Quem bebe muito, quem bebe pouco, e até quem não bebe conhece pelo menos um drink clássico dos bares e das baladas!

Pode passar o tempo que for e surgir novos drinks, existem alguns que dificilmente deixarão de serem preparados e consumidos pelas pessoas.

Até porque, não conseguimos acompanhar as novidades e provar um por um que anda surgindo por aí, então, às vezes é mais cômodo manter a opção clássica!

Aqui em casa, por exemplo, os meus pais nunca provaram o gin tônica, que é a febre do momento. Na sua casa também é assim? Ou seus pais acompanham as novidades?

Os meus só conhecem os clássicos mesmo, que são esses que vamos te mostrar aqui! 

Prepara o seu drink aí e vem comigo acompanhar este post! 

Drinks clássicos receitas

A cervejinha gelada já é um clássico dos bares e há quem não largue elas por nada nesse mundo! 

Mas, conforme o tempo foi passando, a coquetelaria foi evoluindo, novas culturas foram se aproximando e estilos diferentes de bebidas foram sendo preparadas.

Os drinks são a prova viva disso! Você já parou para reparar em quantos drinks diferentes conseguimos encontrar hoje em dia? 

Talvez, um dos motivos de terem se popularizado é a forma simples de preparar, já que conseguimos combinar poucos ingredientes, ficam deliciosos, refrescantes e ainda possuem uma apresentação super sofisticada! 

São todos lindos e mega instagramáveis, né? Quem nunca tirou e postou uma foto de um copo de drink que atire a primeira pedra! 

Até uma simples caipirinha, que já é uma preparação clássica, pode ter outra visão em um balcão de bar!

Mulher preparando drinkMulher preparando drink. Por Helena Lopes - Unsplash

Sendo assim, se você adora preparar e degustar um bom drink, trouxemos algumas sugestões para você fazer no seu bar em casa, no churrasco, naquela social com os amigos e família, ou até mesmo para experimentar na sua próxima ida ao bar!

Se bem que, por enquanto é bom prepará-los em casa mesmo, né? Apenas na companhia dos familiares e amigos mais íntimos! Tenho certeza que farão o maior sucesso! 

Já pensou em você reproduzir o seu drink preferido em casa? Você consegue! Vem com a gente! 

Drinks clássicos com gin

Quando o assunto é drink, o gin já é nosso amigo íntimo aqui no blog! Afina, ele é o queridinho do momento, não é?

E eu não estou falando isso da boca para fora não! 

Um estudo feito pela consultoria International Wine and Spirits Research (IWSR), aponta que o volume consumido de gim no Brasil cresceu 111% entre os anos de 2016 e 2017.

Caso continue assim, a previsão é que daqui a um ano, em 2022, o Brasil apareça entre os 20 maiores consumidores de gin do mundo! 

Realmente não tem como negar que a bebida conseguiu fazer a sua fama por aqui, principalmente com as novas marcas de gin entrando no mercado nacional!

Taças de ginTaças de gin. Por Louis Hansel - Unsplash

Se você é um “gin lover”, com certeza já deve ter experimentado os drinks clássicos com gin, como um dry martini, né?

Mas, caso você ainda está se adaptando com essa bebida que possui um sabor bastante característico por conta do zimbro, separamos essas receitas clássicas para você conhecer um pouco mais sobre essa bebida.

E claro, tentar reproduzir em casa, né? 

  • Gimlet

Segundo o que contam as histórias, o Gimlet veio para diminuir o amargor do gin na época que ele ainda era usado como remédio. 

No final do século XIX, o médico da marinha inglesa Thomas D. Gimlette começou a servir este drink como forma de induzir seus convidados a ingerirem suco de limão, importante fonte de vitamina C, cuja deficiência provoca o escorbuto, doença comum da época.

Dessa forma se deu origem a este drink clássico! 

Taças de GimletTaças de Gimlet. Por Amelia Protiva - Unsplash

Ingredientes:

  • 50ml de gin;
  • 10ml de suco de limão;
  • 5ml de xarope de açúcar;
  • Gelo;

Em uma coqueteleira coloque todos os ingredientes, bata, coe e sirva sem gelo em uma taça.

