Já fiz muitas mudanças em minha vida. Em uma conta rápida aqui, somam-se em dezenas entre casas e apartamentos alugados que morei entre o período que estudei na capital e voltei ao oeste catarinense. 

Gosto muito de cozinhar embalado por uma boa música e até bebendo uma cervejinha nos dias mais empolgantes! E é por isso que a varanda gourmet sempre foi o meu lugar preferido! 

Confesso que nem todos os lugares que morei tive um ambiente assim na casa, mas sabe, a gente improvisa deixando o ambiente da cozinha o mais próximo possível da sala de estar, ou de alguma sacada que tenha vista pra fora. 

As varandas geralmente eram muito pequenas, mas isso não impedia que eu as transformasse em um ambiente mais utilizado para cozinhar. 

Em últimos casos movia o fogareiro pra lá, e um risoto campeiro ou uns bifes com cebola era fácil de me ver fazendo sobre o disco de ferro!

E acho que, foi assim que estes ambientes que hoje chamamos de varandas gourmets nasceram, eu ainda diria “minis” varandas gourmets no meu caso. 

Sei que está aqui para se inspirar e montar a sua super varanda bem nessa pegada, então separamos muitas imagens e ideias para que saia deste post com a sua varanda gourmet pequena desenhadinha! 

Estilos de decoração de varanda gourmet

A varanda parece ser o lugar mais apropriado para receber os amigos. Um bate-papo gostoso regado ao seu drink preferido e uns tira gostos cheios de mimos para encantar sua visita!

E toda esta experiência ligada ao ambiente da varanda precisa estar ligado ao seu estilo pessoal. 

A vantagem disso é que você vai se sentir muito mais aconchegante em um lugar que respira com você, e claro, seus amigos vão pirar com a decoração que transparece a sua personalidade! 

Na minha casa procuro deixar, por exemplo, meus equipamentos esportivos à vista, como parte da decoração.

Além de original, o visitante já sabe que eu pratico esportes e a partir dali temos assunto pra conversar, isso acontece direto. 

Sendo assim, separamos alguns dos estilos de decoração mais clássicos para te inspirar a fazer uma varanda gourmet incrível! Vamos lá! 

Estilo rústico

É um dos estilos que mais gosto e que mais vemos por aí, afinal, costuma ser mais em conta para fazer e podemos usar materiais reciclados e antigos... 

Para ter o estilo rústico em sua varanda, é importante priorizar os objetos de decorações artesanais, como madeira, palha e couro, remetendo a sensação de aconchego do campo!

Invista em mesas e cadeiras de madeira, as quais inclusive, você mesmo pode fazê-las com madeiras de demolição, ou reformar móveis usados para que fiquem com um aspecto bem rústico. 

Varanda gourmet pequena rústica, churrasqueira, pia e televisão.Varanda gourmet pequena rústica, churrasqueira, pia e televisão. Por Caroline Yasmin Gonçalves - Viva Decora

Varanda gourmet pequena com conjunto rústicoVaranda gourmet pequena com conjunto rústico. Por Marel - VivaDecora

Nas paredes, aposte em tons neutros e terrosos, ou em revestimentos de pedras, tijolinhos e madeira, que são a cara da decoração rústica!

Escolha o que estiver mais próximo do seu gosto e que combine com a mobília! 

Varanda rústica com parede de pedrasVaranda rústica com parede de pedras. Por Korman Arquitetos - VivaDecora

Varanda gourmet rústica com churrasqueira de revestimento em tijolinhosVaranda gourmet rústica com churrasqueira de revestimento em tijolinhos. Por Pinterest

Varanda gourmet rústica, churrasqueira em madeira, pia e nicho com plantasVaranda gourmet rústica, churrasqueira em madeira, pia e nicho com plantas. Por Pinterest

Varanda gourmet rústica com churrasqueira em tijolos.Varanda gourmet rústica com churrasqueira em tijolos. Por Integra Móveis

Varanda rústica com mesa de madeiraVaranda rústica com mesa de madeira. Por Fernanda Zagatti - Itmãe

No chão, é possível usar a madeira (é claro) e o cimento queimado, que, além de higiênico ele tem custo bem reduzido. E quando se fala de preço, até olhamos com outros olhos, né? 

Mas, é importante certificar com algum profissional sobre a forma correta de aplicar o cimento queimado, caso você queira fazer isso por conta própria.

Eu já tive a experiência de colocá-lo da forma inadequada, e por anos, o piso ficar soltando cascas e pó de cimento!

Então, ele merece uma atençãozinha especial! 

