Eu considero a decoração super importante em qualquer ambiente. Tanto ela, quanto a organização interferem muito no meu humor, você também é assim? 

Principalmente na hora de escolher algum lugar para ir com os amigos ou com a família, ela influencia e muito! O bar pode até ter um ótimo lanche, mas se não nos sentirmos à vontade, de nada adianta, não é verdade?

E atualmente existem muitas formas de nos inspirar e buscar por maneiras de decorar o nosso ambiente sem precisar gastar demais.

O Pinterest sempre foi meu aliado quando batia a vontade de mudar alguma coisa no meu quarto, tenho certeza que além deste post, ele também pode te ajudar! 

Então, chega de papo e bora ver as inspirações que separamos para você decorar o seu bar sem gastar muito, e ainda de quebra, o tornar digno de um ambiente instagramável, lembra? 

Por que decorar?

Há quem pense que a decoração é algo supérfluo e que não vale a pena ser investido. 

Mas a decoração é sim, um bom investimento. É um investimento no bem-estar, no bom humor e na qualidade de vida de quem vive e frequenta o lugar. 

Um espaço decorado torna o ambiente aconchegante, agradável e faz com que as pessoas se sintam bem! 

Com certeza você deve ter um ambiente em que se sinta melhor comparado a outro. Quer ver? Pense comigo: 

É diferente de estar em uma sala com um sofá confortável, com um tapete enorme aconchegante, luzes amareladas e tranquilas, do que estar em uma sala vazia, escura e sem cor. Não acha? 

Só de imaginar já sentimos a sensação que cada ambiente transmite. E isso acontece em todos os lugares que frequentamos!

Mesas, banquetas e cadeira no Bar Esportagem

Mesas, banquetas e cadeira no Bar Esportagem/Cliente Empório Tambo

Produtos da imagem

Ah, e por falar nisso, você lembra do nosso post Cores para restaurante? É justamente nesta linha em que as cores também trabalham. Elas influenciam nas nossas emoções, sentimentos, e desejos.

E quando focamos a questão da decoração (incluindo as cores) em outros espaços, tal como bar ou restaurante, precisamos levar mais a sério ainda.

Afinal, o que mais queremos é que os nossos clientes se sintam bem no nosso estabelecimento, não é verdade? 

Então, precisamos levar tudo isso em consideração: a decoração, a escolha das cores, e o bem-estar dos nossos clientes. Uma coisa puxa a outra! 

E como hoje em dia a falta de grana não é lá um dos maiores obstáculos para deixar de decorar um espaço, preparamos algumas dicas criativas que tenho certeza que se encaixarão no seu orçamento e na proposta do seu bar. Vamos ver? 

Decoração que cabe no bolso

Foi pensando em dois critérios que fizemos este post. O primeiro, que você percebesse a importância da decoração dentro de um ambiente.

E o segundo, que mesmo não tendo uma boa grana para fazer este investimento, você pode sim, de uma maneira barata e econômica, decorar o seu bar e fazer com que o cliente se sinta a vontade!

Até porque, por mais que não pareça, a impressão que o cliente tem no ambiente impacta nas vendas. 

É só você se questionar se já deixou de frequentar algum lugar por conta da decoração e do visual do estabelecimento. Provavelmente alguma vez na vida, sim, né?

Sendo assim, precisamos caprichar! Então bora ver as ideias que separamos sobre decoração de bar simples e barato!

Ah, e já vou logo dizendo que no nosso post Como decorar lanchonete com pouco dinheiro, você encontra mais dicas (além dessas) sobre decoração nas paredes! Não deixe de conferir depois deste post, combinado?

Cortiça na parede

Você já deve conhecer a cortiça! É aquele material em que são feitas as rolhas de vinho, sabe?

Mas já faz um tempo que ela vem tendo outras funções como, por exemplo, revestimento de solos, fabricação de instrumentos musicais, artigos de decoração, e muitos outros.

Conseguimos comprar esse material em rolo autoadesivo, com diversas opções de espessuras. Você encontra em papelarias, lojas de materiais de construção e armarinhos. 

E o melhor: a cortiça é originária da casca da árvore Sobreiro e não precisa ser cortada para ter a extração! 

