Agora é a hora em que eu demonstro o meu amor pelas cafeterias, da mesma forma que demonstrei meu amor pelas sobremesas no post Sobremesas para Restaurante, hehe!

Mas falando sério, você tem que concordar comigo que as cafeterias também devem ser um dos seus lugares preferidos, não é? Espero que sim!

São ambientes confortáveis, aconchegantes, acolhedores… possuem lanches deliciosos e diferentes dos outros lugares. Sem falar do cheirinho de café que é maravilhoso.

Mas não estou aqui só para expressar toda essa paixão pelo café e pelas cafeterias, e sim, para te ajudar a definir o nome do seu negócio.

Fizemos este post pensando em dicas e exemplos de como te ajudar a pensar no melhor nome para batizar o seu café. Então elaboramos alguns nomes que podem despertar a sua inspiração!

Com certeza um pouco dessa paixão que você também deve ter pelas cafeterias irão te ajudar a criar um nome único!

O que é uma cafeteria?

Um café, cafeteria ou cafetaria, é um estabelecimento que como o próprio nome diz, é servido e preparado cafés de diferentes tipos, diversas outras bebidas, lanches rápidos e pratos leves.

Justamente por oferecem essa diversidade de bebidas e também alguns pratos, é que alguns espaços se apresentam como cafeteria, bar e restaurante.

Mesa, cadeiras e parede de giz com desenhos de caféMesa, cadeiras e parede de giz com desenhos de café. Por Sapore Dolce/Cliente Empório Tambo

Produtos da imagem

Conseguimos encontrar as cafeterias em lugares como aeroportos, shoppings, universidades, hospitais etc, ou então no comércio, próximo da nossa casa ou do nosso trabalho.

Costumam ser lugares aconchegantes e propícios para um encontro, para tomar um café enquanto lemos um livro, até mesmo para reuniões e diversas outras situações.

Ou seja, a cafeteria se torna um coringa para inúmeras ocasiões do nosso dia a dia!

Você que está reformando ou pretende abrir uma cafeteria sabe do que estou falando! Então, que tal algumas dicas de nomes para batizar o seu café? Você já pensou nisso?

Nomes para Cafeteria

Já vimos muito aqui no blog nos nossos posts sobre Nomes para Restaurante, e também Nomes para Hamburgueria, as dicas de como criar o melhor nome para o seu negócio.

Mas, para não te deixar morrendo de vontade de saber quais são essas dicas, vou te dar uma palinha, desde que você me prometa que vai conferir esses posts depois, combinado?

A primeira dica que vou te dar é: quando for escolher o nome do seu café, procure mirar no seu público-alvo e na proposta da sua cafeteria.

Desde qual estilo ela carrega, o principal tipo de café do cardápio, a forma de atendimento… tudo isso precisa estar interligado com o público-alvo.

E para se diferenciar, precisamos fazer essas análises e procurar chegar o mais perto possível da originalidade.

sua marca no centro

Produtos da imagem

Por exemplo, que tal inserir no nome da cafeteria um dos tipos de café (já que existem vários) que é a especialidade da casa?

Ou então, levar em consideração a regionalização do seu negócio. Se seu café fica próximo a uma praça, avenida, praia… insira o nome desses lugares ou alguma outra palavra que os lembre.

Detalhes da decoração, palavras e adjetivos que representem o seu espaço e o estilo dele… isso pode fazer parte do nome perfeito!

Acho que já falei demais! Agora é a hora de você cumprir com o nosso combinado, lembra?

Então, deixando a parte da teoria para os outros posts e partindo para a prática, aqui iremos te mostrar diferentes ideias de nomes para a sua cafeteria! Vamos lá?

Nomes criativos para Cafeteria

Sabemos que hoje em dia se destacar no mercado não é uma tarefa tão simples assim.

Dentre tantas outras cafeterias que possam ter na rua região, você precisa oferecer um diferencial, assim como dissemos aí em cima!

Uma proposta criativa, um cardápio diferente… um nome que chame a atenção e seja um ímã para o tipo de público que você quer atingir...

