Muita gente ainda acredita que, em pleno 2022, mais ninguém lê blogs

Mas, felizmente isso não é verdade! 

Segundo a Web Tribunal existem mais de 600 milhões de blogs, e, segundo a Internet Live Stats, o Google processa mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia.  

Nem mesmo o brasileiro Claudio Pinhanez, com seu site “Open Diary”, considerado o primeiro a ser publicado em formato de diário virtual, poderia prever estas estatísticas.

Foi a partir dele que muitos outros blogs criados em seguida também vieram com este formato. Quem escrevia tratava de assuntos como viagens, filmes, culinária, hobbies e muito mais!

Com a popularização dos blogs, muitas pessoas começaram a usá-lo como um portal para reforçar a sua identidade e discutir sobre assuntos diversos como maquiagem, saúde, beleza e outras pautas referentes a lifestyle.

Além disso, o blog também se tornou uma boa estratégia de marketing de conteúdo para atrair potenciais clientes para empresas. 

Por exemplo, um escritório de arquitetura poderia muito bem produzir textos com inspirações de decoração de sala pequena ou dicas de como escolher o seu estilo de decoração.

Arquiteta com o notebook aberto no blog da TamboArquiteta com o notebook aberto no blog da Tambo.

Com o passar do tempo, as pessoas foram percebendo que o blog poderia ser visto além de um diário virtual, e que, se aprofundar nele poderia trazer bons resultados.

Portanto, se você já está com tudo encaminhado e está buscando maneiras de monetizar um blog, está no lugar certo!

Fica com a gente que vamos te mostrar 6 maneiras de como ganhar dinheiro produzindo conteúdo para o seu site. Muitas delas utilizamos em nosso próprio blog!

O que fazer antes de monetizar um blog? 

Imagem escrito “Atenção, não cometa esses 5 erros!”Imagem escrito “Atenção, não cometa esses 5 erros!”

Se você ainda não tem um blog, provavelmente já deve ter pesquisado mais a fundo sobre como criar um.  

E, também, já deve estar decidindo qual será o nome do blog, domínio, público-alvo e qual nicho será o conteúdo, certo?

Antes de cogitar monetizar o seu blog, é preciso estar com todos estes critérios definidos e com o seu site no ar, além, é claro, de textos de qualidade e com conteúdo relevante.

Um conteúdo relevante é a porta de entrada para fazer com que as pessoas acessem o seu blog.

Lembre-se que se você possui uma loja física e ninguém entrar nela, você não irá ganhar dinheiro.

O mesmo acontece no digital com os blogs. Quando pesquisamos algo no Google costumamos clicar sempre nos sites que estão nas primeiras posições.

Ou seja, automaticamente estes são os posts que mais possuem acessos e consequentemente são os melhores conteúdos sobre o assunto pesquisado.

Por isso, procure formas de gerar tráfego de visitas no seu blog e estude sobre redação, estruturação de texto e técnicas de SEO (otimização de mecanismos de busca).

Pessoa escrevendo em notebook com doces ao ladoPessoa escrevendo em notebook com doces ao lado - Por Freepik

Logo abaixo você irá entender melhor o porquê ter um número crescente de acessos é tão importante quando se trata de monetizar um blog! 

O que é monetização do blog?

A monetização de um blog é nada mais nada menos do que ganhar dinheiro. Monetizar é gerar receita, portanto, o seu blog pode ser uma fonte de receita! 

Significado de monetizaçãoSignificado de monetização

Podemos tomar como exemplo algo que vemos diariamente no Instagram.

Se você usa o Instagram e acompanha os influenciadores digitais, com certeza já reparou que constantemente eles aparecem recomendando algum produto ou serviço de diferentes marcas.

Isso se chama publipost, ou seja, essas marcas contratam as pessoas que são influentes no meio digital para fazerem a publicidade e divulgação da mesma.

Essa é uma forma de monetização que quem trabalha com o Instagram, pode adotar.

E com o blog não é diferente. Existem algumas estratégias que você pode inserir para monetizar seu blog e ganhar dinheiro produzindo conteúdo!

Quanto se ganha em um blog? 

Tudo o que formos fazer na vida é necessário esforço e dedicação, e assim como já ouvimos muito por aí, dinheiro não dá em árvore e muito menos cai do céu (infelizmente).

