Descubra como otimizar os espaços dos apartamentos com a tendência dos ambientes integrados.

Sem dúvida, a arquitetura, além de tornar qualquer ambiente mais atrativo visualmente, também reflete o comportamento da sociedade e, por isso, se reinventa constantemente para atender às demandas da população.

Nesse contexto, considerando que os apartamentos novos são mais compactos, modernos e minimalistas, cabe aos moradores encontrarem maneiras de otimizar esses ambientes e adequar os espaços aos seus respectivos estilos.

Para isso, uma ótima maneira é apostar nos ambientes integrados. 

Basicamente, o conceito propõe a eliminação de paredes e divisórias nos espaços para promover uma série de benefícios aos ocupantes. 

Siga com a leitura e saiba mais sobre essa proposta no artigo que preparamos para você.

Confira!

A tendência dos ambientes integrados

É perceptível o quanto as construções mais antigas apresentam cômodos bem delimitados. 

A maior parte delas concentra cômodos com quatro paredes, que são divididos por portas. Embora essa configuração garanta mais privacidade, é fato que ela também tende a isolar as pessoas.

Em contrapartida, nos imóveis modernos, os ambientes integrados surgiram para descomplicar o dia a dia dos moradores. 

Com plantas com poucas divisões, espaços mais amplos, fluidos e arejados, eles são excelentes maneiras de otimizar o fluxo interno e contribuir para a circulação do ar em uma propriedade.

Vantagens dos imóveis integrados

Algumas das principais vantagens dos imóveis integrados são:

Aproveitamento do espaço: mais liberdade para utilizar cada cômodo como desejar e mudar a disposição dos móveis e elementos sempre que preferir.

Amplitude: em kitnets ou apartamentos studio, a ausência de paredes e divisórias promove a impressão de que o espaço é muito maior.

Mais interação: Enquanto executam tarefas diferentes, as pessoas podem compartilhar as mesmas áreas – o que contribui para o convívio e a comunicação dos moradores.

Economia: Quanto menos paredes, mais luz natural, quanto mais luz natural, menor a necessidade de utilizar energia elétrica.

A integração dos ambientes comumente acontece na cozinha, mas não é somente neste ambiente que a tendência é aplicada.

Alguns exemplos de integração entre os cômodos são:

  • Cozinha e lavanderia;
  • Quarto e banheiro;
  • Sala de estar e jantar; 
  • Cozinha e sala de estar; 
  • Varanda e área gourmet; 
  • Quarto e closet;

ambientes integrados entre sala e cozinhaAmbiente de sala e cozinha integrada. Por Pexels

Como decorar ambientes integrados

A decoração jamais deve ser dispensada em qualquer ambiente. Ela é muito importante para trazer harmonia e leveza ao espaço.

No caso dos ambientes integrados, é preciso ter cautela e cuidado na escolha de cores, tecidos e texturas, para que o ambiente não fique visualmente poluído.

Por isso, procure trazer apenas elementos que conversem entre si, e, caso for necessário, conte com a ajuda de um profissional, a qual é sempre bem-vinda!

Defina uma cor base

Antes de mais nada, para que as áreas integradas apresentem uma estética agradável, é importante que elas tenham um visual homogêneo. 

Para isso, o mais indicado é selecionar uma tonalidade para ser utilizada em todos os espaços. Assim, é possível passar uma sensação de continuidade e deixar os cômodos mais elegantes.

Aposte em elementos em comum

Uma ótima maneira de reforçar a aparência integrada é apostar em objetos semelhantes nos cômodos unidos. Pode ser um grupo de vasos, um conjunto de luminárias, uma série de quadros com a mesma moldura, esculturas etc.

Também é possível investir em acabamentos parecidos e usar das cores, texturas e materiais, de forma harmônica, para compor a decoração dos locais.

Use a iluminação

A iluminação tem o poder de mudar o clima e a função dos cômodos sem precisar mudar de espaço.

No caso dos ambientes integrados, o ideal é usar uma composição com os três tipos de iluminação, ou seja, luz direta, indireta e linear.

Iluminação direta: indicada para áreas em que necessita de uma luz mais forte, como no caso de luminárias para auxiliar na leitura.

Iluminação indireta: é a luz geral de um cômodo, feita por lustres ou pendentes no teto.

Iluminação linear: serve para destacar móveis e estantes embutidas.

A iluminação também pode ajudar a delimitar os ambientes, como exemplo, usando lustres grandes e chamativos.

foto de ambientes integrados com lustresSala de estar e jantar com lustres. Por Freepik

Tapetes diferentes no mesmo ambiente

Em espaços integrados, os tapetes além de decorar e trazer mais aconchego para o ambiente, podem ser usados para delimitar os cômodos.

Uma peça pode ser usada para definir a sala de jantar, por exemplo, e outra, a sala de estar.

Também lembre-se de dar uma atenção especial aos tapetes estampados, para não carregar a decoração. O indicado é que uma das peças seja mais ousada, e a outra tenha um estilo mais neutro.

Crie divisões com os móveis

Muitas vezes, os moradores sentem vontade de separar as áreas, mas sem que elas fiquem completamente isoladas umas das outras. Para isso, vale a pena fazer com que os próprios móveis atuem como elementos divisores.

É possível apostar em aparadores, balcões, estantes vazadas ou armários flutuantes para delimitar os espaços. Opções não faltam, basta colocar a criatividade em ação para separar os ambientes sem criar barreiras visuais.

Além dos móveis, também é válido apostar em biombos, painéis de madeira e divisórias envidraçadas.

Conclusão

Enfim, gostou de descobrir como aproveitar ambientes integrados em apartamentos compactos? Se esse artigo foi interessante para você, não deixe de compartilhar essas informações em suas redes sociais. 

Com certeza, essas dicas podem ajudar muitas pessoas que estejam em busca de ambientes integrados.

No mais continue de olho no blog, em breve, teremos novidades por aqui.

Um grande abraço e até o próximo post!