Quem aí gosta de uma cervejinha gelada? Para quem levantou a mão, o que eu tenho a dizer é que isso pode ser mais do que uma paixão: pode ser um negócio.

Se você já pensou em abrir seu próprio bar, está no lugar certo, porque hoje eu quero falar sobre um modelo de negócio testado e aprovado: franquia de bar.

Caso você seja um apaixonado por bebidas, saiba que você está junto a uma multidão: de acordo com estudos, no fim de cada mês, o brasileiro chega a gastar 16% do salário mínimo em cerveja. Sabe o que é curioso?

23% das empresas que abrem no Brasil, fecham após dois anos de funcionamento, segundo o Sebrae.

Mas quando o assunto são franquias, esse índice  despenca para 5%.

Por que esse fenômeno acontece?

Porque os modelos de negócio das franquias já foram testados e aprovados.

Melhores franquias de bar

BW Burger
BW Burger. Por BW Steaks & Burguers

Já que é um negócio tão bom, continua essa leitura e vem dar uma olhada nessa seleção de ouro das melhores franquias de bares do Brasil:

Franquias de bar temático

1. Franquia de Bar: Folks Pub Sertanejo

Folks Pub Sertanejo Campinas. Por Folks Pub.
Folks Pub Sertanejo Campinas. Por Folks Pub.

No mercado desde 2014, o Folks Pub Sertanejo é sucesso. Toda a decoração é inspirada nos clássicos filmes de velho oeste. O clima é acolhedor.

Investimento: R$ 600 mil até R$ 1 milhão;

Faturamento médio: R$ 375 mil;

Retorno: 14 a 28 meses.


2. Franquia de Bar: Barbearia Bar

Barbearia. Por Barbearia Bar.<
Barbearia. Por Barbearia Bar.

Esta franquia une o serviço de barbearia ao ambiente descontraído de um bar. Enquanto o cliente aguarda para ser atendido na barbearia, pode beber uma cervejinha nacional ou importada. A franquia ajuda na escolha do ponto a da equipe de trabalho e oferece treinamento.

São dois modelos: loja de rua e loja de shopping.

Investimento: de R$ 180 mil a R$ 300 mil;

Faturamento médio: R$ 60 mil a R$ 120 mil;

Retorno: a partir de 30 meses.


3. Franquia de Bar: Cão Véio

Cão Veio. Por Franquias Cão Véio.
Cão Veio. Por Franquias Cão Véio.

Uma união entre o vocalista da banda CPM 22, Fernando Badauí, o produtor e roadie da banda Sepultura, Marcos Kichimoto e o famoso chef, Henrique Fogaça foi o ponto de partida para a criação da franquia de bar Cão Véio, que conta, claro, com uma trilha sonora de rock n’roll.

Investimento: R$ 790 mil;

Faturamento médio: R$ 375 mil;

Retorno: 18 a 24 meses.

Franquias de bares noturnos

4. Franquias de bares: Only Mule

Drink Only Mule. Por Only Mule Muleria.
Drink Only Mule. Por Only Mule Muleria.

A Only Mule é especializada em drinks e coquetéis, mas serve também petiscos. São três modelos de negócio: bike, quiosque e loja. O franqueado recebe treinamentos para a produção dos drinks e orientações de marketing.

Investimento: a partir de R$ 121 mil;

Faturamento médio: R$ 100 mil;

Retorno: de 10 a 18 meses.


5. Franquias de bares: Santo Kanto Restobar

Santo Kanto Restobar. Por Santo Kanto Restobar
Santo Kanto Restobar. Por Santo Kanto Restobar.

A Santo Kanto Restobar oferece um vasto cardápio de cervejas e chopps, além de um cardápio variado de petiscos.

Investimento: a partir de R$ 390 mil;

Faturamento médio: não informado;

Retorno: não informado.


6. Franquias de bares: Mestre-cervejeiro.com

Loja Mestre Cervejeiro. Por Mestre Cervejeiro.
Loja Mestre Cervejeiro. Por Mestre Cervejeiro.

É a maior rede de lojas de cervejas artesanais do Brasil. Oferecer três modelos de negócio: quiosque, loja e container.

Investimento: a partir de R$ 138 mil;

Faturamento médio: R$ 40 mil;

Retorno: de 18 a 30 meses.

Franquias de bares e pubs

7. Franquia de Bar: Bar do Urso


Bar do Urso. Por Franquia Cervejaria Colorado.

