É incrível como a culinária e os costumes podem ser diferentes de pessoa para pessoa, de região para região e de país para país, não é verdade?

Às vezes, um prato que para nós é considerado tradicional e comum, para outra pessoa pode ser considerado até estranho!

E nem precisamos ir muito longe para perceber essa diferença. Aqui no Brasil, por exemplo, de estado para estado já temos um leque enorme e diversificado.

Nos lugares que estive, sempre fiz questão de provar os pratos típicos, justamente para perceber o quanto pode ser diferente a comida aqui do Sul, para o restante do país.

Sem contar que a culinária é super importante para termos uma experiência completa da viagem!

Então, que tal observarmos um pouco mais de perto essas diferenças, conhecendo a comida típica de outros países?

Note a diversidade de temperos e preparações dos pratos, comparando ao que é feito aí na sua região, e depois me conte lá embaixo nos comentários o que você achou! 

Tipos de comida

Com a globalização, migração, e outras formas de contato com diferentes culturas, a troca de experiências entre povos permitiu que cada país e/ou região tivesse as suas singularidades dentro da culinária!

E alguns, agradaram tanto ao paladar que atravessaram fronteiras.

Nós, brasileiros, que somos muito receptivos para novos pratos e temperos, conseguimos ter acesso a pratos típicos japoneses, mexicanos, árabes, italianos, e outros, sem precisar sair do Brasil.

AlimentosAlimentos. Por Brooke Lark - Unsplash

Mas nada melhor do que viajar e poder conhecer a culinária de perto e completa, acompanhada da cultura e história de cada país ou região, concorda?

Se você ainda não decidiu o seu próximo roteiro de viagens, quem sabe essa lista de pratos típicos possa te ajudar a definir. Vem com a gente! 

Tipos de comida japonesa

A culinária japonesa pode ser até considerada exótica e diferente, mas encanta o paladar de muitas pessoas pelo mundo afora, inclusive dos brasileiros!

É só olharmos a quantidade de restaurantes japoneses que encontramos aqui no Brasil, você já reparou?

O motivo deles estarem se tornando tão populares, é que os pratos da culinária japonesa são pratos visualmente bonitos, saudáveis e que despertam o interesse e a curiosidade das pessoas.

São equilibrados, ricos em peixe, vegetais, massas e ingredientes frescos, tendo um baixo teor de gordura. Suas preparações são na maioria das vezes feitas de forma refogada, salteada ou cozida a vapor.

Pratos de comida japonesa em restaurantePratos de comida japonesa em restaurante. Por Louis Hansel - Unsplash

Se você não deu algumas chances para se aproximar e degustar a culinária japonesa, vai preferir comer qualquer outra coisa do que “peixe cru”, acertei? 

Mas, quem já é um fã nato da comida oriental, não deixa de comê-la pelo menos uma vez na semana. Até porque, eles sabem que essa culinária vai muito além de peixe! 

Pratos típicos do Japão

A culinária do Japão não se resume apenas em sushi, sashimi ou temaki, que são os pratos mais conhecidos, consumidos e preparados aqui no Brasil.

Inclusive, para os japoneses, o sushi é servido apenas em ocasiões especiais, pois é considerado um alimento de celebração.

Por lá, alguns pratos como a sopa de missô - um tipo de macarrão - e o sukiyaki - fatias de carne cozidas na manteiga com outros vegetais - são comidos com frequência.

Você sabia dessa curiosidade? Então que tal conhecer outros pratos típicos japoneses e que são rotineiramente consumidos por lá? 

Assim você já fica por dentro do cardápio, caso esteja no seu roteiro de viagem dar uma passadinha pelo Japão! 

  • Tempura

Esse prato é um clássico e tem origem portuguesa. O tempura é uma massa fluida frita, que pode ser composta de legumes ou frutos do mar, acompanhada por um molho.

Tigelas de tempura e molhoTigelas de tempura e molho. Por Bady Abbas - Unsplash

  • Yakitori

É um espetinho de frango grelhados na brasa de carvão vegetal. Geralmente se consome com molho tarê.

Prato com YakitoriPrato com Yakitori. Por Cookpad

  • Hossomaki

O prato é composto pelo arroz e o recheio envoltos em alga marinha. Vale lembrar que você pode se deparar com diferentes nomes dependendo do recheio! 

