Chega uma idade em que a gente começa a pensar em ter a nossa casinha e em como vamos decorar do nosso jeito, não é?

Olha que eu a recém estou na casa dos 20 anos e imagens de cômodos decorados é o que não faltam nas minhas pastas do Pinterest! 

Principalmente decorações mais puxadas para os estilos rústico e moderno. Já deixei registrado que madeira e plantas é o que não vão faltar na minha casa, eu amo!

E você? Também está nesse vibe decorador(a)? Me diga que não estou sozinha e me conta lá embaixo nos comentários.

Se a resposta for sim, separamos um post com os 13 principais estilos de decoração de interiores para você ir se inspirando e imaginando cada um deles na sua casa!

E mesmo se a resposta for não, quem sabe você não desperte esse interesse aí dentro? 

Como escolher o estilo de decoração

Assim que alugamos/compramos a nossa casa ou apartamento, já imaginamos em como vamos decorar cada cantinho, para que ela fique harmoniosa, aconchegante e com a nossa cara!

Até porque, precisa ser um lugar em que temos que ter pressa para voltar. Que ofereça conforto, tranquilidade e segurança depois de um dia cheio de trabalho.

Mas, antes de sairmos comprando o sofá, tapete, cortina e qualquer outro artigo e objeto de decoração, é importante fazer uma análise e ter um objetivo.

Ou seja, escolher o seu estilo de decoração

E o que é um estilo? Um estilo é criado de acordo com as mudanças que ocorrem na sociedade.

Por exemplo, o estilo clássico é algo que veio de antigamente. A sociedade vivia de uma maneira em que os objetos significavam posse, e a presença do dourado era sinônimo de riqueza.

Já hoje em dia, estilos que buscam uma praticidade, como o minimalista, estão mais em alta, onde significa que menos, é mais! 

Portanto, é interessante que você defina qual o estilo de decoração que mais lhe agrada, evitando que você compre um móvel e uma peça de cada estilo, deixando a sua casa um verdadeiro carnaval. 

Não que isso não seja ruim. Mas é preciso ter um cuidado para que haja uma harmonia na decoração e você consiga se sentir bem no ambiente!

Sala de estarSala de estar. Por Curologia - Unsplash

Uma coisa é fato: todo mundo que está construindo ou reformando, tem uma pastinha no Pinterest ou no celular, possui livros, revistas ou qualquer outro meio que fale sobre o assunto. Não é verdade? 

E isso é fundamental para que você consiga juntar referências para conhecer o seu estilo, colecionando estampas, móveis, cores, texturas, amostras de tecido, revestimentos e muito mais.

Com isso, você pode buscar conhecer todos os estilos de decoração que existem, e ir associando aos seus gostos pessoais.

Mas, antes de definir qual será o escolhido para decorar a sua casa, é importante levar em conta algumas considerações como:

  • Adequação ao clima: 

A sua decoração precisa se adaptar e encaixar com o clima que você vive!

Por exemplo, uma pele estendida em cima do sofá não combina muito bem se você mora em uma região em que faz calor praticamente o ano inteiro. 

Ou então, usar móveis do estilo clássico que detém de veludo e dourado em uma região praiana que possui umidade e os materiais oxidam com facilidade. Não vai dar muito certo, né?

  • Acessórios: 

Vamos supor que você olhou em uma revista e decidiu que o seu estilo preferido é o minimalista. Seu sonho é ter aquela sala toda clean e fácil de limpar. 

Mas, você adora acessórios, como tapetes, cortinas e objetos de decoração, por exemplo.

Então, pode ser que o seu estilo não seja bem o minimalista, e sim algum outro, concorda? 

Portanto, procure analisar bem e ver se o estilo está mesmo alinhado com o seu gosto!

  • Apelo visual:

Isso significa que a decoração precisa ter concordância com quem frequenta o ambiente!

Mais um exemplo: não faria sentido uma empresa de tecnologia usar uma decoração rústica, toda trabalhada em tons escuros, madeira, lustre com roda rústica, tapete de couro, etc.

