Assim que se fala em filé mignon já pensamos no corte nobre, macio, suculento, e claro, pesadinho para o bolso! 

Lá em casa não temos o costume de preparar tanto assim o filé mignon. Primeiro que seu preço é um pouco salgado e deixamos apenas para ocasiões especiais.

E segundo, que a maioria das pessoas da família preferem as carnes gordas. Mas claro que, se tiver um filé mignon ninguém vai recusar, né?

Talvez na sua casa não seja tão comum preparar esse corte de carne no churrasco, afinal, ele é super versátil e permite inúmeras preparações.

E é justamente isso que veremos aqui hoje, as diferentes maneiras de preparar o filé mignon!

Vamos mostrar para você como que ele pode ser preparado na churrasqueira, no forno, na grelha, na frigideira e até na panela de pressão! 

Já vai organizando aí na sua agenda um dia para colocar em prática alguma dessas sugestões de preparo aqui do post! 

Como preparar filé mignon

O filé mignon é sinônimo de maciez e suculência, sendo considerado um dos cortes bovinos mais macios e nobres do animal! 

Ele está localizado na parte superior traseira do boi, onde os músculos pouco se movimentam, por isso que a peça apresenta toda essa maciez que tanto falamos.

Apesar de geralmente ter pouca gordura e quase nenhum marmoreio, o filé mignon tem boa irrigação. Portanto, fica bem suculento quando o preparo é feito adequadamente.

Ele pode ser preparado através das suas três partes que são categorizadas por: cabeça, miolo e ponta, também chamada de rabo.

Ponta, meio e cabeça do filé mignonPonta, meio e cabeça do filé mignon. Foto por Swift

Através dessas partes conseguimos tirar cortes arredondados, que se diferenciam pelo seu tamanho e peso. 

Os principais são tirados da parte do meio do filé mignon, ou seja, do coração ou miolo:

  • Chateaubriand: Possui a largura de 4 dedos, tendo aproximadamente 400 gramas. Pode ser retirado tanto da cabeça quanto do miolo do filé mignon.
  • Tornedor: Possui a largura de 3 dedos e pesa aproximadamente 250 gramas;
  • Medalhão: Os medalhões são a metade do tamanho do chateaubriand, cortados medindo 2 dedos e pesando em média 120 a 150 gramas;
  • Escalope: Possui aproximadamente 1 dedo de espessura, com 70 a 100 gramas. É retirado em forma de bifinhos cortados na transversal;

Por mais que esses cortes saiam do miolo do filé, a cabeça e a ponta jamais são desperdiçadas! Elas podem ser aproveitadas para fazermos bifes, tiras ou cubinhos de carne.

Tipos de cortes do filé mignon

Tipos de cortes do filé mignon. Foto por Brunno Covello - Gazeta do Povo

Antes de prepararmos a carne, é importante limparmos a peça para a aproveitar melhor o sabor e a suculência.

Quando compramos a peça inteira, o “cordão”, - que é uma parte lateral -, e a “fáscia” (aquela película branca), vem junto.

O cordão precisa ser retirando antes de começar a fatiar e limpar o filé mignon. Não precisa ser descartado, pode perfeitamente ser usado para fazer carne moída, caldos, ou outros tipos de preparações.

Já a fáscia não tem nenhuma utilidade, a sua única função vai ser deixar a carne assada mais rígida e dura, então é bom retirar!

Até porque, não queremos desperdiçar uma carne nobre e macia dessas por conta de um descuido, não é verdade? 

Além disso, para que a peça seja de qualidade e valha o valor que vamos pagar, existem alguns pontos que podemos prestar atenção, e que nos mostram se a carne é fresca e macia.

Essa dica já lhe dissemos no post sobre Churrasco em casa, então você deve lembrar: avalie tanto a cor da carne, quando a cor da gordura, mesmo sendo pouca no caso do filé.

São elas que vão representar a conservação, manipulação, e grau de frescor da peça. O cheiro e a distribuição dos nervos também irão ser decisivos quanto ao sucesso ou fracasso final do nosso prato!

Então, sempre que tiver indo em busca do seu pedaço de carne, seja ele qual for, leve em consideração todas essas observações. 

Filé mignon cruFilé mignon cru. Por Carnes São Carlos

Depois de conhecermos um pouco sobre as características do filé mignon, e algumas dicas de como limpar, chegou a hora de dar jus ao título deste post e vermos quais as formas de preparar essa carne tão popular e conhecida por todo mundo!