O recheio da foto é o pepino, então pode ser chamado de kapa maki também.

Hossomaki de pepino (Kapa maki)Hossomaki de pepino (Kapa maki). Por Varanda

  • Ramen

Esse prato veio da China, mas se popularizou no Japão e se tornou típico. O ramen ou lámen, é uma sopa de macarrão com muitos ingredientes, como pedaços de carnes e legumes.

Tigela de ramenTigela de ramen. Por Quang Nguyen - Pexels

  • Niguiri

O niguiri é uma porção pequena de arroz com pedaços de peixes e outros frutos do mar por cima, como salmão, camarão, atum, polvo e lula, por exemplo.

Niguiri de salmãoNiguiri de salmão. Por Luigi Pozzoli - Unsplash

  • Okonomiyaki

É uma espécia de panqueca que contém vários ingredientes que inclusive, você pode escolher. A massa é feita com farinha, vegetais, água, ovos e repolho picado.

OkonomiyakiOkonomiyaki. Por Fair Food

  • Gyudon

É um prato que consiste em uma tigela de arroz coberta com carne e cebola, cozidos em um molho agridoce feito com dashi, shoyu e mirin.

GyudonGyudon. Por Receitop

Ainda existem muitos outros pratos da culinária japonesa que se diferenciam do que estamos acostumados a ver aqui no Brasil, não é? Se pudéssemos, provaríamos um por um!

Tipos de comida mexicana

Não tem como começar a falar da cozinha mexicana e não lembrar dos seus pratos temperados e apimentados!

Essa culinária alegre e colorida nos proporciona uma legítima festa de sabores! 

Apesar das suas preparações se diferenciarem dos pratos de outros países, a culinária mexicana também é fruto de combinações de culturas.

As influências de colonizadores, o uso das especiarias e plantas resultaram nesses pratos, com uma grande mistura de combinações!

Dentre essas especiarias que são usadas até hoje, estão a pimenta da Jamaica, cravo, canela, cominho, anis-estrelado, cacau e baunilha.

E é claro, além dos temperos como alho e pimenta, em especial a chili. Abacate, saladas, milho, abóbora, carne e feijão também são alguns dos alimentos mais usados nas preparações.

Mesa com pratos e temperos mexicanosMesa com pratos e temperos mexicanos. Por Sara Adel - Unsplash

Se você é uma das vítimas dos temperos mexicanos, dá uma conferida em alguns pratos típicos que separamos para você conhecer um pouco mais, e degustá-los assim que tiver as suas malas feitas para o México! Arriba!

Pratos típicos mexicanos

Assim como o sushi está para a comida japonesa, os nachos e tacos estão para a comida mexicana. Mas, já sabemos que temos muito a explorar, não é?

Inclusive, a culinária mexicana é considerada pela UNESCO Patrimônio Intangível da Humanidade, devido as suas técnicas como nixtamalização - processo pelo qual se cozinha e macera o milho - além de outras práticas e composição de ingredientes!

Não tem como negar que o sabor dos seus pratos são um sucesso pelo mundo todo! 

  • Pozole

O pozole é um dos principais pratos típicos do México. É uma sopa feita de milho cacahuacintle com carne de porco ou galinha, acrescentado diversos vegetais e outros ingredientes que podem mudar de região para região.

Prato com pozolePrato com pozole. Por Pixabay

  • Tortillas

As tortillas ou tortilhas são uma das bases da culinária mexicana. Dão origem a diversos outros pratos e podem ser servidas de acompanhamento, prato principal ou aperitivo. 

É uma espécie de panqueca feita de milho ou trigo, podendo ser recheado por carnes, molhos, saladas ou outras especiarias.

Tortillas e recheiosTortillas e recheios. Por Jep Gambardella - Pexels

  • Enchiladas

A enchiladas são muito parecidas com as nossas famosas panquecas! São tortilhas enroladas com recheios de frango, carne bovina e queijo, coberto por algum molho que envolva pimenta por cima. 

EnchiladasEnchiladas. Por Delish

  • Cochinita Pibil

O prato é formado pela carne de porco que é colocada para assar em forno de barro. Depois, servida com tortilhas e acompanhada por um molho de cebola rocha com laranja azeda.

