O planeta está pedindo socorro, e isso não é novidade para ninguém! Desde pequenos a gente vem aprendendo na escola – e na prática – que a natureza está cobrando nossa conta.

Para dar um help para o verde e tentar deixar o ar ficar o mais limpinho possível, a reciclagem é uma ótima opção.

Além de separar o lixo da forma correta, nossa proposta hoje é transformar o que iria para a lixeira em decoração!

Procuramos mostrar transformações que não exigem grandes habilidades técnicas ou uma alma de artista renascentista. Dessa forma, ficará fácil fazer em casa e passar o conhecimento!

Mas, claro, se você for um artesão de mão cheia, além das próprias ideias, você pode vasculhar a internet para encontrar novos desafios.

Uma boa ideia é deixar aqui nos comentários o que você está fazendo ou pretende fazer. Assim a gente troca figurinha e todo mundo sai ganhando, inclusive o planeta!

Bora, lá? Então bora!

 

Organize panos de prato ou pashiminas

Sobrou rodapé da sua última obra ou simplesmente encontrou um pedaço de madeira dando mole? Com a ajuda de pregadores, crie um suporte para seus panos!

Da forma que mostra a imagem, é só prender ganchinhos em suas laterais, liga-los com nylon e pendurar em um prego ou gancho na parede, ou porta. Grude os pregadores com cola!

 

Dê, novos usos aos velhos utensílios

Ao invés de jogar sua concha fora, crie um suporte para uma vela – que você pode fazer também, por sinal.

A ideia é simples, mas traz um charme imenso para o ambiente! Use velas aromáticas para que leve, bons fluidos para sua casa ou para afastar pernilongos mesmo e garantir a paz!

 

Finalmente tenha sua hortinha

A hortinha em casa é um sonho tão grande quanto a casa própria, mas, sério, é mole fazer. Pegue suas latas de achocolatado ou similares, limpe-as bem e plante sua semente!

Para dar um charme, abuse da decoração. Pintar a lata e colocar plaquinhas dão um toque todo especial, além de ser simples de fazer.

 

Luminárias com garrafas

Nós já falamos aqui no blog sobre como transformar suas garrafas de cerveja, vinho e outras bebidas em luminárias bem originais! Se não leu, clica aqui.

 

Organize suas coisas

Outra opção para reaproveitar as latinhas é utilizá-las para organizar lápis de cor, canetas e muito mais. Uma ideia ótima para o quarto das crianças!

Você pode pendurá-las como mostra a imagem, mas pode deixar em cima da mesa também. Tudo dependerá do seu espaço e estilo!

 

Móveis de pneus

Bom, já que você tem que trocar os pneus para garantir a segurança do carro, nada mais justo que reaproveitar o material. Lembrando que borracha na natureza é um crime!

Você pode transformar os pneus em móveis, que podem ser utilizados em ambientes fechados ou externos. Como é borracha, pode molhar tranquilamente que não estraga.

 

Sério, a hortinha é muito possível!

Garrafas pet tem aos montes por aí e elas são ótimas para artesanato. Uma ideia é fazer uma horta ou um pequeno jardim na sua casa aproveitando as duas partes.

 

Reutilize suas tampinhas

Também falamos aqui sobre as tampinhas das garrafas de cerveja que são muito legais para fazer um monte de coisas, que vão de porta copos até bolsas! Clica aqui para ver!

Para as tampinhas, procure ter um abridor que conserve-as bem para que você possa fazer qualquer coisa com elas posteriormente.

 

Se você tem outras dicas para transformar lixo em luxo, diga para a gente! Além de ajudar o planeta, você deixa sua casa ou negócio com um ar único e sustentável!

Não deixe de compartilhar o post para que mais pessoas se conscientizem sobre a questão da reciclagem e preservação da natureza.