Se você é um frequentador nato de bares, já deve ter visto muitos estilos diferentes por aí, e alguns, até com nomes inusitados, não é verdade?

Confesso que eu me divirto acompanhando a criatividade dos proprietários e das pessoas que frequentam esses estabelecimentos.

Conheço um bar, estilo boteco/bodega mesmo, em que seus frequentadores já criaram um apelido que, hoje em dia, é mais famoso que o nome original.

Só não vou citar aqui, porque o horário e a ocasião não permitem! 

Mas posso dizer que todo mundo conhece, e o bar acabou se tornando uma referência quando queremos dar informação de alguma localização na cidade.

Você conhece um caso assim? Comenta aí embaixo nos comentários, quem sabe eu te conto qual é o apelido! 

Mas em geral, eu adoro frequentar um barzinho de vez em quando. É bom demais jogar conversa fora com os amigos, acompanhado de uma tábua de petiscos!

E posso dizer que, o nome do bar é que faz a sua fama! Então, como queremos que seu bar seja um sucesso, separamos algumas dicas e exemplos de como criar um nome que esteja na boca do povo!

O que significa bar?

O bar é um estabelecimento comercial em que os clientes consomem bebidas alcoólicas e não alcoólicas, e alguns alimentos como petiscos, porções, hambúrgueres, entre outros.

É aquele lugar em que nos reunimos com os amigos (ou criamos novos), fizemos um happy hour, afogamos as mágoas de uma paixão não correspondida, choramos as dores do time de futebol que perdeu a partida… uffa! E diveeersas outras situações! 

Mas, para entrarmos no assunto sobre o que significa a palavra “bar”, não podemos deixar de lembrar do seu elemento característico e principal: o balcão!

É por causa dele que, hoje em dia, chamamos esses estabelecimentos de “bar”, você sabia? Não? Então eu te conto. Senta que lá vem história! 

Sabemos que o consumo de bebida alcoólica sempre foi muito presente desde que nos entendemos por gente, assim como os estabelecimentos que a comercializam.

A diferença é que naquela época possuíam outros nomes e características, como é o caso da taberna, o famoso “bar” de antigamente.

Não existe uma origem certeira da palavra “bar”, a história mais famosa é a que teve início na França, em meados do século 18.

O termo veio da palavra francesa “barre”, que significa barra em português. Tem essa relação porque nessa mesma época, as tabernas tinham uma barra do comprimento do balcão.

Segundo as diferentes versões da história, essa barra impedia que os clientes ficassem muito próximos das bebidas, encostados demais sob o balcão, ou que ela serviria também como um apoio para os clientes mais alcoolizados.

Ou ainda outra versão, em que a barra seria na parte inferior e serviria para apoio dos pés dos fregueses.

Homens escorados na barra de ferro na parte inferior do balcão de um barHomens escorados na barra de ferro na parte inferior do balcão de um bar. Por WetWhistle

Ainda no século 18, começaram a chegar os jovens americanos no país, que se tornaram frequentadores das tabernas. A história diz que foram eles que levaram a sugestão da barra no balcão para os EUA.

Aos poucos a ideia foi se espalhando entre os estabelecimentos e a palavra “barre” foi ficando famosa até que se tornou abreviada, virando “bar”.

É assim que hoje em dia, depois de todas as evoluções, os bares se tornaram o motivo de diversos empreendimentos e também, motivo de felicidade para quem adora frequentar um bar de respeito!

Sei que se você está aqui, é porque um desses casos faz parte da sua vida, ou senão os dois. 

Então, se você está pretendendo abrir um bar ou reformular o seu negócio, não deixe de conferir o nosso post sobre Como Montar um Bar, lá você encontra tudo e mais um pouco sobre que é preciso para abrir a sua empresa!

Agora, depois de um pouco (ou muita) história, vamos te trazer algumas inspirações para nomes de bar! 

Nomes de bar

Depois de termos ajudado os donos de restaurante com Nomes para Restaurantes, os donos de hamburguerias com Nomes para Hamburgueria, e também os donos de cafeterias com Nomes para Cafeteria, chegou a hora dos donos de bar!

Sei que como você, futuro(a) dono(a) de bar está preocupado(a) em como criar um nome único para o seu negócio, já deve ter conferido e se inspirado em todos esses posts que contém as nossas preciosas dicas.

