Decoração de restaurantes e estabelecimentos recreativos podem ser divididos em ANTES e DEPOIS das Mesas Tambo.

Está bem!!!! Nem tanto!

Mas que a mesa começou a ganhar um apelo decorativo inusitado, atraente, diferenciado e inovador após as mesas de azulejo personalizáveis!

Ahh isso sim você há de concordar comigo!

Já vimos muitos projetos 3D de restaurantes realizados por profissionais de arquitetura e design que colocam qualquer modelo de mesa para ocupar os espaços vazios, sem se preocupar com o conforto e área de circulação dos clientes e garçons.

Isso porque o modelo exato das mesas disponíveis no mercado nem sempre batem com os modelos 3D encontrados na internet.

O que é péssimo, pois dificulta saber quantas mesas e cadeiras exatamente você deve comprar.

Para economizar e acertar de primeira aqui vai a primeira dica: 

Utilize modelos 3Ds da internet que estejam disponíveis para compra. Assim é possível simular com precisão o conforto do espaço de circulação e quantidade de assentos disponíveis para seus clientes.

Os modelos dos móveis Tambo estão disponíveis no 3D warehouse. Avise seu arquiteto ou Designer, ele pode usar sem qualquer custo ou compromisso. 

Simular a decoração toda em 3D pode ser um excelente recurso para testar e se apaixonar por cores, texturas, objetos, mobília e arquitetura antes de executar.

Separamos diversos estilos de Restaurante com fotos e exploramos os materiais mais usados para facilitar ao máximo a sua vida! 

Decoração por estilo de restaurante

A motivação para transformar o restaurante em um ambiente agradável e convidativo é sempre o cliente

Foi nele que pensamos quando decidimos cada detalhe do restaurante, e é nele que devemos pensar na hora de realizar qualquer outra mudança, não é mesmo?

Afinal, a experiência dos fregueses é muito importante para o estabelecimento e queremos que eles carreguem uma boa impressão do nosso negócio.

Com isso, sempre buscamos a melhor forma de recebê-los, tanto com um bom atendimento quanto com um ambiente confortável e acolhedor, com a intenção que retornem!

Garçom atendendo casal em mesaGarçom atendendo casal em mesa. Por iStock

Para conseguir conquistar o cliente, e de quebra ainda se destacar da concorrência, é necessário ir além de um cardápio e comida de qualidade.

Você até já deve saber do que estou falando! 

Isso mesmo, da decoração! Uma boa decoração tem o seu papel na hora de embelezar o ambiente dando identidade ao seu restaurante, e melhor ainda, impressionando o cliente.

Ela é muito importante principalmente em ambientes de ramo alimentício, onde algumas pessoas tendem a associar o ambiente mal apresentado à falta de higiene.

Para isso você precisa conhecer muito bem o seu público, do que eles gostam e se identificam, assim é só usar a criatividade e planejar muito bem cada detalhe! 

Até porque não é necessário fazer tudo de uma vez e também não é preciso desembolsar uma fortuna para deixar o seu ambiente nos trinques.

Há alguns pequenos detalhes que fazem toda a diferença na hora da decoração!

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você se inspirar de acordo com o estilo do seu restaurante, vamos lá? 

Restaurante Rústico

Os elementos naturais que caracterizam esse estilo faz com que desperte uma sensação que procuramos muito em restaurantes: o aconchego!

Restaurante rústico com parede, mesas e cadeiras de madeiraRestaurante rústico com parede, mesas e cadeiras de madeira. Por Morar Mais Por Menos - VivaDecora

Isso porque remetem aos ambientes antigos do campo, como as casas de fazenda, tendo como base de decoração a madeira, palha, couro e pedra.

Nas paredes os tons neutros e terrosos são característicos desse estilo, como os revestimentos de pedras e tijolinhos, que são os mais usados.

A madeira ou o cimento queimado também são uma boa opção tanto para a parede quanto para o piso.

Parede de tijolos e madeira, piso também em madeira e iluminação amarela.Parede de tijolos e madeira e iluminação amarela. Mesas e cadeiras Tambo - Iasmim Ariane Peixer de Azevedo

Produtos da imagem

Você pode usar esses elementos em todas as paredes do ambiente ou em lugares estratégicos, vai do seu critério e da proposta do restaurante.

Uma dica é combinar esses revestimentos e texturas com vidros, que reflete a luz natural, além da iluminação discreta e amarela, que é uma boa pedida para contribuir ainda mais para o aconchego do ambiente!

Parede de tijolinhos em restaurante rústico, porta de vidro, mesas e cadeirasParede de tijolinhos em restaurante rústico, porta de vidro, mesas e cadeiras. Por Olegário de Sá & Gilberto Cioni - VivaDecora

Para a decoração, o verde das plantas é bem-vindo proporcionando um contraste com a madeira rústica do restaurante.