Por falar nisso, você já deve saber depois de ler os nossos posts, que um nome criativo desperta a curiosidade do consumidor e destaca a sua marca, não sabe?

E então, pensando em oferecer um diferencial, uma cafeteria dentro de uma livraria é sempre bem-vinda, ainda mais se essa proposta ainda não exista na sua região!

Nomes como esses podem despertar a sua criatividade:

  • Café ao pé da letra;
  • Café com Letra;
  • Singular Cafeteria;
  • Palavras Cafeínadas;
  • Livraria e Cafeteria Expresso;
  • LerCoffee Livraria e Cafeteria;
  • Café com Amor;
  • Café Literário;
  • Dose de Café;

Mesas, cadeiras, balcão e estante de livros na cafeteria e livraria LiquoriMesas, cadeiras, balcão e estante de livros na cafeteria e livraria Liquori. Por Reinaldo Bessa

E por que não uma cafeteria e floricultura? Acho essa ideia super inovadora e que combina muito bem. Ela já está presente em diversos outros países e merece um nome criativo:

  • Café em Flor Cafeteria e Floricultura;
  • Florescer da Terra;
  • Flora & Café Cafeteria e Floricultura;
  • Flor do Dia;
  • Estufa do Café Floricultura e Cafeteria;
  • Cravo e Café;
  • Café e Prosa;
  • Flor de Café;

Bancos, mesas e plantas na floricultura e cafeteria Ginkgo 788Bancos, mesas e plantas na floricultura e cafeteria Ginkgo 788. Por Detalhes Magicos

Tá bom, nossas ideias talvez não sejam tão criativas assim hahah. Mas tenho certeza que alguma inspiração irá aflorar aí na sua mente (ao menos é o que espero)!

Nomes para Cafeterias Chiques

As cafeterias que hoje em dia são conhecidas e consideradas sofisticadas carregam consigo nomes simples, que acabam se tornando agradáveis e requintados.

Um exemplo é o New York Café, localizado em Budapeste. Inaugurado em 1894. Foi frequentado por intelectuais, artistas e hoje é uma das cafeterias mais luxuosas da capital Húngara.

Foto do New York Café, mesas, cadeiras e decoraçãoFoto do New York Café, mesas, cadeiras e decoração. Por Apure Guria

É claro que seu tempo de funcionamento é longo e sua estrutura interior é característica da época, o que deixa o ambiente ainda mais chique.

Mas o que quero te mostrar é que não é necessário nomes extensos, misturados com línguas estrangeiras ou palavras difíceis que não estão no vocabulário do dia a dia das pessoas.

Somos nós que temos o poder de criar o ambiente para atingir os gostos refinados do público-alvo, desde a decoração até o nome.

De nada adianta uma decoração chique se o nome do café não for de acordo. Sendo assim, vamos trabalhar para dar um nome justo para a sua cafeteria chique:

  • Café Emporium;
  • Divino Grão Cafeteria;
  • Requinte do Café;
  • Café Bourbon (uma das variedades mais conhecidas de café);
  • Grão Imperial Cafeteria;
  • Café em Grão Cafeteria;
  • Grão da Terra Cafeteria;
  • Com Esmero Café;

Nomes de Cafeterias em Italiano

Para os italianos o café é muito valorizado, é uma tradição! Na Itália ele é preparado na Moka (Cafeteira italiana, Bialleti), ou então na máquina de café expresso.

Os italianos não costumam acrescentar muito açúcar ou adoçante, em alguns casos a xícara é enchida apenas pela metade e o café expresso é tomado quase como um shot.

Nas cafeterias existem diversas formas de preparar e servir essa bebida. Os clientes podem tomar o café no balcão, ou sentado. Porém, se escolher tomar sentado, no final a conta sai mais cara! (sim, eles cobram a mais).

Cafeteria na Itália, mesas e cadeiras na calçadaCafeteria na Itália, mesas e cadeiras na calçada. Por Uol

Um costume antigo, mas que ainda acontece em algumas cidades da Itália, é o de consumir a bebida em uma cafeteria e deixar pago um segundo café para quem for até lá e não tiver dinheiro para pagá-lo.