  • Negroni

O negroni é um drink italiano que foi batizado em homenagem ao conde Camillo Negroni, que em 1919, pediu para que adicionassem um toque de gim em vez de água com gás ao seu drink americano.

Dessa forma, se criou o clássico negroni! 

NegroniNegroni. Por Sebastian Coman - Unsplash

Ingredientes:

  • 30ml de gin;
  • 30ml de Campari;
  • 30ml de Vermute;
  • 1 fatia de laranja;
  • Gelo;

Em um copo acrescente o gelo, em seguida o gin, o campari e vermute. Mexa e decore com uma fatia de laranja.

  • Dry Martini

Conhecendo ou não sobre gin, você com certeza já ouviu falar sobre o dry martini.

No seu modo de preparo pode existir algumas variações, quanto aos seus ingredientes e proporções. Mas, mesmo assim, ainda existe uma característica em especial que tem presença garantida: a azeitona verde!

Taças de Dry Martini e azeitonasTaças de Dry Martini e azeitonas. Por Aditya Saxena - Unsplash

Ingredientes:

  • 90ml de gin;
  • 3 gotas de vermute seco;
  • 1 twist de limão;
  • azeitona verde;
  • Gelo;

Coloque uma taça martini para gelar, enquanto isso misture o gin, gelo e vermute em um copo. Mexa e passe a bebida pelo coador. Coloque o twist do limão e a azeitona. Pronto!

Sentiu falta de alguma coisa? Se você está procurando a receita do gin tônica, não pense que ele ia ficar de fora dessa!

Temos um post especial aqui no blog com diferentes preparações feitas com o gin + a tônica, lá você encontra muitas receitas e dicas de como fazer o drink perfeito: Como preparar gin. Te vejo lá!

Drinks clássicos com whisky

O whisky, que também é conhecido como whiskey e uísque dependendo da região, é uma bebida destilada de grãos como centeio, milho ou cevada.

Ele leva apenas 3 semanas para ser produzido, porém, precisa de no mínimo 3 anos de envelhecimento em barris de carvalho para ganhar corpo e ser engarrafado.

A sua graduação alcoólica não é das mais baixas, viu? A bebida tem um teor de 38% a 54% de volume de álcool a uma temperatura de 20ºC.

Copo de whisky.Copo de whisky. Por Thomas Park - Unsplash

Com o tempo, a bebida acabou ganhando muitos apreciadores pelo mundo inteiro, tendo personalidade e sofisticação!

Ela se encaixa em diversos perfis de consumidores, seja para quem prefere consumi-la pura, ou combina-la em drinks leves e refrescantes!

Se você se encaixa neste último perfil, separamos algumas receitas de drinks que podem ser preparados usando o whisky aí da sua adega! 

  • Whisky Sour

Segundo o dicionário, sour significa “azedo”!

Os coquetéis sour são um tipo de bebida forte e marcante que consistem em um destilado, um elemento azedo e meia parte de algo doce.

Neste caso, o elemento azedo é o suco de limão, o doce é o açúcar e o elemento alcoólico é o whisky. A clara de ovo também é usada para dar textura!

Whisky SourWhisky Sour. Por Jasmijn Hofstra - Unsplash

Ingredientes:

  • 60ml de whisky;
  • 25ml de suco de limão tahiti;
  • 25ml de xarope de açúcar;
  • Gelo;

Em uma coqueteleira, coloque cubos de gelo e os três ingredientes. Bata e coe para uma taça ou um copo baixo com uma pedra de gelo. 

Finalize com um twist de limão ou se quiser, uma cereja!

  • Old Fashioned

É um coquetel assim como o whisky sour, levando whisky, bitter e açúcar.

Segundo o que dizem as histórias, a primeira vez que foi usado o nome old fashioned foi para um coquetel de whisky bourbon por volta de 1880.

As pessoas queriam um verdadeiro coquetel e pediam “te old fashioned way”, o que traduzindo, seria: “coquetel a moda antiga”.

Old FashionedOld Fashioned. Por Freepik

Ingredientes: 

  • 2 doses de whisky;
  • 3 pitadas de Angostura;
  • 1 colher de chá de açúcar;
  • 1 fatia de laranja;
  • 1 cereja;
  • Gelo;

Coloque o açúcar em um copo e adicione a Angostura. Macere levemente os dois, com uma pitada de água junto.

