A sua rotina deixa você aproveitar seu jardim? Saímos muito cedo e geralmente só retornamos quando o sol se apagou. Conseguindo apenas desfrutar nos finais de semana.

Abençoado seja aquele que pode admirar seu jardim com mais frequência. Brincadeiras a parte.

O que queremos dizer é que se você tem uma área externa bem iluminada pode considerar aproveitar muito mais. 

Buscamos trazer ao seu conhecimento neste post dicas e inspirações para você ter uma iluminação externa perfeita. E mais alguns acessórios que pode usar para decorar o seu jardim, quintal, varanda e piscina.

Falamos decorar porque a luz tem essa função. Como já mencionamos em outros posts a iluminação serve para iluminar e também decorar. E quando se trata de luz externa ganha mais uma função: passar segurança!  

Por tanto, a iluminação externa é necessária!

Conhecendo alguns Estilos de Jardins!

Você sabe que existem notáveis jardins pelo mundo. Principalmente os que fazem parte das grandes mansões, museus e palácios.

Palácio real alcazar de sevilla. Por Adam Hill
Por Adam Hill

Você sabia que os jardins começaram a surgir com o intuito de entender as plantas usando-as para remédios e alimentos? Com o passar do tempo evoluíram para o que conhecemos hoje, como forma de decorar e dar beleza às casas. 

O intuito deste post é a iluminação, mas achamos pertinentes esse trecho pra você poder se inspirar. 

Os jardins Ocidentais são valorizados pelo seu estilo de usar linhas retas. Por exemplo:

Jardim Francês ressalta as casas ao redor. É usado caminhos e canteiros pequenos com arbustos, lagos, bancos, esculturas e elementos.

Já o Jardim Italiano como é de se esperar, trabalha o romantismo, usam fontes, flores bem coloridas, arcos, pontes e outros acessórios.

O Jardim Inglês não ganha tanta atenção com ornamentos, apenas com a forma que dispõem as plantas da menor para a maior. Mas tudo é idealizado como se não tivesse sido manipulado pelo homem. 

Os modelos de jardins Orientais destacam a beleza deles através da iluminação, combinando com água corrente, estátuas religiosas e de animais. Sem deixar passar as tradicionais lanternas. 

Jardim Japonês é uma obra de arte. Passa tranquilidade e paz, utiliza pedra, lago de carpa, bonsai e principalmente as famosas cerejeiras.

No Jardim Indiano, onde a prática da meditação e os encontros com os familiares são muito valorizados. O jardim compõe um cenário com estátuas de divindade, objetos coloridos e brilhantes. 

Vale a pena uma pesquisa de estilos de jardins para você se inspirar com plantas e formatos de disposição. E dar um toque no seu jardim. 

Por que iluminar o seu jardim?

 Jardim na frente da casa com vários coqueiros com refletores verdes os iluminando. Em Pinterest

Porque um jardim bem estruturado por si só valoriza a casa, imagina bem iluminado. De dia é um ambiente e de noite, com a iluminação destaca o que por ventura não notamos apenas com a luz natural. 

A iluminação externa do jardim possibilita destacar quaisquer plantas, ou objetos específicos que estão expostos, deixando muito mais interessante e atraente. 

jardim com iluminação externa fazendo caminho de pedras iluminados com balizadores
Em Pinterest

Além de ser útil, a iluminação externa é utilizada para sinalizar o caminho que deve ser percorrido da garagem até a porta, apontar a direção da piscina (evitando acidentes). Ao chegar em casa, indicar os corredores entre as casas.

Por tudo, proporciona uma movimentação mais segura para a família e convidados. Além do mais, passa maior segurança anunciando a chegada de “pessoas não convidadas”. 

Nesse quesito segurança, já podemos deixar uma dica aqui. Nunca use apenas uma fonte de luz. Como, por exemplo, as ramificações de fibra óptica, são lindas, iluminam vários pontos do jardim usando a mesma fonte.

O ideal é que tenha mais fontes espalhadas, assim caso uma seja desligada você ainda tem outros pontos de iluminação. Vale também apostar em uma luz de emergência. 

Tão bom ter um espaço verde ao redor da casa, não é? 