Da mesma forma que nenhum influencer digital já teve uma publicidade no dia que criou o Instagram, nós, blogueiros, também não teremos o primeiro real na conta assim que publicarmos o primeiro post.

Portanto, o valor que poderá ser ganho com um blog depende de alguns fatores, como, o tempo de vida do blog, a quantidade e qualidade do conteúdo, quantas pessoas acessam o seu blog, a estratégia de monetização adotada e o nicho escolhido.

O ideal é que você escolha um nicho que, além de ser do seu interesse, você conheça e também seja um nicho lucrativo.

Existem alguns nichos que possuem mais oportunidades, pois as pessoas pesquisam mais sobre assuntos relacionados à ele.

Por exemplo, o nicho de saúde. Ele é um dos maiores nichos da internet. Isso porque as pessoas pesquisam sobre alguma doença, dor, como perder peso, ganhar músculos, e por aí vaí.

Escrevendo sobre algum assunto que existem pesquisas, você terá maiores chances de ter mais acessos no seu blog, e consequentemente, poderá ganhar mais dinheiro juntamente com as estratégias que falaremos ainda neste post!

Cofrinho de porquinho com moedasCofrinho de porquinho com moedas - Por Unsplash

Também é importante frisar que o recomendado é que quem deseja ganhar dinheiro com blog e fazer dessa a sua principal fonte de renda, não deixe o seu emprego formal caso esteja trabalhando.

No início, o seu foco precisa ser plantar e enxergar o trabalho feito em cima do blog como uma futura fonte de renda passiva, para aos poucos, fazer do blog o seu trabalho principal.

Como monetizar um blog?

Existem várias formas de monetizar um blog e também não existe uma forma correta. Quem decide é você de acordo com o seu nicho, seu conteúdo e suas estratégias. 

Lembrando que os acessos são muito importantes, mas só eles não pagam as contas se não os aliarmos às formas de monetização.

Plataformas de anúncios

Um dos métodos mais comuns de monetizar um blog é exibir publicidade, da mesma forma que uma revista física tem páginas destinadas às propagandas. 

Essa publicidade são anúncios, ou seja, aqueles banners que aparecem em algum espaço do site, seja na barra lateral, no cabeçalho, no final da página ou até mesmo inserido no corpo do texto.

Tendo a exibição de anúncios no seu blog você recebe toda vez que alguém clicar no banner, ou a cada 1000 visualizações.

Para inserir estes anúncios é preciso se cadastrar em uma plataforma de anúncios como Google AdSense, Ezoic e The Moneytizer

Durante o cadastro é importante estar atento às regras, isso porque, no caso do Ezoic e The Moneytizer é necessário ter um número mínimo de visitas mensais para poder exibir os anúncios.

Já no caso do Google AdSense o pré-requisito principal é ter uma boa bagagem de conteúdo, e claro, de qualidade. 

Mas, nada impede de, assim que o blog estiver com mais acessos, inserir mais uma plataforma de anúncios além do AdSense.

Aqui no nosso blog mesmo, mantivemos os anúncios do Google AdSense juntamente com outra plataforma, para reforçar ainda mais os ganhos!

Blog da Tambo com o anúncio na lateral da páginaBlog da Tambo com o anúncio na lateral da página

Outra forma de monetizar um blog através dos anúncios é oferecer para as empresas um anúncio no seu blog. Assim, eles pagam um valor por um período que o banner estiver ao ar.

Para quem ainda tem poucos acessos esta maneira é um pouco mais difícil, já que o anúncio será visto por poucas pessoas. Mas caso contrário, essa estratégia vale a pena!

Conforme os acessos do seu blog forem aumentando, o valor que você irá ganhar com anúncios também irá aumentar.

Porém é preciso ser realista que para ganhar uma boa renda somente com anúncios no seu blog é preciso ter milhares de acessos por dia.

Dessa forma, é interessante que você combine esta estratégia com outras formas de monetização que vamos mostrar abaixo!

Marketing de afiliados

É quando você indica um produto ou um serviço para a sua audiência e, se eles realizarem uma compra através da sua indicação, você ganha um valor de comissão.

O que você for indicar precisa estar de acordo com o nicho do seu blog, e o produto/serviço precisa resolver algum problema ou oferecer algo que interesse à sua audiência.

Por exemplo, se o seu blog for sobre lifestyle fitness, procure indicar marcas de suplementos, roupas, livros de receitas, e assim por diante.

