O café é um dos principais ingredientes de um bom dia, não é mesmo? Bom, do meu dia, com certeza.

Mas o café não é apenas uma delícia. Também é um negócio que pode ser extremamente lucrativo.

Nesse artigo, vou mostrar pra você como você pode ganhar dinheiro com franquia de cafeteria.

Bora?

Um cafezinho vai bem pra aquecer nos dias frios. Vai bem também pra fazer uma pausa nos dias quentes.

Vai bem de manhã, pra dar aquela injeção de energia. E vai bem à noite, pra encerrar um dia cansativo.

Um cafezinho vai bem pra relaxar no meio da tarde. E vai muito bem depois do almoço.

O café é uma das bebidas queridinhas dos brasileiros.

Mas não é só isso:

Segundo o Euromonitor, o Brasil é o maior consumidor de café do mundo.

Cafeteria Sapore Dolce
Cafeteria Sapore Dolce - Tambo. Por Sapore Dolce Cafeteria.

Produtos da imagem

Em média, o brasileiro bebe 826 xícaras de café ao longo de um ano. Ou seja, mais de duas xícaras por dia.

Pensando bem, fecha com a minha realidade aqui.

O negócio é o seguinte:

Sendo o café um sucesso tão grande entre os brasileiros, investir em uma cafeteira pode se tornar um grande negócio.

Mais especificamente, uma franquia de cafeteria.

Porque investir em franquias de cafeteria?

Em primeiro lugar, é um negócio rentável. De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor faturou 42 bilhões de reais no terceiro trimestre de 2020.

Investir em franquia significa mais facilidade:

O franqueador está presente em todo o processo de implantação do negócio, com um modelo pronto que só precisa ser seguido.

Uma franquia também significa mais segurança, pois é um modelo de negócio testado e aprovado.

Top Cakes
Top Cakes - Tambo. Por Top Cakes.

Produtos da imagem

Agora:

Existem centenas de tipos diferentes de franquias de cafeteria.

Algumas mais simples, outras mais complexas.

Algumas apostam em cafés artísticos, que entregam uma experiência única ao consumidor.

Outras aliam os cafés a lanches e pequenas refeições.

Algumas apostam em cafés exóticos e especiais.

Você deve estar se perguntando:

Com tantas opções, como eu vou escolher o que é melhor?

Bom, pra ajudar com isso, eu trouxe algumas ideias e opções.

Nos próximos minutos, você vai saber sobre:

  • Franquias de cafeteria barata
  • Franquias de cafeteria mineira
  • Franquias de cafeteria gourmet
  • Franquias de cafeteria americana
  • Franquias de livraria e cafeteria

Quer saber a melhor parte?

Você vai sair daqui com diversas ideias e entendendo muito mais sobre que tipo de franquia combina melhor com você.

Franquias de cafeteria no brasil 

Elder Cafeteria
Elder Cafeteria - Tambo. Por Elder Cafeteria.

Produtos da imagem

Segundo informações da ABIC (Associação Brasileira de Indústria de Café), 95% da população brasileira consome café, seja em casa ou em cafeterias.

Temos 3,5 mil cafeterias no país. Um número salta para 13 mil se contarmos bares, lanchonetes e padarias.

66% das cafeterias são estabelecimentos independentes.

34% são franquias.

São cerca de 40 franquias de cafeterias presentes no país.

Vamos conhecer algumas delas:

Franquias de cafeteria barata 

  1. Saborea Té y Café

A SaboreaTéyCafé é uma rede de franquias Espanhola, que serve chá, café e lanches.

Investimento: a partir de R$ 50 mil

Faturamento médio mensal: R$ 150 mil

Prazo de retorno: 11 até 30 meses

 Saborea Te y Cafe
Saborea Te y Cafe. Por Saborea Te y Cafe.

  1. Café Cultura

Foi escolhida como a Melhor Cafeteria de Santa Catarina pela revista Veja por cinco anos consecutivos. 

São 3 modelos de negócios: carrinhos, ilhas em shoppings e lojas de rua. O franqueado recebe apoio para a escolha do ponto comercial e treinamento.

Investimento: R$ 100 mil

Faturamento médio mensal: R$ 75 mil

Prazo de retorno: 20 até 30 meses

Saborea Te y Cafe
Saborea Te y Cafe . Por Café Cultura.