Como usar a iluminação externa?

fachada de casa com porta grande de madeira aberta com parede de blocos de cimento
Em Pinterest

Para achar o ponto ideal onde cada lâmpada deve se posicionar a dica é observar atentamente sua casa. Então, quando começar a anoitecer atravesse a rua e observe com atenção. 

Conforme vai escurecendo fica mais fácil conseguir entender  quais os locais receberão uma luz estratégica para deixar o jardim ainda mais interessantes. 

Lembre dos principais pontos: a entrada da casa, o caminho que você percorre quando sai do carro até a porta.  

Fazendo essa análise você consegue atender às suas necessidades e saber que tipo de lâmpada será indispensável, pois cada uma tem característica e finalidade para um uso específico.

É importantíssimo contratar um profissional capacitado para executar a instalação elétrica, por questão de segurança.

Considere preferir por lâmpadas e acessórios de boa qualidade uma vez que vão ficar expostos às altas e baixas temperaturas. Chuva, vento, umidade e em casas do litoral, a maresia.

Um ponto que precisamos evidenciar é que se você está dando o pontapé inicial ao seu projeto de paisagismo, é indispensável pensar na iluminação externa em conjunto, afinal ficará muito mais fácil e evita transtornos futuros. 

Escolhendo a iluminação do jardim

Area externa mesa e pergolado iluminado
Em Pinterest

Quando iluminamos o jardim, automaticamente já estamos dando as luminárias a função de decorar. Tanto no chão quanto no teto ou nas paredes, a iluminação do seu jardim precisa atender suas necessidades.

São inúmeras as opções de lâmpadas e até é complicado escolher a opção pertinente. As principais lâmpadas são as halógenas com uma duração de vida longa. As fluorescentes também gastam pouca energia. 

Já as de LED, essas vem ganhando muito espaço na iluminação de interiores de casas, e nos jardins, comércio a até em vias públicas. Tem um preço elevado, mas a vida útil é uma grande vantagem. 

Você pode ler tudo o que precisa saber antes de comprar qualquer lâmpada, para entender melhor sobre os tipos de lâmpadas existentes no mercado, sua temperatura, IRC, vida útil e demais características.

Para cada momento da iluminação externa vamos optando por determinada luz. Na entrada da garagem, por exemplo, um local que exige mais segurança, lâmpadas de cores brancas são mais indicadas.

Para dar um charme em alguma planta, uma lâmpada de temperatura de 2000 k, que tem uma luz amarela, dando uma sensação mais relaxante e convidativa para o local. 

Que é o caso dessa escada!

escada cinza iluminada que dá acesso ao jardim
Em Pinterest

Tipos de iluminação 

Os espaços como varandas, quintal, jardim que são nossos ambientes de relaxar ou receber visitas, merecem uma iluminação adequada, convidativa e agradável.

Vamos conhecer um pouco sobre os acessórios e descobrir qual combina mais com o seu estilo.

Arandelas

Também são conhecidas como luminárias de parede. Esse estilo instalado próximo à porta na entrada da casa é bem acolhedor e tranquilizante, pois dá mais segurança no local. 

São encontradas em vários formatos e designs arrojados,  produzidos de diversos materiais como ferro, plástico, vidro entre outros tantos…

Suportam diferentes tamanhos e tipos de lâmpadas. Mas em ambientes externos costumeiramente são utilizadas as fluorescentes e LEDs.

Lindas e adaptáveis a muitos estilos, desde os rústicos, modernos e industriais. As arandelas fazem parte da decoração como uma luz indireta, nunca é usada como luz principal.

 varanda de casa aberta com jogo de poltranas e lago artificial na frente.
Em Decor Fácil

Veja a iluminação dessa casa, um charme com essas arandelas ornamentais. E para ajudar ainda mais fizeram uso dos spots ou luz embutida que funcionam muito bem na orientação e tamanho dos degraus.

Foto da fachada da casa com escada de cimento, porta aberta de madeira, mostrando o interior da casa.
Em Decor Fácil

A arandela é instalada nos muros dos jardins e quintais, fachadas de casas e paredes de varanda e área gourmet.

Dependendo do local ela pode ser do modelo que ilumina tanto para cima quanto para baixo. Modelos que são só para cima, aparentemente iluminam mais o ambiente. Já os modelos que tema luz direcionada para baixo, vai destacar, por exemplo, o que estiver próximo da parede. 