Cochinita pibliCochinita pibli. Por Cocina Facil

  • Tamales

Os tamales é muito parecido com a pamonha. Consiste em uma massa de milho cozida e enrolada na palha do próprio milho. Pode ser servida pura e com diversos recheios doces ou salgados.

Preparação do tamalesPreparação do tamales. Por Jacob Thomas - Unsplash

  • Tacos al pastor

É outra versão dos tacos tradicionais que já conhecemos. Aqui, eles possuem um pouco da influência do shawarma. 

O recheio leva carne de porco grelhada no espeto com pimenta, alho, cominho, sal, vinagre, orégano, suco de abacaxi, abacaxi em pedaços e outros ingredientes.

Tacos al pastorTacos al pastor. Por Que tal idiomas

  • Nachos

Os nachos são tortilhas fritas em formato triangular. São bem crocantes e podem ser servidos com queijo, pimenta, guacamole, carne moída e outros.

NachosNachos. Por Lawjr - Pixabay

  • Burritos

Os burritos também são feitos com a mesma massa das tortilhas. São servidos enrolados em recheios variados como carne, queijo, tomate, feijão, chilli, salada, e muitos outros.

BurritosBurritos. Por Tanmay Agrawal - Unsplash

E aí, já anotou qual desses quer experimentar primeiro ao entrar em um restaurante mexicano? E se já experimentou, me conta aí embaixo nos comentários qual é o seu preferido!

Tipos de comida chinesa

A culinária da China é antiga, rica e exótica. Por conta da imigração chinesa, conseguimos encontrar seus pratos espalhados em grandes metrópoles do mundo todo!

O passado do país foi marcado por revoluções e guerras violentas que levaram a população chinesa à miséria e à fome.

Isso fez com que iguarias como a carne de cachorro, gafanhoto, cobra, morcego, insetos e diversos outros animais se tornassem parte da sua culinária.

Mas, a cozinha chinesa também possui pratos menos exóticos e mais “tradicionais” ao nosso ver, como o yakisoba, muito popular aqui no Brasil.

Prato com yakisobaPrato com yakisoba. Por Van Machado Ribeiro - Pixabay

Os chineses apreciam todos os sentidos de um prato: cor, perfume, paladar e apresentação. Certos ingredientes são usados não apenas para dar gosto, mas par tornar o seu cheiro mais agradável.

Além disso, é comum encontrarmos preparações que misturam doce e salgado, agridoce e picante, macio e crocante, frio e quente, etc.

Que tal conhecer um pouco mais sobre essas preparações?

Pratos típicos chineses 

Por ser um país grande territorialmente e culturalmente, cada região da China possui alguns ingredientes, sabores e modos de preparos diferentes na cozinha.

Dois dos elementos mais conhecidos no país são o arroz e noodles - macarrão oriental -. Os noodles são mais comidos no Norte do país e o arroz no Sul.

Mas, em geral, os ingredientes mais usados nas preparações da culinária chinesa são o tofu, arroz, soja, cogumelos, vegetais, frutos do mar, aves e gengibre! 

  • Harumaki (rolinho primavera)

São pequenos rolos feitos com massa de farinha, tipicamente de arroz, água e sal, recheada de vegetais, e que podem levar carne ou camarão. São na maioria das vezes fritos e servidos com molhos tradicionais.

Tigelas de molhos e rolinhos primaveraTigelas de molhos e rolinhos primavera. Por Jonathan Valencia - Pixabay

  • Pato à Pequim

Também chamado de “pato laqueado”, é fervido, assado em um forno específico e cortado em tiras. É servido com um molho agridoce e com massas que parecem panquecas.

Pato à pequimPato à pequim. Por China na minha vida

  • Arroz chinês (colorido/frito)

É um prato prático, tem a base de arroz e pode ser incrementado diversos ingredientes como verduras, carnes e até ovos.

Arroz chinêsArroz chinês. Por Takedahrs - Pixabay

  • Frango xadrez

O prato é feito com frango frito e refogado com cubos de cebola, pimentão, salsão e gengibre ao molho de soja. Ainda pode ser acrescentado o amendoim! 