Na decoração, pela cortiça ser um material bastante maleável, ela pode ser usada de diversas formas:

A primeira, é cortando em formas geométricas e fixando na parede. A ideia é pintar as cortiças e até mesmo colocar fitas de led ao redor e entre elas, para dar um destaque. Olha só:

Cortiças em forma geométrica na parede

Cortiças em forma geométrica na parede. Por Leen Bakker e Archi Products

Já a cortiça na parede, como revestimento, é a sua utilização mais recente. É um item que lembra muito a decoração de bares rústicos e industriais. 

Que tal fazer uma combinação da parede de cortiça + vasos de plantas? 

Parede de cortiça com plantas.Parede de cortiça com plantas. Por Pinterest

Você sabia que a cortiça é um material isolante térmico, e ainda, sustentável? Além de ser leve, fácil de limpar e ter um preço bem em conta!

Dessa forma, aqui, a inspiração é usar a cortiça nas paredes do balcão e também no teto, o que ainda ajuda a diminuir a transmissão de som.

Mesas, cadeiras, estantes e balcão no BJota BarMesas, cadeiras, estantes e balcão no BJota Bar. Por Nathalia Bilibio - VivaDecora

Já que comentamos sobre as rolhas de vinho, se você tiver um bom estoque, elas podem servir para decoração da parede, e também para colocar dentro de potes de vidro de conserva, ou como os recipientes da foto.  

Rolhas em potes de vidro com velaRolhas em potes de vidro com vela. Por Sonia Sampaio

Aqui, você pode colocar aquelas velas de led, são super baratinhas e dão um efeito lindo na decoração com as rolhas! 

Luminária com balde de gelo

Você já pensou em usar os baldes de gelos para criar luminárias no seu bar? 

Podemos usar aqueles baldes que estão com algum defeito, que quebram alguma alça, reformar os que já não tem mais uso, ou então, comprar novos especialmente para isso.

Caso prefira a última alternativa, na internet você encontra lojas que vendem modelos e formatos diferentes, além daqueles que possuem marcas de bebidas estampadas, e também lisos, como estes das fotos:

Balde de gelo como luminária do balcão do barBalde de gelo como luminária do balcão do bar. Por Morar mais por Menos - VivaDecora

Luminárias de balde de gelo em balcão de bar.Luminárias de balde de gelo em balcão de bar. Por Nathalia Bilibio - VivaDecora

Fica super original e dá outra cara para o balcão do seu bar! E o melhor é que você mesmo pode fazer! Que tal tentar? 

Engradados de cerveja

Nós já comentamos aqui no blog sobre a decoração usando os engradados de plástico, mas agora, temos outra utilidade para eles!

Hoje, vamos usar os engradados de cervejas ou refrigerantes para a decoração do nosso bar.

Trouxe uma inspiração do 365 Eco Bar, que fica na Indonésia, é um bar ecológico onde se estima que cerca de 80% do estabelecimento tenha sido montado a partir de produtos reciclados.

Olha só a forma em que eles usaram os engradados servindo de assentos no balcão do bar:

Caixas de refrigerante como assentos no 365 Eco BarCaixas de refrigerante como assentos no 365 Eco Bar. Por Materia Incognita

Os engradados de cerveja são objetos que fazem parte do dia a dia de um bar. Sendo usados na decoração deixa o ambiente personalizado e ainda carrega consigo a essência da criatividade e reciclagem! Legal, né? 

Separamos ainda, mais ideias, dá uma olhada:

Que tal usar as caixas de cerveja para fazer o balcão? Você pode se inspirar nesta ideia para aplicar aí no seu bar!

Balcão feito de caixas de cervejaBalcão feito de caixas de cerveja. Por Decoração de A a Z

Ou então, se você achou exagerado pode usar apenas embaixo do balcão para decorar:

Engradados de plástico embaixo do balcão de barEngradados de plástico embaixo do balcão de bar. Por Retail Design

E no teto como luminária, o que acha?

Caixas de cerveja como luminárias.Caixas de cerveja como luminárias. Por TreeHugger

Grades de plástico como lumináriasGrades de plástico como luminárias. Por Atable for Two

Existem muitos materiais que podem ser reutilizados para a decoração, mas não nos damos conta! Dê uma olhada nos objetos que você tem contato diariamente no seu bar, quem sabe eles não sejam úteis também? 

Tambor de metal

Os tonéis que são usados na indústria para transportar alguns materiais, já estão presentes em diversos ambientes como decoração.