Algumas alternativas são distribuir arranjos floridos pelo ambiente, vasinhos de flores nas mesas ou até um jardim vertical de samambaias, por exemplo.

Objetos de ferro, cerâmica e vime também são uma boa ideia!

Quanto a mobília, escolha materiais em madeira, que “casem” com a decoração e tenham a aparência mais próxima do estilo rústico. 

No corpo dos móveis, evite alguns metais como alumínio e elementos cromados, prefira o ferro com a aparência mais desgastada, que remete ao ar de antiguidade!

Deck rústico de restaurante com estruturas de madeira e parede decorada com lenhasDeck rústico de restaurante com estruturas de madeira e parede decorada com lenhas. Mesas e cadeiras Tambo - Armazém do Lanche

Parede de pedras, mesas e cadeiras no restaurante rústico FôrnoParede de pedras, mesas e cadeiras no restaurante rústico Fôrno. Por Decorar 360

Produtos da imagem

Você já deve ter reparado, até porque sempre deixamos claro que o estilo rústico é o nosso estilo de decoração preferido, não é mesmo?

Para provar isso, temos um post sobre Como decorar seu Bar no Estilo Rústico, onde você pode se inspirar mais a fundo e quem sabe incrementar algo a mais dessa decoração no seu restaurante!

Também vale enviar o post dessas dicas valiosas para aquele seu amigo dono de bar, viu? 

Restaurante Industrial

O estilo de decoração industrial é inspirado em fábricas antigas, onde as pessoas começaram a fazer delas suas moradias, os chamados lofts.

Loft Industrial com parede de tijolos, sofá, cadeiras, mesas e televisãoLoft Industrial com parede de tijolos, sofá, cadeiras, mesas e televisão. Por Casa de Valentina

É muito marcado pela aparência inacabada, como de tijolos e concreto a vista nas paredes ou então pelo acabamento de cimento queimado, além das tubulações aparentes.

Restaurante com piso e parede em concreto aparenteRestaurante com piso e parede em concreto aparente. Mesas e cadeiras Tambo - Lih Chih Chang

As cores neutras como branco, cinza e preto não podem faltar na decoração do ambiente, o que torna o caminho livre para contrastar com cores vivas como o amarelo e vermelho.

Restaurante Industrial MéZ com paredes revestidas de tijolos, banquetas, mesas e cadeirasRestaurante Industrial MéZ com paredes revestidas de tijolos, banquetas, mesas e cadeiras. Por Galeria da Arquitetura

Arquitetura Industrial do restaurante Bráz Trattoria, tubulações e paredes de concreto aparente, janela, mesas e cadeirasArquitetura Industrial do restaurante Bráz Trattoria, tubulações e paredes de concreto aparente, janela, mesas e cadeiras. Por Arch Daily

O ambiente é caracterizado por um espaço amplo, com poucas repartições e com grandes aberturas de janelas e portas para facilitar na iluminação e ventilação.

A iluminação típica é a de luminárias penduradas e trilhos com acabamento de ferro, ou então o uso de lâmpadas ligadas diretamente na fiação, sem suportes. 

Restaurante Industrial com mesas e cadeiras de madeira, iluminação com pendulos de metal.Restaurante Industrial com mesas e cadeiras de madeira, iluminação com pendulos de metal. Por CGAU Arquitetura - VivaDecora

Assim como no estilo rústico, no estilo industrial os materiais reciclados também são usados como objetos de decoração.

Pallets de madeira, barris e carretéis são uma opção, basta usar a criatividade!

Ambiente com barris de metal como mesa e parede de tijolosAmbiente com barris de metal como mesa e parede de tijolos. Por Tambor Decorativo

Por último, mas não menos importante, na hora da escolha dos móveis, prefira os de madeira com o corpo em ferro, sem muitos detalhes e enfeites, lembre, quanto mais “cru” melhor!

Restaurante Vintage

Seguindo a mesma linha dos estilos de restaurantes acima, o estilo vintage também é inspirado em objetos antigos e datados, tornando o ambiente divertido e nostálgico!

As cores pastéis nas paredes são uma boa jogada, justamente porque foram usadas naquela época e algumas passam a sensação de estarem desbotadas.

As paredes de tijolos à mostra e a madeira também são utilizados nessa decoração.

Restaurante vintage com paredes em tons pastéis, piso e mesas de madeira e cadeiras de metal e couroRestaurante vintage com paredes em tons pastéis, piso e mesas de madeira e cadeiras de metal e couro. Por Francisco Segarra

Parede de tijolos expostos, piso e banquetas de madeira e bancada forrada de couro vermelhoParede de tijolos expostos, piso e banquetas de madeira e bancada forrada de couro vermelho. Por Lilian Pacce

Nesse estilo, as ideias para objetos de decoração é o que não faltam!