O ideal mesmo seria um estilo mais high tech, não é?

Sendo assim, o estilo que você escolher precisa refletir o que você é e a imagem que você quer passar! 

Mas não se preocupe, é justamente para isso que estamos aqui! 

Vamos te ajudar a definir o seu estilo de decoração, caso você ainda não tenha um preferido, ou está em dúvida!

Vem com a gente que vamos citar um por um entre os principais, e com toda certeza você irá encontrar um que vai tocar o seu coração! 

Estilos de decoração

O estilo de decoração é igual ao nosso estilo de se vestir, cada um tem o seu gosto pessoal, só talvez ainda não tenha descoberto! 

Mas não significa que você precise seguir à risca todas as regras do estilo que você se identifica. Pode ser que alguns pequenos detalhes não irão te agradar tanto assim.

O importante é você ter ele como uma referência, e ir harmonizando para deixar toda a decoração do seu jeitinho, de uma forma que te traga sensações boas.

Você pode sim, misturar as referências que você tem, e criar algo que fique confortável para você!

Não procure seguir uma moda, apenas algo que é tendência. O estilo que você escolher de decoração precisa combinar e ser coerente com a sua personalidade.

Nem sempre o seu gosto é 100% tal estilo, porque além da decoração, o estilo precisa ser funcional para a casa poder ser aproveitada, sendo confortável! 

Estilo industrial

O estilo industrial é um dos mais queridinhos do momento, sendo marcado pela sua aparência inacabada que lembra as fábricas antigas!

Esse estilo de decoração ganhou impulso em Nova York, entre as décadas de 1950 e 1970, quando os galpões industriais abandonados começaram a ser usados como residências, o que chamamos hoje de loft!

Loft industrialLoft industrial. Por Casa Mirador

Foi a partir desses espaços industriais que surgiram as características da construção bruta deste estilo, com poucos revestimentos, com as instalações elétricas e hidráulicas aparentes e com o piso em concreto, madeira ou cimento queimado.

A sua estrutura é exposta, os ambientes são integrados e sem muitas paredes para isolar os cômodos!

Ambiente estilo industrialAmbiente estilo industrial. Por Hao Desingn - Casoca

As cores sóbrias e neutras como branco preto e cinza marcam este estilo, e as cores vibrantes integram a decoração de modo bem equilibrado e isolado. 

Geralmente, a mais usadas são o azul, amarelo e vermelho.

Quarto estilo industrial com amarelo

Quarto estilo industrial com amarelo. Por Blink Reformei

As portas e janelas são grandes e largas, feitas de materiais como ferro, madeira e vidro, valorizando a luz natural e a iluminação do espaço.

Janela grande e larga em sala industrialJanela grande e larga em sala industrial. Por Leroy Merlin

Um dos pontos mais importantes da decoração industrial é usar os materiais puros, sem pintura, crus mesmo. 

Os objetos com aparência de rústicos, reciclados, metal, ferro oxidado, cimento, tijolos, são tudo o que lembra a uma fábrica antiga!

Por isso, na hora de escolher a mobília, prefira as de aço, madeira maciça ou ferro. E os eletrônicos e eletrodomésticos prefira os de aço inox.

Cozinha com decoração industrialCozinha com decoração industrial. Por Bartz Moveis

Deu pra sentir qual é a pegada do industrial, né? Caso você queira dar uma mesclada com este estilo, o rústico e o moderno podem combinar muito bem!

Portanto, se você gosta de ambientes mais urbanos, o estilo industrial é a sua cara! 

Estilo vintage

O estilo vintage é uma decoração romântica e nostálgica que faz referência a tudo que ficou no passado, mais precisamente entre as décadas de 20 e 80.

Quem nunca teve ou tem algum móvel ou objeto que era do seu avô ou bisavô? Passou de geração em geração e agora pode se tornar parte da decoração da casa!

