Veio buscar mais inspiração e informações no processo de montar o bar dos seus sonhos?

Ou quem sabe esteja querendo inspiração para algumas mudanças internas do estabelecimento?

Na verdade, assim como nós você certamente está na ala dos apaixonados por bares e sabe que é sempre bom dar uma espiada no que existe por aí! Não é mesmo?

Hoje vamos dar uma pincelada nos mais variados tipos de bares que existem.

Queremos dar uma forcinha para nossos empreendedores e decoradores de plantão, apresentando muitas possibilidades. 

Ideias para um bar nascem pela sua proposta financeiramente lucrativa e/ou por nos vermos romanticamente vivendo em um bar por puro hobby.

Isso acontece porque bares são sim os ambientes sociais de encontros das tribos. E é um grande prazer estarmos com pessoas que vibram na mesma pegada.

“Um Bar é onde nos encontramos com os nossos!”

Vivemos intensamente, seja bebendo, comendo, conversando sobre o mundo que envolve o estilo do ambiente do bar.

Apesar deste universo mágico e descontraído, por de trás do balcão o negócio nem sempre é tão colorido. O bar exige principalmente, comprometimento e esforço.

Nada que um plano de negócios e uma dose de amor pelo que se faz não resolva.

Depois dessa chamadinha básica de atenção ao obvio, logo de cara! Porque sabe, somos como às mães: pegamos firme porque queremos o seu melhor. Hehe.

Qual tipo de Bar combina mais com você?

É claro que o bar que você quer abrir precisa muito ter seu estilo. 

Muitos fazem sucesso levando ao bar: o seu 100% original estilo de vida. Imagina só o bar para motoqueiros super underground que o dono ama sua Harley Davidson e vive as mais doidas aventuras.

Mas para responder qual o bar mais combina com seu estilo, precisamos antes de mais nada conhecer muitos dos estilos que já existem, para facilitar as coisas, montamos esta super lista! Depois de se inspirar tenho certeza que ideias novas irão surgir.

Nem tudo é só estilo também, devemos considerar alguns pontos além do seu “gosto pessoal” vamos dizer assim: como a localização, o público, concorrentes, a comida, o horário que pretendemos abrir para atender, etc. 

E vai além… precisamos levar ao cliente o que ele quer, chamar atenção, despertar a curiosidade dele, para que ele se torne um potencial consumidor do seu negócio. 

Ah! Não esqueça da sua equipe, um bar de sucesso tem pessoas que amam trabalhar nele. 

Vamos descobrir então quais são as particularidades dos bares e qual se encaixa melhor com o seu estilo de dono de bar? 

Atenção: os bares que veremos aqui podem fazer muito sucesso! :D 

Vamos la!

1. Bar Americano

Começamos com uma das grandes inspirações mundiais, o  Bar Americano. Nele observamos três características clássicas: balcão, prateleiras com bebidas e uma grande estrela, o barman.

Por @ztanizlaff 

O balcão é longo porque é o palco para o barman dar seu show

Uma vez que os coquetéis são especialmente feitos para agradar à clientela. Por isso, são mais elaborados e visualmente bonitos. 

As cervejas (obviamente) não faltam e são servidas acompanhadas de diversos petiscos.

A decoração também é um ponto importante no estilo desses bares, cores, madeira, banquetas altas confortáveis, sofás de couro (ou que remetam) tudo em um ambiente climatizado

Você também pode optar por algo mais vintage usando cores pastéis ou mais clássico como o vermelho. Até uma bandeira e quem sabe um tocador de vinil, completam a decor!

2. Beer Bar 

Ou seja, Bar de Cerveja :D :D :D A especialidade nesses bares são as cervejas. Então é muito importante ter a maior variedade possível de tipos, sabores e nacionalidades. 

Na decoração você deve fugir de tudo que lembre o rústico, este tipo de bar pede detalhes modernos. E toca inclusive música eletrônica. 

Você pode servir além da cerveja, chope (diversas torneiras) e outras bebidas, acompanhada de lanches rápidos.

Por Marcelo Ikeda Tchelão

Para você saber, se estiver em Portugal, por exemplo, esse bar é chamado de cervejaria! 