Telefones e rádios velhos expostos, quadros com a imagem de ícones de Hollywood, painéis, placas, todas essas opções para decorar o seu restaurante a caráter.

Até mesmo os jogos de pratos podem sair das mesas para servirem de decoração pendurados nas paredes! 

Decoração vintage na parede, quadros e bicicleta pendurada, móveis e pilares de madeira.Decoração vintage na parede, quadros e bicicleta pendurada, móveis e pilares de madeira. Por Blog Machine Cult

O uso do mobiliário antigo pode ficar de lado falando em mesas e cadeiras, já que é necessária uma boa quantidade. A não ser que você consiga simular muito bem o estilo envelhecido.

Quem sabe seja mais fácil incluir uma cristaleira ou cômodas antigas, por exemplo.

Uma ideia é apostar em mesas de madeira com azulejos personalizados, com imagens vintages coloridas. 

As cadeiras também podem ser em madeira com estofados de couro, com uma cor forte e vibrante.Mesa Go Hard or Go Home

Mesa Go Hard or Go Home. Por Empório Tambo

Mesa Go Hard or Go Home com banquetasMesa Go Hard or Go Home com banquetas. Por Empório Tambo

Propagandas antigas de bebidas, capa de revistas, histórias em quadrinho, carros antigos… todos são uma opção para a decorar e deixar seu restaurante em um ambiente vintage!

Exemplo de imagens vitageExemplo de imagens vitage. Por Fama Adesivos

Se você quiser saber mais sobre esse assunto, temos um post falando sobre as mesas personalizadas que produzimos aqui na Tambo!

Restaurante Japonês

Para quem não entende nada dessa cultura pode parecer um pouco difícil de decorar o restaurante no estilo oriental, afinal é bem diferente do que costumamos ver.

Restaurante japonês estilo rústico, com móveis de madeira, bonsais, e quadros na parede.Restaurante japonês estilo rústico, com móveis de madeira, bonsais, e quadros na parede. Por Restaurante de Sucesso

Por ser um restaurante temático é importantíssimo que a decoração esteja coerente, para que o cliente realmente tenha a sensação de estar em outro país.

Nas paredes é muito comum utilizar as cores da bandeira do Japão, vermelho e branco, além das cores neutras como marrom e bege.

O preto também é muito usado, principalmente com as famosas luminárias orientais, para dar um contraste e aumentar a sensação de aconchego.

Os papéis de parede também são bem vindos e existem diversas possibilidades de usa-los! 

Restaurante japonês estilo clean, com mesas e cadeira de madeira clara, papel e parede discretoRestaurante japonês estilo clean, com mesas e cadeira de madeira clara, papel de parede discreto. Por Servir com Requinte

Restaurante japonês moderno com acentos de canto e papel de parede.Restaurante japonês moderno com assentos de canto e papel de parede. Por Toda Atual

Assim como você viu nas fotos, não há um padrão específico para se seguir na decoração. Basta usar o estilo que mais agrada o seu público, e que claro, remeta a cultura oriental.

Você pode optar por mesas e cadeiras de madeira, de preferência mais baixas. Podem ser bem rústicas, em tons mais claros, ou preto, depende da decoração do seu restaurante.

Ou então por mesas personalizadas com azulejos da sua logo, de alguma imagem ou escrita característica do estilo japonês.

Escolha o modelo e material que mais se encaixa com a proposta e decoração do restaurante!

Mesa preta Tambo de madeira com azulejo personalizadoMesa preta Tambo de madeira com azulejo personalizado - Isaela Sushi

Falando em decoração, os japoneses possuem uma ligação forte com a natureza, então os vasos e arranjos de bonsais, cerejeiras e ikebana vão dar super certo!

Os leques, guarda chuvas e as espadas de samurai penduradas nas paredes também são uma boa ideia.

Além é claro, dos papéis de paredes decorados e as lindas luminárias que enfeitam e dão aconchego ao ambiente.

Luminárias vermelhas e amarelas no teto de restaurante japonês.Luminárias vermelhas e amarelas no teto de restaurante japonês. Por Revista Habitare

Decoração com guarda-chuvas japonês coloridos no tetoDecoração com guarda-chuvas japonês coloridos no teto. Por Find & Eat

Aposto que mesmo você não tendo um restaurante japonês, esse estilo de decoração deve ser um dos seus favoritos! 

Restaurante Italiano

Ahhh, o restaurante italiano! Só de falar já ficamos com água na boca né? Não tem como resistir ao restaurante das massas!