Decoração vintageDecoração vintage. Por Archtrends

Na decoração vintage, tanto os móveis quanto as peças do mobiliário são originários da época.

Se você não herdou nenhum sofá, poltrona, cristaleira, luminária, e outros, você pode encontrar em antiquários.

Máquinas de escrever, relógios de parede, eletrodomésticos como batedeiras e liquidificador, discos de vinil, aparelhos de telefone, rádio e TV são outros exemplos de decoração.

Escritório vintageEscritório vintage. Por Marelli

As cores em tons pastéis e estampadas representam muito bem este estilo e dão ainda mais o ar de romantismo ao ambiente! 

Sala vintageSala vintage. Por Idea Brasil

E aí, será que o vintage é o seu estilo?

Estilo escandinavo

A decoração escandinava não tem muito segredo, já que o branco é o personagem principal deste estilo!

Ele surgiu no século XX em países nórdicos da Europa, região onde o inverno é rigoroso e dura por muitos meses. 

Aconchegante, agradável e elegante, esse estilo carrega consigo um conceito minimalista. É caracterizado por linhas retas, parede e móveis brancos com cores neutras e luz natural!

Decoração escandinavaDecoração escandinava. Por Leroy Merlin

A composição do ambiente é feita por elementos clássicos como a madeira, que pode estar presente em sofás, camas, poltronas e armários, por exemplo. 

Além dos trons crus da madeira, fibras naturais, couro e a lã também funcionam muito bem!

Sala estilo escandinavoSala estilo escandinavo. Por Fixa

A estética aconchegante é refletida no uso de colchas, mantas e tapetes com tecidos naturais e volumosos.

Já as cores, ficam por conta dos elementos decorativos. Mas sempre os tons neutros e clássicos, como cinza, nude e tons pastéis!

Além disso, a maioria dos ambientes com a decoração estilo escandinavo apostam em toques verdes das plantas para decoração de interiores.

Sala estilo escandinavo, com plantas, tapetes e mantasSala estilo escandinavo, com plantas, tapetes e mantas. Por Casa e Arquitetura

Estilo rústico e colonial

O estilo rústico e colonial representa muito bem o ar de campo, onde os itens que compõem o ambiente são mais simples e naturais!

Esse estilo se baseia na decoração usada nas antigas colonias dos países europeus, que começou quando os imigrantes queriam levar um pouco de sofisticação e conforto para as suas casas na colônia.

Sendo assim, a pegada rústica fez com que tornasse todo o ambiente mais aconchegante possível!

Decoração rústica e colonialDecoração rústica e colonial. Por Rac Arquitetura

Quanto as cores, é tradição introduzir os tons terrosos, marrom e avermelhado, com base em cores neutras como branco, cinza e bege.

E para trazer ainda mais naturalidade, é claro que a madeira é a protagonista deste estilo!

A pedra, o aço e o vidro temperado também são perfeitos para acompanhar a decoração rústica e colonial!

Quarto rústicoQuarto rústico. Por HD Mmartan

A madeira pode ser usada tanto nos móveis, quanto no piso. Neste último caso, é interessante deixar as paredes lisas com uma pintura mais neutra, e os móveis em tons mais terrosos.

E para quem deseja uma parede mais destacada, pode revesti-la com tijolos ou pedras que combinam com pisos em tons claros.

Sala rústicaSala rústica. Por Revista Viva Decora

Existe um estilo mais aconchegante que esse para acompanhar as noites de inverno?

Estilo minimalista

O estilo minimalista foge dos excessos e cria um ambiente limpo, moderno e funcional!

Ele surgiu no início do século XX e sua influência veio da cultura japonesa. Os ambientes são projetados com linhas retas e formas geométricas simples.

Sala minimalistaSala minimalista. Por Brasil Storage

Como o próprio nome diz, a intenção é usar o mínimo de objetos possíveis em um mesmo ambiente, além disso, devem ser discretos e funcionais.

A decoração minimalista se tornou um estilo de vida que carrega essa ideia de se livrar do que não é necessário.