Coloque gelo e whisky no copo. Misture a bebida e decore com a laranja e cereja.

  • Lynchburg Lemonade

A limonada lynchburg leva o nome da cidade natal da destilaria Jack Daniel’s, no Tennessee. 

É uma das bebidas mistas mais populares em que harmonizamos o whisky com limonada! Você já experimentou essa combinação?

Lynchburg LemonadeLynchburg Lemonade. Por Licor beirão - Unsplash

Ingredientes:

  • 1 dose de whisky;
  • 1 dose de triple sec;
  • 1 doce de sour mix;

Depois é só completar com refrigerante de limão e misturar bastante. Ao invés do sour mix, você pode substituir por suco de limão natural.

  • Mint Julep

O mint julep é um coquetel bourbon que ganhou destaque no sul dos Estados Unidos durante o século 18.

O termo “julep” é geralmente definido como uma bebida doce. A palavra em si é derivada do árabe que significa “água de rosas”.

A bebida é tradicionalmente servida em copos de prata ou de estanho. Hoje, também é geralmente servido em copos altos de vidro.

Mint JulepMint Julep. Por Adam Jaime - Unsplash

Ingredientes:

  • 8 folhas de hortelã fresca;
  • 1 colher de chá de açúcar;
  • 2 doses de whisky;
  • Gelo;

Em um copo acrescente o açúcar e hortelã. Macere levemente para não amargar as folhas.

Acrescente o whisky e complete com gelo no copo. Mexa bem e decore com as folhas de hortelã! 

Drinks clássicos com vodka

Nem preciso comentar muito sobre a vodka, né? É uma das bebidas mais conhecidas por quem veleja por esses mundos  dos drinks!

Ela é um destilado de origem Russa obtido a partir de cereais (arroz, cevada, centeio…) ou tubérculos (batatas), depois diluído em água até a concentração desejada.

É uma bebida incolor, quase sem sabor e com um teor alcoólico de 35% e 60%. Aqui no Brasil ela é muito popular quando misturada com energéticos e refrigerantes!

Doses de vodkaDoses de vodka. Por Freepik

As batatas ainda podem ser usadas como matéria-prima, mas, na busca de novos sabores, os fabricantes tem usado cada vez mais cereais e até uvas!

E aí, será que a sua forma preferida de preparar a vodka está entre os drinks clássicos que separamos?

  • Cosmopolitan

Muitos imaginam que o cosmopolitan nasceu nos anos 90, mas, segundo relatos, a criação do drink acontece em meados dos anos 70, quando misturar vodka e cranberry em um copo longo já era comum.

O cranberry é uma fruta típica dos países do norte, tem sabor azedo e é difícil de encontrar no Brasil. 

Além dela, o drink ainda leva outras frutas como limão e licor de laranja!

CosmopolitanCosmopolitan. Por Freepik

Ingredientes:

  • 50ml de vodka;
  • 40ml de suco de cranberry;
  • 10ml de suco de limão;
  • Licor de laranja;
  • Twist de limão tahiti ou laranja;

Em uma coqueteleira com cubos de gelo adicione todos os ingredientes e bata. Coe duplamente para uma taça martini previamente gelada, e finalize com um twist de limão ou laranja.

  • Moscow Mule

É um dos drinks mais antigos com vodka. A mistura do destilado com limão e ginger beer faz sucesso desde a década de 1939.

Tradicionalmente servido em uma caneca de cobre para manter o seu frescor e temperatura, o drink é doce e ácido ao mesmo tempo!

Moscow MuleMoscow Mule. Por Wine Dharma - Unsplash

Ingredientes:

  • 50ml de vodka;
  • Suco de meio limão thaiti;
  • Ginger beer;
  • Uma fatia de limão;
  • Gelo;

Gele a caneca de cobre e coloque a vodka, suco de meio limão e em seguida o ginger beer em cima do gelo. Complete a caneca até o topo.

  • Sex on the beach

Mesmo você não sendo tão chegado assim nas baladas e nos drink, alguma vez já deve ter ouvido falar no famoso “sex on the beach”.

Ele é um dos coquetéis mais pedidos nas casas noturnas e boates, principalmente no verão, quando os dias quentes pedem por uma bebida gelada, mais adocicada e frutada.

