Montar um cardápio provocante, certeiro e vendedor é o que tornará o seu restaurante muito bem sucedido. 

Você está começando o seu restaurante ou quer dar um up no seu posicionamento? Então, esse artigo é para você!

Muitos estabelecimentos acabam precisando se reinventar, mudar seus processos internos e apostar no aumento de produtividade para continuar sendo competitivos e mantendo o seu lucro.

Com isso, as perdas semanais ou mensais pode atrapalhar fortemente na saúde do seu negócio.

Além disso, conheço muitos casos onde donos de restaurantes se sentem frustrados por não estarem alcançando suas metas de posicionamento de marca e retorno financeiro.

Porém, muitas vezes esse problema pode ser facilmente resolvido com a criação de um cardápio que atraia muitos clientes fiéis. Isso acontece porque o cardápio é a alma de qualquer restaurante. 

Assim, donos de estabelecimentos que estão sendo iniciados agora precisam montar um cardápio, a fim de decorar o local baseados no tipo de comida que será servida.

3 pratos vistos de cima com comidas do tipo carnes, saladas.
Por Lily Banse

Dessa forma, é possível satisfazer os seus clientes de todas as maneiras possíveis, fazendo com que eles amem o seu menu e se sintam bem dentro deste ambiente.

Então, se você quer investir em um cardápio original e ver o seu restaurante sempre lotado, continue lendo esse artigo e aprenda com as dicas sensacionais que coletamos para este post!

Boa leitura!

A importância de um cardápio de sucesso para restaurantes

Cliente mulher com blusa listrada lendo cardápio
Por Priscilla Du Preez

Montar um cardápio pode acabar tirando o sono de muitas pessoas, mas é uma tarefa essencial para o sucesso do seu restaurante.

Isso acontece por diversos motivos. À primeira vista, é ele que mostra aos seus clientes quais são os pratos e tipos de alimentos servidos no seu estabelecimento.

Ou seja, ele é um dos pilares do seu negócio, já que é o seu menu que vai definir o layout e a decoração ambiente, além das estratégias de marketing e:

  • Compras e orçamentos;
  • Equipamentos e materiais;
  • Funcionários e treinamento.

Então, saiba que esse conhecimento fará você sair na frente de muitos concorrentes que não fazem ideia do poder que essa ferramenta tem, principalmente no que diz respeito ao aumento de lucro.

Também é importante ter em mente ao fazer um cardápio provocante que a correta disposição dos itens pode afetar a experiência do seu consumidor ao ler as opções disponíveis. Isso também acontece com o tipo de fonte, layout, cores e imagens selecionadas.

Como diz o ditado, a primeira impressão é a que fica, não é mesmo?

E aí? Está pronto para começar a aprender tudo sobre como montar um cardápio e transformar o seu restaurante em sinônimo de referência no seu ramo de atuação? Então, vamos lá!

Como Montar Um Cardápio de Sucesso Para Restaurantes

garçonete tirando pedindo cliente segurando menu
Em Freepik

Para montar um cardápio de sucesso, é importante que você siga alguns passos específicos. Posso garantir para você que seguir esse passo a passo é uma ótima maneira de ter êxito na escolha no seu menu.

Então, fique atento a todos os tópicos a seguir e comece a colocá-los em prática agora mesmo!

Pesquise informações para montar o cardápio

Antes de mais nada, você precisa definir qual é o público alvo do seu restaurante. Pesquise seus hábitos, gostos, preferências de pratos, matérias primas e decoração, por exemplo.

Isso acontece porque não adianta você criar um cardápio muito simples ou chique demais se esse não é o tipo de comida que a sua persona está acostumada a consumir. 

Também é legal que você faça uma larga pesquisa em relação ao cardápio dos seus concorrentes. Faça um check list e anote as principais informações sobre:

  • Tamanho;
  • Formato;
  • Design;
  • Melhores práticas;
  • Layout.