Sala com decoração minimalistaSala com decoração minimalista. Por Placo

Além das paredes em cores claras como branco e tons pastéis, as peças metálicas ou amadeiradas podem ser usadas como forma de destaque.

E para não deixar o ambiente com uma cara de hospital, o uso de poucos objetos são bem vindos, como quadros em preto, branco e cores neutras.

Quarto estilo minimalista

Quarto estilo minimalista. Por Sandra Picciotto - Viva Decora

Os espelhos se encaixam bastante neste estilo de decoração, pois dão a sensação de amplitude no espaço.

As grandes janelas de vidro também dão ao ambiente um ar de limpeza e iluminação natural, além das luminárias e abajures que são ótimos para serem usados em diversos pontos de luzes na iluminação residencial interna.

Aposto que se a sua ideologia de vida é baseada no “menos é mais” o estilo minimalista é a sua cara!

Estilo clássico

A decoração clássica tem suas origens na arquitetura grego e romana, que possui em seus detalhes, o requinte e a elegância!

Esse estilo geralmente pede por ambientes mais amplos e altos, justamente por conta dos seus móveis serem grandes e as peças decorativas bastante ornamentadas.

Ele até pode se encaixar e se adaptar em apartamentos pequenos, mas pode dar a impressão do ambiente ser ainda menor!

Sala de estar estilo clássicoSala de estar estilo clássico. Por Westwing

Esse estilo carrega consigo uma tendência que relembra bastante cenários de castelos, onde molduras de gesso, rodapés, tecidos finos, papéis de parede e cortinas são puro requinte.

As peças decorativas são marcadas pelos materiais em porcelana, cristais trabalhados, prataria, molduras, grandes espelhos, arranjos florais e vários outros.

Sala estilo clássicaSala estilo clássica. Por Westwing

O material mais usado na bancada na cozinha e no banheiro é o mármore. No piso, a madeira maciça, e no teto desenhos em relevo no gesso são o maior charme, podendo ser em tons de ouro e bronze.

Já nos quartos, o estilo fica muito bem representado nas camas de madeira com colunas, nas poltronas e cadeiras elegantes, e nos lustres pendentes com cristal e muitos detalhes.

Quarto estilo clássicoQuarto estilo clássico. Por Marcia Chain Marchi - Dicas decor

Estilo provençal

A decoração provençal tem sua origem na região da Provença, que fica ao sul da França.

Segundo o que conta a história, os camponeses que viviam nesta região tentaram copiar a riqueza dos luxuosos móveis e decoração da nobreza francesa, no entanto, como não foi possível, eles o adaptaram dando origem ao provençal.

Os artesãos se inspiravam nos marceneiros da realeza, porém, como não haviam o mesmo recurso, criaram os móveis sem toda aquela quantidade de detalhes dourados.

Assim, os móveis provençais apresentaram detalhes mais simples e com destaque para a madeira!

Poltrona estilo provençalPoltrona estilo provençal. Por Westwing

A decoração provençal remete ao estilo de vida rural dos franceses, que viviam em casas rústicas de pedra entre os campos de lavanda.

A madeira é uma das suas principais características, melhor ainda se for de demolição ou se tiver um acabamento mais rústico!

Cozinha provençalCozinha provençal. Por Viva Decora

Além da madeira, e inclusive, do ferro forjado, os tons pastéis são outra característica deste estilo de decoração. Principalmente tons como lavanda, verde, rosa e azul-claro.

As estampas florais também eram presentes, principalmente em louças e tecidos que revestem os móveis, cortinas e papéis de parede.

Quarto estilo provençalQuarto estilo provençal. Por Viva Decora

Esse estilo me lembrou a casa de vó, não é? Cheio de florais e madeira, a cara do aconchego!

Estilo Retrô 

O estilo de decoração retrô é bem parecido com o vintage, onde o ambiente é todo inspirado em móveis e objetos antigos!

Mas, eles possuem uma diferença: no estilo vintage as peças são realmente antigas e passaram de geração para geração.

