Este post especial com 9 ideias de como deixar sua varanda incrível! Vai te ajudar a transformar seu ambiente.

Para você que sempre sonhou em morar em um apartamento ou casa com varanda para ter um cantinho diferenciado. 

Ou mesmo se acredita que o espaço não está sendo bem aproveitado.  

Varanda é um ambiente que pode ser facilmente decorado, e que, quando bem cuidado se torna uma das partes mais agradáveis da casa!

Ah! Não confunda com sacada! Varanda é entendida como parte de uma casa, uma extensão, coberta e pode ser maior ou menor e é uma continuação da sala, ou cozinha, por exemplo. 

Varanda rústica com chão e móveis de madeira e paredes laranjas
Em Pinterest

Sacada está ligada a uma porta e temos a impressão que não faz parte do ambiente, como vimos com mais frequência em prédios, parece que está flutuando do lado de fora. 

Sacada com chão de madeira e cadeiras brancas
Em Pinterest

Continuando então, existem várias alternativas para deixar a sua varanda incrível, mesmo sendo grande, média ou bem pequena. 

A intenção é trazer bem-estar, garantindo que, quem passar alguns minutos ali, se sinta verdadeiramente acolhido. Por isso, cada milímetro desse espaço precisa ser pensado com carinho. 

Afinal é ali que muitas histórias serão vividas e contadas, com as pessoas que gosta e ama. Ou mesmo para aquela pausa relaxante no dia, onde que você vai ler ou apreciar a sua própria companhia.

Chega de papo e vamos à leitura!

Use e abuse de sua criatividade em qualquer tipo de varanda!

O segredo para deixar sua varanda incrível é usar a sua criatividade! Através dela é possível encontrar elementos perfeitos para decoração e conforto desse ambiente, como você já sabe, não passa despercebido por nenhum convidado. 

Varanda com balanço e sofá tipo americano
Em Pinterest

Se a varanda for do tipo para refeições a preocupação maior é no tipo do móvel, geralmente as varandas são cobertas, mas nem sempre fechadas. Então você irá precisar de móveis que sejam de material que suporte as variações do tempo.

Madeira tem durabilidade alta, pesquise com um bom profissional para garantir que seus móveis tenham um excelente acabamento.

Se optar pela madeira aposte em plantas para a decoração, elas dão um charme maravilhoso no ambiente!

Varanda aberta, mesa e cadeiras em madeira pitado de branco. Em Pinterest

A varanda pode ser apenas do tipo para receber amigos ou relaxar, neste caso, cadeiras estofadas, puffs, poltronas, todo móvel que der mais conforto. Em ambientes abertos, geralmente, materiais como fibra sintética são bem  recomendadas. 

Já se o ambiente for fechado, você tem maior liberdade para escolher o que mais combina com o seu estilo e a ideia da decoração do restante da casa, principalmente do ambiente que a varanda está integrada.

Varandas com uso para receber, devem priorizar o aconchego. As redes e cadeiras penduradas fazem sucesso nesse tipo de varanda porque deixam o ambiente leve e com a sensação de tranquilidade.

Varanda de madeira com sofá branco
Em Pinterest

Ou podemos ter também o tipo de varanda destinada à criançada,  para quem divide o espaço com os pequenos, a varanda tem grandes chances de estar cheia de brinquedos!  

Nesse caso, a opção é usar borracha ou EVA no chão, pode ser colorido, para deixar o ambiente mais divertido e confortável. Ou apenas uma cor!

Uma dica é optar por um armário na varanda. Assim os brinquedos são armazenados ali mesmo. Facilitando a organização quando a criançada não está por perto.  

E para os adultos, que também usam da varanda, que tal uns puffs coloridos, que mantêm o clima descontraído e ocupam menos espaço – deixando grande parte dele para as crianças!

Lembre-se de cercar o espaço com vidro para que possa ser aproveitado mesmo durante o outono ou inverno, quando a temperatura cai muito, além de ser mais seguro para os pequenos.

varanda cerca de vidro com armário para brinquedos e casinha estilo playground.
Por Mariana Orsi

Obviamente que você não precisa usar a varanda só para uma ocasião, muitas delas são integradas. Área de receber e comer, área de receber e também distração das crianças. Tudo pode acontecer na sua varanda.

O que podemos salientar é que independente do estilo das varandas, tem sempre um detalhe e outro que pode ser ajustado para que tudo fique perfeito, já que falamos de ambientes integrados.

Como é dito no post sobre decorar varandas, do site Casa de Valentina, ao integrar “é importante manter a coerência estética com os ambientes internos. Você pode utilizar os mesmos acabamentos da sala ou optar por outros parecidos para valorizar o visual unificado”. 

