Se você é dono de restaurante, já pensou em receber o melhor amigo do homem no seu estabelecimento?

Ou se você é um fiel frequentador de bares e restaurantes, já pensou em levar seu pet para tomar uma gelada contigo?

Parece que estamos falando de um mundo paralelo, mas estas possibilidades são 100% possíveis no universo dos estabelecimentos pet friendly. Até mesmo a parte da cerveja para cachorro, viu?

Inclusive, aqui na Tambo temos vários clientes que são adeptos ao pet friendly em seus estabelecimentos, como o bar Choppinho, a cafeteria Tigre Café e o Buteco do Rod!

É uma ótima oportunidade e estratégia para atrair clientes e trazer um diferencial para o seu estabelecimento!

Sendo assim, se você tem interesse em trazer essa novidade para o seu estabelecimento, fica com a gente que vamos te explicar melhor sobre o restaurante pet friendly e o que você precisa fazer para colocá-lo em prática!

O que é pet friendly

Ser pet friendly significa ser “amigo dos animais de estimação”, e a expressão é usada para identificar lugares comerciais em que os animais são bem-vindos e podem permanecer.

É uma tendência internacional e que, claro, já se popularizou nos estabelecimentos brasileiros. 

Cafés, shoppings e restaurantes com área externa são exemplos de estabelecimentos que passaram a permitir a entrada dos nossos queridos pets.

Em geral, os locais pet friendly não só recebem os pets, como preparam tudo para oferecer a eles condições especiais, como água, locais para a coleira, presentinho e materiais para a recolha das fezes e limpeza.

Hoje já existem diversos tipos de restaurante exclusivamente criados para eles, até oferecem biscoitos, refeições e bolos. Além do espaço de lazer onde podem brincar, interagir uns com os outros e ficar bem à vontade. 

E você? Já imaginou incluir essa tendência no seu restaurante?

Segundo uma pesquisa feita pela Opinion Box, quase metade das pessoas que têm pets (46%), já deixaram de frequentar algum lugar que não os aceitava.

E para quem tem restaurante ou lanchonete, o risco de perder clientes é ainda maior, chegando a 50% das situações em que isso ocorreu.

Outra pesquisa realizada pelo SPC Brasil e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (DNFL) mostrou que Seis em cada dez (62%) dos entrevistados sentem falta de espaços públicos que permitam a permanência de pets com os donos, como restaurantes, lojas, shoppings etc.

Ou seja, é nítido uma certa carência de ambientes que incentivem a permanência dos animais junto dos seus donos fora de casa.

Se o seu público alvo tem características de ser um pet lover, ou seja, um amante dos animais de estimação, com certeza é válido pensar na possibilidade de receber os bichinhos no seu estabelecimento!

Benefícios do restaurante ser pet friendly

Para quem gosta de animais, estar perto deles é uma verdadeira terapia. 

Inclusive, existem pesquisas que comprovam isso. É por isso que, além dos restaurantes, a presença dos pets também está sendo permitida em escritórios e estabelecimentos.

O melhor amigo do homem traz benefícios não só para a empresa como para os clientes e funcionários!

Alguns benefícios de se ter um restaurante pet friendly são:

Não precisa de um alto investimento

Ter um restaurante pet friendly é um investimento muito simples e que pode fazer total diferença no seu negócio. Só é preciso providenciar alguns detalhes que veremos mais abaixo!

O público que frequenta é fiel

Os pais de pets querem levar seus filhos para além de um passeio na rua. Muitos também desejam poder dar uma volta no shopping, entrar em lojas, almoçar fora e muito mais.

Esse desejo é até uma forma de evitar que os animais passem muito tempo sozinhos dentro de casa, e ao invés disso, possam fazer companhia e aproveitar o dia com seu tutor.

Portanto, a partir do momento que seu restaurante permite a presença dos pets, estas pessoas irão dar prioridade ao seu estabelecimento e com certeza irão frequentá-lo fielmente com seu filhote.

O ambiente fica mais descontraído

Trabalhar e frequentar um ambiente cheio de animais de estimação deve ser um show de fofura!

É inevitável que o ambiente fique animado e descontraído com a presença deles. O ar fica mais leve tanto para os clientes quanto para os funcionários.

A interação também é muito mais natural. As pessoas puxam assuntos relacionados aos animais, dividem vivências, e a experiência deles no seu restaurante acaba se tornando ainda mais especial.

Sem contar que, dividir o espaço com animais faz com que os colaboradores interajam mais e criem laços dentro da empresa, aumentando a cooperação e o trabalho em equipe.

Portanto, querendo ou não, mesmo indiretamente, você mantém os seus funcionários felizes e motivados em seu restaurante!

Menos stress entre os colaboradores

Pesquisas comprovam os benefícios da presença de pets no ambiente de trabalho, como, por exemplo, a sensação de conforto, alívio do estresse e até mesmo a melhora na produtividade e nível de satisfação.

Segundo um estudo desenvolvido na Universidade de Playmouth, na Inglaterra, a simples presença de um aquário no ambiente de trabalho já contribui para a redução dos níveis de ansiedade.