Vem com a gente que separamos dicas e ideias para você preparar o filé mignon de diferentes e deliciosas maneiras! 

Como fazer filé mignon frito

Eu sei que você talvez já saiba de cor e salteado como preparar o filé mignon frito na frigideira, até porque é uma das formas mais tradicionais de se preparar esse corte de carne!

Mas, para quem ainda não tem muita experiência, algumas dicas são sempre bem-vindas e podem salvar o ponto e a textura da carne.

O melhor dessa preparação, é que a frigideira faz com que a carne fique selada e com aquela crosta crocante, resultado da famosa reação de Maillard! 

Quem não gosta, né? 

Filé mignon fritoFilé mignon frito. Por Chad Montano - Unsplash

Para começar a fazer o nosso filé mignon frito, você deve limpar e cortar a peça que deseja preparar.

Depois de limpar e cortar, tempere o pedaço com sal e/ou outro tempero que você costuma usar. 

Assim que a carne estiver temperada, pegue uma frigideira e coloque uma colher de manteiga e um fio de óleo ou azeite, para evitar que a manteiga queime.

Quando a manteiga estiver derretida e a frigideira estiver bem quente, adicione a carne e deixe o pedaço selando de um lado e do outro.

Depois que estiver no seu ponto desejado, é só deixar a carne descansando uns minutinhos e degustar o filé mignon frito! 

Como fazer filé mignon na panela de pressão

Quando dissemos que o filé mignon pode ser feito em diversas versões, estamos falando disso! 

E não é a primeira vez que demos dicas sobre a preparação da carne na panela de pressão não, viu?! 

No nosso post Como fazer churrasco, já te mostramos como preparar o churrasco nela, e segundo quem testou, dá super certo e fica delicioso!

É possível usa-la para quase tudo quando queremos quebrar um galho, mas com muito cuidado, é claro!

Então, caso você opte por usar o filé mignon para cozinhar na panela de pressão, você vai precisar cortar a carne em cubos e temperar conforme o seu gosto.

Panela de pressão em fogãoPanela de pressão em fogão. Por Fernando Sciarra - Folha de São Paulo

Antes de adicionar a carne diretamente na panela, forre o fundo com 1 cebola picada em rodelas, criando uma “cama”.

Coloque os pedaços de carne temperado em cima das cebolas.

Se quiser, em cima da carne você pode acrescentar três colheres de sopa de molho de tomate, e mais uma cebola em rodelas, ou batatas.

Finalize adicionando 1 xícara de chá de água (240ml), para não correr o risco de secar ou queimar a carne.

Assim que começar a fazer pressão, conte 15 minutos. E caso a carne ainda não esteja como você espera, pode deixar mais alguns minutinhos! 

Como fazer filé mignon assado

Uma das formas que menos dá trabalho para a gente na cozinha é colocar os pratos para serem preparados no forno, não é mesmo? 

Fácil, prático e rápido, como gostamos! 

A preparação da carne para ser levada ao forno pode variar de pessoa para pessoa, de acordo com os temperos que são adicionados a gosto.

Então, separamos uma receita para você adaptar conforme quiser, inserindo esses ou outros ingredientes.

Filé mignon assado no fornoFilé mignon assado no forno. Por Saboreando a Vida

Comece temperando a carne com sal, pimenta-do-reino e algumas ervas que você costuma usar. Deixe marinando por cerca de 30 minutos.

Depois disso, a dica é selar a carne na frigideira entes de levar para o forno, assim ela não perde o suco e consequentemente, a suculência!

Basta você colocar duas colheres de sopa de manteiga e um fio de azeite na frigideira, e depois de quente, colocar a carne.

Assim que a carne estiver selada por completo, fica à seu critério se quiser adicionar molho shoyu e outros legumes.

Use o caldo que sobrou na frigideira e leve junto com a carne ao forno preaquecido em 230 °C por cerca de 25 minutos.

E a partir de agora é só ficar de olho e retirar assim que ela estiver no ponto desejado! 

Como fazer filé mignon na churrasqueira

O filé mignon não é tão procurado assim para ser preparado na churrasqueira, e inclusive, muitas pessoas pensam que ele não serve para o churrasco.

Porém, isso não é verdade. O filé mignón pode ser sim, preparado na churrasqueira e inclusive, é considerado uma das melhores carnes para churrasco

A ideia aqui, é cortar o filé em medalhões e espetar em um espeto único. Temperando antes ou após assado com sal e/ou outros ingredientes da sua preferência.

Você até pode enrolar fatias de bacon em volta dos medalhões, prendendo na hora de espetar.