Mas também sei que talvez você não esteja tão atualizado, então vou te quebrar este galho! 

Como citamos aí em cima, um bar é o lugar em que vamos para comer e beber algo antes de partir para uma festa, se reunir com as pessoas que gostamos, ou até mesmo para ir sozinho, apreciar a nossa própria companhia e pensar um pouco na vida enquanto tomamos umas.

Banquetas, mesas e balcão no bar Casa GabbiBanquetas, mesas e balcão no bar Casa Gabbi/Cliente Empório Tambo

Por ter se tornado praticamente indispensável na vida de muitas pessoas, até na das pessoas que não são amantes de bebidas alcoólicas, os bares estão por todos os lados.

Das menores às maiores cidades, do jeito que for, eles estão lá!

Já que é assim, para conseguirmos definir o melhor nome para o nosso bar, primeiro temos que pensar qual será o diferencial dele, e melhor, que estilo ele terá.

No nosso post Tipos de Bar você encontra 18 estilos diferentes e inspiradores que poderão ser o diferencial da sua região, que tal dar uma olhadinha? 

Lembre de adotar o estilo que combine com o gosto do público-alvo que você quer atingir (com o seu gosto também, claro), e que “case” com a proposta de negócio que você tem em mente!

Não esqueça de me contar aí embaixo nos comentários qual deles você escolheu como forma de negócio! 

Banquetas, mesas, balcão, televisão e parede de giz no bar Biemeister BreweyBanquetas, mesas, balcão, televisão e parede de giz no bar Biemeister Brewey/Cliente Empório Tambo

Depois de tudo isso definido, é só juntar os pontinhos. Faça uma lista das características do seu espaço, como decoração, atendimento, cardápio…

Qual será a especialidade da casa, ou seja, que bebidas serão o carro chefe do seu bar? O nome do bar pode ser um convite para as pessoas apreciarem essa especialidade!

Conheça o seu negócio, peça opinião para seus amigos, familiares, sócios, funcionários e considere todas as possibilidades.

Como estamos aqui para facilitar a sua vida e aflorar as ideias da sua mente, vamos te dar alguns exemplos de nomes com características diferentes, vem com a gente!

sua marca no centro

Nomes de bar engraçado

Se tem uma coisa de que não podemos duvidar é da capacidade que o brasileiro tem de levar a vida com criatividade e bom-humor, não é mesmo?

Desde a forma de inventar alguma gambiarra, rir dos próprios perrengues, encontrar uma solução para qualquer problema, fazer memes, e por aí vai!

E quando o assunto é criar um nome para bar, meu amigo… Você tem que concordar comigo que nessa situação, o brasileiro se supera! 

E a prova disso é a quantidade de fotos de fachadas de bares com nomes inusitados que encontramos pelas redes sociais, dá uma olhada: 

Pessoas em deck de bar

Pessoas em deck de bar. Por MegaCurioso

Isso porque os bares atingem diversos tipos de público, de diferentes profissões e idades, então acredito que exista uma liberdade na hora de validar todas as possibilidades de nomes.

É um ambiente, na maioria das vezes, mais informal e descontraído o que permite um nome com essas mesmas características.

Por mais que seja divertido é preciso ter um cuidado para não assustar e espantar os futuros clientes.

As pessoas fazem associações e sabem que se trata de um ambiente que serve alimentos e bebidas.

Que tipo de bebida ou comida você imagina que seja servido ou preparado no “Bar do Suvaco”? 

Não estamos criticando, viu? Quem sabe o sucesso desse bar seja justamente por conta do nome! 

Entrando no clima dos nomes engraçados, confere a lista de ideias que separamos:

  • Beberrão;
  • Marvada Pinga;
  • 3º turno;
  • Caminho de Casa;
  • Paracetamal;
  • Bar Baridade;
  • Quem viu, mentiu;
  • Pinguço’s Bar;
  • Rabo de galo (é um drink de boteco);

Nomes de bares antigos

Como já dissemos, o consumo de bebidas alcoólicas e a presença dos bares já existe a muitos e muitos anos!

Um exemplo é o Bar Luiz, conhecido como um dos bares mais antigos ainda ativos no Brasil. Ele foi fundado por um brasileiro em 1887, repito, 1887

Nessa época Dom Pedro II era o imperador do Brasil e a cidade do Rio de Janeiro era capital do Império.