Seu ambiente pode ficar incrível basta um toque especial! Separamos algumas dicas para deixar sua varanda incrível. Confira!

1. Quadros na varanda

Não precisa nem pensar duas vezes nessa dica, graças a diversidade de estampas que combinam com qualquer tipo de varanda. Do ambiente jovial, descontraído ao moderno e luxuoso. 

Os quadros podem variar muito de acordo com seu estilo e proposta do ambiente.

varanda pequena de apartamento com banco em madeira com estofado. Quadros na parede
Em Leroy Merlin

varanda gourmet, com mesa redonda e banquinhos coloridos, ao fundo pia. Parede de tijolinho com quadros coloridos no estilo do ambiente
Em Leroy Merlin

Quadros divertidos, com frases, desenhos, fotografia ou mesmo uma pintura podem criar um ambiente perfeito! 

Se colocar no seu projeto, mande sua ideia para gente ver como ficou!?! 

2. Churrasqueira

Para quem tem uma varanda gourmet mais espaçosa a churrasqueira tradicional já deve estar fazendo parte do ambiente. E você pode decorar ela para se tornar o destaque da varanda.

Porém, se for menor e não possuir, a alternativa é optar por churrasqueiras elétricas, que convenhamos tem muitos modelos existentes. E um deles vai se encaixar no seu espaço e estilo.

varanda com mesa redonda branca, pia preta e ao lado churrasqueira elétrica embutida na parede
Em Leroy Merlin

varanda integrada com sala e cozinha. Mesa branca redonda com cadeiras brancas, churrasqueira elétrica em cima da bancada
Projeto Construtora Ara

varanda branca com mesa retangular de madeira, churrasqueira elétrica no nicho da parede
Projeto por Marel em Viva Decora

Priorize o espaço da churrasqueira para que ela tenha acesso fácil a um balcão, onde ficarão os ingredientes para preparo. Uma pia ao lado para a higienização. Assim facilita o trabalho. 

É importante que o espaço permita a boa movimentação do churrasqueiro e dos apreciadores dos pratos!

3. Horta vertical – deixe a sua varanda com ar mais campestre!

Uma, dentre tantas coisas agradáveis nessa vida, é colher um tempero na própria horta! Imagina você lá cozinhando em sua varanda e ter em mãos os condimentos da sua preferência?

Além de todas as propriedades naturais benéficas para o corpo, isso também traz uma dose grande de amor e sabor para os seus pratos. 

Você pode deixar sua varanda incrível utilizando uma pequena horta vertical! Ocupa pouco espaço, permite acesso fácil aos temperos e ainda contribui com a decoração.

foto com fundo contendendo uma horta na parede, feita com caixinhas de madeira e tábuas no fundo. Mesa de madeira com arranjo de pimentinha em cima
Projeto Conceição Estrela em Viva Decora

vasos de flor e temperos pendurados na varanda do apartamento
Em Claudia Abril

 Varanda com mesa em madeira, cadeiras cinzas, vasos de flor parecendo cimento queimado. Horta vertical na parede
Projeto Elayne Felix Interiores em Picdeer

De acordo com o Blog Plantei, o primeiro passo é escolher um local da varanda que receba luz solar, direta ou indiretamente. Pois, assim garante o desenvolvimento da planta, uma vez que elas necessitam diariamente de pelo menos 4 horas de sol.

Dúvida no que plantar?

Basicamente, é legal pensar em ervas, hortaliças e temperos que sejam de fácil cultivo e tenham grande utilidade na sua cozinha. 

Por exemplo, como mostra no blog, as hortaliças devem ser com raízes curtas, como, por exemplo: alface, coentro, cebolinha, salsa, pimentão, couve-flor, ou até mesmo frutas de pequeno porte. 

Vale a pena conferir no blog, as dicas de cultivo de cada plantinha. A hora certa de regar, de colher, e tudo mais para ter uma horta vertical “maneira” aí na sua varanda.

Ah! se você, assim como eu, gosta de uma comida cheirosa, vai poder aproveitar o cheirinho delicioso que essas plantas costumam liberar quando começam a desabrochar. 

O manjericão, por exemplo, traz um aroma delicioso para o ambiente. 

Deu vontade de mexer na terra? Eu fiquei!!! 

4. Um bar na varanda

Você é a pessoa que gosta de receber os amigos em casa para um vinho, um conhaque, uma cervejinha??? Então, claro que um bar na varanda da sua casa é ideal!