  1. Café MAEG

A rede possui um modelo de negócio móvel, enxuto e de baixo investimento.

Investimento: R$ 10 mil

Faturamento médio mensal: R$ 3 mil

Prazo de retorno: 12 meses

 Café Maeg
Café Maeg. Por Cafe Maeg.

  1. Mara Mix

Os franqueados atuam em modelo home based (com a instalação das máquinas em pontos parceiros), no formato carrinho cafeteria Vovó Maria, ou micro cafeterias.  

Investimento: a partir de R$ 10.900

Faturamento médio mensal: R$ 20 mil

Prazo de retorno: 10 até 18 meses

Vovó Maria Mara Mix
Vovó Maria Mara Mix. Por Mara Mix.

  1. Fábrica de bolos Vó Alzira

Começou com um bolo gostoso e se transformou em um grande negócio. 

Investimento: R$ 80 mil

Faturamento médio mensal: R$ 50 mil

Prazo de retorno: 24 meses

Fábrica de Bolo
Fábrica de Bolo. Por Fábrica de Bolo Vó Alzira.

Franquias de cafeteria mineira

A comida mineira conquistou o coração do Brasil inteiro - e até mesmo de outros países - com ênfase para os queridinhos da nação: pão de queijo, café e doce de leite. 

Essa é uma receita perfeita para uma cafeteria de sucesso. 

Por isso eu trouxe algumas ideias de franquias de cafeterias mineiras, para que você possa levar essa ideia para qualquer lugar - não importa onde você esteja.

Vamos lá:

  1. Empório Cheirin Bão

Mais de 150 produtos tipicamente mineiros, como pão de queijo e doce de leite, cafés de sacas premiadas e cultivo artesanal.

Investimento: R$ 70 mil

Faturamento médio mensal: R$ 42 mil

Prazo de retorno: de 3 a 11 meses

Cheirin Bão
Cheirin Bão. Por Cheirin Bão.

  1. A Mineira Cafeteria

O franqueado monta a cafeteria adaptando seu investimento e comercializa produtos direto da fábrica. 

Investimento: de R$ 88 mil a R$ 116 mil

Faturamento médio mensal: R$ 50 mil

Prazo de retorno: de 18 a 36 meses

A Mineira Cafeteria
A Mineira Cafeteria. Por A Mineira Cafeteria.

  1. Mr. Black Café

Seguindo o conceito de café gourmet, a Mr. Black Café surgiu em Minas Gerais.

A empresa trabalha com dois modelos de franquia: loja e quiosque.

A loja em shopping ou rua tem um espaço entre 20m2 e 100m2.

O quiosque dever ter uma área entre 15m2 e 60m2.

Investimento: R$ 180 mil até R$ 275 mil

Faturamento médio mensal: R$ 65 mil

Prazo de retorno: 24 até 36 meses

Mr. Black Café
Mr. Black Café. Por Mr. Black Café.

Franquias de cafeteria gourmet 

De acordo com o Sebrae, o mercado de café premium cresce de forma acelerada no Brasil.  Essa sofisticação gastronômica pode ser atribuída ao aumento da renda das pessoas.

As características deste produto são sofisticação, seleção qualificada e origem dos grãos.

O café premium tem também outros diferenciais quando se fala em fragrância, sabor, acidez, corpo e no conceito do produto. 

A qualidade superior do produto e do ambiente também significa um preço mais alto. Se você gostou da ideia de uma cafeteria gourmet, certifique-se de que a localização seja condizente com esse público.

  1. Café du Centre

O Café du Centre é uma grande referência de qualidade, sofisticação e luxo, ambiente único, com receitas exclusivas de padrão europeu.

A decoração é inspirada em Paris e a trilha sonora é francesa.

Investimento: R$ 300 mil a R$ 350 mil

Faturamento médio mensal: R$ 70 mil a R$ 80 mil

Prazo de retorno: 12 a 19 meses

Café du Centre
Café du Centre. Por Cafe du Centre.

  1. Sterna Café

No segmento dos cafés gourmet, serve dos cafés tradicionais, até opções mais diferenciadas. Também serve sucos e lanches.