Exemplo link afiliado do cuponomia.Exemplo link afiliado do cuponomia.

Para monetizar um blog desta maneira, é preciso se cadastrar como afiliado em uma plataforma que oferece esse tipo de parceria, assim você ganha um link com o seu ID de afiliado.

Quando você for escrever o seu post recomendando ou realizando uma review deste produto/serviço, você insere este link como indicação.

Dependendo do modelo de afiliação, cada vez que alguém clica nesse link, compra o produto, se cadastra no site ou contrata o serviço usando ele, você vai ganhar a sua comissão.

Esse é o caso da Hotmart, plataforma especializada na venda de infoprodutos. As pessoas se cadastram, se filiam e escolhem um produto digital para recomendar.

Além da Hotmart, separamos mais algumas plataformas que contém programa de afiliados para você conferir:  

Canva

O Canva é uma das mais populares plataformas de design gráfico, usada para produzir qualquer modelo de documentos, posts para redes sociais, flyers, convites, logomarcas, planners e muito mais!

O site é muito intuitivo e, no caso dos blogs, bastante útil na produção de infográficos em posts que trazem dados e estatísticas, além de demais imagens que podem ser criadas referente ao tema do conteúdo que será produzido. 

como ganhar dinheiro com o canvas

Jivochat

É uma plataforma de chat online integrada à sua loja virtual. A intenção do chat é de atender clientes, gerar leads, reter clientes e vender. 

Dessa forma, assim que um visitante entrar no seu e-commerce, irá aparecer uma caixa de diálogo.

Ele permite integrar todos os meios de comunicação do seu negócio, além da loja virtual, como Facebook e Telegram. A plataforma irá unificar todos dentro do seu sistema para otimizar o atendimento.  

como ganhar dinheiro com o jivochat

KingHost

A KingHost é referência em hospedagem de sites, capacidade de armazenamento e desempenho de sites.

O serviço conta com mais de 300 mil sites hospedados em servidores 100% brasileiros.

A plataforma também conta com recursos como, criação de e-mail profissional, registro de domínio, criador de site, e muito mais!

como ganhar dinheiro com o kinghost

Nuvemshop

Plataforma de e-commerce líder na América Latina, a Nuvemshop conta com mais de 100 mil lojas ativas.

É possível personalizar a sua loja com mais de 30 layouts gratuitos, integrar diversas formas de pagamento e enviar seus produtos para qualquer lugar do mundo. 

como ganhar dinheiro com a nuvemshop

RD Station

A RD Station é uma ferramenta para criar campanhas, nutrir leads, gerar oportunidades comerciais e alcançar mais resultados com o Marketing Digital.

Possui uma plataforma de soluções, um centro totalmente integrado, e, com ela, você pode levar os esforços de venda, marketing e crescimento da sua empresa para outro patamar.

como ganhar dinheiro com a rd station

Méliuz

O Méliuz é uma empresa parceira das melhores lojas online, além de diversos estabelecimentos físicos. Com o Méliuz, você recebe em dinheiro uma parte do valor das suas compras.

Ao acumular R$20 em saldo disponível, você só precisa informar seus dados bancários e solicitar o resgate para a sua conta! 

O Méliuz conta com o “Indique e Ganhe”, ou seja, a cada pessoa indicada que comprar com o link que você divulgou, você recebe um valor em dinheiro.

como ganhar dinheiro com meliuz

Cuponomia 

É um site gratuito que oferece desconto através de cupons e ofertas das principais lojas online nacionais e internacionais.

Assim como o Méliuz, o Cuponomia também oferece cashback. Ou seja, ao realizar as compras em lojas que oferecem o cashback no Cuponomia, você recebe seu dinheiro de volta.

O cuponomia também conta com o “Indique e Ganhe”, recebendo uma comissão pelas compras feitas através do seu link de convite para cadastro.

como ganhar dinheiro com cuponomia

Mercado Pago

O Mercado Pago é a carteira digital do Mercado Livre. Funciona como um intermediário de pagamento entre o vendedor e o comprador.

Atualmente o Mercado Pago também é usado de diversas formas, como, por meio de lojas online, vendas em redes sociais e maquininhas de cartão de crédito.