A partir disso, você pode estabelecer junto a um design gráfico quais são os diferenciais que podem ser usados pelo seu estabelecimento gastronômico.

Ah, e não esqueça de verificar o feedback que seu cliente tem dado sobre os seus concorrentes, a fim de ser melhor do que eles principalmente em seus pontos fracos.

Cardápio X Capacidade da cozinha

Para montar um cardápio de sucesso, você precisa levar em consideração o tamanho e a capacidade da sua cozinha. Esses fatores influenciam diretamente a escolha de itens para o seu menu.

Também é importante que você avalie o tamanho do local onde os seus alimentos e ingredientes em geral serão armazenados.

Conheça as informações demográficas do seu público alvo

Quando você for definir o seu público alvo, é muito importante colocar no papel todas as principais informações sobre ele, como idade e dados demográficos, a fim de elaborar o menu ideal.

Por exemplo, se o seu público for composto majoritariamente por idosos, ao montar o seu cardápio precisa ser mais conservador no que diz respeito à novas combinações.

homem e mulher idosos felizes tomando suco
Em Telegraph

No entanto, se o seu objetivo for alcançar pessoas mais jovens, combinações mais excêntricas podem ser a melhor opção.

Também é importante levar em consideração a localização do seu restaurante. Assim, não é uma boa ideia elaborar um cardápio de comida alemã em um bairro de descentes de japoneses, como é o caso do bairro da Liberdade em São Paulo.

Elabore um cardápio baseado em seu serviço

Bom, se você chegou até aqui, provavelmente você deseja montar um excelente cardápio para o seu restaurante, certo? Porém, antes de colocar a mão na massa, você precisa definir qual é o tipo de serviço que será prestado ao seu consumidor.

Assim, é fundamental que você conheça os tipos de cardápios que podem ser adotados e escolher o que mais de adequa ao seu estabelecimento.

À la carte 

Grupo de pessoas almoçando em restaurante
Em Rrpark

Esse tipo de cardápio é bastante comum nos restaurantes do mundo todo.

Ele é baseado na ideia de serviço rápido e especializado, onde o restaurante oferece serviços completos aos seus cliente. Isso envolve: garçons, entradas, refeições completas e sobremesas.

Diversos locais que funcionam com esse sistema oferece combos aos seus clientes com preços diferenciados, como kafta mais tabule em um restaurante árabe, por exemplo. Alguns estabelecimentos também incluem bebidas em suas opções.

No entanto, existe uma desvantagem nesse tipo de serviço para o restaurante: os pedidos acabam se tornando imprevisíveis. Com isso, se não houver um ótimo planejamento e um modelo de gestão funcional, o custo operacional pode ser bem elevado.

Cardápio table d’hote

O cardápio table d’hôte possui um preço fixo ou uma sequência de pratos fixa, sendo uma combinação de entrada, prato principal e sobremesa.

Foto vista de cima com a entrada, prato principal e sobremesa, em cima de uma mesa de madeira, com taças no canto superior direito
Em Metropoles

Você também pode optar por disponibilizar duas opções em cada categoria, deixando que o cliente escolha a combinação que preferir.

Esse tipo de menu normalmente é escolhido por restaurantes de alto padrão e preço elevado. A grande vantagem é que ele diminui os gastos e o desperdício de comida e de dinheiro, já que limita as possibilidades de pedidos.

Menu misturado

Ao montar um cardápio, leve o menu misturado em consideração, pois essa pode ser uma ótima opção.

Ele consiste em oferecer opções à la carte e opções agrupadas, como se fossem combos. Um bom exemplo é um estabelecimento que oferece sopas com entrada com todos os pratos de frango, por exemplo.

Pense bem antes de nomear seus pratos

É comum ver pratos com nomes específicos ou possuir uma numeração em um cardápio. Isso é ótimo no momento de identificar os pedidos dos clientes.