É ou não é tudo o que procuramos para um ambiente de trabalho? Viva os pets!

Como adotar as práticas de um restaurante pet friendly

Se você se interessou pelo conceito do pet friendly, acredita que se encaixa com o perfil do seu público e pretende levar esta ideia adiante, separamos algumas dicas para colocar em prática esse projeto!

Primeiro de tudo é importante avaliar a infraestrutura do local e verificar se o seu restaurante possui condições de receber os animais com segurança e conforto para depois pensar em detalhes como:

  • Oferecer uma boa área externa para os pets ficarem à vontade. Ou adaptar o ambiente para que os animais fiquem juntos aos seus donos;
  • Ter bebedouros com água potável e fresquinha. É necessário trocar a água com frequência, no caso de potes individuais invistam em algumas unidades;
  • Oferecer comedouros com ração é importante manter sempre limpo e com ração renovada;
  • Disponibilizar sacos de lixo e lixeiras exclusivas para as fezes dos animais;
  • Disponibilizar coleiras e instalar ganchos para prendê-las;

Se necessário, você também pode procurar formas de realizar o isolamento acústico no ambiente interno do restaurante para evitar que latidos e outros sons atrapalhem quem está consumindo no estabelecimento.

Os clientes também precisam respeitar o espaço, usando o bom senso. se o pet não é acostumado a frequentar ambientes com outros animais, ou movimentados, é melhor não levá-lo para evitar contratempos.

Divulgação do restaurante pet friendly 

Sem a sua divulgação, os clientes não irão saber que o seu estabelecimento aceita os animais de estimação!

Por isso, use as redes sociais e canais de comunicação para mostrar este diferencial do seu restaurante e convidar seus clientes a trazerem seus pets para se divertirem com eles.

Incentive os clientes a registrarem esses momentos com seus pets nas redes sociais, pedindo para marcar o perfil do restaurante.

Uma ótima ideia é oferecer uma cerveja para cachorro para que o animal possa acompanhar o seu dono na hora do gole! Foi isso que fez o nosso cliente Bortone! 

Com certeza seus clientes irão querer registrar uma experiência única que só acontece no seu estabelecimento.

Além da divulgação nas redes sociais, também é interessante buscar parcerias com lojas de pets e clínicas veterinárias da sua cidade.

É possível que essa parceria possa render alguns cupons de desconto para banhos, tosas, e outras compras de itens pets aos clientes que frequentam o seu restaurante com seus animaizinhos. 

Também é possível usar o espaço para promover ações a favor dos animais como campanhas de vacinação, adoção, datas comemorativas e confraternização.

E claro, não esqueça de colocar placas e folders na parede do ambiente para que as pessoas saibam que ali a presença dos pets é bem vinda e permitida.

Até como uma forma de informar os clientes que não gostam de animais ou são alérgicos a eles.

Pet friendly regras

Sabemos que é estranho e pouco comum pensar na presença de animais em meio aos estabelecimentos alimentícios, mas não é literalmente assim que funciona.

Segundo a portaria 2619/2011, é proibida a entrada de animais nas áreas dos estabelecimentos em que os alimentos são manipulados.

Ou seja, os pets só são aceitos em espaços reservados e exclusivos a eles, sejam sozinhos ou com seus tutores.

Também é importante garantir que os pets estejam com a saúde em dia, vacinados, vermifugados e limpos, isso ajuda a prevenir doenças e contágios que podem acontecer pelo contato entre os animais.

O ambiente deve ser bem cuidado, com a higiene e limpeza sempre em dia, usado produtos específicos para evitar a proliferação de carrapatos, pulgas ou outras pragas urbanas.

Essa higienização deve ser realizada por um funcionário responsável que não exerça funções que envolvam alimentos e nem tenha contato direto com a cozinha.

São regras de grande importância, portanto, se você deseja tornar do seu estabelecimento um restaurante pet friendly, basta consultar a Vigilância Sanitária do seu estado ou da sua cidade para saber mais sobre as regras.

Ah, vale lembrar que estas regras não são válidas para cão-guia. Neste caso, os cães podem entrar até mesmo na parte interna do local, seja ele público ou privado, sendo pet friendly ou não.

Conclusão

Vimos que um restaurante pet friendly pode ser um grande diferencial para qualquer estabelecimento, seja alimentício ou não.

Além de ser uma possibilidade criativa e inovadora para o negócio, ainda traz diversos benefícios para a empresa, funcionários e clientes.

A ideia de poder levar o seu filho de 4 patas para onde você for é empolgante e com certeza irá atrair o público pet lover da sua cidade.

Mas, antes de ir colocando essa possibilidade em prática, é importante analisar as características do seu público alvo, a estrutura da sua empresa e também conferir as questões sanitárias.

Assim que estiver tudo ok, é só investir em divulgação e em várias ações para engajar e melhorar ainda mais a experiência dos seus clientes no seu restaurante!

Agora conta pra gente, o que achou da ideia para o seu negócio? 

E se você for cliente, você levaria o seu pet para um restaurante pet friendly?