São 4 modelos de franquia:

- loja: 40m2;

- quiosque: 20m2;

- To Go: 40m2 (para alta rotatividade de pessoas);

- Bistrô: 100m2;

Investimento: R$ 94 mil até R$ 300 mil

Faturamento médio mensal: Não informado

Prazo de retorno: 24 até 36 meses

Sterna Café
Sterna Café. Por Sterna Café.

Franquias de cafeteria americana

A ideia das franquias de cafeterias americanas é, principalmente, na inspiração na cultura americana, tanto nos pratos e bebidas servidos, quanto na decoração do ambiente.

  1. Café Donuts

Especializada em donuts, a rede entrega uma experiência do American Way of Life.

Oferece café, donuts, salgados, bebidas quentes e frias, sobremesas, sopas, massas, saladas e os donutwiches.

São dois modelos de franquia: o quiosque, com espaço de 12m2 e as lojas, com espaço de 30m2.

O franqueado tem suporte de marketing, treinamento e consultoria.

Investimento: de R$ 149 mil a R$ 179 mil

Faturamento médio mensal: R$ 35 mil

Prazo de retorno: 24 até 36 meses

Café Donuts
Café Donuts. Por Café Donuts.

  1. Califórnia Coffee

Traz a ideia do Speacialty Coffee House para o Brasil.

Serve cafés tradicionais e cafés diferenciados, como ice blends, com sabores marcantes e os non coffee frozen, como o Very Berry, com suco de morango e cobertura de amora e framboesa.

Investimento: R$ 200 mil até R$ 300 mil

Faturamento médio mensal: R$ 80 mil

Prazo de retorno: 18 até 24 meses

California Coffee
California Coffee. Por Californa Coffee.

  1. Starbucks

Há mais de 40 anos no mercado, a Starbucks oferece a experiência de sentar e conversar. É a empresa mais importante mundialmente na venda de café especial e torrefação.

São mais de 30 mil lojas em 80 países.

Investimento: de R$ 500 mil a R$ 1 milhão

Faturamento médio mensal: R$ 185 mil

Prazo de retorno: entre 2 e 4 anos

Starbucks
Starbucks. Por Starbucks.

Franquias de livraria e cafeteria 

Se tem uma coisa que combina bem com uma xícara de café, é a companhia de um bom livro. Nada como um local especial para receber pessoas que gostam dessa combinação. Afinal, nem sempre é fácil ter um momento assim dentro de casa.

  1. Fran´s Café

Começou com a criação de um espaço onde as mulheres pudessem tomar um café em um ambiente descontraído, elegante e diferenciado. 

São dois modelos de negócio: 

-loja, com área mínima de 60m2, e espaço de leitura; 

-formato station, com 11m2 de área mínima e tem o objetivo de ser um espaço com rápido atendimento.

Investimento: R$ 250 mil até R$ 400 mil

Faturamento médio mensal: Não informado

Prazo de retorno: 24 até 36 meses

Fran’s Café
Fran’s Café. Por Fran’s Café Brasilia.

  1. Café Hum

Uma livraria com café, clima vintage moderno e várias opções de cafés e drinks com blends especiais. 

Investimento: R$ 250 mil até R$ 420 mil

Faturamento médio mensal: R$ 50 mil

Prazo de retorno: 18 até 36 meses

Café Hum
Café Hum. Por Café Hum.

Conclusão

O Brasil é um grande consumidor de café e os números provam isso: o brasileiro consome 2,5 xícaras de café por dia, em média. Esse sucesso que o café faz no país não apenas nos mostra uma preferência nacional, mas também aponta para um negócio com grande potencial de crescimento: as cafeterias.

Falamos, mais especificamente, de franquias de cafés: modelos de negócio prontos, testados e aprovados, com a orientação total da franqueadora para o início de um empreendimento próspero. Essa facilidade e segurança é um dos grandes pontos positivos de uma franquia.

E tem para todos os gostos (e bolsos). Existem modelos enxutos e simples, com investimento de apenas R$ 10 mil e existem modelos gigantes de sucesso mundial, que exigem um investimento um pouco maior: até R$ 1 milhão.

Qual é seu perfil? Espero que esse artigo tenha ajudado você a conhecer as possibilidades e os diferentes tipos de franquias de cafeterias existentes no país. E quem sabe não é a sua vez de entrar para esse ramo tão amado no Brasil?

Conta pra gente aqui nos comentários quais foram as suas franqueadoras favoritas! ;)