Quem aí ama tomar um vinho acompanhado de boas companhias e sentado no tapete da sala levanta a mão! 

Eu aposto que você, assim como eu, não sabia que existe toda uma harmonização com a comida e o vinho, sabia?

Para cada tipo de vinho, existem petiscos que harmonizam melhor para que a gente possa aproveitar ao máximo tanto o sabor da comida, quanto da bebida, sem ofuscar um ao outro.

E isso não acontece só com o vinho, mas com outras bebidas também, como no caso da cerveja.

É incrível poder saber um pouquinho mais sobre como o nosso paladar se comporta, não é?

Sendo assim, se você é um grande fã de vinho e quer aproveitar da melhor forma possível o sabor e o aroma até o último gole, vem com a gente que vamos te ajudar a combinar os petiscos com o seu tipo de vinho preferido!

Petiscos para vinho

O vinho que antes era consumido principalmente em ocasiões especiais e levando consigo a ideia de elegância e vaidade, atualmente, tem se tornado popular e indispensável na vida de muitas pessoas!

A prova disso é o aumento do consumo, que cresceu durante a pandemia, colocando o vinho como uma das bebidas mais preferidas dos brasileiros! 

Segundo os dados da Ideal Consulting houve um crescimento de 30% na comparação com 2019, entre a importação e a produção nacional de vinhos.

Ao longo de todo o ano de 2020, o mês de julho bateu o recorde de abastecimento, com mais de 63,4 milhões de litros de vinho tintos e brancos nacionais e importados vendidos no mercado.

Se pararmos para pensar, são muitas e muitas garrafas de vinho, não são? E quantas delas será que foram parar aí na sua casa? 

Garrafas de vinhoGarrafas de vinho. Por Chuttersnap

Já que houve todo esse aumento no consumo, deixa eu te fazer outra pergunta: você se preocupa com a forma em que ingere o seu vinho?

Ou melhor dizendo, se você bebe o vinho com algum petisco, você tenta harmonizar para poder aproveitar melhor o sabor bebida? 

Eu sei que você deve estar se perguntando “que frescura é essa?” 

Mas você há de concordar comigo que em muitas vezes, dependendo da comida que consumimos, elas acabam “apagando” o sabor da bebida, ou vice-versa, não é verdade?

Até porque, não adianta de nada termos um conhecimento sobre vinhos, saber de qual gostamos, investir em uma garrafa, e no final, consumi-la de qualquer forma! 

E é aí que entra a tal da harmonização. Com ela você consegue garantir ao máximo a qualidade do sabor tanto do vinho, quanto do petisco.

Se você, por exemplo, trazer um vinho mais pesado com petiscos mais leves, vai acabar sentindo um pouco menos o sabor dos petiscos, entendeu? 

As preparações mais gordurosas combinam com uma bebida mais forte e ácida, assim, a harmonização pode equilibrar os sabores para que a refeição seja mais prezerosa! 

Interessante, não? 

Vinho tinto com petiscoVinho tinto com petisco. Por Jessy Smith - Unsplash

Eu sei que olhando assim na teoria, tudo pode parecer muito complicado e cheio de frescuras.

Por isso, separamos os vinhos em tópicos e vamos trazer algumas sugestões de petiscos para harmonizar com a bebida, de acordo com as características de cada estilo.

É uma ótima oportunidade para aproveitar e fazer o teste, e ver a diferença que pode surgir se você souber harmonizar certinho na hora do consumo!

Pega o seu caderninho de receitas e vem com a gente! 

Petiscos para receber amigos com vinho

Muita gente adora reunir os amigos no aconchego de casa, sem muito barulho e correria, apenas com boas conversas, um bom vinho e petiscos saborosos para se deliciar até altas horas!

Ainda mais agora, né? Neste momento de pandemia o melhor mesmo é fazer alguma coisinha caseira, seja com a família ou com os amigos mais íntimos.

Por enquanto, essa programação continua sendo a melhor alternativa! 

Então, começamos separando o melhor vinho, deixando a casa organizada, pedimos ajuda para o marido/esposa/filhos decorar a mesa do jantar, e prontinho! 

Ou, nem tudo! Outra dúvida que martela na cabeça é: “o que vou servir para comer?”.

Alguns petiscos precisam se fazer presentes para acompanhar um bom vinho, correto? 

É claro que a resposta óbvia seria o tradicional queijo + vinho. Porém, caso a sua intenção seja dar uma inovada e continuar mantendo a praticidade, confira as sugestões que separamos especialmente para você! 

Petiscos para comer com vinho espumante

Os espumantes são a opção perfeita para combinar com os petiscos favoritos de muita gente, inclusive os meus! 

E estou falando da batata-frita, polenta, anéis de cebola, torresmo, salgadinhos fritos, frango a passarinho e por aí vai… qualquer petisco frito e que não seja tão baixo em valor calórico. 

Ou seja, de petiscos fitness aqui não tem nada! 