Após o seu uso, são resgatados e tratados! Inclusive, algumas empresas já disponibilizam o tonel prontinho e personalizado com adesivos.

Ou, se preferir fazer sozinho também é possível. É só lixar, limpar e pintar. E ainda, se quiser pode personalizar usando o método do stencil, aquele mesmo que citamos no post Como decorar uma lanchonete com pouco dinheiro!

Podemos fazer os recortes em uma cartolina e depois aplicar sobre o tonel com tinta spray! Dá para fazer desenhos que tenham a ver com o estilo do seu bar, marcas de bebidas, e até mesmo o nome da empresa, se for possível!

Tonéis de metal decoradosTonéis de metal decorados. Por Elo7 e Pinterest.

Os tonéis são úteis em várias funções: como mesas para usar com banquetas, pias para banheiros, apoio para a decoração, fixado nas paredes, e até mesmo como assentos. Você pode se inspirar e usar no que preferir, dá uma olhada nos exemplos que separamos:

Tonéis de metal como suporte para pias de banheiro no Saloon Barbearia e BarTonéis de metal como suporte para pias de banheiro no Saloon Barbearia e Bar. Por Felipe Silva - Almoço de sexta

Tonéis de metal sendo usados fixados nas paredesTonéis de metal sendo usados fixados nas paredes. Por AliExpress

Tambores sendo usados como mesas no Bar RazzmatazzTambores sendo usados como mesas no Bar Razzmatazz. Por Folha de S.Paulo

Tonéis como suporte de mesaTonéis como suporte de mesa. Por Homify

Combina muito em um bar com uma pegada rústica ou industrial, né?

Ah, e você ainda pode colocar vidro ou espelho no tampo, e até mesmo algumas fitas de led ao redor para dar aquele efeito! 

Se gostou da ideia, você consegue encontrar esses tambores em sites de compras de usados, ou um novo em lojas de vasilhames, tambores e containers.

Nichos para garrafas

Por que não dar uma utilidade para o tanto de garrafas e latas vazias e cheias que encontramos nos bares? 

Olha que fácil e simples essa ideia de colocar as garrafas em nichos ou prateleiras fixadas na parede, você mesmo pode tentar fazer os nichos de madeira ou MDF!

Nichos com garrafas de cerveja e quadrosNichos com garrafas de cerveja e quadros. Por Loucuras de uma Construção.

Para ajudar na decoração, até encontramos esses modelos de quadrinhos por um preço bem em conta em lojas de bugigangas que tem em todas as cidades! 

Além deles, também podemos decorar com as próprias caixas e embalagens das bebidas, e até mesmo aquelas velas de LED que citamos ali em cima.

E aqui, também conseguimos substituir os nichos e prateleiras por aqueles caixotes de madeira que encontramos em feiras, sabe? Eu adorei essa ideia! 

Garrafas, copos e taças em nichos feitos com caixotes de madeiraGarrafas, copos e taças em nichos feitos com caixotes de madeira. Por Black Stones

Estante de cerveja feito com caixotesEstante de cerveja feito com caixotes. Por Mercenaria Ibira

Ah, e lembrando que no nosso post Não jogue as garrafas de cerveja fora, você encontra outras dicas de como decorar o seu bar usando os cascos! Muitas ideias que estão neste post se encaixam para colocar aqui nos nichos, viu?

Conclusão

Conseguimos perceber o quão importante é para o nosso bem-estar conviver e frequentar um espaço que seja decorado.

E não poder realizar uma decoração por falta de dinheiro não é mais desculpa. Hoje em dia conseguimos encontrar muitas dicas econômicas e o famoso “faça você mesmo”, em vários sites na internet.

Por se tratar de um bar, tenho certeza que a decoração ajuda e muito na hora de atrair clientes e fazer com que eles se sintam bem no estabelecimento.

Não precisamos gastar uma fortuna para ter um bar decorado. Há muitas ideias interessantes e criativas que podem ser inseridas no ambiente, e de quebra, despertar a curiosidade da clientela.

Um exemplo disso são as caixas de cerveja e refrigerante. É um material muito presente na rotina dos bares e que a sua utilização pode ser vista de outra maneira.

Você tem alguma decoração neste estilo aí no seu bar? Uma que você mesmo tenha feito, ou que comprou e custou bem baratinha? Conta pra gente aí embaixo nos comentários! 

Como um estabelecimento pode lucrar 3xmais