Varanda rústica com piso de madeira.Varanda rústica com piso de madeira. Por Caroline Manfrin - VivaDecora

E para decorar, o verde das plantas sempre cai bem com as cores rústicas da madeira e com os tons escuros e pretos. 

Particularmente, eu adoro! Cogite usar plantas como parte da sua decoração e regá-las como parte da sua rotina, é impressionante o quanto ela nos fazem bem. 

Varanda rústica com mesa, cadeiras e bancos de madeiraVaranda rústica com mesa, cadeiras e bancos de madeira. Por Gerson Dutra de Sá

Varanda rústica com vasos de decoração e plantasVaranda rústica com vasos de decoração e plantas. Por Juliano Colodeti - Casa de Valentina

Viu só como fica lindo o contraste do verde com o marrom? Inclusive, temos um post ótimo sobre plantas para decoração de interiores!

Dê uma olhadinha, tenho certeza que você irá se inspirar ainda mais para decorar a sua varanda. 

Estilo industrial

Inspirado em fábricas e galpões antigos, o estilo industrial vem se tornando cada vez mais desejado na decoração!

Nele são usados elementos típicos de fábricas mesmo, como peças e revestimentos mais crus e naturais, geralmente usando muitos metais e objetos de ferro, por exemplo.

Para manter esse estilo, não é necessário se preocupar com o acabamento das paredes, quanto mais metais, tijolos e cimento exposto, melhor! 

Mas é claro que você não precisa sair quebrando as paredes para deixar o ambiente ainda mais com a cara desse estilo (a não ser que você queira). 

Um papel de parede já resolve e imita muito bem a impressão da parede inacabada!

Varanda estilo industrial com o acabamento de cimento queimado.Varanda estilo industrial com o acabamento de cimento queimado. Por Degradê Decoração - VivaDecora

Varanda estilo industrial com parede de tijolosVaranda estilo industrial com parede de tijolos. Por Mirá Arquitetura

Outra característica do estilo industrial são as tubulações aparentes, além de ser um recurso econômico para organizar a parte elétrica da casa, cria um ambiente interessante e cheio de personalidade. 

As tubulações elétricas da casa à mostra também são utilizadas em casas mais antigas, e que agora, são reformadas. 

Você pode inclusive criar formas e desenhos com elas, tanto na cor original da tubulação ou na cor que preferir, é só usar a criatividade! 

Tubulações aparentes em parede de tijolosTubulações aparentes em parede de tijolos. Por Stal Arquitetura - Todeschini

Para aproveitar as tubulações, focando na iluminação, você pode investir nas luminárias presas nos canos, com lâmpadas em tons de amarelo, deixando tudo com um aspecto mais bruto, mas sem deixar a modernidade de lado!

Iluminação amarela na tubulação pretaIluminação amarela na tubulação preta. Por Saint-Gobain

Para dar o toque final, escolha de preferência mesas de madeira, e se for antiga melhor ainda. Nas cadeiras, aposte no ferro oxidado que lembra o ar de fábrica antiga.

Varanda estilo industrial com mesa de madeira e cadeiras pretasVaranda estilo industrial com mesa de madeira e cadeiras pretas. Por Caju Bonin Interiores

Varanda estilo industrial com detalhes de madeira e em ferroVaranda estilo industrial com detalhes de madeira e em ferro. Por Juliana Zanetti Arquitetura 

Varanda estilo industrial.Varanda estilo industrial. Por Larissa Catossi Arquitetura

Varanda estilo industrial com churrasqueira revestida em madeiraVaranda estilo industrial com churrasqueira revestida em madeira. Por Panorama Arquitetura

Você sabia que o reaproveitamento de objetos também faz parte da pegada industrial?

O que você acha de customizar aquela lata de tinta que usou para reformar a varanda e fazer dela um vaso de flor ou uma horta? 

Um objeto de decoração reciclada a mais para seu espaço gourmet! 

Latas de tinta como hortaLatas de tinta como horta. Por Pinterest

Estilo clean

Se você prefere algo mais neutro, o estilo clean é a sua cara! Sem muitos exageros e com um ar elegante, esse estilo proporciona um ambiente leve e arejado, com um toque de modernismo. 

As paredes desse estilo são em tons claros, sendo assim, na sua varanda opte por cores como palha, bege, gelo e tons pasteis, ou seja, pura delicadeza! 

Varanda clean com pia e churrasqueira em tons clarosVaranda clean com pia e churrasqueira em tons claros. Por Pointer blog

Nos móveis, as cores claras também prevalecem, sem muitos detalhes e estampas. Para compor o visual moderno, invista na madeira em armários, bancadas, mesas e cadeiras, por exemplo.

