Quem não sonha com uma boa oportunidade de garantir uma rendinha extra no final do mês?

Com a popularização do programa de associados, muitas pessoas adentraram a esta alternativa como uma oportunidade para trabalhar em troca de boas comissões.

E o melhor: sem a necessidade de fazer um alto investimento e sem precisar sair de casa.

É como se fosse uma espécie de empreendimento, mas sem criar um produto ou oferecer um serviço, apenas traçando estratégias de divulgação e recomendação.

Abaixo veremos mais a fundo do que se trata e quais são os programas de associados, como escolher os melhores para divulgar e as maneiras de ganhar dinheiro com eles.

Confira!

Programa de afiliados: o que é?

Um programa de afiliados ou programa de associados é uma estratégia de marketing e vendas usada principalmente como uma forma de escalar as vendas.

Funciona da seguinte forma:

Uma pessoa, conhecida como afiliado, pode se filiar a um produto ou serviço de outra pessoa, chamada de produtor ou anunciante.

Ao fazer isso, ela ganha um link de afiliado que irá divulgar em diversos canais como blogs, sites, canais do Youtube, redes sociais e mensagens de e-mail.

Sempre que uma outra pessoa clicar no link divulgado e realizar uma ação, o afiliado recebe uma comissão que é estabelecida pelo produtor.

Dessa forma, os anunciantes ganham um novo canal de vendas e tráfego, enquanto a pessoa afiliada também garante uma renda extra com as ações realizadas pelos usuários através da sua divulgação.

infográfico explicando o marketing de afiliadosInfográfico sobre o programa de afiliados.

Formas de remuneração como afiliado

Conforme vimos, o afiliado recebe uma comissão quando o usuário realiza uma ação com o link divulgado.

No programa de associados existem 4 formatos para contabilizar essas comissões, ou seja, a forma com que o anunciante irá pagar pela divulgação do afiliado. 

São eles:

  • Custo por clique (CPC) 

A remuneração é feita por clique, que pode ser em banners, links e botões em artigos. Normalmente o objetivo do anunciante é aumentar o número de acessos ao destino do link que você está divulgando.

  • Custo por aquisição (CPA)

É quando uma ação é concluída por um usuário, como o download de um material, a conclusão de um cadastro ou a compra de um produto, por exemplo. É o modelo de pagamento predominante para afiliados.

  • Custo por Lead (CPL)

O Lead é o cadastro de um usuário obtido através de um preenchimento de um formulário. A comissão do afiliado se dá pela captura do lead, como um e-mail de contato ou número de celular.

O objetivo do anunciante é aumentar a base de clientes.

  • Custo por mil impressões (CPM)

A comissão é paga a cada mil vezes que um anúncio é exibido. Normalmente o objetivo da campanha é a exposição da marca e a geração de tráfego

Cada plataforma decide qual desses formatos irá adotar para contabilizar as comissões do seu afiliado, portanto, se você se deparar com estes termos no momento do cadastro, já sabe o que significa!

Quais são os programas de afiliados?

Existem inúmeros programas que você pode se filiar para ganhar comissões e garantir uma renda extra.

Você consegue se tornar um afiliado de produtos físicos, digitais ou de ambos.

Lembrando que é muito importante conferir como funciona cada programa, qual é a política, forma de remuneração, porcentagem de comissão etc. 

Separamos uma lista de programas de associados para você conhecer melhor e encontrar qual se encaixa na sua estratégia!

Afiliado de produto físico 

Empresas de grande nome como Americanas, Magazine Luiza e Amazon oferecem o programa de afiliados para a venda de seus produtos.

O afiliado divulga esses produtos através do link exclusivo e a plataforma reconhece a origem da venda para repassar a comissão.

O bom de divulgar produtos físicos na internet é que você não precisa criar um estoque. Este e outros processos como entrega e formas de pagamento ficam sob responsabilidade da empresa.

Dessa forma, você concentra toda a sua energia e tempo em divulgação para gerar vendas e receber a sua comissão.

Quem sabe algum destes programas que listamos abaixo não pode ser uma boa oportunidade para você? Confira!

  • Programa de associados da Amazon

A plataforma oferece a oportunidade de divulgar milhares de produtos de todas as lojas em um único lugar com até 15% em comissões provenientes de compras e programas qualificados.

A porcentagem de comissão varia de acordo com a categoria do produto que você está anunciando.