Medalhões enrolados em bacon no espetinho.Medalhões enrolados em bacon no espetinho. Por Churrabom

Segundo o que dizia Marcos Bassi, o filé mignon é uma carne sensível e que precisa de um calor muito forte para ficar com a textura e suculência adequada.

Para medir a temperatura da churrasqueira, é só aproximar a mão e contar até 4, se a partir daí não for mais possível deixar a mão próximo ao fogo, a temperatura é a certa!

Dessa forma, leve para churrasqueira e espere a carne ficar no ponto desejado. E para finalizar, você pode jogar uma mistura de alho e óleo por cima da carne.

Só de imaginar chega dar água na boca, né?

Mas me conta, você costuma preparar o filé mignon na churrasqueira? Como você faz para preparar a carne? Escreva pra gente lá embaixo nos comentários! 

Como fazer file mignon na airfryer

A AirFryer está aí para facilitar a nossa vida e dar mais praticidade nas nossas preparações! 

E inclusive, é uma ótima alternativa para escaparmos das frituras, né?

A preparação do filé mignon na fritadeira sem óleo não tem muito segredo!

Vamos começar temperando a carne a gosto e deixar marinando por cerca de 30 minutos. Você pode até dar uma pincelada com um pouco de azeite antes de jogar os temperos, para deixar a carne mais saborosa.

Enquanto isso, preaqueça a airfryer por 5 minutos a 200 °C.

Lembre que é muito importante preaquecer, da mesma forma que é importante esperar a frigideira ou a grelha esquentar antes de colocar a carne. 

Chateaubriand em pratoChateaubriand em prato. Por Amirali - Unsplash

Assim que a carne já estiver marinada e a airfryer preaquecida, coloque-a na gaveta/cesta. Pode ser o miolo do filé mignon inteiro (se couber) ou o corte que você achar melhor. 

Quanto ao tempo, você precisa ficar cuidando até que a carne fique no ponto que você deseja, seja mal passada, ao ponto ou bem passada. 

Até porque vai depender bastante do tamanho e da espessura da carne, um chateaubriand, por exemplo, vai precisar ficar mais tempo do que um medalhão.

Mas tome o cuidado para não extrapolar no tempo e acabar deixando a carne dura, viu? 

Como fazer filé mignon grelhado

O filé mignon grelhado também é outro método bastante tradicional de preparar esse corte de carne! 

Basta seguir todos os passos padrão, cortando o pedaço que preferir e temperando a gosto.

Lembrando que se você optar por fazer o Chateaubriand, vai precisar ser um pouco mais generoso no tempero, já que o corte é mais alto e precisa penetrar no interior da carne.

Filé mignon grelhado com arroz e legumesFilé mignon grelhado com arroz e legumes. Por Le Chef

Assim que a grelha estiver bem quente, coloque os pedaços sobre ela.

Os pedaços maiores de carne você pode colocar mais ao fundo da grelha, e os menores mais para frente.

Na hora de virar procure usar a pinça ao invés do garfo, pois ele acaba furando e deixando escapar todo o suco da carne. 

E não queremos que o nosso filé mignon perca a suculência, né?

Quanto ao tempo de cada pedaço, aqui também varia de acordo com o gosto pessoal de cada um, e com a espessura da peça.

Você até pode cortar alguns pedaços menores, como os escalopes, para as pessoas que preferem a carne mais bem passada! 

Depois de tirar a carne da grelha, é só esperar ela descansar uns minutinhos e cortar para servir!

Conclusão

O filé mignon é considerado o corte de carne mais macio e nobre de todos.

Além da sua maciez, também se destaca por não ter praticamente nada de gordura, e ainda assim ser suculento.

Esse corte de carne, que antigamente era consumido apenas pela elite francesa, já se tornou mais acessível, mesmo não fazendo parte do grupo de carnes mais em conta para o nosso bolso.

Ele é divido em três partes: o miolo, a cabeça e o rabo. Através delas, são retirados os seus principais cortes: chateaubriand, tournedor, medalhão e escalope.

Com esses cortes, podemos fazer as preparações de várias formas diferentes, seja na frigideira, na panela de pressão, na grelha e até na churrasqueira, onde diversas pessoas acreditam que não seja possível.

Você costuma fazer o filé mignon aí na sua casa? Qual dessas formas é a sua preferida na hora de preparar a carne? Me conta lá embaixo nos comentários! 

Ah, e se tiver mais alguma dica ou truque na hora de fazer o filé mignon, não esquece de compartilhar com a gente, viu?!