Restaurante Italiano com cadeiras, mesas e toalhas xadrezRestaurante Italiano com cadeiras, mesas e toalhas xadrez. Por Olhar Conceito

Com toda certeza deve ser um dos setores de restaurantes mais concorridos, e você como dono de um, deve saber disso.

E agora, lendo este post, deve saber também que a decoração é uma boa arma (mas não a única) para combater os temidos concorrentes, só basta saber como, então vamos lhe mostrar!

Assim como o restaurante japonês, o italiano também precisa mostrar a sua cultura através de uma boa decoração e de um bom cardápio.

As paredes podem ser pintadas com as cores da bandeira do país, vermelho, branco e verde. Caso não queira fazer essa combinação, pode usar as cores separadas, ou então, os tons neutros e quentes são outra opção.

A parede revestida de tijolinhos ou em madeira, também trazem ao ambiente a rusticidade da cultura italiana.

Per Voi Restaurante com mesas e cadeiras de madeira, luminárias suspensas e parede de tijolosPer Voi Restaurante com mesas e cadeiras de madeira, luminárias suspensas e parede de tijolos. Por BemVindos A Bordo

Sabemos que as toalhas xadrez são a marca registrada de um restaurante italiano, certo? Mas que tal inovar sem perder essa essência?

Os azulejos personalizados são uma aposta interessante que vão lhe render alguns pontos positivos como, por exemplo, não precisar lavar e trocar as toalhas cada pouco!

Sem falar que são muito mais higiênicos, não rasgam e nem desbotam, como é o caso do tecido! 


mesa com azulejos xadrez

mesa italiana com azulejo xadrez

Para decorar, você pode colocar garrafas vazias como vaso de flor em cima das mesas, além dos quadros na parede com imagens de pontos turísticos da Itália. 

Objetos com design arrojado, como de madeira, palha e barro, por exemplo, também trazem ao ambiente a lembrança rústica desse estilo!

Sem falar que as garrafas de vinho expostas dão um charme a mais no restaurante, né?

Restaurante italiano em tons vermelho, branco e verde, com mesas e cadeiras de madeira e painel de plantas.Restaurante italiano em tons vermelho, branco e verde, com mesas e cadeiras de madeira e painel de plantas. Por Veja Rio

Restaurante Mexicano

Até que enfim cor, muuuita cor! A mistura de cores, estampas e texturas é a cara da decoração mexicana! 

Com toda essa combinação, o segredo é saber equilibrar e contrastar uns itens com estampas e outros lisos, como, por exemplo, nas paredes.

Opte por pintar de cores vivas e mantê-las lisas, assim pode abusar das estampas e texturas nos objetos de decoração.

Restaurante mexicano com parede rosa, amarela e verde, com enfeites pendurados. Restaurante mexicano com parede rosa, amarela e verde, com enfeites pendurados. Foto Mauricio Zúñiga - Campo Grande News

Para isso, existem objetos bem característicos dessa cultura que você já deve conhecer.

As caveiras mexicanas, bandeirinhas, vasos com cactos, arranjos de flores coloridas e os sombreros, aqueles chapéus com as abas grandes, são uma ótima opção para decorar as paredes e o teto.

Os quadros com imagens dos artistas famosos da região como a Frida Kahlo também são uma boa pedida, além das estátuas e itens artesanais!

Restaurante com a decoração de caveira e chapéu mexicano pendurado na paredeRestaurante com a decoração de caveira e chapéu mexicano pendurado na parede. Por ChefsBlog

Mesa de restaurante mexicano com vaso com cacto, velas, pratos, taças e guardanapos coloridos.Mesa de restaurante mexicano com vaso com cacto, velas, pratos, taças e guardanapos coloridos. Por Clarissa Rezende - HF Urbanismo

Como deu para reparar, a decoração mexicana também tem o toque rústico, sendo assim, aposte nas mesas e cadeiras de madeira, e de preferência sem muitos detalhes.

Assim é possível jogar toalhas e guardanapos bem estampados e coloridos, sem a mesa e o espaço ficarem carregados de muitas informações!

Restaurante Esportivo

Quem não gosta de um espaço temático não é mesmo? Um restaurante esportivo é uma boa opção para dar aquele visual diferenciado e despertar a curiosidade dos clientes!

A ideia é investir em um esporte específico que seu público mais se identifica, assim, fica mais fácil de atrair a clientela e apostar em um telão para transmissão de jogos, por exemplo. 

Aqui, vamos citar a temática do bom e velho futebol! 

Caso você pretende decorar com outro esporte, as dicas de decorações são válidas para você se inspirar!

As paredes simulando o gramado, luminárias em forma de bolas e mesas com desenho das linhas do campo de futebol são uma opção interessante!