E a boa notícia é que ele também pode ser preparado em casa, da mesma forma que é feito lá no quiosque da praia ou no balcão do bar!

Copos do drink sex on the beachCopos do drink sex on the beach. Por Freepik

Ingredientes:

  • 1 dose de vodka;
  • 1 dose de suco de laranja;
  • ½ dose de licor de pêssego;
  • 2 pedras de gelo;
  • 7 gotas de xarope de groselha;

Em uma coqueteleira, coloque a vodka, o suco de laranja, o licor de pêssego e o gelo em pedaços. Em seguida, em um copo highball ou long drink, disponha metade da groselha e despeje a mistura da coqueteleira.

Por último, jogue o restante da groselha por cima e decore com uma fatia de laranja e/ou cereja.

  • ScrewDriver

Se você procura por um drink que não tenha margem de erro, o screwdriver é o certo! Ele é super fácil de ser preparado!

A tradução do seu nome significa “chave de fenda”, e o drink ficou conhecido quando engenheiros em um bar de Istanbull misturaram os seus ingredientes com o auxílio da ferramenta.

É claro que não havia nenhuma colher por perto, então, depois disso o drink levou este nome!

Aqui no Brasil existem algumas variações, como é o caso do Hi-Fi, porém, existe uma pequena diferença. O Hi-Fi é feito com refrigerante de laranja, ou invés de suco!

Três copos de ScrewDriverTrês copos de ScrewDriver. Por Freepik

Ingredientes:

  • 1 dose de vodka;
  • 1 copo de suco de laranja;
  • Cubos de gelo;

Coloque primeiro a vodka e depois complete com suco de laranja e gelo. Misture e sirva. Quer um drink mais fácil que este?

Drinks clássicos de boteco

Com tantos drinks novos surgindo e virando a febre do momento, será que você conhece quais são os clássicos de boteco?

Existem milhares de tipos de bar espalhados pelos cantos do nosso país, desde os mais raízes e tradicionais com mesa de brilhar e ovos coloridos, até os mais modernos, sofisticados e cheios de novas propostas.

O que eles possuem em comum são justamente os seus drinks!

Tenho certeza que no bar que você frequenta eles devem estar no cardápio, e se não estão, certamente o barman conhece porque algum dia ele já foi preparado na casa!

BartenderBartender. Por Ivan Cortez - Unsplash

Fique de olho e veja se você reconhece o nome de algum desses drinks que separamos aqui! 

  • Rabo de galo

A tradicional bebida de boteco “rabo de galo” é literalmente a tradução de “cocktail”.

Segundo a sua história, em meados de 1950, a empresa italiana Cinzano se estabeleceu no país. De olho no mercado, percebeu que nos bares se bebia muita cachaça, mas sem misturar com outras bebidas.

Seguindo as tendências europeias de combinar destilados com vuinho e bitters, a empresa italiana criou o seu próprio cocktail, incentivando a mistura de cachaça com o vermute da marca.

Hoje em dia encontramos várias versões de rabo de galo, algumas levando licores, vinhos doces e amargos.

Rabo de galoRabo de galo. Por Paladar Estadão

Ingredientes:

  • 1 dose de vermute;
  • 1 dose de cachaça branca;
  • Gelo;

Misture todos os ingredientes e acrescente um twist de limão tahiti!

  • Bombeirinho

Mais um ícone dos coquetéis, o bombeirinho surgiu na década de 1980, época em que os ingredientes doces como groselhas, refrigerantes e leite condensado se popularizaram.

Quanto ao significado do seu nome, existem duas versões: 

A primeira é que a cor vermelha da groselha remete ao uniforme do Corpo dos Bombeiros.

A segunda versão está mais relacionada ao doce excessivo de algumas variações do coquetel que ajudaria a “apagar o fogo” depois de uma noite de bebedeira pesada.

Porém, não se engane, pois, um shot do bombeirinho pode ter teor acima dos 20% de álcool!

BombeirinhoBombeirinho. Por Open Drinks

Ingredientes:

  • 30ml de cachaça pura;
  • 10ml de suco de limão tahiti;
  • 10ml de groselha;
  • Gelo (opcional);

Coloque todos os ingredientes num copo mixing e misture. Coe para um copo baixo e sirva.