Por exemplo, a categoria de beleza oferece 15% de comissão padrão, livros físicos 10%, eletrodomésticos 8% e assim por diante.

A Amazon é uma boa opção por ser uma empresa conhecida e confiável, existem produtos de todos os nichos sendo vendidos e dessa forma é fácil de encontrar qual o melhor para você indicar.

Para se tornar um afiliado da Amazon você pode se filiar diretamente no site Associados Amazon

Após realizar a sua inscrição, ela será revisada e aprovada se os critérios de qualificação forem respeitados. 

página do Associados AmazonPágina do site Associados Amazon.

  • Programa de afiliados Americanas

A Americanas não tem a sua própria plataforma de associados, mas sim,  faz parte da rede “Afiliados”, da mesma forma que outras lojas como Submarino e Shoptime.

Para divulgar a Americanas, o cadastro é feito através da plataforma Awin. Após preencher os dados e informações, a conta é analisada para poder gerar o seu link afiliado.

O lado bom de uma rede de afiliados é que você pode se associar em mais de uma empresa e seus recebimentos vão acumulando em um só painel.

São as próprias empresas que aprovam a sua candidatura e determinam o valor de comissão de cada venda dos produtos da loja.

painel do programa de afiliadosPágina do programa de associados da Americanas.

  • Programa de afiliados Netshoes

A Netshoes possui o seu programa interno de afiliados, ou seja, a cada venda realizada por meio da sua divulgação, você ganha uma porcentagem de acordo com a sua faixa de venda.

Como afiliado, você terá acesso às campanhas e saberá quanto irá ganhar por cada venda, que pode chegar até 16% de comissão.

A Netshoes também faz parte de redes de afiliação, portanto, caso você não seja aprovado no programa interno, poderá entrar em contato com as redes parceiras que são: Rakuten, Awin e Lomadee.

página do programa interno de afiliados netshoesPágina do programa de associados da Netshoes.

  • Programa de afiliados Magazine Luiza

Para fazer parte do programa de associados do Magazine Luiza, o processo é um pouco diferente. Aqui você revende e divulga os produtos!

Você precisa criar uma loja no Parceiro Magalu Divulgador, que é totalmente grátis e você não precisa de nenhum investimento para comprar produtos para revender.

Basta se cadastrar, criar a sua loja, editar e incluir os produtos que mais combinam com você ou com o público que deseja vender.

Existem mais de 7 milhões de produtos de diversas categorias para você escolher!

Assim, já está tudo pronto para começar a lucrar com suas comissões que podem variar de 1% até 12% por produto vendido.

pagina do programa magalu divulgadorPágina do Parceiro Magalu Divulgador.

  • Programa de afiliados Shopee

Já pensou em ganhar mais de R$4.500 por mês em comissões? É isso que a Shopee afirma em seu programa de afiliados!

Mas é claro, com muito esforço e estratégia em suas divulgações.

Para se tornar um afiliado da empresa, basta fazer o cadastro no site Shopee Afiliados. A equipe entrará em contato para aprovar a sua inscrição, o que pode levar de 3 a 5 dias úteis após o cadastro.

Se estiver tudo certo, você já pode começar a divulgar os produtos Shopee e receber as suas comissões pelos pedidos efetuados e recebidos pelo consumidor através do seu link divulgado.

pagina do programa da shopeePágina do programa de associados da Shopee.

Afiliado de produtos digitais

No programa de afiliados de produtos digitais, as pessoas promovem produtos que têm todo o seu processo de criação, consumo e vendas realizado online.

Geralmente não há envio de nada físico para o cliente, tudo é consumido 100% através da internet, como cursos, e-books, consultoria, contratação de planos e serviços.

Grande parte destes produtos são vendidos através de programa de afiliados, portanto, existem várias plataformas especializadas que você pode se dedicar na divulgação.

Inclusive, algumas dessas plataformas a Tambo também é afiliada. Confira abaixo!

  • Programa de afiliados Hotmart

A Hotmart é uma plataforma para criar e vender produtos digitais como cursos, e-books, planilhas, treinamentos e muito mais.

As pessoas ou empresas que criam estes produtos são chamados de produtores. Eles cadastram seus produtos para vender na Hotmart. Os afiliados podem se filiar a este produto e divulgá-los para receber comissão.