Esse costume é chamado de Caffè Sospeso ou Caffè Pagato, legal, né?

Então, depois dessas curiosidades que citamos para entrar um pouco no clima das cafeterias italianas, vamos para algumas dicas de nomes que você pode adotar.

Seja em uma cafeteria que você vai abrir na Itália, ou uma cafeteria no estilo italiano no Brasil, ou então só porque você gosta do nome mesmo!

  • Caffè Mozzafiato (adjetivo usado para se referir algo que é de tirar o fôlego);
  • Colazione Cafeteria (colazione é café da manhã);
  • Speciale Cafeteria (speciale é especial);
  • Café D’Itália;
  • Aroma Italiano Cafeteria;
  • Caffè Italiano;
  • Dolce Di Giorno (doce de dia);
  • Café Buongiorno;

Nomes de Cafeteria em Paris

As cafeterias em Paris são muito conhecidas e muito frequentadas pelos turistas e pelos próprios parisienses!

Afinal, quem não quer degustar um croissant e tomar um café ao mesmo tempo que admira ou conhece a Torre Eiffel? Um sonho!

O Cafe de I’Homme é um dos lugares que possui a melhor vista da Torre Eiffel. É uma cafeteria/restaurante bastante usada para eventos e é aberta para o público.

Bancos, mesas, cadeiras e taças

Bancos, mesas, cadeiras e taças. Café de l’Homme. Por Vamos para Paris.

Inclusive, as cafeterias e restaurantes sempre estão presentes em filmes e séries que são gravados em Paris, como é o caso do Cafe de I’Homme.

Até porque, vamos combinar, a arquitetura da cidade e dos estabelecimentos são impecáveis, colaboram e muito com o ar de romantismo que é famoso na cidade luz!

Então, que tal abrir uma cafeteria especial para os brasileiros que moram lá? Ou então uma cafeteria tradicional que carrega consigo as características da cidade?

Já pensou a sua cafeteria aparecer em um filme ou uma série? Será que é sonhar demais? heheh

Acho que sim né? Então vamos sonhar aos poucos! Se o seu desejo é abrir um café em Paris ou em qualquer outra cidade francesa, confere as ideias de nomes que separamos para te ajudar:

  • Cidade Luz Cafeteria;
  • Bon Appétit Café (bom apetite);
  • Café de Bonheur (café da felicidade);
  • L’ amour Café;
  • Pause-Café (pausa para o café);
  • Est Belle Café;
  • Bonjour Cafeteria;

Nomes para Cafeteria Gourmet

Hoje em dia a maioria dos alimentos acabam tendo uma versão “gourmetizada”. E com o café não é diferente!

Há alguns fatores que se diferenciam entre um café gourmet e um café tradicional. E o primeiro deles é a seleção dos grãos.

São escolhidos apenas os grãos maduros e de boa qualidade, tendo o cuidado na hora da colheita.

Além disso, ele é produzido unicamente do tipo Arábica (como Bourbon, Catuaí, Acaiá e Mundo Novo), o qual apresenta 50% menos cafeína e são mais aromáticos do que os grãos comuns.

Mesa e banquetas na cafeteria Le CaffésMesa e banquetas na cafeteria Le Caffés/Cliente Empório Tambo

Produtos da imagem

O tipo e tempo de torra também interferem no resultado final do café. O gourmet passa por um processo mais suave comparado ao grão tradicional, o qual a torra é mais forte para esconder os defeitos dos grãos.

A palavra “gourmet” não deve ser inserida sem realmente ser. Um produto gourmet passa para os clientes que a qualidade do café, devido essas características, é superior.

  • De Grão em Grão Cafeteria Gourmet;
  • Fino Gourmet Cafeteria;
  • Supremo Café Gourmet;
  • Cordial Cafeteria Gourmet;
  • Ateliê do Grão Gourmet;
  • Dêgusto Cafeteria Gourmet;

Nomes para Cafeteria em Inglês

Você sabia que a palavra “cafeteria” possui outro significado em inglês?