  • Cubra Libre

A bebida foi inventada em Cuba durante a independência cubana no final do século XIX.

Os Estados Unidos ajudaram não só na libertação da ilha de Cuba do império espanhol, como também a criar o drink.

Durante a guerra, um capitão americano havia levado coca-cola ao país, e decidiu misturar seu refrigerante com o tradicional rum cubano, adicionou limão e gelo.

Assim, se deu origem a famosa cuba libre!

Copo de Cubra Libre

Copo de Cubra Libre. Por Freepik

Ingredientes:

  • 1 dose de rum;
  • Coca-cola ou pepsi;
  • Gelo;
  • 1 limão;
  • Twist de limão;

Em um copo coloque o gelo e despeje a doce de rum, a coca-cola até encher o copo e por último esprema o limão.

Coloque a rodela de limão dentro do copo ou decora na borda.

Drinks clássicos com tequila

A tequila é uma bebida alcoólica destilada feita da agave-azul, uma planta semelhante à babosa. A planta só se desenvolve em terrenos com clima árido e de preferência, em solo vulcânico.

“tequila” significa “montanha de fogo” e recebeu esse nome devido aos índios “Tequilis” que habitavam a região de Tequila, no México, próximos de um vulcão.

A forma de consumo mais popular é o rutial sal+tequila+limão. Este destilado é feito com um teor alcoólico de 38% a 40%, mas também pode ser produzido entre 31% e 55%.

Doses de tequilaDoses de tequila. Por Freepik

A bebida pode apresentar diferentes graus de cor, sabor e aroma conforme o tempo de envelhecimento.

Ela ainda precisa ter pelo menos 51% de açúcar proveniente do cozimento da parte central da planta, e só pode ser fabricada por algum desses cinco estados mexicanos: Jalisc, Guanajuato, Michoacán, Tamaulipas e Nayarit.

Se você é fã de tequila, separamos alguns drinks que podem ser feitos com essa bebida cheia de particularidades!

  • Margarita

Um dos mais famosos drinks feitos com tequila, a margarita é uma das queridinhas dos bares e casas noturnas por todo o mundo!

Segundo os relatos, a bebida teria sido inventada para uma cliente ex dançarina Ziegfeld Marjorie King que era alérgica a muitos licores, mas não a tequila.

Assim, foi batizada de Margarita, versão em espanhol para o nome Marjorie.

A bebida é tradicionalmente servida em um tipo de taça com formato de um chapéu invertido, a qual leva o nome do drink.

MargaritaMargarita. Por Freepik

Ingredientes:

  • 1 ½ dose de tequila;
  • Suco de ½ limão;
  • 55ml de licor de laranja;
  • 1 colher de sopa de açúcar;
  • Gelo;

Bata 60ml de suco de limão com açúcar a gosto. Acrescente 120ml da tequila e o licor de laranja.

Pegue a taça e molhe a borda em uma vasilha com água e sal. Acrescente a msitura do drink e beba!

  • Tequila Sunrise

O nome desse drink tem como tradução “Nascer do sol de tequila”, o que lembra a disposição das cores dos ingredientes no copo, que imitam o nascer do sol.

Ele é considerado um drink longo e é normalmente servido em copo alto!

Copos de tequila SunriseCopos de tequila Sunrise. Por Freepik

Ingredientes:

  • 1 dose de tequila;
  • 4 doses de suco de laranja;
  • 1 fio de xarope de groselha;
  • 1 fatia de laranja;
  • Gelo;

Siva a tequila no copo longo, depois coloque gelo. Em seguida, despeje o suco de laranja e o restante dos ingredientes.

  • Paloma

É uma famosa bebida mexicana feita a base de tequila e refrigerante de laranja. O sabor é forte, singular e fica melhor ainda bebido em um copo com borda cheia de sal.

Esse drink é muito conhecido no México e foi criado por Don Javier Delgado Corona, famoso por mexer seus drinks com um facão. Ele é dono e bartender do La Capilla, em Tequila, que segue na ativa.

Drink PalomaDrink Paloma. Por Freepik

Ingredientes:

  • 45ml de tequila;
  • 120ml de suco de toranja;
  • 1 pedaço de limão;
  • Cubos de gelo;

Adicione o gelo em um copo alto e misture todos os ingredientes. Decore com o limão.