O Bar do Urso nasceu em 2017 e tem três modelos de negócio:

-de rua, com área de 30m2 a 50m2;

-quiosque, para shoppings centers e galerias, com área de 21m2 a 32m2;

-container, para praças, jardins e food parks, com área de 12m2 a 18m2.

Investimento: de R$ 150 mil a R$ 200 mil

Faturamento médio: R$ 50 mil a R$ 57 mil

Retorno: 20 a 36 meses


8. Franquia de Bar: Salomé Bar

Salomé Bar. Por @salomebarmanaus
Salomé Bar. Por @salomebarmanaus.

A franquia nasceu em 2009, apesar de o bar sem mais antigo. Em 2010, a Salomé Bar lançou uma linha de cachaças. Foi avaliada como a 2ª melhor no segmento de Alimentação na categoria Satisfação do Franqueado, atingindo a nota máxima 5 estrelas.

Investimento: a partir de R$ 240 mil

Faturamento médio: não informado

Retorno: não informado

 

9. Franquia de Bar: Seu Boteco

Seu Boteco. Por @seubotecorecife
Seu Boteco. Por @seubotecorecife

Também é uma franquia da rede Ambev, com um atendimento mais personalizado, remetendo a um clima mais raiz.

Investimento: R$ 800 mil;

Faturamento médio: R$ 190 mil;

Retorno: 24 a 36 meses.


10. Franquias de bares: Confraria Paulistânia

Confraria Paulistânia. Por Confraria Paulistânia
Confraria Paulistânia. Por Confraria Paulistânia.

A Confraria Paulistânia é especializada em cervejas e tem um vasto leque de produtos, com estilos e origens variados. O franqueado recebe treinamentos e suporte.

Investimento: a partir de R$ 175 mil;

Faturamento médio: a partir de R$ 180 mil;

Retorno: de 13 a 20 meses.

Franquias de bar e restaurante

11. Franquia de Bar: Vizinhando

Clientes do Vizinhando. Por Bar Vizinhando
Clientes do Vizinhando. Por Bar Vizinhando.

O Vizinhando é um bar raiz, com bons pratos e cerveja gelada, com o ambiente descontraído dos bairros cariocas.

Investimento: a partir de R$ 280 mil

Faturamento médio: R$ 155 mil

Retorno: 24 a 36 meses


12. Franquias de bares: Janela Bar

Janela Bar de Curitiba. Por @janelabar.
Janela Bar de Curitiba. Por @janelabar.

Especializada em drinks variados, também oferece hambúrgueres, chopps e outros petiscos. O franqueado recebe treinamento à distância.

Investimento: a partir de R$ 190 mil;

Faturamento médio: não informado;

Retorno: não informado;


13. Franquias de bares: Espetto Carioca

Franquia Espetto Carioca. Por Espetto Carioca.
Franquia Espetto Carioca. Por Espetto Carioca.

A Espetto Carioca nasceu em 2010 e abriu a primeira franquia em 2012. Oferece dezenas de sabores de espetinhos e bebidas.

Investimento: a partir de R$ 230 mil;

Faturamento médio: não informado;

Retorno: 24 a 36 meses.


14. Franquias de bares: Água Doce Cachaçaria

Água Doce. Por @aguadoce.toledo
Água Doce. Por @aguadoce.toledo

O Bar Água Doce Cachaçaria é uma marca tradicional fundada em 1990. Com o modelo de franquias, atua desde o ano 2000. Oferece cervejas, cachaças e petiscos em um ambiente rústico, remetendo a um bar do interior.

Investimento: não informado;

Faturamento médio: R$ 65 mil;

Retorno: 12 meses.

Franquias de bares e choperias

15. Franquia de Bar: Chopp Time

Chopp Time. Por @chopptimeguarulhos
Chopp Time. Por @chopptimeguarulhos

Oferece o famoso chopp, vinhos, drinks, porções, carnes, frutos do mar e tábuas de frios. São dois modelos de negócio:

-mini choperia, para shoppings centers, feiras, aeroportos, com área de 20m2 a 35m2;

-restaurante e bar, para eventos e confraternizações, com área a partir de 250m2.

Investimento: de R$ 200 mil a R$ 1,5 milhão

Faturamento médio: R$ 70 mil a R$ 400 mil

Retorno: 24 a 36 meses


16. Franquia de Bar: Quiosque Chopp Brahma

Quiosque Chopp Brahma. Por @quiosquechoppbrahmapira
Quiosque Chopp Brahma. Por @quiosquechoppbrahmapira

Faz parte da rede de franquias Ambev, o bar foi fundado em 2003 e oferece bebidas e petiscos. São dois modelos de franquia: quiosque e o indor / street.

