum e corriqueiro é o exagero no que diz respeito a quantidade de itens que você acumula em seu apartamento. 

Então, já foi dito aqui para praticar o desapego, e manter na casa apenas aquilo que realmente tenha relevância com a decoração e importância como os objetos de uso diário. 

Dica: Deixe para comprar os itens decorativos aos poucos, conforme vai evoluindo sua decoração!

E isso nos leva para o próximo erro.

Distância entre os móveis:

Não é porque o ambiente é pequeno que as pessoas devem se sentir encurraladas dentro dele! Principalmente se você exagerar na compra de móveis. 

Então,  tente manter uma distância média de 60 centímetros entre as peças e móveis, assim circula no espaço tranquilamente!

Mudar o piso de um cômodo para outro

ambiente de cozinha, pia cinza, mesa e cadeiras antigas de madeira, chão metade azulejo outra parte madeira
Em Decor Fácil

Quando você muda de piso de um ambiente para outro, acaba delimitando o espaço, o que causa uma sensação do local ser ainda menor. 

Usar um piso só diminui essa sensação de transição de um para outro, o que acaba fazendo com que o apartamento pareça maior! 

Cuidado com uso da mesa de centro

É claro que você pode ter uma mesa de centro, mas é importante que ela não atrapalhe a circulação. Por isso, você vai precisar optar por um modelo compatível ao ambiente.

E existe no mercado, inúmeros modelos, uns você pode até usar como banquinho quando necessário. Alguns modelos como este abaixo, que a arquiteta Flávia Campos usou no seu projeto: pernas finas e altas, dá a sensação de leveza. 

ambiente de sala estofado branco com tapete listrado. Folhagens verdes espalhadas, Mesa de centro, cadeira e painel da TV em madeira.
Por João Paulo Oliveira

E as cores?

Vamos chegando ao fim deste post com tantas informações e sem esquecer de falar da cor. Quais são as mais indicadas para o apartamento pequeno?

Na verdade, não existem regras com relação às cores perfeitas para o seu apartamento pequeno. Porém, sabemos que as claras, como branco, bege, cinzas são bastante indicadas para aumentar o ambiente. 

mesa central de jantar com 4 cadeiras com pés em madeira, ao fundo geladeira branca e iluminação branca
Em Pinterest
Cor, luz e móveis certos dão amplitude e também vida! Dá pra apostar nessa ideia. Concorda?

Isso porque o branco acaba rebatendo a iluminação, e faz com que o local ganhe ainda mais potência, tornando-se, aos olhos dos visitantes, mais amplo! 

Assim você consegue “aumentar” o seu apartamento sem precisar mudar nada na estrutura original!

Lá no site da Coral eles dão a dica de usar a tinta: decora Luz&Espaço! Diz que devido à tecnologia chamada Lumitec, a tinta provoca essa sensação de claridade e maior dimensão. Interessante né?

Mas não é só de tinta branca que se faz um ambiente pequeno. 

Podemos sim, usar cores nas paredes, observando que cada aplicação vai dar um efeito diferente. Por isso vale relevar aqui qual nosso objetivo ao decorar nosso cantinho.

Vamos aos exemplos:

Todas as paredes da mesma cor escura dá aconchego, porém esse estilo serve para compactar o ambiente. E não é bem isso que queremos?  

Ambiente com todas as paredes da mesma cor e sofá seguindo o mesmo tom verde acinzentado. Decoração de mesa de centro e almofadas em laranja
Em Pinterest

Já este exemplo está mais na nossa! Paredes laterais da mesma cor escura, o teto claro. Dá a impressão do ambiente ser retangular, por isso alonga. Nota que o chão da casa é escuro, então usaram um tapete claro para que o foco fique nas paredes. 

sala de estar com paredes roxa escura, teto claro e tapete grande branco
Em Pinterest

Pode acontecer do ambiente ser pequeno e alto, nessa situação pintar o teto de uma cor mais escura, vai rebaixar o ambiente.

Quarto com parede branca e teto escuro
Em Pinterest

E se seu apartamento pequeno for, digamos um porão? Pintar as paredes mais escuras e o teto claro, vai ajudar a levantar.

sala de jantar com mesa de vidro, paredes azul marinho e teto cimento queimado
Em Pinterest

Uma boa opção também é deixar o teto e a parede do fundo da mesma cor escura.  As paredes claras nas laterais vai deixar o ambiente mais largo. 

quarto com parede do fundo e teto da mesma cor escura
Em Pinterst

Pode optar por encurtar o ambiente usando a parede do fundo com uma cor mais escura. Pode funcionar sim em ambientes pequenos e compridos.

ambiente interno com parede preta ao fundo, sofá cinza e bancada de madeira.
Por Haruo Mikami

Com esses exemplos já conseguimos ver que a cor escura pode funcionar no cômodo pequeno. E claro, você só vai optar pela tinta tão escura, se for da sua personalidade. 

Essas sugestões em formato de tabela você encontra aqui, bem fácil de entender. 

Você já tem seu apartamento pintado? Vai aderir alguma das ideias acima? Deixe lá nos comentários sua resposta para a gente saber!

Por fim, você pode ter um apartamento colorido, usando apenas itens como almofadas, esculturas, luminárias que sejam de tons variados, para dar um detalhe sem necessariamente usar cores nas paredes.

ambiente casa pequena com móveis claros ou brancos e uma poltrona azul no meio do ambiente
Por BY ARQ em Tua Casa
Ambiente predominantemente monocromático, com apenas um item bem colorido! É um jeito de conduzir o olhar de suas visitas para o ponto onde você quer!

Ao decorar o seu apartamento leve em consideração nossas dicas, mas muito importante também o seu gosto. Porque nada melhor que chegar em casa e sentir que ali é seu lar!

Conclusão 

Quando falamos em apartamento pequeno imaginamos algo apertado que para algumas pessoas seria um incômodo. Para outras, como vimos no artigo, é até preferível, por conta da manutenção e estilo de vida. 

De verdade aprendemos que é possível viver em poucos metros sem deixar o conforto. Basta algumas medidas, bom senso, pitadas de criatividade e você tem um cantinho funcional e bem aproveitado.

Por mais que o ambiente seja enxuto e pareça difícil de decorar, existem várias práticas importantes, dicas de pintura e luz e até a nossa rotina de organização é fundamental para uma boa decoração. 

Sem esquecer de dar graças aos fabricantes de móveis pelas criações engenhosas e compactas que nos dão a praticidade necessária.  

A vantagem principal é que a decoração está completamente sob seu controle, e você pode fazer dela o seu trunfo para valorizar o apartamento pequeno, fazendo com que ele se torne seu lar-doce-lar!

Então, use e abuse de todas as dicas e conte pra gente como você fez a decoração do AP! Pode até mandar fotos, iremos adorar!

Aproveite e confira as nossas dicas para decorar os outros cômodos da casa. Clique nos post relacionados aqui embaixo!