Varanda clean com pia em madeiraVaranda clean com pia em madeira. Por Pinterest

Varanda cleanVaranda clean. Por Doma Arquitetura

Tente fazer um jogo de contraste!

Se o revestimento da churrasqueira, a pia e o frigobar estiverem em tons claros, aposte em um vaso de flor ou em outra decoração com uma cor mais marcante. 

Varanda clean.Varanda clean. Por Pinterest

Varanda clean com bancada de mármore brancaVaranda clean com bancada de mármore branca. Por Milena Régis Arquitetura

Estilo retrô

A decoração retrô é inspirada nas décadas de 50 e 60, lembrando o tempo da vovó, mas com uma pegada mais atual! 

Isso porque, os estilos vintage e retrô são bastante parecidos, porém, possuem diferença.

No estilo retrô todos os móveis e objetos de decoração são uma releitura dos antigos. Ou seja, os móveis são novos, mas com o design de antigamente. Sabia disso? 

Mas, uma coisa não muda: comparado aos estilos que citamos acima, tanto no retrô quanto no vintage você pode misturar formas, materiais, estampas e texturas sem medo!

Assim, prefira pintar as paredes em tons mais neutros para deixar o caminho livre para usar as cores vibrantes nos móveis e artigos de decoração! 

Varanda estilo retrô, com cadeiras coloridasVaranda estilo retrô, com cadeiras coloridas. Por Casa.com

Varanda gourmet com mesa com azulejo retrô cliente Marcelo QueirozVaranda gourmet com mesa com azulejo retrô cliente Marcelo Queiroz. Por Empório Tambo

Produtos da imagem

Quanto aos móveis, eles são baixos, alongados e com pernas de palito. Normalmente lisos e brilhantes, para dar um contraste maior com as cores vivas!

Varanda estilo retrô com pia preta e frigobar vermelhoVaranda estilo retrô com pia preta e frigobar vermelho. Por Você precisa decor

Na decoração da sua varanda, escolha quadros com figuras de ícones de Hollywood, propagandas antigas de bebidas alcoólicas, capas de revistas e carros antigos. 

Veja qual é mais o seu estilo e use e abuse, sem limites para ser feliz! 

Mesa e cadeira de madeira, com quadros de cerveja na paredeMesa e cadeira de madeira, com quadros de cerveja na parede. Por Universo Retrô

Tudo bem que nós falamos para você se jogar e abusar, mas cuidado com o exagero, em?

Se não a sua decoração pode acabar ficando cafona, e não é bem isso que queremos, certo? 

Principais pontos de uma varanda gourmet

Eu particularmente, penso que em uma varanda gourmet não podemos deixar de fora os principais itens: churrasqueira, mesas e cadeiras.

E para você, o que não pode faltar de jeito nenhum? 

Em uma coisa tenho certeza que concordamos: tem que ter praticidade na hora de cozinhar e aconchegar os amigos.

Ficamos ainda mais animados quando essa área de lazer fica harmonizada, prática e decorada do jeito que gostamos, temos até mais ânimo para receber os nossos convidados, né?

É claro que nem todas as pessoas conseguem fazer da varanda um ambiente extremamente planejado nos mínimos detalhes, mas não precisa desanimar, existem coisinhas simples que deixam a sua varanda ainda mais bonita!

Cozinha da varanda gourmet

Grande parte das varandas de apartamento já vem com uma churrasqueira pelo menos aqui no Sul, onde o churrasco é de lei, você sabe, né?

Isso é bom, afinal o churrasco pode ser a desculpa ideal para um encontro com os amigos. 

Por falar nisso, o que você costuma preparar aí na sua varanda gourmet? Deixe seu comentário lá no final do post! Assim você nos inspira a inspirar mais pessoas! 

Voltando ao assunto decoração: nesta área, invista em revestimentos clássicos como tijolos e azulejos, ou em revestimentos sofisticados como mármores e pastilhas, os quais facilitam na hora da limpeza. 

E se ficou na dúvida de qual usar, pode mesclar!

Porém, se seu apartamento ainda não tiver uma churrasqueira fixa instalada, pode optar por uma churrasqueira portátil, já que são funcionais e economizam um bom espaço. 

O que importa é ter churrasco em casa!

Se tiver lugar ao lado, tente colocar um frigobar, assim não é preciso acessar a parte interna da casa para buscar uma bebida gelada! 

Varanda com churrasqueira, pia e frigobarVaranda com churrasqueira, pia e frigobar. Por Você precisa decor

Cozinha em varanda gourmet Cozinha em varanda gourmet cliente Jonathan. Por Empório Tambo

Produtos da imagem

Logo a frente da churrasqueira e da pia, recomendo você colocar um balcão com banquetas!