3. Bar Boteco

Talvez esse seja o mais queridinho, até porque é o mais conhecido. Muitas vezes todo bar acaba virando “buteco” (com u mesmo, pra enfatizar o sotaque e o bom humor :D).

O boteco ou botequim, é um ambiente que reúne os amigos para aquele fim de tarde ou para assistir a jogos. E entre eles o que não pode faltar é a cervejinha gelada, bem gelada. 

Deixa eu falar aqui pra você, assim como é boteco e não buteco, é botequim e não botiquim que no em espanhol, significa Kit de primeiros socorros (dá para fazer um trocadilho).

O Boteco tem nome e a cara da simplicidade! A decoração geralmente é feita pelo próprio dono, sem critérios. 

Por Sharon Ang

Cadeiras e mesas de plástico são bem típicas nesse local, não é regra. Mas, talvez uma caixa registradora antiga, seja! hehehe 

Comida e bebida? Baratinha. A alegria de quem frequenta é a cerveja gelada e o combo de fritas, polenta e coxinha!

E lembrei! Alguns botecos são mais gourmetizados, sua aparência é mais chique. Servem praticamente o mesmo tipo de comida, mas com mais requinte.

Dependendo do seu estilo e da localidade que pretende abrir seu negócio, esta variação de boteco é uma boa ideia.

Agora, levante seu copo (o meu é de água mesmo que estou no trabalho)! 

Quero pedir um brinde aos botecos que frequentamos e para aqueles que ainda vamos conhecer! Talvez o seu, o que acha? Me convida!!!

Em Pinterest

4. Cyber Café

Há uns 15 anos eu acharia este nome bem futurístico, e você? Hoje estamos tão envolvidos com este universo cybernetic de computadores, aplicativos, jogos online, robôs e etc! Que o nome não é mais tão misterioso ou inatingível!

Por Miguel Dominguez

Pois, bem! O Cyber Café pode ser confundido com uma Lan House, pois, os dois oferecem Internet e lanches. 

A diferença que a Lan House cobra uma taxa para usar a Internet e o público é atraído para poder fazer pesquisas e estudos. Muito utilizado nos anos 90, atualmente esse serviço é um pouco arcaico apesar de ainda existir.

Acredito que o Cyber Café é a atualização da Lan, com acesso livre a Internet. 

Você, almeja um público jovem? Vê potencial nesse estilo de bar aí na sua região?

Então aposte em uma decoração em tons azuis, luzes de neon e objetos que remetam ao universo nerd e a web. Com uma pegada futurística. 

Neste ambiente, pode servir os lanches tradicionais. Mas personalize o que puder, fique à vontade para ousar no modo que é servido. Seja encantador. 

Lembre-se que a Internet é muito importante para você e seus clientes. Antes de abrir as portas do seu negócio verifique a disponibilidade do ponto da Internet, precisa ser TOP

Que tal receber seu cliente com um copinho de café, aquele café com receita da casa?!

5. Bar Café

Falando em café… é fácil de imaginar um lugar lindo. Com cores marrons ou beges, ambiente calmo, com cheirinho bem agradável para os amantes dessa bebida! 

Por Pixabay

O legal desse bar é que você pode optar por um estilo próprio. Por exemplo:

No Brasil, é uma Cafeteria que geralmente aparece entre meio aos livros, servindo diversas bebidas quentinhas, café, chás e alimentos rápidos.

Em Portugal e na França, os Cafés também servem bebidas alcoólicas. Porém, os franceses acompanham com lanches e em Portugal com refeições mais completas. 

De qualquer forma seu Bar fará sucesso com lindos coquetéis, alcoólicos ou não, a base de café. Podendo acompanhar com doces, bolos e salgados. 

Tenho uma amiga que pede sempre o mesmo café com o mesmo sabor de pastel. Pensando nisso, te daria a dica para ter um “especial da casa” uma receitinha menor, que não tem como sair sem provar.

Por Kamran Aydinov

6. Dancing Bar

Dancing Bar imagina qual é a sua atração principal? Sim, a pista de dança. 