Dessa forma, os consumidores também possuem acesso a essa modalidade de pagamento mesmo fora do Mercado Livre.

como ganhar dinheiro com mercado pago

Posts patrocinados

Se já faz um tempo que você está publicando em seu blog e já construiu um bom número de acessos, os posts patrocinados também são uma forma de ganhar dinheiro.

Neste caso, você recebe para escrever um post sobre um produto ou um serviço de determinada empresa.

Não necessariamente você precisa falar bem da marca, porém, é um conteúdo que você está sendo pago para produzir.

Pessoa escrevendo um postPessoa escrevendo um post - Por Unsplash

É interessante entrar em contato com empresas que possuem relação com o seu nicho, que você conhece e se identifica, assim você pode sugerir pautas e parcerias entre ambos.

Por exemplo, se seu blog trata de assuntos sobre viagens, procure buscar parcerias com agências de turismo, restaurantes, hóteis…

Além, é claro, que se você tiver feito um bom trabalho em seu blog e ele estiver aparecendo nos primeiros resultados do seu nicho, as empresas irão te encontrar e possivelmente sugerir uma parceria.

Criar e vender seus próprios produtos

No programa de afiliados você vende produtos de outras pessoas e empresas, então, por que não vender os seus próprios?

É claro que a partir daqui, para realizar vendas, é necessário já ter uma audiência consolidada que conheça o seu trabalho e a sua autoridade.

Você pode criar e vender produtos físicos ou produtos digitais. A diferença é que para o produto físico você terá o trabalho de cuidar do estoque e logística.

Quanto aos produtos digitais, é possível criar e-book, cursos, presets, pack de imagens, templates, e muito mais, basta adaptar ao seu nicho.

Pessoa segurando um celular e vendo um story de caixinha de pergunta.Pessoa segurando um celular e vendo um story de caixinha de pergunta.

Pergunte para a sua audiência quais são os maiores desejos e necessidades não atendidas, e, a partir das respostas, desenvolva ideias para se tornar um produto futuro!

Você também consegue anunciar estes produtos digitais em uma plataforma como a Hotmart, por exemplo.

Outras pessoas podem se afiliar e vender os seus produtos, você ainda ganha uma comissão mesmo elas usando o link de afiliado. 

Clube de assinaturas

Essa estratégia é bastante usada para produtos físicos, como por exemplo, aquelas caixas de maquiagens que as pessoas fazem uma assinatura mensal e recebem todo mês produtos diferentes.

É claro que também pode servir para produtos digitais, inclusive, sendo os mesmos criados no tópico anterior.

Pessoa abrindo uma caixa em cima da camaPessoa abrindo uma caixa em cima da cama. Por Unsplash

Se o seu blog é sobre decoração, libere tutoriais, dicas e DIY exclusivos para os seus assinantes. Vídeos, materiais em PDF, revista digital, tudo isso é válido dentro de um clube de assinaturas!

A monetização pode ser feita dentro do blog, vendendo esse clube de assinaturas através de links e anúncios, e o conteúdo pode ser feito dentro de uma plataforma como a Hotmart.

Redator freelancer

Além de produzir conteúdos para o seu blog, já pensou em produzir para outras pessoas também?

Use da experiência escrevendo em seu blog para vender o seu serviço para pessoas e empresas que buscam por redatores freelancer.

É claro que neste caso, é necessário ter conhecimento das técnicas de SEO e redação, para entregar um serviço completo e de qualidade.

Use os posts publicados em seu blog pessoal como portfólio para apresentar aos seus possíveis clientes, também se cadastre em portais de freelancer como 99 Freelas, Workana, Meu Redator e grupos no Facebook!

Você pode cobrar por textos, artigos, por número de palavras ou por horas trabalhadas! 

Pessoa digitando no notebookPessoa digitando no notebook. Por Unsplash

Conclusão

Conforme vimos, existem várias alternativas para monetizar um blog e fica à seu critério escolher as estratégias e combiná-las em seu site para gerar receita.

Tenha sempre como base um conteúdo de qualidade, incluindo a aplicação de SEO, e, jamais anuncie, venda ou faça publicidade de produtos e serviços que você não recomenda. 

Isso pode acabar manchando a sua autoridade e prejudicando a reputação do seu blog! 

Com esforço e dedicação os resultados aparecerão o mais rápido que você imaginar. 

Tendo em mente todas essas informações que lhe passamos, agora conta pra gente, qual dessas formas de monetização você já vai estudar para aplicar no seu blog?