Foi-se o tempo em que a varanda era um local qualquer da casa que servia para guardar entulhos ou aquele monte de plantas da sua mãe. Hoje em dia é utilizado para diversos fins, e o céu é o limite na hora de decorar!

Separamos algumas ideias interessantes para você testar aí na varanda da sua casa. Não deixe de tirar uma foto e enviar para a gente, ficaremos felizes em ver como nossas dicas funcionaram!

Coloque bastante verde

Vá a uma floricultura ou a uma dessas lojas lotadas de coisas bonitinhas e compre vasos legais. Nada daqueles marrons sem sal! Depois, preencha-os com as flores de sua preferência.

Você pode também fazer uma hortinha com pequenos vasos com algum tempero que goste. Se sua varanda for pequena, suspenda tudo: use as paredes!

Mas olha só, super importante: não se esqueça de cuidar bem de tudo e todos! Lembre-se que você tem que regar – e que cada planta tem sua própria característica.

Use para relaxar

Se sua varanda for pequena, coloque uma mesa bistrô alta e duas banquetas. Elas podem tanto servir para você tomar um cafezinho ou receber amigos. Para dar um charme especial, coloque um tampo personalizado na mesa, com o seu estilo.

Já se sua varanda for daquelas imensas, invista em sofás confortáveis e uma mesa grande. Sabe aquela expressão “comer fora”? Você nunca mais precisará sair de casa para isso!

Piso de madeira

Já parou para pensar nisso? São fáceis de instalar e não necessitam de reforma na hora de montar. Além de destacarem sua varanda do resto da casa, ainda dão um charme único!

Rede

Aqui não estamos falando daquelas telas de segurança, mas de redes para deitar! Você só precisa colocar dois ganchos resistentes de cada lado da parede e pronto. Sempre que quiser ler um livro, dormir depois daquela feijoada de domingo ou pensar na vida, a rede é a companhia perfeita!

Só gostaríamos de alertar para a questão dos ganchos. Compre os de qualidade, reforçados. Se não, podem causar acidentes ou até mesmo danificar sua parede.

Integre a varanda à sala

Já falamos antes sobre integrar ambientes aqui no Blog. Mas algo que é cada vez mais tendência e que você deveria cogitar é juntar varanda com sala. Sua casa parecerá bem mais ampla e será melhor ainda quando quiser receber uma grande quantidade de amigos.

Mas fica aqui uma dica importante: tente manter o padrão estético entre os dois cômodos, seja no estilo ou nas cores.

Móveis dobráveis

Falta de espaço não é desculpa para falta de estilo. Se sua varanda é simples, invista em móveis dobráveis. Uma mesa e duas cadeiras desse tipo já farão uma grande diferença, naquele estilo de bar, com madeira de qualidade e pernas reforçadas. Seus amigos podem ficar à vontade e, depois, é só dobrar e guardar em um canto!

Essas são apenas algumas dicas que vão mudar completamente o visual da sua varanda. Use-as como começo de conversa e vá adaptando segundo o seu estilo, seus gostos.

Se gostou, manda para todos os seus amigos e já aproveite para marcar o dia da estreia da sua nova e reformulada varanda!