Com isso, você pode personalizar essa nomeação de acordo com a temática do menu escolhido e da decoração ambiente.

No entanto, você precisa prestar muita atenção no momento de montar um cardápio para não confundir os seus clientes. 

Evite nomes difíceis de pronunciar e escolha opções diferentes entre si, a fim de evitar possíveis confusões entre os pedidos.

Crie pratos com a assinatura do chefe

Vários pratos com uma comida específica com mãos do chefe finalizando um dos pratos
Por Kevin McCutcheon

Conheço muitos restaurantes que vivem cheios e são famosos por conta dos pratos que possuem a assinatura do chefe. 

Então, se o seu estabelecimento possuir pratos desenvolvidos especialmente para o local, saiba que os seus resultados podem ser maravilhosos.

Também é interessante contratar um chefe que seja especialista no tipo de comida que você decidiu servir aos seus clientes, capaz de montar um cardápio exclusivo .

Com isso, você pode destacar essas opções em seu menu, visando entregar uma ótima experiência ao seu cliente e, consequentemente, lucrando bastante.

Você pode vender tais pratos com valores maiores ou solicitar que o chefe utilize ingredientes alternativos, a fim de economizar da compra. Porém, jamais opte por ingredientes ruins! Lembre-se que é a reputação do seu estabelecimento que está em jogo.

Eu indico que você destaque essas opções exclusivas no seu cardápio, já que assim eles podem agregar valor à sua marca e aumentar a sua lucratividade. Isso acaba acontecendo porque só você venderá determinada opção, criando o sentimento de desejo e curiosidade em seus clientes.

Como calcular os preços do seu cardápio?

prancheta em cima da mesa com legumes e verduras
Por Freepik

Esse é um dos tópicos mais difíceis que você vai enfrentar ao montar um cardápio. Mas não se preocupe com isso, pois estou aqui para ajudar você.

Se o seu restaurante for novo e estiver começando agora ou se você quiser modificar totalmente a sua forma de servir, basta seguir o passo a passo a seguir:

  1. Antes de mais nada, você precisa calcular a sua capacidade de produção. Ou seja, você tem que definir qual é a quantidade máxima de pratos que o seu estabelecimento está apto a vender mensalmente.
  2. O próximo passo é dividir as suas despesas fixas pela capacidade de produção, a fim de obter o seu custo fixo unitário.
  3. Depois, some ao custo fixo unitário o custo variável de cada prato. Assim, você descobrirá qual é o seu CUT ( Custo Unitário Total).
  4. Você também precisa calcular o índice de MarkUp. Para isso, basta encontrar os percentuais da sua empresa, como taxas de cartão de crédito e comissões, somá-las e realizar a divisão de 100 por 100 menos esses valores. Parece um pouco confuso, não é mesmo? Mas vou mostrar a você com um exemplo que essa conta é mais fácil do que você imagina.

Digamos que a sua empresa se divida da seguinte forma:

  • 1,5% - taxa de cartão
  • 2,5% - nota fiscal 
  • 7% - investimento em campanhas de marketing
  • 20% - lucro pretendido
  • 10% - comissão para garçons

Assim, o cálculo do seu MarkUp seria:

MarkUp = 100 / (100 - (1,5 + 12,5 + 7 + 20 + 10))

MarkUp = 100 / (100 - 51)

MarkUp = 100 / 49

MarkUp = 2,04

         5. Depois desse cálculo, basta realizar a seguinte conta:

Preço de venda = CUT x Markup 

Não leve em consideração apenas o valor dos ingredientes

banca de frutas com placas de preços.
Por Diego Marín

No momento de definir o preço dos seus pratos, muitas empreendedores levam em consideração apenas o valor dos ingredientes de cada um deles.

É claro que eles influenciam bastante essa definição. Porém, diferente do que muitas pessoas pensam, esse não é o único fator que precisa ser levado em consideração.