Frango xadrez em prato.Frango xadrez em prato. Por Tudo Gostoso

  • Mapo Tofu

É um prato feito com tofu ou queijo em um molho vermelho com carne de porco, ou carne bovina. Podem ser acrescentados ingredientes como óleo de pimenta, pasta de feijão, alho e outros. 

Tigela com mapo tofuTigela com mapo tofu. Por Frankzhang0711 - Pixabay

  • Chop Suey

É feito com pedaços de carne cozidas com legumes em um molho de amido. Pode ser servido separado ou adicionado ao arroz, ou macarrão.

Chop suey com macarrãoChop suey com macarrão. Por Juno1412Pixabay

  • Dumpling

São bolinhos de massa leve e com recheios de carnes ou legumes, cozidos no vapor em grandes cestos de bambu. 

Dumpling em cesto de bambuDumpling em cesto de bambu. Por Victor Mui - Unsplash

Algumas combinações são um pouco inusitadas para nós brasileiros, mas tenho certeza que deve agradar ao nosso paladar eclético!

Tipos de comida árabe

Se você está tentando se localizar e lembrar se alguma vez já viu ou comeu uma preparação árabe, saiba que as deliciosas esfirras e o quibe, são originários dessa culinária!

Os árabes eram nômades e percorriam desertos no norte da África. Seus animais, como os gados, ovelhas, cabras e camelos serviam não apenas como meio de transporte humano, mas também como uma fonte de alimento.

Esfirra e quibeEsfirra e quibe. Por Thatiane Abreu - Arabian Grill

Por isso, culinária do oriente médio é bastante baseada na carne. A de carneiro é a mais consumida, normalmente assada ou guisada, recheada e bem temperada. Também são populares a de cabrito, galinha e peru.

Nas preparações são acrescentadas frutas secas como tâmaras, maná, legumes em conserva e diversas outras especiarias.

Pratos típicos árabes

A cozinha do oriente médio é muito rica em especiarias e ervas aromáticas, como a pimenta-síria, cominho, hortelã e salsinha. Entre os grãos, se destacam o trigo, lentilha, ervilha, grão-de-bico e arroz.

Muitos desses temperos também são usados na confeitaria e na panificação como substitutos de outros ingredientes. Inclusive, você deve conhecer o pão sírio, o qual está presente em quase todas as refeições feitas no oriente médio.

Aqui no Brasil, conseguimos encontrar muitos restaurantes de comidas árabes, e se você tem curiosidade de conhecer um, é melhor já ver uma prévia do que te espera!

  • Homus

É uma pastinha muito consumida com pão, aves, peixes e torradas. É feita a base de grão-de-bico cozido, que são amassados e misturados com azeite, suco de limão, tahine (sementes de gergelim moídas), sal e alho.

Pão, alho e tigela com homusPão, alho e tigela com homus. Por Nicholas Barbaros - Unsplash

  • Tabule

O tabule é uma salada preparada com o mesmo trigo utilizado para o quibe, acompanhada de tomate, cebola, pepino, hortelã, limão e salsa picada.

Panela com tabulePanela com tabule. Por Freepik

  • Babaganuche

É um patê feito com berinjela assada, tahine, suco de limão e outros ingredientes. Pode ser servido com o pão sírio, de acompanhamento para carnes grelhadas ou como molho para saladas.

BabaganucheBabaganuche. Por Simply Recipes

  • Kafta

É uma espécie de bolinho alongado que pode ser montado em um espetinho para ser cozido, assado ou grelhado. É preparado tradicionalmente com carne de carneiro e especiarias.

Kafta em tigela com hortelã e limãoKafta em tigela com hortelã e limão. Por Panelinha

  • Charuto de folha de uva

É feita uma mistura de arroz e carne moída, depois enrolada em uma folha de uva. A mistura é temperada com especiarias, como alho, cebola, tomate e pimenta-síria.

Charuto de folha de uvaCharuto de folha de uva. Por Cyber Cook

  • Fafael

É um bolinho frito de grão-de-bico, alho, cebola, salsinha, pimenta-caiena, cominho, cardamomo, coentro e fermento. Depois, é só bater tudo e fritar. Detalhe: é vegano!

