Você ouve muito por aqui na Tambo sobre a Madeira Maciça Multilaminada Naval. Então resolvemos esclarecer o que ela tem de tão especial que faz com que nossos produtos se destaquem.  

Quando falamos de madeira, pode ser que surge algumas dúvidas. Sabemos da existência de milhares de tipos de madeira. 

Neste post decidimos escrever um pouco sobre a classificação e divisão delas. Para que você tenha a melhor compreensão do que se trata a madeira que utilizamos por aqui. 

A madeira usada na decoração é um item transformador. Ao mesmo tempo que pode deixar tudo mais rústico, com detalhes pode ser aplicada a sofisticação.

Ou seja, a madeira é versátil, traz conforto e aconchego ao ambiente. E é claro, é linda! 

No nosso caso, precisamos oferecer além de tudo que foi citado acima, qualidade e durabilidade. Por esse motivo escolhemos trabalhar com a Madeira Maciça Multilaminada Naval.  

E você vai ver aqui o real motivo dessa escolha.

Madeira é tudo igual?

Não. Existe muita madeira e são dividas em dois grandes grupos: as madeiras para construção civil, na qual é mais dura, densa e mais pesada dependendo da árvore. As madeiras usadas na fabricação de móveis, são na sua grande maioria mais leve e maleáveis.

torras de madeira
Em Grist

Curiosidade: Você sabia que as madeiras consideradas duras são as que possuem as sementes protegidas por fruto? Sim, e as madeiras ditas macias, vêm de sementes que não são protegidas por frutos.

Dentro dessa divisão das madeiras temos vários tons (cores), começando com as mais claras, as vermelhas e marrons cada uma terá suas peculiaridades. 

vários pedaços de madeiras de tons diferentes

Tons de Madeira Em Pinterest

Em ambos os grupos, iremos encontrar as madeiras consideradas de Lei. Que são chamadas assim porque na época da colonização, por Dom João VI.  Foi estipulada uma "lei" que algumas espécies de árvores seriam exclusivamente da coroa. E eram usadas principalmente na fabricação de embarcações e na estrutura dos trilhos de trem.

Hoje quando vamos comprar um móvel temos a opção de encontrar um produto feito com madeira de lei, bruta ou a própria madeira de demolição. 

Claro, que é muito mais fácil encontrar produtos feitos de chapas de MDF, MDP, Compensados e inúmeros outros compensados. 

HUmmm, MDF, MDP e Compensado, o que você imaginou? Tudo porcaria? Pensou ou não pensou em um móvel encostando na água e inchando? É, a gente te entende, são inúmeras pessoas infelizes ao ver seus móveis se desintegrando.  

E o principal problema, realmente é a umidade para a maioria destes materiais. Mas para alguns específicos, não! E estamos aqui para lhe mostrar. Vamos lhe dizer o que, por que e como usamos o compensado de Madeira Maciça Multilaminada Naval

Antes disso, vamos entender um pouco mais sobre uso adequado de cada chapa de madeira?  

Madeira compensada, o que é?

Não é de hoje que esse tipo de madeira é utilizada, ela já existe a milhares de anos. Talvez você não saiba, mas o compensado foi criado com a intenção de ser algo mais rígido do que a própria madeira maciça

E como isso é possível? O compensado é mais duro por causa da sua estrutura. Aqui entra a parte fundamental para você entender sobre os compensados. 

Tudo vai depender de como ele é produzido, ou seja, a resina que é utilizada, a pressão, temperatura e principalmente a madeira das lâminas e a forma com a qual elas são sobrepostas.  

O compensado é dividido em:

Compensado Laminado:  Sua estrutura é feita com chapas finas coladas uma sobre a outra com os veios da madeira no sentido contrário da camada de baixo. 

Compensado Laminado Folheado: A estrutura é a mesma do Compensado Laminado, mas recebe acabamento em ambos os lados. Geralmente uma fina lâmina de madeira diferente da que já foi usada.  

Compensado Sarrafeado: Neste caso os sarrafos são colados todos com os veios no mesmo sentido formando uma chapa. 

Compensado Sarrafeado Laminado: A produção é a mesma do compensado sarrafeado, mas com acabamento em lâminas. 

Vale lembrar que o MDF e o MDP não são compensados, são um tipo de chapa de madeira feita de pó ou serragem de madeira, mas é bem comum confundirmos. Pois, o acabamento visual delas podem parecer idênticos. Muitas vezes com a lâmina e fita de borda, dificulta a identificação de qual é o material.  

Mas se você ver a chapa sem o acabamento, seria principalmente assim: 

MDF

vários pedaços de mdf

MDP

vários pedaços de MDP

COMPENSADO SARRAFEADO

placas de compensado sarrafeado

COMPENSADO LAMINADO

placa de compensado laminado

A resistência contra a umidade da madeira compensada

Sabemos que MDF e MDP possuem baixa resistência a água. Os compensados na maioria também, porém dependendo de como são fabricados podem ser usadas até mesmo em embarcações, daí a nomenclatura NAVAL.