Restaurante do jogador Messi. Mesas verdes, cadeiras em maderia, parede de lousa e grades na decoração.Restaurante do jogador Messi. Mesas verdes, cadeiras em maderia, parede de lousa e grades na decoração. Por Adria Goula

Uma ideia super bacana foi essa usada na foto acima, a parede negra com desenhos do gramado feitos em giz representam o quadro tático e dão um ar de originalidade no restaurante!

A decoração da parede pode ser com os quadros de ícones do futebol, camisas de times em molduras e até mesmo papéis de parede que tenham a ver com esse esporte!

Imagens de jogadores de futebol na paredeImagens de jogadores de futebol na parede. Por Homify

Outra ideia para as mesas são as de madeira com azulejos personalizados, seja com o brasão de times, estampa de bolas de futebol, campos de futebol, jogadores famosos, etc.

Jogo de mesa com azulejo da chapecoense com banquetasJogo de mesa com azulejo da chapecoense com banquetas - Empório Tambo

É bom fazer um mix das estampas de times para evitar discórdia entre os fregueses hehe! 

Restaurante Pequeno 

A decoração de um espaço pequeno é um desafio para qualquer dono de restaurante, afinal, como deixar o espaço confortável sem parecer apertado?

Nada melhor que usar algumas estratégias que podem dar certo!

É claro que você precisa analisar a proposta do seu restaurante, principalmente se ele possui alguma temática específica.

Mas em geral, para esses locais menores, são utilizadas as cores claras e neutras nas paredes, pois elas passam a sensação de profundidade, dando a impressão do ambiente ser maior do que realmente é.

Os espelhos também passam o efeito do espaço ser mais amplo, além de dar uma sofisticada no ambiente!

Restaurante com as paredes claras, mesas, cadeiras e vasos de plantaRestaurante com as paredes claras, mesas, cadeiras e vasos de planta. Por Servir com Requinte

A iluminação pode ser uma grande aliada nesse caso, lâmpadas amareladas em tons quentes ajudam a passar a sensação de aconchego.

Quanto a decoração com objetos, a ideia são os enfeites mais sutis como o jardim vertical, mosaico pequeno de quadros e objetos pendurados na parede.

Preste atenção para não exagerar nesses enfeites na parede, além de poluir o espaço passa a impressão que o ambiente está cheio, mesmo sem estar.

Restaurante com mesas, cadeiras, painel de madeira e jardim suspenso com plantas.Restaurante com mesas, cadeiras, painel de madeira e jardim suspenso com plantas. Por Blog DecorWatts

Já que falamos tanto sobre conforto e aconchego nesse estilo de restaurante, certamente as mesas e cadeiras também precisam ter essas características, senão de nada adianta, né?

Conheça a quantidade de pessoas que frequentam o seu restaurante para as mesas não ocuparem um espaço desnecessário.

Restaurante com espelhos, assentos de canto, cadeiras de coro e mesas de madeira

Restaurante com espelhos, assentos de canto, cadeiras de coro e mesas de madeira. Por Cria Arquitetura

Opte por mesas de madeira menores e com o tampo quadrado, assim você tem a opção de junta-las conforme a necessidade.

Dependendo do seu estilo de restaurante, as mesas dobráveis também são uma alternativa para economizar e liberar lugar! 

Quanto mais você conseguir aproveitar do espaço, melhor, então os assentos de canto estofados são bem vindos!

Eaí, o que você achou? Qual desses estilos de decoração é mais a sua cara? Conta pra gente aí embaixo nos comentários! 

Decoração para data comemorativa

Sabemos que aqui no Brasil existem diversas datas comemorativas, desde as mais tradicionais até as que nem sabemos que existem! 

Uma forma de lucrar no seu restaurante é trazer o tema dessas datas para dentro do seu negócio, até mesmo para sair um pouco da monotonia e oferecer algo de diferente para os seus clientes.

Sendo assim, você como dono do restaurante, conhecendo o seu público, é importante escolher quais datas são mais interessantes incorporar dentro do seu restaurante. 

Você pode apostar na decoração e no cardápio de acordo com o tema da data escolhida!

Lembre que é essencial fazer uma divulgação quando você pretende realizar algo assim, de preferência se programe para divulgar um bom tempo antes da realização!

Clientes comendo e sorrindo em restauranteClientes comendo e sorrindo em restaurante. Por Goomer

Com a intenção de abrir a sua mente para esse assunto, vamos listar alguns exemplos de decoração para as datas comemorativas mais famosas.

Analise as que mais se encaixam com o seu público alvo e com a temática do seu restaurante. Se inspire em proporcionar experiências incríveis para os seus fregueses! 

Dia dos Namorados

O clima de romance está no ar! Nesse dia, até imaginamos os coraçõezinhos sobrevoando por aí, né? Mas calma, não precisa ficar enjoado!