FafaelFafael. Por Jeff Velis - Pixabay

  • Quibe

O quibe já é muito popular aqui no Brasil! Ele pode ser frito, assado ou crú. É feito com triguilho (farelo do trigo), carne de boi e cebola. Acrescido com hortelã e fatias de limão para temperar!

Quibe fritoQuibe frito. Por Ana Maria Braga

Se todas essas receitas forem deliciosas iguais as esfirras, vai ser difícil resistirmos! 

Tipos de comida brasileira

O Brasil é formado por uma mistura de tradições e costumes. O seu território extenso proporcionou muitas influências culturais de diferentes povos.

Cada estado tem seus pratos típicos preparados de acordo com as antigas tradições, deixando um toque especial e singular em cada processo da preparação.

No Norte, devido à presença de florestas, à influência indígena, e às bacias hidrográficas, predomina o consumo de peixes de água doce, de mandioca e de frutas.

Alguns dos ingredientes principais dessa região são o cupuaçu, guaraná, madioca, jambu, tucunaré, urucum, açaí e castanha do Pará.

Comida brasileiraComida brasileira. Por Freepik

Na região Nordeste, as condições geográficas, as riquezas naturais e os colonizadores europeus fizeram parte da construção culinária. 

Peixes, frutos do mar, raízes, carne de sol e temperos picantes ganham destaque na cozinha desta região. Tem como principais ingredientes o azeite de dendê, camarão, caranguejo, mandioca e milho.

Já no Sul e Sudeste se encontram grandes rebanhos de bovinos e ovinos. A carne é bastante consumida com diversos acompanhamentos.

Além da carne, outros principais ingredientes são arroz, feijão, massas, mandioca, batatas entre outros. 

E no Centro-Oeste, a carne também é predominante, além do consumo de peixes de água doce, aves e caça do Pantanal.

O cardápio regional também conta com carnes exóticas e peixes típicos. Dentre os ingredientes principais desta região estão a carne seca, erva-mate, pequi, mandioca e milho.

Pratos típicos brasileiros

Assim como dissemos, a lista dos pratos típicos brasileiros é imensa, de acordo com cada região os principais pratos são:

Região Norte: pato no tucupi, tacacá e maniçoba.

Região Nordeste: Acarajé, buchada, caranguejada, cocada, cuscuz, paçoca, tapioca e sarapatel.

Região Sul e Sudeste: Churrasco, galeto, arroz carreteiro, feijoada, moqueca capixaba e pão de queijo.

Região Centro-Oeste: arroz com pequi, sopa paraguaia, empadão goiano, caldo de piranha e vaca atolada.

Separamos alguns dos pratos para mostrar com mais detalhes para vocês, quem sabe essa lista te ajude a definir o destino da sua próxima viagem?

  • Feijoada

Não tem como não começar pela feijoada, né? Este prato é uma mistura de feijão preto com carnes de porco e/ou boi, incluindo rabos, orelhas, linguiça, bacon e carne seca.

FeijoadaFeijoada. Por Gilmar Koizumi - Pixabay

  • Moqueca

Este é um prato feito com peixes, frutos do mar, legumes e vegetais, especialmente o tomate, que traz essa cor ao prato. Todos os ingredientes devem ser colocados e cozidos em uma panela de barro.

MoquecaMoqueca. Por Unilever Foods Solutions

  • Acarajé

O acarajé é um bolinho feito com massa de feijão-fradinho, cebola e sal, frito em azeite de dendê. É recheado com vatapá, camarão seco e vinagrete, além de pimenta.

AcarajéAcarajé. Por Agro 2.0

  • Tapioca

É uma farinha granulada formada pela fécula de mandioca, e quando quente, vira uma massa. O seu recheio pode ser salgado ou doce, com ingredientes da preferência de cada um.

Tapioca salgadaTapioca salgada. Por Pixabay

  • Brigadeiro

O brigadeiro é um doce tipicamente brasileiro, invetado aqui mesmo, sem interferência externa. É uma mistura de leite condensado, manteiga, cacau em pó e chocolate granulado.

BrigadeiroBrigadeiro. Por Freepik

  • Pão de queijo

O pão de queijo consiste em um tipo de biscoito de polvilho azedo ou doce, acrescido de ovos, sal, óleo vegetal e queijo. A massa é assada e ótima para acompanhar um café.