Investimento: de R$ 120 mil a R$ 380 mil;

Faturamento médio: R$ 40 mil a R$ 80 mil;

Retorno: 20 a 36 meses.

Franquias de bares baratas

17. Franquia de Bar: Nosso Bar

Nosso Bar. Por Ambev
Nosso Bar. Por Ambev.

Criada pela Ambev em 2003, a rede de franquias Nosso Bar oferece consultoria, treinamento e acompanhamento. A franquia indica uma área de de 60m2 a 150m2, mas não é uma regra.

Investimento: a partir de R$ 28 mil;

Faturamento médio: R$ 30 mil a R$ 40 mil;

Retorno: não informado.


18. Franquia de Bar: Mr Beer

Loja Mr. Beer. Por Mr. Beer
Loja Mr. Beer. Por Mr. Beer.

A Mr. Beer serve cervejas artesanais internacionais e brasileiras em lojas de conveniência e tem parcerias com marcas como Santa Muerte, Tereza, Real Pilsen, Wild Single Hop, Outlaw Hop Weiss e Apache Pale Ale e mais centenas de outros.

Investimento: R$ 77 mil;

Faturamento médio: não informado;

Retorno: não informado.


19. Franquias de bares: Chopp Germânia

Bar Chopp Germânia. Por Chopp Germânia
Bar Chopp Germânia. Por Chopp Germânia.

São cinco tipos de franquia:

1.Growler Station: estação de chopp no ponto de venda;

2.Revendedor Autorizado;

3.Loja Lig Chopp: para trabalhar com toda a linha de produtos;

4.Empório & Bar: para servir chopps e petiscos e atender eventos;

5.Ubier: venda porta-a-porta de cervejas especiais.

Investimento: a partir de R$ 25 mil;

Faturamento médio: não informado

Retorno: não informado.


20. Franquia de Bar: Bar Devassa

Bar Devassa
Bar Devassa.

A Devassa criou uma rede de franquia de bar em 2004 e oferece cerveja, outras bebidas alcoólicas, lanches e salgados.

Investimento: R$ 100 mil;

Faturamento médio: R$ 80 mil;

Retorno:  de 12 a 24 meses.

Franquias de bares diferentes

21. Franquias de bares: Bar Bus Party

Bus Party. Por Bus Party.
Bus Party. Por Bus Party.

A Bus Party é uma empresa diferenciada e inovadora, inspirada em bares da Califórnia, EUA. O bar funciona dentro de um ônibus personalizado rodando pela cidade. A franqueadora oferece apoio para a compra dos equipamentos e móveis e treinamentos.

Investimento: a partir de R$ 120 mil;

Faturamento médio: R$ 50 mil;

Retorno: 24 meses.


22. Franquias de bares: Pit Stop Skol

Pit Stop Skol. Por Pit Stop.
Pit Stop Skol. Por Pit Stop.

É um container refrigerado que oferece bebidas extremamente geladas.

Investimento: a partir de R$ 110 mil;

Faturamento: R$ 60 mil;

Retorno: 10 a 15 meses.

Conclusão

Para os apaixonados por cerveja, chopp, drinks e todo esse clima boêmio envolto nas bebidas alcoólicas, abrir um bar pode ser um sonho. Se ainda não era, talvez tenha se tornado, depois de ler esse artigo sobre franquias de bares.

Um negócio rentável, testado e aprovado, com centenas de unidades abertas por todo o Brasil: lugares que você pode até mesmo visitar para ver o funcionamento. Abrir uma franquia de um bar não é um negócio aberto no escuro.

Pelo contrário.

É um modelo que traz muito mais segurança para o empreendedor. Claro que, muito além de uma franqueadora incrível, você precisa analisar seu orçamento e a cidade onde vai abrir. Uma cidade de 30 mil habitantes talvez não comporte uma franquia de R$ 1 milhão de reais.

Analise todas as possibilidades de franquias, dê uma olhada no seu cofrinho e pense muito bem na cidade onde você vai abrir seu negócios, nos costumes daquelas pessoas e quem você teria para público alvo.

E boa sorte! Tim-tim!

Me conta aqui nos comentários, por qual dessas franquias você já se apaixonou de cara?