Aqui no Brasil podemos chamar de discoteca (antigo esse termo né? É que quem vos escreve é nascido nos anos 80, então…)

Podemos dizer Danceteria, Casa Noturna ou mesmo um termo da nossa atualidade, balada. 

Por Andi Graf

O interessante nesse tipo de bar que você pode beber, comer e dançar (não sei bem qual a ordem mais apropriada, mas a diversão é certa).

O foco é na dança, apenas por diversão na pisxxta com o público ou voltado a mostrar técnicas de dança, sendo assim  com apresentações profissionais. 

Em Pinterest

É muito importante que você como dono do bar desse estilo se preocupe em trazer algo próprio do cenário, com variações no estilo musical e caprichando na decoração! 

Que pode ser mais retrô ou moderno, o importante é ter uma pista de dança!  

7. Bar Molhado

O bar molhado é onde as bebidas e comidas são servidas dentro da água, ou seja, o bar literalmente é dentro de uma piscina. 

É o tipo de bar que encontramos em estabelecimentos como resorts, parques de campismo e hotéis.

Por Scott Webb

A comida servida geralmente é leve, acompanhadas de bebidas não alcoólicas. Mas há em alguns há cervejas e coquetéis. 

Aqui também podemos falar do Pool Bar, a diferença entre os dois é que o pool,  está localizado próximo às piscinas, não necessariamente dentro delas. 

Ambos se caracterizam por servir drinks realmente refrescantes, com diversos petiscos.

Por azerbaijan_stockers

Um bar com a maior cara do verão. A decoração pode seguir uma temática praiana para se destacar, aproveitando para servir caipirinhas com frutas tropicais.  Aaah o verão! 

8. Piano Bar

Por Michelle Maria

Esse bar tem um público bem específico, vai atrair clientes que gostam de escutar músicas tocadas ao vivo no piano. 

Chiquérrimo né gente! Piano por si só já é algo de padrão mais elevado. Esse tipo de bar encontramos em hotéis e também em Navios de Cruzeiros. 

A decoração com certeza leva um design atraente. Ofereça refeições diversificadas e abuse de coquetéis charmosos.  

A nossa ideia também, depois de você analisar o público (com certeza) é que você abra este tipo de serviço próximo a hotéis luxuosos ou se sua cidade for turística, por exemplo, perto de locais de grande rotatividade.

Talvez, você pode não apenas ter um Piano Bar, mas um instrumental, que tal? 

Cada noite um instrumento diferente, piano, violino, violão, flauta, etc. Assim garante um público mais diversificado além de dar oportunidades para os grandes instrumentistas da sua cidade que muitas vezes são esquecidos. 

9. Club Privé

Por Pixabay

Este bar é uma opção bem marcante e necessita ter um público certo. Novamente, se sua cidade é turística, que tenha uma boa rotatividade, pode ser bem interessante o investimento. 

O Bar é de origem inglesa e nele se reúnem pessoas para tomar apenas um tipo de bebida. Por exemplo, só cerveja, só uísque, somente vinho e por aí vai.

Você já ouviu falar nesse tipo de bar? 

10. Pub

Esse também está na lista dos mais famosos tipos de bares, apesar de muitos confundirem qualquer bar como Pub

Pub é a abreviação de Public House que eram estabelecimentos que ofereciam bebidas, comidas, jogos e acomodações para populares e viajantes nas próprias casas. 

Se for investir em um Pub tenha música o tempo todo (ao vivo ou não) e uma grande variedade de cervejas. A comida como petiscos simples, frios, pratos quentes e principalmente hambúrgueres, peixes e batata frita.

Aposte na decoração do seu Pub, utilize garrafas antigas, barris, quadros com referências a todos os tipos de cerveja e um detalhe simples, mas que é o diferencial de um legítimo Pub, o sino no balcão, que quando tocado pela primeira vez é o aviso que a cozinha vai fechar, hora de fazer seu último pedido!

11 e 12. Gastropub e Brewpub

Esses dois queridos, Gastropub e Brewpub, também são ótimas opções para investimentos. Só exige um pouquinho mais de talento. 