Essa ideia abaixo, o bar conta com uma estrutura para armazenar os vinhos deitados, e as bebidas na prateleira. Teve espaço até para uma bancada e usaram banquetas altas!

varanda com bar ao fundo, banquetas altas no balcão. Em primeiro plano sofá de fibra sintética estofado
Por Raduan Arquitetura

Nesta outra ideia o bar ficou acoplado na parede logo acima da pia, e os outros itens, como frigobar e geladeira especial de bebidas, bem compactos abaixo da pia. 

Bares em casa são fáceis de adaptar, qualquer cantinho pode servir. E nesses exemplos que citei, o tamanho da varanda nem é tão importante se dá um jeito de ajustar as necessidades.

bar na varanda com mesa retangular e cadeiras brancas, ao fundo bar compacto, com frigobar, e prateleiras para as bebidas
Em Decor Fácil

Bom gente, aqui sai a palavra “bar” vem 4.987 lembranças, porque como vocês sabem, vendemos mesas e cadeiras para bares e restaurantes. E também temos clientes que compram para suas próprias casas.

Sem querer vender o peixe, mas lembramos de uma das nossas clientes, a Analice. Ela nos encaminhou uma foto de como ficou a varanda dela com nossos móveis. 

varanda com mesas de madeiras pirografadas
Foto Analice - acervo Empório Tambo

Produtos da imagem

Nossa cliente mandou a foto de como ficou a varanda na casa dela, a gente adorou!

Bar na varanda é mesmo fascinante! E uma ótima opção para deixar sua varanda incrível! Interage aí com a gente se sua varanda vai ser um barzinho também?

5. Plantas na varanda 

Varanda cheia de plantas com sofá feito de palet
Em Blog Elo7

Não é de hoje que as plantas têm invadido os apartamentos e as casas, e se tornaram elementos essenciais para quem quer garantir uma decoração que pode variar de elegante, charmosa e simples. 

Para deixar a sua varanda incrível, você pode fazer aquela seleção de plantas e flores. 

Flores:

As flores devem combinar com a sua decoração. Se você apostou em algo mais clássico, com poltronas em tons rosados, marrom ou bege, vale a pena escolher as rosas e as flores de campo. 

Elas são românticas, lindíssimas, e ainda trazem consigo um perfume todo especial. Use uma mesa de centro trançada em bambu e palha, e decore com um lindo vaso repleto dessas flores. 

Plantas:

Se você quiser um ar mais rústico e menos romântico, pode escolher as plantas apenas de folhagens verdes. Elas são ótimas para esse ambiente, pois, resistem bem ao sol, enquanto fazem com que o local fique mais fresco. 

Além das samambaias, que são um sucesso quando o assunto é criar uma varanda incrível, os arbustos de louro também são perfeitos para esse efeito. Algumas trepadeiras também podem funcionar bem, tais como:

  •  Buganvileas;
  •  Bignônias;
  •  Hera;
  •  Tecomarias;
  •  Jasmim.

Varanda estilo rústico, alternativa e com plantas
Por Sabri Tuzcu

Por fim, você pode ainda usar plantas aromáticas como um meio de trazer um odor todo especial para o ambiente, ao mesmo tempo em que elas contribuem arduamente para a beleza do local. Lavanda, Hortelã, Menta, salsa...são diversas as opções!

De modo geral você vai escolher de acordo com seu gosto e formas de melhor cultivá-las, para que elas vivam na sua varanda.

6. Cadeiras belíssimas contribuem para o toque final!

Varanda moderna nos tons de cinza, preto com madeira
Em Pinterest

Uma vantagem é que as varandas já possuem o adendo da vista, que torna o ambiente muito atraente para qualquer pessoa. Mas, a escolha adequada dos móveis também é crucial. Afinal, eles darão o seu toque para o ambiente!

Pensando nisso não fica difícil entender que a escolha de belas cadeiras é um passo importante! Para isso, você deve usar o seu bom-gosto...e uma pitada de ousadia! Por que não escolher, por exemplo, uma cadeira suspensa?

Elas são lindas, charmosas e muito inovadoras. Irão deixar sua varanda incrível e linda! Escolha aquela que lhe parece mais apropriada, considerando sempre o restante da sua decoração e o espaço!

varanda com piso de madeira cinza, e duas cadeiras suspensas na cor bege, quadro na parede
Em Pinterest

7. Uso de cortinas

Como falamos lá no começo do conteúdo, a sua varanda incrível é parte essencial de sua casa, por isso deve ser cuidada com carinho. 

As cortinas são perfeitas, para separar os ambientes integrados, como também para proteger a luz excessiva. Ou mesmo ajudar a deixar o ambiente mais claro, isso com cortinas claras.

Ou se quiser que ela tenha uma utilidade de escurecer, a opção seria o modelo blackout, que ajuda a bloquear completamente a entrada de luz, fazendo com que o restante da casa possa ficar mais aconchegante quando a varanda não estiver em uso. 