Hoje em dia o bar ainda se mantém em funcionamento e possui cerca de 133 anos, estando localizado no Centro do Rio de Janeiro.

Foto preta e branca do Bar LuizFoto preta e branca do Bar Luiz. Por Bar Luiz

Naquela época o nome do bar era de origem alemã, “Zum Schlauch”,  que significa “a mangueira” ou “a serpentina”, espécie de mangueira por onde passa o chope saído dos barris, em direção as torneiras.

Porém, em 1915, devido a uma lei que proibia a utilização de nomes estrangeiros nos letreiros de casas e comércios, o bar foi obrigado a alterar seu nome para “Bar Adolph”, em homenagem ao proprietário. 

Depois disso, o bar foi ameaçado por estudantes que imaginavam que o nome do estabelecimento era uma associação à Adolf Hitler.

Sendo assim, após esse equívoco a casa passou a se chamar por definitivo “Bar Luiz”. Um nome tradicional que carrega consigo um significado e uma história!

Nada melhor que essas características para nomear um bar antigo, não é verdade? Um contexto, uma história, uma experiência…

Vamos citar aqui algumas ideias, mas quem sabe você olhando em volta do seu bar encontre um nome que contenha um significado ou uma história do seu negócio.

  • Galante Bar;
  • Veterano Bar;
  • Nativo Bar;
  • Clássico Bar;
  • Rústico Bar;
  • Eterno Bar;
  • Típico Bar;
  • Autêntico Bar;
  • Bar Centenário;

Nomes de bar chique

Para algumas pessoas que estão acostumadas a verem os famosos e tradicionais “butecos”, é até difícil de imaginar um bar chique e sofisticado.

Assim como você viu, ou vai ver no nosso post Tipos de Bar, há alguns botecos que carregam algumas características mais requintadas, oferecendo pratos e bebidas mais gourmetizadas.

Ou então o estilo “piano bar” que atrai os clientes que gostam de uma música ao vivo tocada no piano, e que óbvio, são de um padrão de vida um pouco mais elevado! 

Mesas, poltronas e piano em bar de hotelMesas, poltronas e piano em bar de hotel. Por Fes Marriott Hotel Jnan Place

Nesse caso, o nome precisa deixar claro que o ambiente é um pouco mais requintado. Por exemplo, olhe a foto e imagine um nome como: “Bardega”, não se encaixa, né? 

Esse é um bom exemplo para termos uma noção do quanto o nome é importante e precisa “casar” com a proposta do bar.

Sendo assim, a nossa lista com ideias de nomes de bar chiques é essa:

  • Plaza Bar;
  • Bourbon Bar;
  • Prime Bar
  • Le Point Bar;
  • Bravo Bar;
  • Império do Bar;
  • Premium Bar;

Nomes de bares com duplo sentido

É, realmente o brasileiro é sem limites! Com uma pitada de criatividade, outra de coragem… formam inúmeros nomes de estabelecimentos que nem imaginávamos que eram possíveis!

Nomes de bares com duplo sentido podem ser um sucesso, se soubermos usar, é claro! Como é o caso deste da foto, um dos melhores nomes que encontrei:

Fachada do Nosso BarFachada do Nosso Bar. Por Jetss

É importante lembrarmos de como é o perfil do nosso público-alvo e cuidar para não colocar um nome comprometedor para o nosso negócio.

E você sabe do que estou falando quando nos referimos em palavras com duplo sentido, não sabe?

Por mais que existam diversos nomes de bares com duplos sentidos na internet, é melhor partirmos para os nomes que sejam criativos e não comprometam com a imagem do nosso bar:

  • Barfômetro;
  • BartMan;
  • Tô no Trabalho;
  • Bebum +1;
  • Bom Bar;
  • Bardega;

Nomes de bar criativos

Pegando o embalo dos nomes engraçados e nomes com duplo sentido, chegamos aos nomes de bar criativos!

Quem não quer que o nome do seu estabelecimento se destaque por ser criativo e diferenciado? É esse resultado que procuramos sempre que pensamos em um nome para o nosso negócio, né?

Os bares são os estabelecimentos em que mais encontramos nomes criativos, e também engraçados, como é o caso do nosso primeiro tópico, e também da foto:

Foto da placa do “Confessionário Bar”Foto da placa do “Confessionário Bar”. Por Cúpula do Happy Hour

Você concorda que o bar se torna um confessionário depois de alguns goles? Essa é a ideia do “Confessionário Bar”, localizado no centro de Campinas-SP.

