“Quando a marca vem a vida ela aprende a falar e o seu grito é o slogan!” 

E foi pensando assim que criei o slogan aqui da Tambo! DEDICAÇÃO ARTESANAL. São apenas duas palavras, mas traduzem um grande conceito de trabalho e estilo de vida.

Quando criança eu passava a maioria das tardes me envolvendo com madeirinhas e qualquer coisa que eu pudesse desmontar e ver como era por dentro. Precisava tocar os detalhes que faziam aquilo tudo ser como eram.

Este contato íntimo e manual com os materiais e seus mecanismos que tenho desde muito jovem, é o que trazemos até hoje aqui na empresa, seja nos processos de atendimento, fabricação dos móveis e até o pós venda.

Amamos entender o porquê das coisas, isso nos ajuda a melhorar detalhe por detalhe. A ir além do superficial e resgatar a simplicidade das coisas.

Quando fui pensando em como seria o grito da Tambo, não conseguia pensar em outra coisa senão esta intimidade artesanal que dá para sentir na pele. E assim é inevitável que esta forma de ver o mundo permeia praticamente todas nossas escolhas aqui na empresa. 

Um cuidado, uma atenção, um esforço ou compromisso. De fato buscamos dedicarmos tempo e energia artesanalmente em tudo que fizemos.

Conto isso por que acredito que antes de mais nada, este exemplo possa te ajudar a entender o quanto o slogan pode e deve carregar características muito próprias do negócio, que muitas vezes são passados dos donos aos empreendimentos.

Escrevemos este e todos os posts do nosso blog com a mesma DEDICAÇÃO ARTESANAL de sempre. E esperamos de verdade que este material te ajude a ter um slogan incrível para seu restaurante.

O que é um slogan e para que serve 

Slogan é um termo em inglês, que traduzindo para o português significa “grito de guerra”. 

rei leonidas

Rei Leônidas, filme “300”. Por Hoje em Dia

Se pensarmos, a tradução faz todo sentido, pois a ideia é realmente chamar a atenção do consumidor para a forma de se posicionar da sua marca, e claro, assustar a concorrência! 

Slogan é uma frase curta que faz com que a sua marca seja lembrada, memorizada e destacada entre os concorrentes. 

Muitas vezes lembramos da marca primeiramente pelo slogan do que pelo próprio nome.

Você quer tirar a prova para ver como é importante ter um slogan? Eu te mostro! 

Veja se consegue associar as marcas de acordo com as seguintes frases:

A cerveja que desce redondo; Just Do It; Abra a felicidade; Todo mundo usa; Não tem comparação; 1001 utilidades.

Conseguiu? Conta pra gente nos comentários do final do post quais são. Pelo menos uma delas você deve ter acertado qual é a marca, ou senão todas! 

Um exemplo é da bebida energética Red Bull, a qual seu slogan é: “Red Bull te dá asas”. 

Aposto que quando você chega no mercado para comprá-la, o slogan soa na sua cabeça igualzinho no comercial, chega ser viciante né?

redbull

Slogan da marca Red Bull. Por Octans

O slogan será o logotipo verbal, proporcionando uma identidade visual do seu negócio, além de funcionar como uma espécie de assinatura da marca!

Como criar um slogan?

Agora que você já conhece o que é e para que serve um slogan, precisa começar pensar em como criar uma boa e chamativa frase.

Assim como os nomes para restaurantes, a escolha do slogan também não sairá de primeira. Exige uma boa dose de criatividade e experimentações.

Gosto de fingir que estou fazendo um comercial sobre meu negócio e falando em voz alta o slogan para sentir como soa. Quando falamos em voz alta o que imaginamos tende a ser bem diferente, na real você vai rir bastante fazendo este exercício no espelho.

Mas não se preocupe, separamos algumas dicas que serão importantes para te ajudar nesse processo! 

Conheça seu público-alvo

Sim, o público-alvo de novo! 

Eu sei que você já deve estar cansado(a) de ver nós falarmos dele por aqui, mas conhecer seu público alvo é importantíssimo para qualquer estratégia de marketing.

É necessário que você identifique o perfil do seu público, entenda quais são seus problemas, medos, valores, desejos e necessidades, para daí oferecer a melhor solução.