Já no estilo retrô, é feita uma releitura. Ou seja, os móveis são novos, mas com o design e características de antigamente!

Sala estilo retrôSala estilo retrô. Por Casa Abril

Neste estilo, são usadas cores intensas, sejam pasteis ou vibrantes. Elas estão presentes nas paredes, no mobiliário, nos itens de decoração ou nos eletrodomésticos.

E como exemplo, nada melhor que a geladeira! O modelo retrô com cores que fogem do tradicional caracterizam a cozinha com estilo da década de 50 e 60.

Cozinha retrôCozinha retrô. Por Tudo ela

A decoração retrô ainda tem outra grande característica: os móveis com pés de palito. É comum vermos em camas, mesas, estantes, poltronas e sofás.

E por fala em sofás e poltronas, os estofados listrados, as mantas coloridas e as almofadas não podem faltar!

Sala retrôSala retrô. Por Viva Decora

O estilo retrô permite misturar peças de mobílias com design antigo em um ambiente totalmente contemporâneo! 

E aí, será que essa sensação de nostalgia toca o seu coração?

Estilo moderno

O estilo moderno é versátil, se adapta a qualquer ambiente e agrada a quase todos os gostos!

Ele é caracterizado pela simplicidade e praticidade. Por isso, pode ser confundido com o estilo minimalista, mas, a diferença é que o estilo moderno inclui mais cores e elementos decorativos.

Ambiente com decoração modernaAmbiente com decoração moderna. Por Madeirol

A decoração apresenta uma ênfase em linhas retas, com mobílias baixas e horizontais.

A valorização de luz natural com janelas sem adornos valorizam ainda mais o uso dos materiais crus como madeira, metais, couro, cimento e fibras naturais!

Cozinha modernaCozinha moderna. Por Wevans

A paleta de cores deste estilo é neutra ou terrosa.

Além disso, o design de toda a mobília e de todos os objetos deve refletir sua finalidade e funcionalidade!

Ambiente modernoAmbiente moderno. Por Wevans

Portanto, se a sua ideia é ter algo funcional e sem exageros, mas não tão simples quanto o minimalista, o estilo moderno é ideal para você!

Estilo rococó

O estilo rococó, ou Rocaille em francês, nasceu na década de 1700 e tem como característica as cores suaves e muito dourado.

Seus aspectos foram herdados do barroco, porém, o rococó é mais carregado nos detalhes, tendo elegância e exuberância!

É importante lembrar que o estolo rococó é um estilo da aristocracia, que fazia questão de demonstrar a sua riqueza a partir da decoração.

Então o acabamento em dourado é bastante presente em molduras de quadros, cabeceiras de camas, puxadores, pés de poltronas, lustres, maçanetas, etc.

Quarto com decoração estilo rococó.Quarto com decoração estilo rococó. Por Modenese Interiors

As pareces são decoradas com pinturas suaves e delicadas, com elementos florais e femininos.

E quanto ao mobiliário, além das cores neutras e pastéis, as formas arredondadas também são marcantes.

Ambiente estilo rococóAmbiente estilo rococó. Por Alberto Lama

É um estilo que parece ser semelhante ao clássico, mas aqui, as cores são mais neutras e os detalhes mais exagerados!

Estilo Étnico

O estilo étnico de decoração é caracterizado pela riqueza e mistura de influências e culturas, que se refletem principalmente nas estampas!

Elas podem ser de animais, tribais, com referências indianas, africanas, japonesas, chinesas e assim por diante.

Quarto estilo étnicoQuarto estilo étnico. Por Iaza Móveis

Os móveis na maioria das vezes são artesanais e que transmitem leveza e frescor.

Tanto que a madeira é o material mais indicado para os objetos decorativos, pois é neutro e combina com as plantas, tapetes, almofadas e outros elementos que fazem parte da decoração étnica.