Ele vai ser multifuncional, pois se o lugar for pequeno, não há necessidade de espalhar mesas pelo local.

Quando você estiver preparando a comida, ele vai servir de apoio agilizando muito a sua vida. Após ter terminado, você pode usar o balcão para servir seus convidados.

Além disso, há alguns modelos de bancadas que possuem armários na parte debaixo, tendo a possibilidade de armazenar os utensílios necessários!

Cozinha de varanda gourmet estilo retrôCozinha de varanda gourmet estilo retrô. Por Lar Doce Casa

Varanda com churrasqueira e bancada.Varanda com churrasqueira e bancada. Por Mikaelian Freitas

Mesas para Varanda Gourmet

Além do balcão com banquetas, dependendo do espaço disponível que você tem na varanda, vai precisar de um conjunto de mesa com cadeiras ou banquetas para poder acomodar mais pessoas. 

Uma mesa alta com banquetas, conhecidas como mesa bistrô, é a mais indicada. 

Com a mesa alta seus convidados não precisam puxar muito o assento para trás ao sentar confortavelmente, comparando a uma mesa baixa (o que economiza espaço).

Também recomendo o tampo da mesa ser redondo, pois facilita muito a passagem de pessoas ao redor. 

Outra coisa que você pode fazer é ter 2 mesas bistrô com o tampo quadrado, assim você tem a opção de junta-las para acomodar mais pessoas.

Caso você esteja na dúvida de qual mesa escolher devido ao tamanho da sua área gourmet, veja esse post onde mostramos qual a mesa ideal para seu espaço!

Colocando as mesas em lugares estratégicos, você deixará o lugar mais apresentável, facilitando a interação do local e ainda economizará muito espaço! Quer coisa melhor? 

varanda gourmetVaranda gourmet. Por Empório Tambo

Varanda gourmetVaranda gourmet. Foto por Empório Tambo

Varanda gourmet

Varanda gourmet cliente Marcia Bueno. Por Empório Tambo

Mesas em varanda gourmet

Mesas em varanda gourmet, cliente Almerio. Por Empório Tambo

Mesa bistrô e banquetas em varanda gourmet

Mesa bistrô e banquetas em varanda gourmet, cliente Alessandra Biliato. Por Empório Tambo

Mesa bistrô e banquetas em varanda gourmet

Mesa bistrô e banquetas em varanda gourmet. Por Cliente Empório Tambo 

Produtos da imagem

Nas paredes

Sempre tem aquela parede que fica meio vazia e por mais que tentemos imaginar algo para colocar lá, não vem nada em mente! 

A parede da varanda é a parte que mais nos inspira para mostrar a nossa personalidade. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você se inspirar em como decorar sua varanda!

  • Jardim vertical

O jardim vertical é a melhor opção para quem gosta de um ambiente mais natural. Esse estilo de jardim se tornou tendência em apartamentos que não possuem muito espaço, pois além de bonito é muito fácil de ser montado!

Você pode criar a estrutura do jardim fixadas na parede em ripas de madeira ou prateleiras para colocar os vasos. 

Outra ideia é a estrutura com telas metálicas ou grades para suportar as plantas! 

É só escolher a opção que mais lhe agrada e arrasar na decoração da sua varanda! 

Plantas na decoração da varandaPlantas na decoração da varanda. Por Cliente Empório Tambo

Jardim vertical em sacada com churrasqueiraJardim vertical em sacada com churrasqueira. Por paisagista Ivani Kubo - Casa e Jardim

Varanda gourmet com jardim verticalVaranda gourmet com jardim vertical. Por Decorare Studio de Arquitetura - VivaDecora

Produtos da imagem

Como dissemos, as plantas são aliadas na decoração do estilo rústico, se preferir pode fazer essa combinação, vai ficar incrível!

Basta você escolher a planta que você mais gosta para colocar em seu jardim vertical, lembrando de analisar sempre a iluminação e o clima para determinada espécie! 

Varanda gourmet com jardim vertical na lateralVaranda gourmet com jardim vertical na lateral. Por decorfácil

Jardim vertical na parde inteiraJardim vertical na parde inteira. Por GF Projetos - VivaDecora

  • Parede de giz

A parede de giz ou o quadro-negro surgiu como tendência na decoração das paredes de qualquer ambiente, seja comercial ou residencial. Você pode rabiscar, desenhar e até mesmo escrever recados.