Você também precisa levar em conta outros fatores, como custos fixos, desempenho dos seus fornecedores, preço praticado pelos seus concorrentes, mão de obra, renda média do público-alvo, condições de conservação e temporada.

Dessa forma, quanto mais baixo for o valor da produção de um prato em relação ao valor pago pelo cliente, mais você lucra.

Cuidado com preços muito baixos

Conheço diversos casos de restaurantes que optaram por iniciar suas atividades com preços mais baixos, a fim de atrair clientes rapidamente, mas que se deram mal. 

Prato de macarrão com legumes e vegetais
Em Pinterest

O grande problema dessa prática é que você pode acabar calculando o preço dos pratos de maneira errada, criando uma bola de neve e prejudicando o seu faturamento.

Além disso, acredite você ou não, valores muito baixos fazem com que as pessoas se questionem sobre a qualidade do estabelecimento.

E mesmo que o seu restaurante viva cheio, ao decidir aumentar os valores do itens do seu cardápio mais para frente, provavelmente o nível de satisfação dos seus clientes cairá.

Como fazer o design do seu cardápio

Além de saber como escolher os pratos e definir os valores dos itens do seu cardápio, é fundamental que você se preocupe em realizar um bom design também.

Isso acontece porque, como diz o ditado, as pessoas “comem com os olhos” antes de definir o que comer. Imagine que alguém chegou em seu restaurante e não consumiu nada, simplesmente porque o cardápio não foi capaz de apetecê-la?

Pensando nisso, vou ensinar agora para você como evitar que essa situação aconteça. Vamos lá?  

Defina o formato na hora de montar o seu cardápio

Se o seu restaurante possuir apenas poucos pratos, eu indico que você faça uso de um cardápio aberto, que contenha todos os pratos em uma única página.

Cardápio de uma página
Por Thiago Rodrigues

No entanto, é importante que você preste atenção à disposição de cada tópico no menu, não deixando ele bagunçado. Não esqueça que um visual ruim tende a proporcionar resultados ruins.

Agora, se o seu restaurante trabalhar com mais opções de pratos, uma boa opção é fazer uso de um cardápio fechado, como se fosse um livro. Assim, selecione um número similar de pratos para cada categoria, garantindo opções equilibradas aos seus clientes.

Faça uso de colunas únicas ou mistas da forma correta

Se o seu objetivo é montar um cardápio com um visual mais elegante, eu sugiro que você opte por páginas com colunas únicas e margens largas. Dessa forma, seu menu terá um grande apelo visual simples e sofisticado.

Você também pode usar esse recurso para destacar alguma parte adicional do seu cardápio, com bebidas premium e sobremesas. Mas não esqueça que é muito importante dispor todos os itens de forma equilibrada, dando a devida ênfase a cada um deles.

Agora, se o foco do seu restaurante é ser um ambiente mais familiar, você pode optar pelo uso de mais de uma coluna em ambos os lados das páginas com ilustrações dos pratos. Essa também é uma boa opção para pubs e cafeterias.

Assim, é fundamental que você aloque o mesmo número de pratos entre ambas as colunas do seu cardápio, a fim de evitar que haja um efeito estranho aos olhos do cliente.

Provoque emoções 

É muito bacana descrever os pratos no seu cardápio. Então, ao fazer isso, é interessante utilizar adjetivos que provoquem desejo em seus clientes, como incrível, saboroso e delicioso, por exemplo.

Se os seus pratos forem preparados com produtos bastante conhecidos, como marcas famosas de molhos e chocolates, por exemplo, deixe o seu cliente saber dessa informação. Isso acaba gerando mais valor ao seu cardápio e aumentando a sua credibilidade.

Uma pesquisa realizada na Universidade de Illinois concluiu que pratos que são descritos de maneira provocante tem uma saída 27% maior do que os que são descritos de uma maneira comum.

Lembrete: No entanto, de nada adianta vender uma ótima ideia se a execução do prato não corresponder às expectativas.