Ele será do Brasil inteiro ou será regional? Sabemos que o nosso país é enorme e existem diversas expressões em cada região. 

Se sua intenção é atingir os consumidores de todo o país, é importante criar um slogan que contenha palavras de fácil compreensão para qualquer brasileiro.

Além disso, ele deve ser atemporal, ou seja, cuidado com as  gírias ou frases que não serão compreendidas e não passarão a mesma sensação com o passar do tempo.

Imagem ilustrativa público alvo

Imagem ilustrativa de público-alvo. Por Klickpages

Quanto mais simples, mais grudento

Sabe aquela música que você quase nem escuta, mas ela insiste em ficar martelando na sua cabeça? O slogan deve fazer o mesmo efeito!

Um slogan curto e de fácil repetição pode ter mais chances de ficar grudado na cabeça se tiver humor, poesias e rimas, ainda mais se elas forem familiar para o público.

Frases curtas e simples são mais fáceis de serem lembradas e estarem na ponta da língua do que comparada a frases maiores. 

Por exemplo, se a Coca-Cola tivesse como slogan: “o primeiro e melhor refrigerante desde 1892” você lembraria dele com facilidade? 

Obviamente os slogans: “Abra a felicidade” e “Sinta o sabor” são frases bem mais chamativas e fáceis de serem memorizadas, não é mesmo?

Lembre-se: você tem apenas poucos segundos para impressionar!

pessoas apontando para o notebook

Pessoas com o notebook. Por John Schnobrich - Unsplash

Seja sincero e marcante

Deixe transparente a mensagem que quer passar para o público, qual a intenção da sua marca e como ela pode se encaixar e ser útil na vida do consumidor.

Quando for pensar nessa mensagem, seja honesto e prometa apenas o que consiga cumprir, para não decepcionar as expectativas do seu cliente e acabar com a reputação da sua marca.

Para fazer isso, você pode utilizar a técnica do brainstorming, a mesma que citamos no post dos nomes para restaurantes, lembra? 

Faça uma lista das qualidades do seu restaurante e as que te destacam da concorrência, seja pelo saboroso cardápio, equipe treinada, melhor preço ou conforto.

Uma dica importante é sair do óbvio para se diferenciar, por exemplo: no caso de você pensar que quer destacar o sabor inigualável da sua comida, tente ser mais específico sobre o sabor e arrisque palavras como: temperos frescos, apimentado, preparado na hora, mal passado, quentíssimo, etc.

A questão é tentar fazer a diferenciação pelo específico e não pelo genérico. Afinal dizer que é saboroso já está bem clichê e as pessoas tendem a não acreditar facilmente. Se você dizer que o sabor é fresco, os clientes sabem o que esperar: comida feita na hora, por exemplo.

Depois, reúna todas as palavras que conseguiu listar e tente formar frases curtas, de 1 a 8 palavras. 

Aconselho a reunir diversas frases diferentes, assim terá um bom leque de opções para fazer aquele exercício de falar em voz alta no espelho.

Encene realmente que você é o ator ou atriz de um comercial de tv e imagine como seria este slogan, pense em atender o telefone e dizer o slogan, você vai ver como soa isso na realidade, faz toda diferença na hora de escolher. 

Junto com seus sócios, amigos e familiares passem um pente fino até decidir qual slogan combina mais com o seu restaurante!

Lembre-se que para quem não exercitou e se familiarizou com a ideia que ainda é muito nova, pode soar estranho demais. Por isso busque fazer em conjunto com as pessoas que decidem.

Temos certeza que vai ser um trabalho divertido e fará todos pensar muito sobre o que se quer para o negócio dali pra frente.

pessoas em brainstorming

Pessoas em um brainstorming. Por Dylan Gillis - Unsplash

Lista de sugestões de slogan para restaurante

Como vimos, o slogan precisa passar uma mensagem sobre o seu restaurante, sendo assim, dependendo do tipo de restaurante a mensagem poderá ter palavras e características diferentes. Quer ver?

Separamos alguns tipos de restaurantes para que você tenha exemplos práticos de slogan em cada um dos mais conhecidos. Certamente irão te inspirar!

mesas personalizadas de azulejo direto de fábrica

Restaurante caseiro

Esse restaurante é o meu preferido, sabe por quê? A comida é muito parecida com a que comemos em casa, feita pela nossa família, fora que a mesa é sempre farta de variedades!