“Cafeteria” é usada para descrever refeitórios e cantinas, tanto em universidades e escolas, quanto em empresas, hospitais, etc. É praticamente um restaurante onde as pessoas se servem e levam o alimento para a mesa.

Vemos muito esses ambientes em filmes e séries, principalmente em refeitório do colegial, onde os alunos levam a sua bandeja do lanche/almoço até a mesa.

Em inglês, o nosso significado de cafeteria pode ser traduzido para palavras como “Coffee Shop”, “Coffee House” ou então “Café/Cafe” que são os estabelecimentos.

Mesas, cadeiras e balcão na Top CakesMesas, cadeiras e balcão na Top Cakes/Cliente Empório Tambo

Produtos da imagem

Conforme citamos no nosso post Nomes para Hamburgueria, na hora de escolher um nome inglês para o nosso negócio, precisamos tomar o cuidado com o significado e a pronúncia.

Às vezes, tanto a escrita quanto a pronúncia podem demonstrar um duplo sentido. Por isso, palavras curtas ou expressões relacionadas ao café são a melhor opção:

  • Coffee Time (hora do café);
  • Coffee Break (pausa curta para lanche);
  • Your Coffee (seu café);
  • American Coffee (café americano);
  • Gold Coffee (café de ouro);
  • Black Coffee (café puro);
  • Coffee Bean (grão de café);
  • Hot Coffee (café quente);
  • Coffee Cup (xícara de café);
  • Coffe Hour Café (hora do café);
  • Ground Coffee (café moído, pó de café);

Esperamos ter te ajudado de alguma forma com as nossas dicas e a nossa lista, e, se tiver mais alguma ideia de nomes, pode deixar aí embaixo nos comentários!

sua marca no centro

Cafeteria é um bom negócio?

Sabemos que o café é uma bebida muito adorada por todos os brasileiros e esse desejo cresce a cada ano, assim como o mercado desse nicho.

De acordo com os dados da Associação Brasileira de Indústria de Café (ABIC), cerca de 95% da população brasileira consome essa bebida, seja em casa ou em qualquer outro estabelecimento.

E também, segundo a Organização Internacional do Café (OIC), o Brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Então é claro que com toda essa fama positiva do café, abrir uma cafeteria se tornar vantajoso e lucrativo, principalmente por conta de todos esses dados favoráveis.

Homem sorrindo tomando café com uma mulherHomem sorrindo tomando café com uma mulher. Por Freepik

O setor de cafeterias tem crescido de 15% a 20% ao ano. O universo do café é muito grande! Você pode optar por uma franquia ou então ter o seu próprio negócio, começando do zero.

Seja ela comum e pequena ou mais elaborada. Uma cafeteria tem flexibilidade para espaços menores, grandes, e também conjugados com outros estabelecimentos.

Mas não podemos deixar de pensar que, isso só será possível através de um bom plano de negócios, bons fornecedores e investimento na equipe!

Tenho certeza que se a sua cafeteria seguir os passos certinhos, além de oferecer um atendimento e produtos de qualidade, atrairá muitos coffee lovers!

Conclusão

O nome de todo e qualquer estabelecimento precisa representar a identidade do negócio, procurar transparecer que tipo de produto ou serviço é vendido/prestado pela empresa.

Sempre pensando também, é claro, no gosto do seu público-alvo!

Temos que procurar pela originalidade, dessa forma será mais fácil de se destacar dos concorrentes e chamar a atenção dos consumidores.

Pensando em nomes criativos, pedindo a opinião dos colaboradores da empresa e analisando as possibilidades fazem parte desse processo.

Leve em consideração a decoração da cafeteria, os itens do cardápio, se possui alguma especialidade de café, a localização do ponto comercial, entre outros detalhes que podem ajudar a formar o nome que tenha mais a ver com a sua cafeteria!

Espero que a nossa lista de nomes lhe ajude a se inspirar e criar um nome único e criativo! Aproveite para assinar a nossa newsletter. Assim, você recebe na sua caixa de entrada as atualizações de novos conteúdos!

Como um estabelecimento pode lucrar 3xmais