Sala estilo étnicaSala estilo étnica. Por Westwing

Invista em objetos naturais, como plantas, peças de bambu, artigos de madeira, barro, pedra, tecidos de fibras naturais e outros.

Além dos itens para complementar, como quadros, esculturas, capas de almofadas, cortinas, objetos tribais, instrumentos musicais, cestos e outros acessórios que agreguem na decoração!

Ambiente com estilo étnicoAmbiente com estilo étnico. Por Westwing

A decoração étnica tem tudo para ficar linda, mas é preciso ter um certo cuidado com os excessos para o ambiente não ficar carregado demais, viu?

Estilo Contemporâneo

Para nós que não temos um conhecimento aprofundado sobre os estilos de decoração, é muito fácil de confundirmos entre o contemporâneo e o moderno.

Mas, basicamente, assim como vimos, o estilo moderno tem mais traços de uma estética minimalista, já o contemporâneo que tem sua base no estilo moderno, permite trazer mais cor, acessórios e toques pessoais na decoração.

Decoração contemporâneaDecoração contemporânea. Por Espaço e Forma.

As cores neutras formam uma base, estando em pisos, paredes e nos móveis principais. 

Em alguns pontos e detalhes são usadas cores mais fortes e texturas para criar diferentes efeitos visuais.

O uso de cores vivas como amarelo, magenta e verde complementam os tons sóbrios como cinza, branco e creme!

Ambiente com decoração contemporâneaAmbiente com decoração contemporânea. Por Espaço e Forma

Aqui, o uso de materiais como vidro, madeira laqueada e pedra polida criam superfícies que dão brilho para a decoração!

O uso de formas geométricas também é frequente, e são bem marcadas por linhas retas, desde a mobília até as janelas, portas e colunas.

Sala contemporâneaSala contemporânea. Por Madeirol

Estilo High tech

Por fim, o estilo high tech é associado a estruturas inteligentes, otimizações de recursos e materiais, reuso, eficiência, funcionalidade e sofisticação.

A tecnologia está presente em todas as etapas do projeto, ao começar pela iluminação que está inserida em várias partes do espaço, inclusive no mobiliário!

Ambiente com decoração high techAmbiente com decoração high tech. Por Casa com Moda

Os espaços são clean e abrigam o necessário para a funcionalidade e conforto. São usados poucos móveis e uma decoração sem excessos de itens e detalhes.

Os principais materiais utilizados para acabamentos, mobiliário e itens decorativos são: metal, vidro, alumínio, aço inox, 

Sala estilo high techSala estilo high tech. Por Finger

Esse estilo lembra bastante ao industrial, porém, com cores mais neutras, como branco, cinza e creme, e com linhas e traços mais retos e planos.

As cores marcantes, desde o preto até as mais vibrantes ficam por conta de determinados pontos e detalhes.

Apartamento estilo high techApartamento estilo high tech. Por Live

E aí, já conseguiu decidir qual é o seu estilo preferido? Qual será que tocou o seu coração e fará parte da decoração da sua casa? Me conta aí embaixo nos comentários!

Conclusão

Pode até parecer algo superficial, mas a decoração é muito importante para que consigamos nos sentir bem dentro de nossas casas.

Ela faz com que o ambiente se torne muito mais aconchegante, organizado, harmonizado e confortável, transmitindo sensações boas!

E para que isso aconteça, é claro que a decoração precisa estar alinhada com os gostos de quem convive no ambiente.

Se você ainda não sabe qual é o seu estilo de decoração, pesquise um pouco melhor sobre todos eles e veja as características que tenham a ver com a sua personalidade.

Fizemos uma listinha para poder te ajudar de uma forma mais simples e prática! É só conferir, se você se conhece bem, vai saber escolher!

Eu espero que o nosso post tenha te ajudado de alguma forma a conhecer melhor sobre as decorações e te colocar no caminho de escolher o seu predileto!

Não esquece de nos contar aí embaixo nos comentários quais as características e materiais que você mais gosta dentro de um estilo de decoração!

O meu favorito é a madeira, e o seu?