Nada melhor do que começar por uma das datas em que mais movimentam os restaurantes, o dia dos namorados!

Mesas, cadeiras, pratos, taças, talheres, pétala de rosas e guardanapos vermelhos em forma de coraçãoMesas, cadeiras, pratos, taças, talheres, pétala de rosas e guardanapos vermelhos em forma de coração. Por Taj Hotel

É muito comum no mundo todo os casais saírem para ter um “jantar a luz de velas”, então, é preciso caprichar na organização e na decoração.

Por isso, flores e mais flores, tem algo mais romântico? Se for possível aposte em flores naturais, caso contrário, as de plástico também servem, desde que sejam bem selecionadas.

Os balões na cor vermelho e branco em forma de coração espalhados pelo restaurante também são uma boa ideia, mas esteja preparado para trocar assim que estiverem murchos!

Ah, e não podemos deixar de falar da iluminação! O ambiente “escurinho” torna tudo mais romântico entre os casais apaixonados, sendo assim, mantenha uma luz quente e mais baixa!

Restaurante com mesas, cadeiras, flores, e iluminação baixa no tom amarelo. Restaurante com mesas, cadeiras, flores, e iluminação baixa no tom amarelo. Por Viajeem Família

Nas mesas, não pode faltar um pequeno arranjo de flores, ou então pétalas de rosas espalhadas, acompanhadas por algumas velas.

Cuidado com o tamanho das velas, escolha as mais baixas para não atrapalhar a visão entre o casal e nem correr o risco delas caírem na mesa ou no chão! 

A toalha é interessante que seja na cor vermelha, já que é a cor do amor e da paixão. Os guardanapos também merecem uma atenção especial e podem inclusive, serem dobrados em formato de coração. 

Casal brindando em uma mesa com pétala de rosasCasal brindando em uma mesa com pétala de rosas. Por Lázaro Medeiros

E aí, como está a glicose depois de tanto doce? 

Seguindo nossas dicas, tenho certeza que esse dia se tornará ainda mais especial para os seus clientes!

Dia das Mães

Outra data que proporciona movimento em restaurantes é o dia das mães. Essa data é uma boa oportunidade para aumentar as reservas das mesas do restaurante e também o faturamento!

Não é necessário fazer uma decoração extremamente elaborada, alguns detalhes delicados são o suficiente para entrar no clima do dia das mães.

Inclua os tons de rosa, vermelho, lilás e branco no ambiente, a toalha das mesas bordadas e os guardanapos estampados que lembrem essa data são uma opção para manter o ambiente elegante e delicado.

Mesa com louças em vermelho, pratos, taças, talheres, guardanapos e flores.Mesa com louças em vermelho, pratos, taças, talheres, guardanapos e flores. Por JEvolução

Além, é claro, dos pequenos arranjos de flores sobre a mesa e também alguns balões em tons claros, ou até mesmo em formato de coração.

Mesa com pratos, taças, talheres, guardanapo e arranjos de floresMesa com pratos, taças, talheres, guardanapo e arranjos de flores. Por We Share Ideias

Aposte em uma lembrancinha para surpreender o cliente. Pode ser uma rosa, um cartão ou até mesmo um brinde personalizado! 

Dia dos Pais

A comemoração do dia dos pais também não pode ficar de fora!

A decoração do restaurante pode ser toda trabalhada em tons neutros como branco, cinza e preto, podendo contrastar com os tons de tom azul ou verde.

Mesa com suculentas, taças, pratos, talheres e guardanapo dobrado em forma de gravata

Mesa com suculentas, taças, pratos, talheres e guardanapo dobrado em forma de gravata. Por Lar Doce Casa

Dispense louças e tecidos muito chamativos com estampas coloridas, prefira algo com um design mais neutro e simples.

Nas toalhas das mesas, por exemplo, opte por tecidos lisos ou então estampados como de listras, poá ou xadrez. Já o guardanapo você pode usar a criatividade e dobra-lo em forma de uma gravata!

Alguns vasinhos com folhagens e suculentas em cima da mesa dão um ar mais rústico e masculino para a decoração!

Mesa com suculentas, pratos, talheres, taças e guardanapos xadrez.

Mesa com suculentas, pratos, talheres, taças e guardanapos xadrez. Por Andrea Rudge

Outros itens para a decoração podem ser balões com o desenho de bigodes, plaquinha com frases ou então garrafas de cerveja com uma gravata pendurada.

Aqui também vale investir nas lembrancinhas como chaveiros, ímãs, doces e copos personalizados!

Natal

Algumas pessoas preferem fazer a ceia de natal para a família em casa, já outras querem fugir dessa responsabilidade e partir para um restaurante!