  • Long Island

O Long Island Iced Tea, também conhecido como Texas Tea (Chá do Texas), é um coquetel feito com vodka, gin, tequila, coca-cola e rum.

Ele foi servido pela primeira vez em 1970. Segundo histórias, ele nasceu da mistura de tudo o que havia sobrado de uma festa da realeza.

Na ocasião, foi misturado todas as bebidas em uma só garrafa, dando origem ao drink!

Copo de Long Island Iced TeaCopo de Long Island Iced Tea. Por Freepik

Ingredientes:

  • 10ml de vodka;
  • 10ml de tequila;
  • 10ml de rum;
  • 10ml de cointreau;
  • 10ml de gin;
  • 20ml de suco de limão;
  • 1 colher de açúcar;
  • 1 lata de coca-cola;

Junte todos os ingredientes em um copo alto e acrescente a coca-cola.

Drinks clássicos com espumante

Falou em espumante já lembramos de comemorações e festas de ano novo, não é?

Essa bebida nada mais é do que um vinho que passa por uma segunda fermentação, que pode acontecer em grandes cubas de aço inox ou na própria garrafa.

A primeira fermentação é a alcoólica, que transforma o açúcar natural da uva em álcool.

Já a segunda fermentação, é realizada com o intuito de adquirir a efervescência, resultando na espuma e nas bolhas que são tão apreciadas nessa bebida!

Duas taças de espumanteDuas taças de espumante. Por Deleece Cook - Unsplash

Sendo assim, que tam inovar nas ocasiões especiais oferecendo drinks super diferentes e sem deixar o espumante de lado?

Confere as ideias que separamos de drinks clássicos com espumante para você se inspirar e reproduzir aí na sua casa!

  • Bellini

Esse drink nasceu em Veneza, no início dos anos 30. O nome da bebida é inspirado no brilho rosa do pintor veneziano Giovanni Bellini.

É um drink com identidade italiana, sabor delicado e de baixo teor alcoólico, cerca de 5%.

Ele conquistou os paladares graças à combinação de pêssegos brancos cultivados na região do Vêneto com o Prosecco - uma borbulhante bebida italiana resultante de uma casta de uva branca da mesma região.

Duas taças de BelliniDuas taças de Bellini. Por Freepik

Ingredientes:

  • Suco de pêssego;
  • Vinho branco espumante (pode ser champanhe ou prosecco);

Coloque em uma taça uma medida de suco de pêssego para duas medidas de espumante. Adicione o espumante delicadamente sobre o suco, para não perder as borbulhas.

  • Aperol Spritz

O aperol é um drink de origem italiana que ficou conhecido em toda a Europa como a “bebida do verão”.

Ele é feito a base de ervas e raízes e tem graduação alcoólica média, com cerca de 11%.

Geralmente o drink é servido em taças grandes e com bastante gelo, além do aperitivo Aperol, espumante, água com gás e laranja.

Taça de Aperol SpritzTaça de Aperol Spritz. Por Freepik

Ingredientes:

  • 200ml de vinho branco ou prosecco;
  • 100ml de Aperol;
  • 50ml de água com gás ou refrigerante cítrico;
  • Rodelas de laranja;

Em uma taça coloque primeiro o vinho branco ou prosecco. Em seguida acrescente o Aperol, água com gás ou refrigerante cítrico, e por último, as rodelas de laranja.

  • Mimosa Tradicional

O coquetel tem esse nome devido a sua coloração, que resulta da mistura dos seus principais ingredientes: o espumante e o suco de laranja!

Outro motivo é que mimosa também é o nome de uma planta de tonalidade amarela, assim como o drink.

Existem diversas formas de preparar a bebida, pois há diferentes versões por aí. Aqui, vamos citar a versão da receita tradicional!

Duas taças de drink MimosaDuas taças de drink Mimosa. Por Freepik

Ingredientes:

  • Espumante gelado;
  • Suco de laranja fresco;

A proporção é um terço de suco de laranja para cada quantidade de espumante. 

  • Rossini

O drink rossini é uma variação bastante parecida com o drink bellini.

A diferença é que aqui, ao invés do pêssego, se coloca o morango. A bebida é rápida e prática, assim como o próprio bellini.