Conseguimos perceber que junto com o nome ele leva uma temática. Seu ambiente é característico de um confessionário e tem até uma escultura de um padre!

Como eu sei que você ficou interessado e gostou dessa ideia de bares temáticos, confere o nosso post sobre Bar Temático. Lá você vai encontrar diversas dicas para abrir a sua mente!

Mesas, cadeiras, banquetas, balcão e bebidas no bar temático Esportagem

Mesas, cadeiras, banquetas, balcão e bebidas no bar temático Esportagem/Cliente Empório Tambo

Produtos da imagem

Com esse exemplo de bares, vamos as ideias que você pode se inspirar:

    • Uêba Bar;
    • Lar doce Bar; 
    • Labirinto Bar (fácil de entrar, difícil de sair);
    • Loira Gelada (associação à cerveja);
    • Uma e outras;
    • Desabafe aqui;
    • Eufóricos;
    • Vira Copos;
    • Don Bigodes Bar;

Nomes de bar em inglês

Muitas vezes um nome em inglês pode se transformar em um diferencial e atrair a curiosidade da clientela.

Por isso, sempre falamos sobre a importância de dar uma espiadinha na concorrência. Como é o nome do bar, a decoração, a proposta dele…

Assim a gente faz tudo diferente, e se formos fazer igual, procuramos uma inovação dentro disso para se destacar! 

Mas, nem tudo são flores! É de extrema importância tomar o cuidado com o significado das palavras em inglês, principalmente quando queremos nos referir às expressões de bares.

Mesas, banquetas, balcão e bebidas no Bar e Barbearia Los HombresMesas, banquetas, balcão e bebidas no Bar e Barbearia Los Hombres - Cliente/Empório Tambo

O nome também precisa ser de fácil escrita e pronúncia. Imagina cada cliente pronunciar ou escrever o nome do seu bar de formas diferentes, não funciona né?

Um nome simples com um bom significado ajudam na identificação e nas propagandas que podem ser feitas para o bar.

    • Gold Beer Bar (cerveja de ouro);
    • Serenity Bar (calmo, tranquilo);
    • Dusk Bar (entardecer);
    • Sky Beer Bar (cerveja do céu);
    • Good Beer Bar (boa cerveja);
    • Wonder Bar (se sentir curioso);
  • Mustache Bar (bigode);

Nomes de bar americano

Esse estilo de bar você também encontra no nosso post Tipos de Bar, é um estilo muito clássico e tipicamente americano!

A atração principal é o barman, o balcão e as prateleiras com as bebidas expostas. Sua decoração é chamativa e seus pratos lembram uma mesa americana.

Alguns inclusive, chamam ainda mais a atenção por conta da quantidade de televisores dentro do bar, na maioria das vezes cada um deles passando um esporte diferente.

Balcão, televisão e prateleiras com bebidasBalcão, televisão e prateleiras com bebidas. Por Guilherme Gongra - Raquel Baracat

Com certeza é um bar visualmente bonito e oferece uma proposta diferente das tradicionais aqui no nosso país.

Corre conferir o post que citamos aí em cima para conhecer um pouco mais sobre os detalhes do estilo desse bar, é demais!

Vamos aos nomes que podemos batizar o nosso bar americano:

  • American’s Bar;
  • House Beer Bar;
  • All Night Bar;
  • Happy Hour Bar;
  • Cheers Bar (brindar);
  • Sport&Beer Bar (esporte e cerveja);
  • Sunset Bar (pôr do sol);
sua marca no centro

Nomes para bar de sinuca

Uma mesa de sinuca em um bar é unir o útil ao agradável! 

Quem não quer encontrar os amigos em um bar, tomar uma gelada, comer um hambúrguer, jogar conversa fora e ainda de quebra se jogar nos bilhares? 

Mais uma opção que pode se tornar inovadora na sua região. Percebeu como o universo dos bares é flexível e se adapta a qualquer outra ideia que você queira incrementar?

Banquetas, mesas e mesas de sinuca. Por Snooker BarBanquetas, mesas e mesas de sinuca. Por Snooker Bar/Cliente Empório Tambo.