É claro que alguns temperos mudam e o sabor não é idêntico, mas chega bem pertinho do gosto de comida de vó. 

Assim, podemos usar essas características para o nosso slogan:

  • O tempero familiar na sua mesa; 
  • Receitas que despertam memórias;
  • O sabor da família; 
  • Lembrando a comida da vovó; 
  • O sabor e o carinho da comida caseira; 
  • O capricho da culinária caseira; 
  • O sabor de casa fora de casa;

Viu só como o sabor do exemplo acima, aqui ele é especificado? e isso torna seu slogan diferenciado e coerente à sua proposta.

comida caseira

Comida caseira. Por Revide

Restaurante italiano

A famosa comida italiana faz sucesso entre os brasileiros, principalmente a pizza, né? Não preciso nem falar!

Só de pensar em restaurante italiano chega dar água na boca!

Por esse e outros motivos que muitos empreendedores buscaram nessa culinária estrangeira uma oportunidade de abrir o seu próprio negócio, já que essa comida agrada tanto o nosso paladar.

Para criar um slogan sobre esse restaurante, podemos usar isso ao nosso favor, como, por exemplo:

  • O nosso presente é o sabor italiano; 
  • O tempero da Itália na sua mesa; 
  • A comida italiana no paladar brasileiro; 
  • O gostinho da Itália no seu prato; 
  • A culinária Italiana de ser; 
  • A essência da Itália para você; 
  • O melhor da culinária italiana;

Não vamos dar todos os melhores exemplos, se não, não vai sobrar nem um para os donos de restaurantes italianos heheh.

pizza

Pizza. Por Wesual Click - Unsplash

Restaurante japonês

A culinária japonesa tem se tornado um dos ramos gastronômicos mais lucrativos, já que seus pratos nunca saem de moda e são considerados de alto padrão.

Hoje em dia, por menor que seja a cidade, os restaurantes estão aderindo a essa culinária, seja em um espaço específico para isso ou apenas acrescentando uma exceção no cardápio do restaurante.

Há ainda muitas pessoas que não tiveram contato com a comida japonesa, então podemos usar o slogan como um convite:

  • O sabor vai te conquistar; 
  • Experimente e se apaixone; 
  • Provou, gostou, viciou; 
  • O melhor japa no seu hashi; 
  • O sabor do oriente na sua mesa;
  • A arte da comida japonesa; 
  • Made in Japão;

Mas vamos lembrar de sermos específicos à proposta do restaurante também:

  • Peixe fresco todo dia (caso tenha fornecimento de peixe diário, por exemplo); 
  • Original Oriental (no caso de preparar exatamente como o feito no oriente); 
  • Do tamanho da sua fome (Se sua proposta é fazer sushis do tamanho da palma da mão, já vi funcionar aqui no Oeste Catarinense); 
  • Além do que você já conhece (caso você insira no cardápio sushi doces, por exemplo);

pessoa fotografando comida japonesa

Pessoa fotografando a comida japonesa. Por Janice - Unsplash

Restaurante de mariscos

Você já pensou em montar um restaurante de frutos do mar? Saiba que os pratos são abrangentes e o cardápio vai bem mais além do que apenas o sushi! Mariscos, camarão, lagosta, inúmeras espécies de peixes e formas de preparar.

A variedade é imensa e certamente se estiver próximo do mar estes pratos podem ser até rotineiros. Mas para quem vive longe da costa. São tremendas iguarias.

Dependendo da sua localização talvez seja uma boa ideia ingressar nesse negócio. É importante ter bons fornecedores, pois são eles quem vão definir a qualidade dos seus produtos.  

Podemos usar slogans para propostas mais beira mar como: 

  • Delícias do Mar; 
  • Brisa do Mar; 
  • Encantos do Mar; 
  • Mistérios da ilha.