Pessoa enchendo taças com vinho espumantePessoa enchendo taças com vinho espumante. Por Reserva85

Como esses petiscos possuem um teor de gordura mais alto, eles se tornam ideais para acompanhar um bom vinho espumante, o qual intensifica os sabores por conta da sua acidez.

Então, se a sua ideia é oferecer petiscos neste estilo, já sabe qual vinho escolher!

Ah, e se você quiser manter a tradição de queijos + vinhos, os espumantes secos, por sua vez, são perfeitos para acompanhar com queijos do tipo provolone. Fica a dica, hein! 

Petiscos para vinho tinto

Provavelmente você deve ter uma garrafa de vinho tinto aí contigo na sua adega, já que ele é o vinho mais consumido entre os brasileiros, ocupando 85% das procuras! 

E por falar em adega... você deve saber que a temperatura do vinho também influencia em nossas sensações, não é?

Portanto, é interessante tomar o cuidado para a temperatura de armazenamento não estar muito baixa, o ideal é oscilar entre 14ºC e 18ºC.

Ainda mais se tratando do vinho tinto, que não deve ser servido gelado. 

Caso a temperatura esteja muito quente, o vinho tem a tendência de ficar mais doce e realçar o sabor do álcool, já que ele irá evaporar com maior facilidade. 

Taças e garrafa de vinho em mesa do Palmeiras

Taças e garrafa de vinho em mesa do Palmeiras. Por Marcos Paulo Costa - Empório Tambo.

Agora, se tratando dos petiscos, os queijos são os clássicos quando falamos em harmonização com vinho tinto!

O prato, brie e cheddar que trazem um sabor mais intenso combinam super bem com um vinho tinto mais leve, já os queijos gorgonzola e roquefort pedem um vinho tinto frisante.

E você escolhe se quer servir os queijos tanto como fondue, quanto em uma tábua de frios. 

Na tábua, você ainda pode acrescentar presunto cru ou de parma, linguiça, salame, salsichão e até colocar torradas ou uma cesta de pães para acompanhar.

Vinho tinto e tábua de frios em cima de mesaVinho tinto e tábua de frios em cima de mesa. Por Melissa Horn - Unsplash

E já que estamos falando de torradas, não poderíamos deixar de fora as bruschettas, que são uma ótima pedida para um vinho tinto! 

A cobertura pode ser feita com misturas de vegetais, como brócolis e couve-de-bruxelas, ou o tradicional tomate em cubos com queijo.

Ah, e não vou deixar de fora a pizza! Mais precisamente, a pizza portuguesa, por conta dos seus ingredientes.

Não é bem considerado um petisco, mas fazendo cortes à francesa dá super certo e combina muito bem com um bom vinho tinto!

Figos, amendoins e ameixas secas são ótimas opções de combinações com os vinhos tintos mais doces, assim como uvas-passas pretas. 

Vinho, amendoim e ameixa secaVinho, amendoim e ameixa seca. Por Benebeefbull - Empório Tambo

E aí, será que alguns desses petiscos você costuma acompanhar um vinho tinto? Ou se não, qual outro? Me conta lá embaixo nos comentários! 

Petiscos para vinho suave

Para quem ainda está se enturmando no universo dos vinhos, olhar para os rótulos das garrafas pode ser um pouco confuso.

Isso porque, nelas conseguimos encontrar termos como “suave” e “seco”.  Mas, basicamente, a diferença entre eles está na doçura do vinho. 

O suave possui uma quantidade maior de açúcar, sendo considerado um vinho agradável, fácil de beber e que não agride ao paladar! 

Taça de vinho Taça de vinho. Por Engin Akyurt - Unsplash

Assim como demos uma pincelada ali em cima, o estilo do vinho precisa acompanhar as características de cada alimento.

Segundo os sommeliers, os pratos mais leves precisam de bebidas mais suaves, e as refeições mais ácidas combinam com vinhos leves e frescos, para trazer um equilíbrio.

Portanto, se tratando primeiramente dos queijos, o queijo brie é nobre e bastante cremoso, e uma ótima opção.

Outros como mussarela de búfala, queijo coalho e ricota também ficam ótimos com um vinho branco suave. Por serem intensos em sabores, podem ser servidos in-natura mesmo!

Agora, se a carne vermelha te chama para degustar com uma taça de vinho, prefira as mais gordurosas que harmonizam muito bem com um vinho tinto suave. 

Ou, vinhos do tipo bordô suave, caso prefira a carne de porco!

Copo de vinho com prato de carneCopo de vinho com prato de carne. Por Katherine Chase - Unsplash

E que tal um cupcake? Mas calma, tudo depende do seu recheio! 

Se forem recheios mais doces, como doce de leite, brigadeiro ou chocolate, opte por um vinho mais intenso.

Porém, se são recheios mais leves, feito de frutas, por exemplo, aí sim, vão bem os vinhos suaves! 

Petiscos para vinho branco

Depois do vinho tinto, o vinho branco é o mais procurado para o consumo no Brasil! 