Embutidos de solo

Caminho lateral de área externa com spots embutidos em uma lateral e na outra uma fita de LED inteira
Em Pinterest

É a mais conhecida iluminação externa de jardim, para incrementar as plantas, principalmente. 

Você pode deixar seu jardim muito charmoso com eles, utilizando também as luzes coloridas, há opção de lâmpada verde que valoriza ainda mais a paisagem. 

Os embutidos são muito duráveis, pois são projetados para serem incrustados no solo, em pedras, granitos, madeiras. 

Ideais também para utilizar como balizamento de caminhos no jardim. 

Pendentes

São fixos com um fio longo, e assim como as arandelas não são usados como única luz. 

Pode colocar na sua varanda oferecendo uma luz direcionada na mesa, por exemplo.

mesa externa de madeira com cadeiras de vime e pendente sobre a mesa.
Em Viva Decora

De modo geral o pendente é mais visto na iluminação interna. Mas nada impede você ousar na criatividade no lado externo da sua casa, em uma varanda, por exemplo. 

Refletores

São bastante utilizados nos mais variados tamanhos de jardins. Direcionando a luz para um ponto estratégico com o objetivo de  destacar.
São muitos modelos encontrados no mercado, redondos, quadrados, retangulares que adaptam fácil vários tipos de lâmpadas.

Jardim na frente da casa com vários coqueiros com refletores verdes os iluminando_
Em Pinterest

Alguns modelos são articulados, que facilitam ainda mais a direção da luz. 

Os modelos os de LED, a luz solar e os elétricos, são os mais usados. 

Postes

Outra iluminação externa ótima para seu jardim é o uso do poste. Ele tem uma luz que se difunde no ambiente. Além de decorar com grande estilo. 

Você pode usar todos na mesma linha ou intercalar os tamanhos. É um acessório delicado que dá ao ambiente um acabamento agradável. 

Você pode se inspirar na decoração do estilo francês e incrementar seu jardim com um banco e um ou dois postes. O que acha? Modelos de postes existem de vários.

Os mais encontrados são aqueles de bolinha, mas existem vários modelos. Uns até permitem o uso de mais de uma lâmpada, o que ajuda na distribuição da luz por todo o jardim. 

Montagem com três tipos de postes para jardim
Fotos do Pinterest, montagem Tambo

Logo mais vamos abordar o assunto: Luz solar! 

Espetos

Os espetos são encontrados de vários modelos, tamanhos, luzes e potências diferentes. Chamam-se espetos porque na extremidade tem uma ponta.

Por isso são muito práticos para instalar, só cravar na terra.   

Você pode usar com luz branca, amarela, verde e prateada. Dependendo do seu gosto, a verde combina com as folhagens então fica lindo destacando um canto do jardim. 

Para facilitar ainda mais, existem os modelos articuláveis, esses você redireciona a luz sem precisar arrancar do chão.

 Acessório de luz para jardim no formato espeto
Acessório de luz para jardim

Bastante utilizado como balizador para indicar caminhos.

balizador preto cravado na vegetação do lado de calçada feita de pedra
Balizador cravado na vegetação

Cordões de luz

Esse cordão cheio de luz, remete muito ao Natal… Mas ultimamente estão fazendo parte da decoração em festas e principalmente em quartos.  

O seu uso se estendeu a varandas, sacadas e jardim, um item estiloso e charmoso. Encontrado em vários tamanhos e modelos, também chamado de varal de luz. 

Ambiente externo com conjunto de poltronas de vime e cordão de luzes_
Em Pinterest

Você pode usar em pergolados, até em árvores, quem sabe se for do seu estilo usar lâmpadas coloridas para deixar o ambiente bem mais divertido.

Pode deixar fixado diretamente na parede ou contornar algum móvel, na extensão da escada. Usar eles em linhas no teto ou no estilo de cortina. Use a criatividade! 

Olha esse ambiente, usaram na composição inspiração dos jardins orientais. 

Deck de madeira com várias cadeiras e um balanço com iluminação de cordão de luz_
Em Pinterest

Luminárias subaquáticas 

O nome já nos remete a sua função, iluminar dentro da água. Elas são lindas dentro das piscinas porque deixam a água com um visual muito bonito. 