Além de ser uma ideia que pode ser customizada, ela é acessível e barata, o que, aliás, gostamos muito! 

Faça na parede o desenho que preferir, seu time do coração, garrafas de cerveja, frases de inspiração e inclusive, o cardápio do dia para receber a sua família ou amigos!

Varanda com churrasqueira e parede de gizVaranda com churrasqueira e parede de giz. Por Estudio AE - VivaDecora

Parede de giz com fraseParede de giz com frase. Por Tassiana Martini

Parede de giz.Parede de giz. Por Larissa Paredes

Há duas formas principais de fazer a parede de giz: através de um adesivo ou utilizando uma tinta fosca. Você pode contratar um profissional na área ou fazer você mesmo.

Busque a forma mais viável para reproduzir o quadro-negro na sua varanda gourmet e se inspire! 

  • Abridores de garrafas de parede 

O famoso abridor de garrafas agora também é um item de decoração. Ele pode ser elétrico, de mão ou de parede.

Há lojas online que vendem os abridores de garrafas de diferentes modelos e com variados temas, como rústicos, modernos e retrôs, e também personalizados!

Se você mesmo prefere fazer o seu abridor de garrafas com madeira, por exemplo, existem tutoriais na internet que você pode seguir o passo a passo, usando poucos materiais.

O abridor em versão de parede, possui um ímã embutido para que a tampinha retirada não caia no chão, prático né? 

Abridor de garrafas de madeira fixado na paredeAbridor de garrafas de madeira fixado na parede. Por 2enjoy

Abridor de garrafa de madeira na parede.Abridor de garrafa de madeira na parede. Por 2enjoy

Você pode fixá-los na parede da sua varanda por meio de dois parafusos, aconselho a instalar perto do frigobar!

Pesquise o modelo que deseja e que se encaixe na decoração da sua varanda gourmet. Tenho certeza que seus amigos vão adorar a ideia!

Abridor de garrafa de madeira na parede, e a pessoa colocando a garrafaAbridor de garrafa de madeira na parede, e a pessoa colocando a garrafa. Por 2enjoy

  • Iluminação

Uma iluminação de qualidade pode valorizar qualquer ambiente, concorda? 

E é destacada principalmente durante a noite. Por mais que a varanda seja um espaço informal, não deve dispensar uma boa iluminação!  

Se você se inspirou nas nossas decorações de paredes e optou por um jardim vertical, as arandelas podem ajudar a destacar ainda mais o seu painel com plantas, pois proporcionam uma claridade em pontos escolhidos!

Luminárias de arandelas na paredeLuminárias de arandelas na parede. Por Blest Iluminação

Mas é importante prestar atenção na distância para que a luz não danifique as folhas, cuidado! 

Além das arandelas, os spots também são ótimos para a iluminação decorativa. Valorizam os jardins verticais e os quadros da parede, eles podem ser instalados embutidos ou em trilhos. 

Dois quadros em uma parede com iluminação de spotsDois quadros em uma parede com iluminação de spots. Por Majo Arq

Já os lustres e pendentes são os mais comuns na iluminação das varandas. São recomendados para a instalação no centro do teto, sendo assim, na varanda gourmet são instaladas em cima da mesa!

Luminária branca na varanda gourmet.Luminária branca na varanda gourmet. Por Leroy Merlin

Lustre sobre a mesa da varandaLustre sobre a mesa da varanda. Por Priscila Tressino - Diario da região

Caso o seu espaço tenha bastante circulação de ar, é bom optar por um tamanho menor dos pendentes, pois as peças podem ficar danificadas com o tempo.

Ah, e última dica: evite a escolha de luminárias em vidros e cristais, elas estão sujeitas a ficarem empoeiradas! 

Conclusão

Agora que você já conhece os estilos de decoração de varanda gourmet, esperamos que tenha se identificado com algum e se inspirado. Lembre sempre que menos é mais, sem exageros!

Antes de decorar a parede, analise o estilo de decoração que escolheu para a sua varanda e o espaço disponível. Fazendo tudo certinho deixará o ambiente harmonizado e aconchegante.

Não esqueça de investir na iluminação. Ela vai valorizar e destacar ainda mais a decoração do ambiente!

Organize o local da sua varanda gourmet de uma forma prática, economizando espaço para facilitar a interação com os seus convidados.

Para isso acontecer, procure por uma bancada que contenha armários na parte debaixo e por balcões multifuncionais. E não esqueça de escolher a mesa certa para o seu local, colocando-as em lugares estratégicos!

E aí, o que você achou? Aproveite para ver mais conteúdos de inspirações para a sua varanda. Confira aqui abaixo os posts relacionados!