Pão de queijoPão de queijo. Por Helena Lopes - Unsplash

  • Açaí

É uma fruta tradicional da região Norte do país, mas já se espalhou por todo o Brasil. O encontramos em forma de sorvete, podendo ser adicionado outros ingredientes como granola, leite em pó, leite condensado, etc. 

 Também pode ser servido com camarão, peixe frito e farinha de mandioca.

Açaí na tigela com outros ingredientesAçaí na tigela com outros ingredientes. Por Alexis Chloe - Unsplash

A culinária do nosso país é muito rica e conseguimos encontrar temperos diferentes em cada parte do país. Qual foi o prato típico brasileiro que você provou e que é muito diferente do que você está acostumado a comer aí na sua região?

Tipos de comida italiana

Muito famosa e apreciada pelos brasileiros, a culinária italiana é conhecida pelas massas e dificilmente conseguimos escolher um prato preferido.

Embora conheçamos os pratos mais tradicionais, existem diferenças entre as culinárias regionais do país. 

No sul, por exemplo, os pratos possuem temperos mais fortes, com queijos, legumes, alcachofras, carnes de caça, polenta, etc. 

Já mais próximo da costa, os temperos são suaves com ervas aromáticas, além da presença dos peixes e mariscos.

Na área central do país, as massas frescas com recheios e as variações de tomates fazem parte dos sabores tradicionais. 

Ao norte, a região é popular pela comida requintada, formada por molhos, salames, linguiças, presuntos, queijos e vinhos.

Culinária italianaCulinária italiana. Por Freepik

Assim como a maioria dos outros países, a gastronomia italiana recebeu influências de diversos povos, o que ajudou com a introdução de ingredientes como batata, tomate, pimentão e milho na sua culinária.

Pratos típicos italianos

Na Itália, antes da refeição é servido pratos leves, como saladas e verduras. Depois, serve-se o primeiro prato de massas, arroz ou polenta, carnes e pescados. E para finalizar, a sobremesa ou as frutas da estação. 

O trigo é um dos principais ingredientes dessa culinária, é ele quem da a base para as deliciosas massas. O arroz e as carnes também não ficam de fora, estando presente em muitos pratos tradicionais.

As preparações do país da bota são muito populares, é uma pena que não conseguimos encontrar todas elas aqui no Brasil!

  • Risoto

É um prato composto por arroz, fritado levemente com cebolas e outros legumes na manteiga. Pode ser preparado com uma diversidade de sabores. O mais famoso é o “risotto alla milanese”, à base de açafrão.

RisotoRisoto. Por Toa Heftiba 

  • Ravioli

São mini pastéis recheados com diversos ingredientes como ervas, queijos, presunto e carnes. São cozidos e a massa é feita de ovo e farinha de trigo. Depois de prontos, é adicionado um por cima, como o de tomate.

Prato de ravioliPrato de ravioli. Por Freepik

  • Lasanha

A receita tradicional deste prato leva camadas alternadas de massa, queijo e molho de carne, preparada no forno. No Brasil, essa receita tem diferentes tipos de molhos e recheios.

LasanhaLasanha. Por Freepik

  • Bruschetta

A receita original é composta por torrada, azeite, sal, pimenta e alho. Também há variações de cobertura, a mais conhecida leva tomate e manjericão.

BruchettaBruchetta. Por Rita E - Pixabay

  • Spaghetti

Esse é um prato muito popula aqui no Brasil. A massa pode ser servida com diversos molhos diferentes, o mais comum é o Ragú, molho vermelho com carne moída.

SpaghettiSpaghetti. Por Daniela Prijovic - Unsplash

  • Pizza

A pizza é o prato italiano mais conhecido no mundo todo. Consiste em um disco de massa fermentada de farinha de trigo, coberto com um molho e ingredientes variados. 

PizzaPizza. Por Wesual Click - Unsplash

  • Tortellini

Pequenos pastéis de massa de farinha de trigo com gemas de ovos estendidas bem finas. São recheados com uma mistura moída de prosciutto, mortadela, queijo parmesão e nos-moscada, e servidos com caldo de galinha ou carne de vaca, entre outros.