Taça de RossiniTaça de Rossini. Por Freepik

Ingredientes:

  • 65ml de suco de morango;
  • 65ml de prosecco;
  • Cubos de gelo;

Em um copo de coquetel coloque os ingredientes com os cubos de gelo. Mexa bem e despeje em uma taça gelada.

Drinks clássicos com cachaça

A cachaça teve indícios de início da sua produção em meados do século XIV, aqui no Brasil.

Apesar das diferenças regionais no método de produção, o destilado precisa seguir alguns pré-requisitos definidos para poder ser chamado de cachaça.

Segundo a legislação brasileira, se define cachaça como: 

“A denominação típica e exclusiva da aguardente de cena produzida no Brasil, com graduação alcoólica de 38 a 48 por cento em volume, vinte graus Celsius, obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar (...)”

Caso a bebida não se enquadre nesta definição, a bebida não pode ser comercializada como cachaça e receberá a denominação de aguardente!

CachaçaCachaça. Por Freepik

Será que a cachaça é uma das suas bebidas que não podem faltar no fim de semana? 

Separamos algumas ideias de drinks para você fazer com a bebida e caprichar na preparação!

  • Caipirinha

Nem preciso dar muitos detalhes sobre ela, né? 

Clássica em qualquer ocasião, seja no churrasco dos amigos, no domingo em família, na feijoada, ela está lá (ou estava) passando de mão em mão na roda!

Além da clássica caipirinha, ela ainda leva algumas versões, como a caipiroska feita com vodka, e a caipiríssima, feita com rum.

CaipirinhaCaipirinha. Por Freepik

Ingredientes:

  • Cachaça;
  • Limão;
  • Açúcar;

Corte o limão em fatias meia-lua finas e macere levemente com o açúcar. Nada de esmagar demais nem bater na coqueteleira.

Encha o copo com gelo e coloque a cachaça. Misture e finalize com fatias de limão.

  • Samba

Esse drink é como se fosse uma versão brasileira da Cuba Libre. E é bastante preparada pelos adolescentes quando começam a conhecer o mundo das bebidas!

Lembrando que o drink não precisa ser preparado necessariamente com refrigerante de cola, pode ser qualquer outro que tiver aí na sua frente!

Drink SambaDrink Samba. Por Freepik

Ingredientes:

  • 50ml de cachaça;
  • 150ml de refrigerante de cola;

Em um copo longo acrescente os ingredientes e decore com uma fatia de limão.

  • Pinga com limão e mel

Possui quase os mesmos ingredientes da caipirinha, porém é um pouco mais fácil de fazer e pode ser até considerada a antecessora do drink!

Por conta da gripe espanhola, era comum as pessoas tomarem alho com mel e limão. O álcool era acrescentado com a intenção de acelerar o efeito terapêutico.

Foi só substituir o alho pelo álcool para criar um drink que até hoje é um clássico pelo Brasil afora.

Dois copos de cachaçaDois copos de cachaça. Por Freepik

Ingredientes:

  • 1 dose de cachaça;
  • Limão espremido a gosto;
  • Mel a gosto;

Esprema o limão na dose de cachaça e coloque o mel.

Fácil, né? E aí, será que esquecemos de colocar algum outro drink clássico nesta lista? Se sim, me conta lá embaixo nos comentários!

Conclusão

Cada ano que passa os drinks estão se tornando mais populares e aumentando o leque de opções nos balcões dos bares e festas.

Isso porque, também existe uma grande variedade de destilados que podem ser usados nas preparações, assim como qualquer outro ingrediente, como suco, refrigerante, frutas, etc.

Eu sei que provavelmente você deve estar do lado de quem adora um bom drink e não deixa ele de lado por nada!

Porém, como agora estamos passando por um momento de cuidados e com distanciamento social, resolvemos fazer uma lista com os drinks clássicos e suas receitas.

Justamente para você pode conhecer um pouco mais (se já não é expert no assunto), e reproduzi-los em casa, apenas na companhia da sua família e/ou amigos mais íntimos!

Eu espero que você tenha gostado e que também aproveite para provar algumas preparações que nunca havia experimentado!

Mas vem cá, não deixe de me contar aí embaixo nos comentários qual é o seu drink favorito, viu? Te vejo lá!