É claro que o espaço precisa estar decorado a caráter para proporcionar o clima natalino e familiar perfeito! 

Para isso acontecer podemos começar inserindo as cores características do natal como vermelho, branco, verde, prata e dourado.

Restaurante com clientes em mesas, árvore de natal e demais enfeites natalinos pendurados.Restaurante com clientes em mesas, árvore de natal e demais enfeites natalinos pendurados. Por NutriMix

As mesas precisam estar decoradas nesses tons, principalmente com tolhas vermelhas ou brancas. Sobre elas, as pinhas, flores, viscos e velas são uma boa ideia de decoração!

Aposte em uma iluminação quente com luzes amareladas, assim como as velas. O tradicional pisca-pisca também são bem vindos.

Mesa de natal com prato, guardanapo, taças, pinhas e bolas natalinasMesa de natal com prato, guardanapo, taças, pinhas e bolas natalinas. Por PicJumbo

Não podemos deixar de fora a protagonista do natal: a árvore! Você pode montar um pinheiro lindo e decorado, juntamente com um presépio, ou então com outros elementos que fazem parte da decoração natalina.

É importante manter o ambiente agradável e confortável, pois na noite de Natal ninguém tem pressa de ir embora, o cliente quer aproveitar esse momento especial em família! 

Páscoa

Você pensa que essa data só é favorável para quem vende chocolate? Engano seu!

Seu restaurante pode ganhar muitos pontos com a clientela se você souber usar essa data comemorativa usando a decoração e o cardápio de Páscoa ao seu favor.

Na decoração, é preciso tomar um pouquinho de cuidado para não exagerar (eu sei que é tentador), ou senão seu restaurante vai parecer uma festa infantil.

Por isso, escolha cores em tons pastéis, como rosa, azul, laranja, amarelo, verde… 

Seja mais sútil e dê preferência a uma toalha de mesa mais neutra, coloque algumas flores, coelhos, ovos ou plaquinhas de “Feliz Páscoa” em cima das mesas.

Tente intercalar e não usar todos esses objetos de decoração juntos, além de poluir demais a mesa, não sobrará um espaço que seja confortável para o cliente e para as louças.

Vale usar a criatividade nos guardanapos aqui também, dobrando em forma de coelhos e cenoura.

Guardanapos em prato dobrados em forma de orelha de coelho.Guardanapos em prato dobrados em forma de orelha de coelho. Por Copa e Cia

Nessa data, pelo público ser a maioria famílias, uma ideia super interessante é ter uma distração para as crianças.

Se possível, reserve um espacinho para elas. Contrate alguém que faça pinturas faciais, dobraduras e até mesmo um simples artesanato!

Além de agradar às crianças, os papais também agradecem!

Cores para restaurante

Você deve ter observado que em cada estilo de restaurante, ou para cada data comemorativa, há cores específicas, não é?

Isso porque as cores transmitem sensações e cada uma delas são usadas em determinadas situações.

Por exemplo, a decoração do dia dos namorados é predominantemente vermelha, isso porque o vermelho significa amor, paixão e desejo.

Ou então quando citamos sobre o restaurante pequeno, onde as cores claras passam a sensação do ambiente ser maior!

Tudo isso envolve o estudo chamado “Psicologia das Cores”, onde o nosso cérebro identifica e entende as cores, como elas influenciam nas nossas decisões, sentimentos e desejos. 

Será que você está passando a sensação certa para o seu cliente? No post cores para restaurante você descobre o significado de cada cor e qual é o lugar ideal para aplica-lá! 

Itens de decoração

Até aqui vimos muito sobre decoração, mas queremos te inspirar ainda mais! 

Sendo assim, separamos alguns itens de decoração para serem usados em restaurantes. Mas atenção, tome cuidado para aplicar de acordo com o estilo do seu restaurante!

Paletes de madeira

O pallet, como é tradicionalmente chamado, é um estrado de madeira que geralmente é usado para a movimentação de cargas por meio de empilhadeiras.

Tem sido adotado principalmente na decoração industrial e rústica, com o conceito de sustentabilidade e preocupação com a natureza. 

Ele pode ser usado da maneira rústica mesmo, ou então envernizado, pintado e até com rodinhas e vidro em cima.

Algumas ideias para se usar o pallet no restaurante é como apoio para vinhos, painel na parede, bancada, mesas e cadeiras, e até mesmo no teto.

Bancada e suporte para vinhos em palletBancada e suporte para vinhos em pallet. Por Flickr

Outra ideia legal é usar os pallets como suporte para luminárias. Olha como a iluminação amarela fica linda com a madeira, super aconchegante!