Possuindo a cor dourada e o sabor mais frutado, o vinho branco pode ser produzido tanto a partir de uvas negras, quanto de brancas.

A principal diferença que existe entre o vinho branco e o vinho tinto, é a temperatura em que é servido.

Ao contrário do tinto, o branco deve ser servido gelado, apreciando melhor a sua leveza e frescor, realçando a sua acidez.

E justamente por isso, é que também são servidos em diferentes tipos de taças

Taça de vinho brancoTaça de vinho branco. Por Jp Valery - Unsplash

Já vou logo adiantando que o vinho branco permite opções bem requintadas para acompanhamentos, viu?

O primeiro exemplo são os moluscos, como ostras, lula e polvo, ou crustáceos, como camarão, lagosta ou caranguejo. Chique, né? 

Por ser uma carne mais suave, o peixe também acaba ressaltando o sabor do vinho branco, ainda mais se a carne estiver bem temperada.

As aves, assim como peixes e frutos do mar, também caem bem com vinho branco!

Vinho branco com petiscos em mesa.Vinho branco com petiscos em mesa. Por José Cavalcanti - Empório Tambo

E de doce, churros é uma ótima pedida. Bem açucarado, ele pede um vinho que tenha acidez, sendo tinto ou branco, ambos são bons para harmonizar. 

Petiscos com vinho rose

O vinho rosé é popularmente consumido principalmente no verão, por ser uma bebida leve, cheia de frescor, delicada e frutada.

Ela é ótima para combinar com pães, ainda mais os integrais feitos com 100% trigo, já que eles possuem um sabor mais marcante, assim, o vinho rosé consegue equilibrar.

Vinho rosé com pãesVinho rosé com pães. Por Günter Hoffman - Unsplash

Esse vinho também é ótimo para acompanhar uma tábua de frios, composta por mortadela, presunto cru, carpaccio, chouriço, salsichões, linguiça calabresa e pastrami. 

A estrutura desse vinho harmoniza e limpa o sabor dos petiscos sem que sua acidez entre em conflito com os possíveis acompanhamentos de pickles, mostarda, geleias agridoces e pimenta.

Outra boa notícia, é que as pizzas também combinam muito bem com o vinho rosé! 

Ele equilibra o sal dos queijos e a gordura das fatias que levam carnes picantes, como a linguiça. 

Além disso, os frutos de mar e peixes como o salmão grelhado, acompanhados de saladas, e até o bacalhau, harmonizam muito bem!

Mesa, cadeira, vinho rose e petiscos de peixeMesa, cadeira, vinho rose e petiscos de peixe. Por Home Sweet - Empório Tambo

Produtos da imagem

Mesas e cadeiras

Seja em casa, em bares ou restaurantes, a garrafa de vinho é sempre aberta ao redor de uma mesa acompanhada de boas companhias e bons petiscos, como esses que citamos!

São momentos que além de nos proporcionarem uma satisfação na hora da degustação tanto do vinho, quanto da comida, também fazem com que reforçamos laços com as pessoas que gostamos de ter por perto.

É todo um ritual que acontece ao redor de uma mesa, e que muitas vezes nem nos damos conta, não é mesmo?

Ela, além de ser um objeto, tem todo esse poder por trás! E com certeza, merece uma atençãozinha especial, concorda?

E que tal demonstrar todo esse amor pelo vinho e pelas companhias, estampando-o no tampo da mesa? Você já pensou nisso?

Aqui na Tambo você pode personalizar a sua mesa com a estampa que preferir, seja de vinhos, frases, logomarcas, e muito mais!

As nossas mesas e cadeiras foram feitas para você poder aproveitar da melhor maneira possível, todos os momentos. E o melhor, com um toque final seu! 

Mesa Tambo com vinho rosé e petiscos.Mesa Tambo com vinho rosé e petiscos. Por Lardoce.dea 

Taças, petiscos e garrafa de vinho em mesa Tambo

Taças, petiscos e garrafa de vinho em mesa Tambo. Por Lardoce.dea 

Conclusão

O vinho é uma das bebidas mais tradicionais e consumidas do mundo, levando consigo vários estilos que agradam a todos os paladares. 

E sempre que está na programação de abrir uma garrafa de vinho e encher a taça, alguns petiscos se tornam obrigatórios, não é verdade?

Mas e será que você está sabendo aproveitar 100% o sabor do seu vinho quando o acompanha com algum aperitivo?

Eu sei que pode parecer exagero e frescura, mas para cada estilo de vinho, existem alimentos que podem ser harmonizados para melhorar a experiência degustativa de ambos.

O vinho branco, por exemplo, combina super bem com peixes e frutos do mar, já o vinho tinto, uma das opções é manter a tradicional tábua de queijos.

Já o rosé, a combinação com certos tipos de pães pode ficar perfeita!

Espero que tenhamos lhe ajudado neste desafio de harmonizações. E se você gostou deste artigo e quer ver mais receitas de petiscos, confira os posts relacionados abaixo!