Uma boa bebida e uma bela mesa de sinuca podem atrair muitos clientes! Então vamos trabalhar para que o nome seja convidativo:

  • Bola 8 Bar e Bilhar;
  • Bola da vez;
  • Sinuca de bico;
  • Play Pool Bar (jogar sinuca);
  • Boa Tacada Bar e Bilhar;
  • Taco&Beer;

Nomes para sushi bar

Aproveitando que estamos falando sobre a flexibilidade dos bares, aqui estamos com o sushi bar.

Nesses estabelecimentos é possível encontrar os pratos japoneses e as bebidas em um mesmo lugar, principalmente drinks e saquês.

O saquê é uma bebida japonesa, produzida a partir da fermentação do arroz. Sua produção é bastante antiga e costuma ser uma bebida bastante cobiçada!

Mesas, cadeiras, balcão, banquetas e bebidas em prateleiras na parede em um sushi barMesas, cadeiras, balcão, banquetas e bebidas em prateleiras na parede em um sushi bar. Por Oguru Sushi Bar.

Também podemos definir como sushi bar os estabelecimentos que possuem a cozinha de frente para o cliente, sendo separado apenas pelo balcão de atendimento.

O sushiman prepara o prato na frente do cliente, e ele pode consumir ali mesmo no balcão ou se dirigir às mesas no salão.

Para concluir, vamos à lista de nomes para sushi bar:

  • Garden Sushi Bar;
  • Pop Sushi Bar;
  • Japa&Drink Sushi Bar;
  • Master Sushi Bar;
  • Suki Sushi Bar (gostar);
  • New Sushi Bar;
  • Genki Sushi Bar (saudação);

Fontes para nome de bar

Sabemos que a escolha do nome do bar é apenas o início. Ainda precisamos decidir a logomarca, o slogan, como faremos a divulgação da marca… e por aí vai!

Mas, não se apavore! Já temos o kit completo de dicas aqui no nosso blog. No nosso post Slogan para restaurante você pode aproveitar muitas dicas de como criar o slogan do seu bar.

Já no nosso post Logomarca para restaurante citamos tudo que é preciso saber na hora de elaborar o seu logotipo, os fatores que precisam ser levados em consideração e como você faz para criar o seu.

Você pode levar esse post como referência na hora de escolher e criar as cores da sua marca, ícone, fonte de escrita do nome, e ainda conferir alguns exemplos para te inspirar.

Esse post pode servir como base para te passarmos algumas dicas de como escolher a fonte do nome do bar. 

Primeiro de tudo, como sempre, e para sempre, não esqueça de analisar o seu público-alvo. A fonte vai ter uma conexão com ele, seja através do seu estilo, do seu espaçamento ou da sua forma! 

Tudo pode variar de acordo com o gosto dos seus clientes e da proposta do seu negócio, você vai perceber que conforme vai jogando as fontes, elas vão transmitindo as características do seu bar.

Por exemplo, uma fonte com um estilo caligráfico, manuscrito, pode representar um espaço mais elegante, artístico e feminino.  

logo house beer

Já uma fonte mais decorativa, encorpada e gráfica, são mais originais, informais e até mesmo divertida. Caem muito bem para logotipos de bares.

logo gold beer

Percebeu a diferença de cada um deles? Consegue imaginar o tipo de público que frequenta cada um dos bares? Pois é, a fonte também tem o poder de representar a sua marca!

Conclusão

A escolha do nome é sempre um processo delicado e na maioria das vezes demorado. Queremos pensar bem e escolher um nome que tenha um significado e que represente a proposta do nosso bar.

Na maioria das vezes precisamos de algumas ideias e sugestões para nos inspirar e despertar a nossa criatividade.

Grande parte dos bares carrega uma pegada mais informal e possuem um leque enorme de possibilidades que podemos aderir como nome.

Nomes engraçados, com duplo sentido, em inglês… esses estilos de nomes e diversos outros se usados com criatividade, farão a diferença no seu negócio.

O segredo é focar em um nome curto, que “case” com o gosto do seu público-alvo e que facilite na hora da memorização e identificação do seu bar.

Pense, repense, converse com seus amigos, familiares e sócios. Considere todas as possibilidades e faça jogos de palavras e sinônimos, dessa forma tenho certeza que encontrará o nome perfeito!

Espero termos te ajudado com os nossos exemplos e dicas. Aproveite para assinar a nossa newsletter. Assim, você recebe na sua caixa de entrada as atualizações de novos conteúdos!

Como um estabelecimento pode lucrar 3xmais