Para se tornar um afiliado da Hotmart, basta acessar o Mercado de Afiliação e conferir os conteúdos disponíveis. Você encontra milhares de produtos dos mais variados formatos e assuntos.

Basta escolher pelo menos um, e a partir daí, divulgar o link dele nos canais de sua preferência.

Você não paga nenhuma mensalidade para se cadastrar na plataforma e divulgar os produtos e serviços de terceiros.

Apenas paga uma taxa sobre o valor do produto estipulado pelo produtor quando fizer uma venda na plataforma. Isso significa que se você não vender, também não precisará pagar.

Se alguém comprou o produto através do seu link indicado, você receberá a sua comissão pela venda

página da hotmartPágina do programa de afiliados da Hotmart

  • Programa de afiliados Eduzz

Semelhante à Hotmart, a Eduzz é uma plataforma de venda de produtos digitais e também físicos.

Para quem não tem intenção de criar o seu próprio produto, o programa de associados é uma ótima oportunidade de garantir uma renda extra através destas plataformas.

Para se filiar à Eduzz basta fazer o cadastro pelo sistema Orbita e se filiar nos produtos que pretende vender para ganhar as comissões.

É importante conferir bem as políticas da Eduzz, pois possuem algumas cobranças pequenas de taxas, como de vendas, por exemplo.

A taxa sobre a venda do produto através de afiliado é de 8,9% + R$1,00 para cada transação. 

página da eduzzPágina do programa de afiliado Eduzz

  • Programa de afiliados Monetizze

Assim como a Hotmart e a Eduzz, a Monetizze hospeda infoprodutos ofertados e faz a intermediação entre produtor, afiliado e cliente.

Para se tornar um afiliado é preciso se cadastrar registrando seus dados e optando a conta em que prefere receber os pagamentos.

Assim que a conta é ativada, você já consegue escolher os produtos físicos ou digitais disponíveis no catálogo e solicitar a filiação.

Após a análise, você gera o link do produto e começa a vender. O afiliado recebe uma comissão estabelecida por cada transação efetuada.

página do monetizzePágina do programa de afiliado Monetizze.

  • Programa de afiliados JivoChat

É uma plataforma de chat online integrada à lojas virtuais. A intenção do chat é atender clientes, gerar leads, reter clientes e vender.

Com o programa de associados do JivoChat, o afiliado recebe comissão todas as vezes que um cliente indicado por ele paga pela versão PRO do programa.

Se você, afiliado, indicar um cliente e ele pagar R$100,00 por mês, você receberá R$30,00 por mês. Ou seja, 30% de todo valor recebido pelos seus indicados é pago à você. 

Vale a pena se dedicar na estratégia de divulgação do link e vendas!

página do jivochatPágina do programa de afiliados JivoChat.

  • Programa de afiliados Webnode

A Webnode é uma plataforma de criação de sites com mais de 100 templates para personalizar.

O afiliado ganha R$100,00 pela primeira compra do pacote premium realizada através da sua indicação. Portanto, se você vender 3 pacotes, por exemplo, receberá R$300,00. 

A comissão só é realizada apenas pela primeira compra de um plano premium por cada usuário. 

página da webnodePágina do programa de afiliados Webnode.

  • Programa de afiliados Canva

O Canva é uma das plataformas mais populares de design gráfico, usada para criar qualquer modelo de documentos, posts para redes sociais, flyers, convites e muito mais.

Para participar como afiliado basta realizar o cadastro no site, divulgar o seu link afiliado e, a cada pessoa que fizer uma assinatura PRO, você receberá uma comissão.

A participação como afiliado é grátis, sem taxas e nem número mínimo de vendas.

página do canvaPágina do programa de afiliados Canva.

  • Indique e ganhe Méliuz 

O Méliuz é uma empresa que oferece cashback nas maiores lojas online, além de diversos outros recursos como conta digital e cartão de crédito. 

Com a empresa, você recebe em dinheiro uma parte do valor das suas compras realizadas nas lojas parceiras. Ao acumular R$20 em saldo disponível já consegue resgatar o valor para a sua conta!

Além disso, o Méliuz também conta com o “Indique e Ganhe”. Ou seja, você recebe R$20,00 a cada pessoa indicada que realizar R$200 em compras confirmadas em lojas parceiras, gift cards, recarga ou compras de Bitcoin.

página meliuzPágina do “indique e ganhe” Méliuz.