Pela obviedade da coisa, água e energia não combinam, é fundamental que procure um ótimo eletricista e um excelente equipamento. Pode optar por iluminação externa projetada para dentro da piscina, garantindo ainda mais a segurança. 

A piscina iluminada dentro ou fora, além de sinalizar, destaca-se no jardim. Lâmpadas de LED que mudam de cor e spots podem produzir muitos efeitos interessantes. 

Piscina retangular na parte externa da casa com iluminação interna_
Em Pinterest 
A luz na piscina é extremamente útil para quem tem o hábito de nadar a noite

Iluminação Sustentável

A maneira mais indicada para as pessoas que prezam pela economia e querem cuidar do seu jardim de forma sustentável.

A vantagem desse tipo de iluminação é que não precisa de uma instalação complexa.

 Alguns modelos você só precisa fixar no gramado, sem usar fios ou ter outras complicações para a instalação. Ótima opção para realçar o ambiente. 

Na hora de aplicar essa iluminação solar posicione em um lugar aberto que não tenha nenhum tipo de interferência. Pois, ele funciona através de um sensor que ao identificar a falta ou a baixa luminosidade aciona a bateria então a luz é ligada. 

As luminárias a base de energia solar são compostas por: lâmpada LED, bateria, alguns modelos vêm com bateria extra, e duas placas a usada para controlar e a solar, que faz a captação da energia do sol.

Montagem com três tipos de iluminação a base de luz solar
Fotos do Pinterest, montagem Tambo

Alguns modelos ainda possuem reservas armazenadas que são usadas quando há menor captação da luz natural, como em dias chuvosos ou nublados. Essas reservas serão suficientes para o funcionamento por algumas noites. 

Jardim com iluminação externa criativa

Para encerrar o conteúdo desse post, separamos algumas ideias de iluminação criativa que você pode usar para o seu jardim, dependendo da sua personalidade e gosto. 

Porque o seu jardim pode sim, ser chique, divertido, industrial, rústico. Inspirado em Jardins Ocidentais ou Orientais. Ter inúmeros detalhes ou ser minimalista. O importante é ser cheio de originalidade e alegria. 

Spot de luz embutido em artefato estilo pedra
Em Pinterest
Que tal uma luz dentro de uma pedra???

Luminárias de chão em formato de bambu
Em Pinterest

Você já ouviu falar nessas luzinhas de LED no fio de cobre?

Funciona a pilha ou bateria. Essa iluminação externa seria usada mais em momentos de receber visitas, apenas para fazer um charme.

Chaleira derramando luzinhas, usada como decoração na iluminação externa
Em Pinterest

Não sabemos se é de algum material ou se é natural de tronco, mas que ficará maravilhoso em um jardim no estilo rústico ou mesmo mais colonial.

Tronco de árvore iluminado fazendo um caminho
Em Casa Abril

Barquinhos boiando com luz de led dentro
Em Pinterest
Esses barquinhos ficariam lindos boiando em um lago falso no jardim

Aqui temos uma ideia interessante para algo que costumeiramente usamos apenas para nos proteger do sol. Achamos válido e você? 

Ambiente externo com mesa e 4 cadeiras e ombrelone iluminado
Em Pinterest

Bolas de LED no meio do gramado com árvores
Em Pinterest

Conclusão

Agora você já sabe como é importante ter uma boa iluminação externa na sua casa. E que com ela estará fazendo um investimento usando lâmpadas assertivas para iluminar, decorar e trazer segurança ao ambiente externo.  

Você pode optar por uma luz tanto direta quanto indireta, mas às duas têm sua colocação pontual dentro da iluminação externa do seu jardim.

Não esqueça de estruturar é fundamental que a iluminação externa atenda a necessidade dos moradores da casa e você sabe que alguns locais exigem mais luz. Entradas da casa, garagem, corredores merecem total atenção. 

Uma boa iluminação externa vai criar sombras, realçar objetos e plantas, iluminar o seu jardim deixando tudo ainda mais bonito e admirável.  

Não esqueça de escolher bons materiais já que vão estar expostos às altas e baixas temperaturas, chuvas e ventos.

Esperamos que tenha gostado deste material! Aproveite para conferir mais conteúdos sobre iluminação nos posts relacionados abaixo!