Aposte em cores certeiras

Cardápio de uma página colorido: vermelho e amarelo com miniaturas de pratos
Por Yellow Comunicação

Uma ótima opção para quem quer arrasar ao montar um cardápio é fazer uso de cores. Isso se dá porque elas aumentar a vontade de comer, fazendo com que suas vendas aumentem.

Se o seu restaurante possui um estilo mais parecido com fast food, o uso do vermelho e do amarelo é ótimo. No entanto, se o seu restaurante for mais chique, utilize tons de prata, bege ou dourado.

Agora, caso o tema do seu estabelecimento seja rock, vermelho e preto são ótimas opções, bem como o marrom e o verde para ambientes veganos e vegetarianos, por exemplo.

Pesquise referências dentro do seu nicho de atuação e escolha as melhores cores, a fim de criar uma excelente identidade visual para o seu negócio.


Use fontes claras e estilosas 

Após definir os pratos que serão servidos e a disposição dos itens no seu menu, chegou a hora de definir quais serão as fontes utilizadas no seu cardápio.

Essa escolha depende de muito fatores, principalmente do público do seu negócio e da sua proposta de valor.

Se você estiver abrindo um bar, por exemplo, as fontes desenhadas e serifadas, ou seja, as mais informais são bastante indicadas.

Lembre-se também de nunca optar por uma fonte que seja de difícil leitura no que diz respeito tanto ao seu tamanho quanto ao seu formato.


Evite usar o cifrão ao montar um cardápio

A Escola de Administração Hoteleira da Universidade de Cornell realizou uma pesquisa com pessoas que estavam hospedadas em um determinado hotel e descobriram que os clientes tendem a gastar mais dinheiro em locais onde seus cardápios não possuem cifrões.

Isso acontece porque esse símbolo desperta sentimentos negativos em seus clientes, já que eles associam um cifrão ao custo dos itens escolhidos. Assim, eles pensam mais sobre o que vão consumir.

Cardápio com fundo preto, círculos com carnes e valores sem o cifrão.
Por Mirela Melo

E para concluir este post, é  muito importante que o nome e o logotipo do seu restaurante esteja em equilíbrio com todo o resto, como a decoração e seu cardápio.

Por isso, crie um logotipo assertivo para o seu restaurante 

Designer gráfico mexendo no computador criando um logotipo
Por Freepik

Assim, é importante que o seu logo se destaque, mas evite opções exageradas. Digo isso, pois os itens do seu cardápio precisam ter mais destaque do que qualquer outra coisa.

E não tenha medo de reorganizar as opções diversas vezes até obter um resultados bonito e equilibrado. Posicione o logotipo em uma posição estratégica para que o seu cliente consiga memorizá-lo. 

Conclusão

Espero que depois de ler todas essas dicas você esteja confiante e muito preparado para começar a montar o seu cardápio provocante, certeiro e vendedor, agora mesmo!

Um menu bem estruturado pode alavancar os seus resultados e transformar o seu restaurante em um verdadeiro sucesso.

Como vimos, não adianta ter os pratos certos e um cardápio visualmente estranho. Você precisa focar em todos os aspectos para ter sempre ótimos resultados.

Saber identificar que tipo de serviço vai oferecer, a fim de entender qual o melhor cardápio que pode oferecer para seus clientes. 

Lembrando que há a necessidade de você conhecer quem é seu público, pois contribui muito na hora de montar um cardápio provocante e vendedor!

É interessante investir na contratação de um design no momento da montagem do seu cardápio físico,  cores, fontes e disposições dos itens também agregam valor de um modo geral. 

Se você quer conhecer mais dicas sobre como transformar o seu restaurante em um verdadeiro sucesso, continue acompanhando o nosso blog! 

Interaja com a gente aqui nos comentários! Qualquer dúvida ou sugestão, vamos fazer o possível para te ajudar a ter um negócio de sucesso!

Nos vemos por aí. Até mais!

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