TortelliniTortellini. Por RitaE - Pixabay

  • Gnocchi

Nós chamamos esse prato de nhoque. Massa feita com batata cozida, ovos e farinha. É cortada em cubos e cozida em água quente. Pode ser recheada, e normalmente, servida com molho de tomate.

GnocchiGnocchi. Por Freepik

Tipos de comida tailandesa

A gastronomia tailandesa recebeu influências de países vizinhos do Sudeste Asiático, e mesmo que isso varie conforme a região, a culinária mantém a sua base agridoce e o seu tempero marcante.

O equilíbrio entre o amargo, doce, azedo e salgado é comum de ser encontrado em um único prato.

O arroz é uma das bases das preparações feitas na Tailândia, e além dele, o uso das ervas frescas e demais especiarias caracterizam a culinária apimentada.

Comida tailandesa. Comida tailandesa. Por Huahom - Pixabay

Os tailandeses não costumam usar o sal refinado e procuram outras alternativas para salgar os pratos, um deles é o molho de peixe.

Esses molhos são preparados com diversos ingredientes como pimentas, massas de caranguejo, alho e outros.

Pratos típicos da tailandeses

A culinária tailandesa possui variações conforme a sua região. Ao norte do país, por exemplo, as carnes bovinas são mais raras, já no litoral os frutos do mar são mais comuns. 

Por outro lado, se você é vegetariano, fique sabendo que existem muitas opções interessantes dentro desta culinária!

  • Pad Thai

Este prato é o mais famoso da Tailândia. É feito de noodles com soja e carne, camarões ou vegetais. O amendoim também pode fazer parte deste prato.

Pad Thai

Pad Thai. Por Sharonang - Pixabay

  • Tom Kha Gai

É uma sopa de frango, leite de coco, tomate, cogumelos, capim-limão e lima kaffir, aromatizado com galangal, raiz da família do gengibre.

Tom Kha Gai em panela.Tom Kha Gai em panela. Por Freepik

  • Som Tam

É uma salada picante de mamão verde, misturado com outras verduras e legumes, como o tomate e vagem. É temperada com chilli, açúcar, molho de peixe e suco de limão. 

Som TamSom Tam. Por Freepik

  • Satay

É um espetinho de porco marinado com cúrcuma e leite de coco, acompanhado com molho de amendoim. Um dos aperitivos mais populares no país.

SataySatay. Por PDPhotos - Pixabay

  • Khao Pad

É um arroz frito com inúmeras combinações de carne, ovo, cebola, algumas ervas e verduras. Pode ser acompanhado por galinha, vaca ou camarão.

Arroz fritoArroz frito. Por Trista Chen - Pexels

  • Gaeng Matsaman 

É um prato com curry mais adocicado que leva ervas como cardamomo, canela, cravinhos e noz moscada, acompanhado por batata.

Gaeng Matsaman em tigelaGaeng Matsaman em tigela. Por Worldkings

  • Pad See Ew

É composto por noodles de arroz, molho de soja, alho, brócolis chineses, ovos e galinha, vaca porco ou camarão.

Noodles fritosNoodles fritos. Por Cattalin - Pixabay

Pensou que iria encontrar apenas pratos com insetos fritos ou assados, não é? 

Mas, atualmente os tailandeses já não possuem tanto este costume, e os insetos fritos se tornaram mais um atrativo para os turistas mesmo!

Conclusão

A comida carrega consigo uma origem, história e cultura. Todas elas, seja de que lugar forem, são ricas com suas especiarias e tradições.

Muitas vezes ficamos presos ao estereótipo culinário de cada país. Há muito mais do que apenas sushi no Japão, tacos no México e yakisoba na China, por exemplo.

Inclusive, muitos desses países possuem uma grande extensão territorial e em cada região, predomina um tempero ou uma forma de preparo diferente!

Espero termos te ajudado a conhecer um pouco mais sobre os pratos típicos desses países.

Seja para fazer uma viagem, acrescentar no cardápio do seu restaurante, ou conhecer um pouco mais sobre os diferentes costumes de cada local.

Espero que você tenha gostado do post de hoje. Aproveite para assinar a nossa newsletter. Assim, você recebe na sua caixa de entrada as atualizações de novos conteúdos!