Então essa é uma boa escolha para fazer com que a sua varanda se torne parte efetiva de sua casa, e receba a relevância tamanha, como os demais cômodos. 

Varanda vista de dentro para fora
Em Pinterest

8. Cuide da iluminação de sua varanda com atenção!

aranda de madeira com futon e almofadas. Para decorar velas brancas acesas e cordão com bico de luz
Em Pinterest

Grande parte da elegância de sua casa dependerá da iluminação, e na varanda não é diferente! Por isso você deve ter uma atenção especial na hora de escolher como vai aplicar e usar as lâmpadas nesse ambiente. 

Caso você não possa instalar lustres ou iluminação de parede por conta das regras do condomínio, não deixe de experimentar os abajures e lamparinas. Todos eles podem funcionar, e deixarão o lugar lindo. 

Outro artifício barato e fácil de encontrar são os cordões de luzes, no estilo pisca-pisca, também com diversas opções de modelos no mercado.

A iluminação pode ser usada para focar em pontos de destaque de sua varanda incrível, como a horta, a churrasqueira, etc. Basta entender as necessidades do ambiente, e apostar na lâmpada correta

Evite luz branca, e aposte nos tons mais quentes para que o lugar fique aconchegante, e pareça mais acolhedor para quem estiver ali. 

Lembre-se que a varanda é um ambiente adequado para reuniões com os amigos, familiares e especialmente para você. Ela deve ser um ambiente especial. 

Para deixar sua varanda incrível, aposte na iluminação, você vai ver como fará diferença. 

Sua varanda é parte da sua casa, e não só um anexo. Veja ela com carinho, assim dará mais atenção necessária, principalmente na escolha dos móveis, itens decorativos, e tudo mais com seu jeitinho e personalidade.

9. Uma corzinha cai bem!

Você já ficou na dúvida de escolher a cor da sua casa? São inúmeras opções para cada estilo. Além de mesclar cores, variar tons de parede para parede. 

Mas o que sabemos é que sua casa é pintada de acordo com a sua personalidade. Cores alegres deixam o ambiente mais divertido. Cores mais sóbrias, ambientes mais sofisticados e elegantes.

Como já sabemos a varanda é a extensão da nossa casa. E podemos dar a ela a intenção que quisermos desde que haja uma harmonia.

Uma varanda aberta que tem espaço com bastante verde, fica bonito os tons de cores terrosas.

varanda externa com cadeira cinza e muitas plantinhas verdes Por Histórias de Casa em Pinterest

Cores mais neutras são mais fáceis de combinar com móveis, geralmente são mais acolhedoras, mas também tudo depende da decoração. 

Há milhares de opções de tinta, cores vivas, ou mais escuras usadas para contrastar com o restante do ambiente. Assim deixa a casa mais alegre. A única coisa é que precisa ser usada com moderação para não criar um ambiente pesado.

Conclusão

Então? Como vai à missão de decorar e montar seu espaço? Varanda é geralmente um espaço para receber amigos, relaxar e até mesmo servir de brinquedoteca, dependendo do caso. 

A varanda pode ser integrada com a sala, com a cozinha, com o quarto, tudo para que sua casa tenha um cantinho funcional e especial. 

Você pode ter sim, dependendo do tamanho e das adaptações, basta usar a criatividade, gosto e necessidade!

Não importa a função que irá dar à sua varanda tem sempre um item capaz de deixar ela ainda mais incrível. Ainda mais com as dicas que distribuímos no decorrer desse texto

Esperamos ter contribuído para que sua varanda se torne incrível, confortável, charmosa e que realmente te traga bem-estar! 

Lembre-se que para deixar a varanda incrível é necessário ter belos móveis. Mas o mais importante, eles precisam ser bem resistentes, de modo que aguentam ficar expostos ao sol, por exemplo, caso a varanda tenha incidência de luz solar, ou seja, aberta. 

Então, faça uma reserva na hora de reformar a varanda para adquirir as melhores peças para compor a sua decoração, sempre se atentando para que eles combinam também com o restante da casa. 

Sejam elas grandes, médias ou pequenas, as varandas possuem um potencial gigantesco na estética da residência ou apartamento. Assim sendo, não se deve, de nenhuma forma, negligenciar os cuidados com esse ambiente. 

Faça bom uso de sua varanda, e considere o seguinte conselho: uma boa varanda incrível deve ter funcionalidade tanto quanto é bela. 

Esperamos que alguma dessas dicas sejam bem aproveitadas aí na sua casa! Aproveite para ver mais conteúdos de inspirações para a sua varanda. Confira aqui abaixo os posts relacionados!