  • Indique e ganhe Cuponomia

O Cuponomia é um site gratuito que oferece descontos através de cupons e ofertas das principais lojas nacionais e internacionais.

E assim como o Méliuz, também oferece cashbacks e o programa “Indique e Ganhe”. Ou seja, você recebe R$30,00 a cada pessoa indicada que completar R$300 em compras válidas.

página cuponomiaPágina do “Indique e Ganhe” Cuponomia.

Programa de afiliados viagem

Assim como vimos no post sobre como monetizar um blog, é muito importante que a escolha dos programas de associados converse com o seu perfil, nicho e público-alvo.

Portanto, para quem trata de assuntos de viagens e turismo na internet, o programa de afiliados relacionado a esse tema é uma ótima estratégia para gerar uma renda extra.

Você pode se filiar em empresas de pacote de viagens, hóteis, equipamentos de camping, lojas que vendem malas, mochilas e outros produtos que remetem ao nicho de turismo.

Separamos alguns programas para você conferir e estudar a possibilidade de fazer parte!

  • Programa de afiliados Booking.com 

A Booking.com é uma das maiores empresas de e-commerce de viagens do mundo. Ela oferece opções de transporte e uma variedade de lugares para ficar, como casas, apartamentos, hotéis e muito mais.

O cadastro na plataforma de afiliados da empresa é gratuito e confirmado na hora.

A sua comissão é garantida quando uma reserva é feita através do seu link de divulgação, portanto, quanto mais reservas forem feitas, mais você ganha. 

página booking.comPágina do programa de afiliados da Booking.com

  • Programa de afiliados Agoda

A Agoda é uma agência online de viagens, voos e transportes.

Qualquer pessoa pode aderir ao programa de associados da empresa, porém, é necessário ter um blog ou site para realizar as divulgações.

O processo de revisão do cadastro leva geralmente de 48 a 72 horas para ser concluído.

Após a aprovação, você já pode começar a divulgar o seu link afiliado e receber a comissão por reservas realizadas no site.

A cada $200 de reservas há uma taxa de comissão de 5%, lhe garantindo $10 em comissões.

Quanto mais reservas completas com check-out você conseguir em cada mês, maior será sua porcentagem de pagamentos com essas reservas.

página AgodaPágina do programa de afiliados Agoda

  • Programa de afiliados Parceiros Promo

O Parceiros Promo é um programa de afiliados do mercado de turismo que divulgam marcas parceiras como a Buser e Get Malas.

O cadastro é 100% gratuito e você pode compartilhar os benefícios dos produtos/serviços em seu site, blog e redes sociais. 

Inclusive, a plataforma disponibiliza plugins, banners e vários materiais para trabalhar com a estratégia de venda.

Ao se tornar um Parceiros Promo, você receberá um link de rastreamento único que servirá para identificar as vendas oriundas da sua divulgação.

A cada venda realizada você recebe uma porcentagem de comissão que varia de acordo com cada parceiro.

O valor mínimo para o pagamento da comissão é de R$100,00. Caso você não tenha atingido este valor, ele ficará acumulado para o próximo mês ou até que a comissão mínima seja atingida.

página parceiros promoPágina do programa de afiliados Parceiros Promo.

Como escolher um bom programa de afiliados?

A escolha de um bom programa de associados é fundamental para o sucesso das suas vendas! 

As quais só vão acontecer se seu público encontrar produtos e serviços que sejam interessantes para eles ou que resolvem algum problema pendente.

E o critério principal para escolher um bom programa tem exatamente a ver com isso: promova apenas aquilo que tenha a ver com seu conteúdo e com seus seguidores.

Você dificilmente fará uma venda de produtos de maquiagem se seu blog ou rede social tratar de assuntos geek e games e tecnologia.

Com certeza anúncios e links que direcionam para programas de jogos e ofertas de eletrônicos, por exemplo, terá uma chance muito maior de converter em venda.