Por exemplo, o Brewpub, tem a tradução de cervejaria. Então, a ideia desse estabelecimento para os talentosos microcervejeiros que almejam produzir e vender sua cerveja no mesmo local. 

A decoração para este tipo de local seria bem interessante que ficasse no estilo industrial, deixando ainda a possibilidade do cliente degustar a cerveja observando algum momento do processo de fabricação.  

E o Gastropub une a vontade de comer algo que é deliciosamente a combinação perfeita de uma cerveja artesanal. Podem servir vários drinks, sem problemas

A decoração, considerando ser um tipo de pub, vai do gosto e estrutura da casa ou local, sempre deixando o ambiente confortável, afinal o cliente precisa se sentir em casa!

13. Tap House

As pessoas estão sempre saindo para beber e comer fora. Por isso que tipos de bares com opções de lanches fazem muito sucesso. 

E se é exatamente essa questão de montar uma cozinha industrial para atender seu público está te impedindo de ter um negócio de vendas de bebidas saiba que a Tap House é a sua solução. 

Ou seja, você tem um bar cheio de torneiras de diversas cervejas e pode montar uma parceria com Foodtrucks, por exemplo, para garantir a alimentação dos seus clientes, além de possibilitar uma maior variedade de alimentos!  

14. Promenade Bar

Por Inma Lesielle

O Promenade Bar é típico europeu é um estilo de bar que está, localizado próximo a calçadas, parques e lagos. 

Serve principalmente chá e café acompanhado de petiscos, praticamente uma cafeteria nossa aqui no Brasil.  

15. Snack Bar

A tradução seria lanchonete. Que costumeiramente encontramos dentro das rodoviárias, aeroportos ou em lojas de departamento.

Fazer compras em um local tão grande é cansativo, esperar por horas o embarque, por esses motivos há sempre um pequeno Snack (lanche) Bar. 

Neste tipo de Bar é servido comidas rápidas como sanduíches, saladas, salgados como coxinha, espetinhos e pedaços de bolos. As bebidas são diversificadas, sucos, refrigerantes, cervejas e até os leites achocolatados!

Em Framingham State University

16. Bar Taberna

Lá antigamente, esse tipo de bar oferecia além de refeições e bebidas como o vinho, eram pousadas e até acomodavam os animais (que transportavam as cargas). 

Atualmente a Taberna continua vendendo bebidas no varejo, em todos os cantos do mundo existe uma. 

Algumas são especialistas em vinhos e além da venda fazem degustações e oferecem aperitivos a base de queijos. 

Outras tabernas são mini-restaurantes que vendem mais tipos de bebida e servem pequenas refeições. 

A decoração desse lugar pode ser mais medieval, levando os clientes a uma viagem no tempo, alguns estabelecimentos atendem inclusive, somente com a luz de velas. 

Em Pinterest

Geralmente é bem usado, elementos rústicos como pedras, madeiras e outros objetos de cena antigos.  

17. Bar Temático

Bom, o bar temático é aquele que quando você pisa na porta entra em outro universo. É o tipo de bar que se adapta a qualquer estilo, basta ter um tema especifico. 

Por exemplo, o Bar Molhado, pode muito bem ter um tema de Hawaii. O Promenade Bar, segue uma temática vintage. O próprio Bar Taberna tem tudo para se caracterizar no estilo medieval. 

Enfim qualquer bar pode ser decorado e apreciado com algum tipo de tema: esportes, filmes, carros, místico, bar de gelo, fundo do mar, games e por aí segue. 

Depende muito do que você tem em mente e do que sua região suporta.  

Em Pinterest

Lembre-se o bar temático, deve ser temático mesmo. 

Necessita ter todas as características possíveis e imagináveis sobre o tema escolhido. O cliente viu e já identificou, não pode deixar a desejar. 

Em Yelp.ca

O cliente deve se transportar para outro universo se for o caso. 

18. Wine Bar

Ah! Mal esperava chegar neste, para falar da minha terceira bebida favorita da vida. Combina em várias situações...