A resistência contra a umidade da madeira está ligada diretamente com a cola que é aplicada na hora da prensagem das lâminas de madeira maciça. 

O Compensado Naval é colado com cola especial em um sistema, 100% à prova d'água. As lâminas são coladas  sobrepostas em números ímpares para que o acabamento seja o mesmo em ambos os lados. É super resistente a temperatura e umidade, sendo utilizado em várias funções. 

E tem os compensados prensados com cola branca (diluem em água), que só poderão ser usados em ambientes secos. 

Mas vamos ao que interessa, a matéria-prima escolhida para a fabricação dos produtos Tambo, a mais falada Madeira Maciça Multilaminada Naval? 

Madeira Maciça Multilaminada Naval?

Logo ali em cima você soube o que é Compensado Naval. E isso explica o porquê produzimos nossos móveis com Madeira Maciça Multilaminada Naval

Ele é um material totalmente resistente a água. As lâminas da madeira são coladas com uma cola especial à prova de água em alta temperatura e a pressão utilizada para formação das chapas, eliminando o risco da existência de fungos e cupins.

E também é um material extremamente forte. Quando a madeira maciça é transformada em finas lâminas de madeiras secas e coladas em alta pressão, umas sobre as outras com os veios cruzados, faz com que o material seja rígido, inclusive evitando torções e empenamentos futuros. Sendo assim uma das chapas de madeira mais resistentes do mercado. 

Além do mais como vimos o compensado é feito com lâminas e foi produzido especialmente para ser uma madeira resistente, principalmente a impactos. Cidades do exterior onde frequentemente ocorrem tempestades como furacões, utilizam compensados nas aberturas das casas, para que não haja a destruição completa.

E o detalhe o compensado normal varia de 04 até 25 milímetros e são considerados resistentes. Então imagina o compensado que é fabricado exclusivamente para a produção de móveis da TAMBO! Ele é feito de múltiplas lâminas de madeiras maciças chegando a 40 milímetros!?!

Imaginou??? Então essa é a resistente Madeira Maciça Multilaminada Naval usada aqui na Tambo

Acabamento especial Tambo sobre o Compensado NAVAL

E se não bastasse escolhermos um material incrivelmente bom para nossos produtos. Também caprichamos no acabamento! 

Porque mesmo sendo compensado, continua sendo madeira. E como sabemos a madeira “trabalha”, por isso o acabamento da peça é fundamental para a garantia da mesma.

E não estamos falando apenas em utilizar na madeira, produtos, como seladora ou verniz de ótima qualidade. Aqui os processos para um acabamento perfeito é realizado com dedicação artesanal!

dedo de mulher passando uma espécie de massa sob a madeira

Foto acervo Tambo

Acompanha aqui comigo a sequência de passos mínimos para acabamento de um Tampo de Mesa Bistrô, por exemplo:

  1. Emassamento Normal
  2. Lixação grossa
  3. Emassamento Fino
  4. Lixação Fina
  5. Emassamento Mais Fino 
  6. Lixação Fina
  7. Pintura
  8. Lixação mais Fina
  9. Pintura
  10. Lixação mais Fina ainda
  11. Pintura
  12. Lixação Final
  13. Finalmente o Verniz Especial de Acabamento

“Aqui se lixa, não se masca fumo”

- E se não ficar bom, lixa de novo, pinta e lixa, pinta e lixa, e pinta… verniz! 

Brincadeiras a parte... esse processo varia um pouco, mas só para quando atingir o nível desejado. Esse nível é quando podemos garantir que o produto Tambo está protegido e pronto para fazer parte do seu dia a dia. 

Quando você adquirir uma mesa Tambo, irá notar que não é usado fita de borda. 

mesa mostrando aproximadamente a madeira
Acervo Tambo

Primeiramente não é utilizado porque gostamos de ressaltar as bordas deixando aparente as múltiplas lâminas do multilaminado naval.

Dá um charme especial à mesa. Somente nas mesas dos conjuntos pretos que são pintados para dar continuidade as características dos produtos oferecidos.  

Acreditamos que sem o uso da fita permitimos que o cliente tenha uma experiência melhor com o produto. Sem emendas que possam despregar com o passar do tempo ou mesmo manchar. Além de facilitar a higienização do tampo da mesa.


Conclusão

Afirmar a qualidade dos produtos Tambo não é tarefa difícil porque todo o material utilizado é escolhido com o maior cuidado. 

Porque principalmente temos a necessidade de que a nossa mesa, por exemplo, seja forte para aguentar a rotatividade de bares e restaurantes, colocar a mesa aqui, empurrar ali.

Resistente a líquidos! Sabemos que acidentalmente acontece de virar um copo de cerveja (e isso é uma tragédia haha) ou outro líquido consumido. 

Optamos por utilizar a Madeira Maciça Multilaminada Naval nas mesas Tambo por que é mais resistente e traz um charme único ao expormos as suas lâminas nas bordas dos tampos na cor imbuia, por exemplo.

Se ficou alguma dúvida nos chame em nossas redes sociais, ou deixe um comentário. Estamos quase sempre por aqui!