Além disso, outras dicas também são importantes na hora de escolher o programa de afiliados:

  • Promova somente produtos com boa aceitação no mercado, por isso, faça uma pesquisa breve na internet para saber o que as pessoas falam sobre ele;
  • Se puder, teste o produto ou serviço antes de divulgá-los. Desta forma você terá mais propriedade, experiência e segurança para falar sobre ele;
  • Procure por programas que ofereçam uma boa comissão e tenha isso como um incentivo;
  • Fique de olho nas formas de divulgação permitida: Algumas plataformas não permitem que você crie campanhas no Facebook para divulgação do produto, já outras só permitem se a divulgação for em sites e blogs. Portanto, antes de fazer o cadastro se atente a estes critérios;
  • Se você deseja ter ganhos a longo prazo, é importante ver se os programas possuem o sistema de comissões quando o cliente renova o produto que você recomendou;

Como ganhar dinheiro como afiliado

Agora que você já conhece os programas de associados e já sabe como escolher as melhores plataformas, chegou a hora de conhecermos as maneiras de ganhar dinheiro com as divulgações.

Já vimos que as formas de divulgação podem ser através de sites, blogs, redes sociais, youtube, e-mails… mas para que elas alcancem os objetivos, é preciso de estratégia.

Por isso:

  • Estude as técnicas de marketing e o mercado digital

Como você irá divulgar produtos de terceiros, é fundamental que saiba sobre as estratégias de marketing e o mercado digital.

Procure entender como funcionam as vendas online, quais recursos pode usar para fazer a divulgação dos produtos, quem são seus concorrentes e o que está em alta.

Blogs como Neil Patel, Rock Content, e Viver de Blog são bons portais de conteúdos para dar início ao seu estudo!

Além deles, a internet está cheia de conteúdos relevantes. Assuntos como gatilhos mentais e copywriting com certeza serão válidos na hora de elaborar a sua divulgação.

Esses assuntos e outros encontramos em vários cursos de marketing digital gratuitos que ensinam desde técnicas básicas até as mais avançadas. 

Se dedique e use ao seu favor para construir uma boa base de conhecimento.

pessoa com notebook e celular analisando as estratégias de marketingPessoa analisando estratégias de marketing. Por Freepik

  • Defina seu nicho de atuação

Pense em temas que você gosta e os assuntos que mais se identifica. Quais são suas habilidades e seus hobbies?

Leitura, atividades físicas, filmes e séries, artesanato… qualquer assunto pode virar conteúdo na internet, e se tornam melhores ainda quando dominamos os mesmos.

Lembre também de levar em consideração alguns pontos importantes como rentabilidade, oferta e procura, relevância no mercado e os canais que a audiência está mais ativa.

Quando escolhermos nichos para afiliados que possuem mais pesquisas, automaticamente teremos mais procura do nosso conteúdo e nossas divulgações alcançam mais pessoas.

O Google Trends é uma ótima forma de encontrar os assuntos mais buscados na internet e identificar as possíveis áreas para trabalhar como afiliado!

google trendsPágina do Google Trends.

  • Divulgue os produtos e serviços na internet

Assim que tiver gerado o seu link afiliado, é a hora de começar a divulgá-lo.

Já sabemos que precisamos definir um nicho, publicar conteúdos e divulgar apenas produtos e serviços que tenham a ver com o nosso público-alvo.

Agora, só nos resta usar as armas de divulgação que temos ao nosso favor, são elas:

  • Blogs: Você pode divulgar de forma natural no texto ou por meio de CTA no formato de banner;
  • Redes Sociais: faça bom proveito do Instagram, Linkedin, TikTok, Pinterest e Facebook. Crie grupos, faça lives, stories, e até posts patrocinados divulgando o produto.
  • Canal no YouTube: divulgue o produto durante lives, faça parceria com outros youtubers para que divulguem a sua oferta em seus canais e faça CTA no começo ou no final do vídeo convidando as pessoas a conferirem o produto clicando no link;
  • E-mail Marketing: tenha no seu blog um formulário de captação de leads e envie uma newsletter semanal ou quinzenal com informações e dicas úteis sobre o produto ou serviço;

Conclusão

Para quem já está conectado com as oportunidades que a internet oferece, e para quem deseja se conectar, o programa de associados é uma ótima forma de ganhar dinheiro.

O trabalho pode ser feito de casa e não há necessidade de investimento inicial, é preciso apenas ter dedicação para estudar sobre o mercado e traçar as melhores estratégias de vendas e divulgação.

Seguindo as dicas que separamos hoje e somando com seus estudos, com certeza o programa de afiliados pode ser uma oportunidade promissora para complementar a sua renda.

Agora, conta pra gente, quais destes programas já estão na sua lista para se filiar?