Por Jared Burris 

Esse lindo tipo de bar precisa ter a maior variedade de vinhos possíveis. Dos que se encontra na própria cidade (desde que seja um bom vinho), indo para outras regiões próximas e  obviamente, os importados. 

Aqui você também vai ter algumas taças, hein, para cada qualidade de vinho é necessário sua. 

Garrafas de vinho

Por JJ Shev

Para chamar mais atenção do público, pode experimentar colocar outras bebidas que se relacionam com o vinho, as cervejas de vinho, caipirinhas, por exemplo. 

Outra boa ideia para servir neste bar são as tábuas de queijos. Você já ouviu dizer que queijo é viciante? Se tu não gostas, é uma coisa, mas se gosta, meu pai querido, coloca queijo em tudo! Eu particularmente gosto, mas não é absurdamente.  

Ter uma variedade de petiscos também agradam à clientela. Esse negócio tem muito potencial. 

Por  Yulia Grigoryeva

Tem um bar na cidade de Joaçaba- SC,  que se chama Inter Vinhos, o proprietário se mantinha vendendo alguns tipos de vinhos e cada vez mais foi crescendo a demanda, até se tornar um bar. Atualmente ele conta com uma variedade gigantesca de vinhos e cervejas.  

E aí? Qual foi o seu bar escolhido? 

Antes de você ir embora deste texto para abrir o seu bar, leia só mais um pouquinho estas dicas. Invista em conhecimento e...  

Encare os desafios 

  • Leia matérias e assista vídeos relacionados a investidores do ramo, como eles alcançaram o sucesso. 
  • Fique por dentro das Leis e Formalidades para se ter um bar. 
  • Saiba sobre bebidas e os petiscos para acompanhar. Se possível, um curso de sommelier seria uma “mão na roda”. 
  • A Abrasel e Sebrae, disponibilizam cursos gratuitos de gestão, entre outros que valem muito.
  • Especule seus concorrentes. Faça um plano de negócios impecável. 
  • Viage e traga novidades para a cidade que você pretende montar seu negócio. 
  • Interaja usando as redes sociais com seus “futuros e promissores clientes”, pergunte o que eles achariam de frequentar um lugar (fale das características do seu bar).

Ah, e não desanime nunca! Assim como tem pessoas que querem nosso bem e estão dispostas a nos apoiar… Tem aqueles seres invejosos prontos para nos desmotivar.   

A regra é seguir seus sonhos com os pés no chão! 

Com todas as informações em mente a hora de fazer sucesso:

  • Tenha um valor separado para emergência.
  • Invista em equipamentos e móveis bons para que tenha uma vida útil maior. Gerando menos gastos com reparos e manutenção.
  • Selecione seu pessoal com o coração, às vezes uma pessoa simpática e atenciosa, é melhor que aquela com um currículo extenso.

Mas sim, a experiência conta também, então seja cauteloso! 

  • Busque fornecedores locais com preços acessíveis. Tantos para ingredientes quanto para bebidas. Assim você faz a economia da sua comunidade girar!!! 
  • Divulgue! Divulgue! Divulgue!
  • Pense sempre em como você gostaria de se sentir no ambiente e proporcione isso aos seus clientes!
  • Crie estratégias para chamar clientes! Você pode fazer, por exemplo, uma noite de degustações de bebidas. Selecionando os principais rótulos e servindo algo especial do seu cardápio.

Lembre-se: faça tudo com amor!

Conclusão

Os bares carregam a cultura dos seus países de origem, mesmo assim podem ser adaptados para a realidade que você vive. 

Estude muito o que você precisa para montar um bar e as principais características do tipo do bar que escolheu. 

Encare os desafios de ser um dono de bar. É trabalhoso, mas, ao mesmo tempo, é simples: invista na sua equipe, decore de acordo, mantenha o ambiente limpo, organizado e cheio de cerveja! hahaha (se for o caso claro)

Assim que montar o seu bar mande fotos para gente, vamos adorar saber que nosso post lhe ajudou a ser um empreendedor de sucesso! E prometemos postar ele aqui!

Se você gostou deste post sobre tipos de bares, aproveite para conhecer nossas mesas e cadeiras para bares e restaurantes e caprichar no salão do seu negócio!