Restaurante Fish Shack com mesas, cadeiras e pallets de madeira no teto com luminárias penduradas

Restaurante Fish Shack com mesas, cadeiras e pallets de madeira no teto com luminárias penduradas. Por Kasper Design

É importante você certificar sobre a qualidade do pallet para cada função, inclusive se ele terá capacidade de aguentar determinado peso.

Depois disso é só usar e abusar da criatividade para usar esse material a onde quiser!

Plantas

As plantas e as folhagens além de deixar o ambiente mais bonito, proporcionam relaxamento, acalmam o stress do dia a dia e deixam o restaurante ainda mais agradável! 

Mesas, cadeiras e jardim vertical na parede inteira de restaurante.Mesas, cadeiras e jardim vertical na parede inteira de restaurante. Por Art Maison

Se você deseja optar por plantas naturais, precisa analisar muito bem a condição do ambiente e se ele possui características que possam atrapalhar o desenvolvimento delas, como, por exemplo, o ar condicionado ou a falta de iluminação.

Uma das melhores ideias, e também uma das minhas preferidas são os jardins verticais, nele você pode usar tanto flores artificias como naturais.

É claro que os jardins verticais também devem se adequar de acordo com a proposta do restaurante!

Restaurante com jardim vertical na horizontal, mesas, cadeiras e pessoas comendo

Restaurante com jardim vertical na horizontal, mesas, cadeiras e pessoas comendo. Por Manuel Manso - Timeout

Seguindo essa pegada, as plantas penduradas são um pouquinho mais discretas que os jardins verticais, mas também tem o seu charme.

Caso você seja uma das pessoas que não queira ousar e abusar tanto assim do verde, também pode distribuir vasos de flores e folhagens no interior do restaurante.

Se quiser saber mais sobre o assunto, temos um post sobre Plantas para decoração de interiores. Informação nunca é demais, né?

Nas paredes

A decoração das paredes é uma das partes mais empolgantes na hora de decorar o ambiente e tem um papel importante no quesito de fortalecer a identidade do restaurante.

Além de tudo que já vimos aqui no post sobre decoração na parede, como madeira, tijolos, flores e outros objetos, vamos lhe mostrar mais algumas ideias que podem ser adicionadas no seu estabelecimento!

Os quadros na parede são os mais tradicionais, podem ser usados de diversos tamanhos e formas, como em mosaico ou até mesmo apenas a moldura vazia pendurada.

Quadros em parede de tijolos de restauranteQuadros em parede de tijolos de restaurante. Por Renan Furukawa Coyado - Fica, vai ter janta

A pintura e desenhos também são chamativos e atraentes. Você pode optar por paredes de giz, grafites, pinturas, adesivos ou papéis de parede.

Grafite em parede de restaurante, mesas, cadeiras e luminárias.Grafite em parede de restaurante, mesas, cadeiras e luminárias. Por Gerson Lima - Agenda Carioca

Outros objetos curiosos também podem fazer parte da decoração pendurados na parede, tudo depende do estilo do seu restaurante. 

Parede de tijolos do restaurante Joben Bistro com quadros e engrenagens penduradas.Parede de tijolos do restaurante Joben Bistro com quadros e engrenagens penduradas. Por Kickass Things

Louças na parede do restaurante Febre AmarelaLouças na parede do restaurante Febre Amarela. Por Mara Gazola

Tábuas de cozinha na decoração da parede do restaurante SimpleTábuas de cozinha na decoração da parede do restaurante Simple. Por Sala7Design

Qual decoração você optou em colocar nas paredes do seu restaurante? Tem mais alguma ideia para compartilhar com a gente? Deixa aí embaixo nos comentários! 

Conclusão

Decorar um restaurante não é uma tarefa tão fácil assim, né? Mas calma, também não é impossível! 

O foco é analisar os mínimos detalhes para tornar o ambiente agradável e confortável para os seus clientes.

Para isso acontecer, precisamos decorar o espaço de acordo com o estilo e a proposta que o restaurante carrega, definindo uma identidade com suas características.

Por exemplo, se seu restaurante é direcionado ao estilo rústico, não podemos deixar de fora o marrom e a madeira, certo? Essas são suas características mais marcantes!

Pesquisando e tendo a ajuda de um profissional tudo fica mais fácil!

Depois de tudo isso definido, você já pode começar a pensar em como vai atrair a clientela.

Uma ideia são os eventos em datas comemorativas, onde você pode fazer a decoração e o cardápio de acordo com o tema.

Você só precisa conhecer bem o seu público alvo e analisar qual das datas eles mais se identificam!

Além de atrair e impressionar os seus clientes, o restaurante oferece algo diferenciado e aumenta o faturamento, quer coisa melhor?

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas. Aproveite para assinar a nossa newsletter. Assim, você recebe na sua caixa de entrada as atualizações de novos conteúdos!

Como um estabelecimento pode lucrar 3xmais