Outros mais específicos, por exemplo: 

  • Frutas e Frutos (para restaurante que tem na proposta servir frutas na composição dos pratos dos frutos do mar); 
  • Saboreie esta vista (para restaurante com uma vista para o mar fantástica); 
  • Melhor Bacalhau da Ilha; 
  • Frutos do Mediterrâneo;

prato de frutos do mar

Prato de frutos do mar. Por Telmo Ximenes - Veja

Restaurante vegano

Cada vez mais os consumidores e empreendedores vem se preocupando com a sustentabilidade e a vida, e a opção vegana vem de encontro a esta ideia!

O número de pessoas veganas só aumentam com o passar dos anos, e esse é um ótimo motivo para quem sabe, investir em uma nova proposta no seu restaurante ou no seu cardápio.

Como vimos aí em cima, você precisa conhecer seu público muito bem, e nesse caso, precisa conhecer principalmente a diferença das pessoas veganas e vegetarianas.

A pessoa vegetariana não consome alimentos de origem animal. 

Já a vegana não come nem consome produtos de origem animal, como roupas e cosméticos, por exemplo.

Mas nada impede que pessoas não veganas frequentem o seu restaurante, quem sabe com o tempo elas não se adaptam e mudam o seu estilo de vida?

Um dos motivos fortes para entrar em um restaurante vegano, caso ainda não teve contato com esta realidade é: a curiosidade! como fazer uma comida gostosa sem alimentos de origem animal? Ou seja, sem carnes e derivados de ovos e leite? 

Mas acredite, é possível!

Vamos aos slogans para um público já definido e fiel à proposta do veganismo:

  • Preservando a Beleza da Vida; 
  • Espírito Vegano; 
  • Veganismo por amor; 
  • Seu cantinho Vegano;
  • Vida Longa a Vida; 
  • Para o Atleta Vegano (para quem já assistiu “Dieta dos Gladiadores - Netflix”);

comida vegana

Prato de comida vegana. Por Free To Use Sounds - Unsplash

Restaurante mexicano

Todos já sabemos que o México tem uma culinária marcante por conta dos temperos fortes, e há quem goste desses temperos tanto quanto um mexicano! 

O cardápio é composto por pimenta de todos os tipos e em todas as comidas. Se você é daquelas pessoas que gostam de ficar com a boca ardendo, está no lugar certo!

Segundo Nelson Eufracio, proprietário do restaurante Los Bigotes de Frida, apesar de muitos restaurantes se intitularem como representantes da comida mexicana, ele diz que poucas pessoas realmente provaram o sabor autêntico dessa culinária. 

Nelson esclarece dizendo que, muitos restaurantes aqui no Brasil adotaram o Tex-Mex, que na realidade, é uma fusão da cozinha mexicana e estadunidense.

O principal motivo é que aqui no Brasil não conseguimos encontrar os mesmos temperos e ingredientes, por conta do clima, e também por fatores econômicos.

Mas, mesmo assim essa culinária não deixa de agradar o paladar dos brasileiros, fazendo com que ficamos mais próximos da culinária do México!

Aliás, você sabia que a Cozinha mexicana é reconhecida como patrimônio cultural intangível da humanidade? 

Segundo a UNESCO, a cozinha mexicana tradicional é um modelo de cultura abrangente que compreende agricultura, práticas, rituais e técnicas culinárias, as quais tem participação na cadeia alimentar: desde plantar e colher a cozinhar e comer.

Seus conhecimentos expressam a identidade da comunidade, reforçando os laços e construindo identidades locais mais fortes.

Interessante né? Para vermos como a culinária não é nada superficial e tem muita coisa por trás!

  • O tempero mexicano na ponta da língua; 
  • Aqui, a pimenta é refresco; 
  • Seu paladar com um sabor muy picante; 
  • Arriba de qualquer outro tempero;

nachos

Nachos. Por Skill

Restaurante brasileiro

Nosso país, assim como a culinária, é rico e diversificado. Em cada região do Brasil há uma culinária típica e extremamente saborosa, preparada de acordo com cada tradição.

Em determinada região prevalecem vários ingredientes ou pratos principais, e podemos usar as características tanto de um como de outro para criar bons slogans! Olha só: 

Região Sul

Aqui no Sul, por exemplo, o churrasco é a iguaria típica mais famosa (e você já deve saber, de tanto que falamos dele hehe). É muito fácil encontrar churrascarias tanto na cidade quanto na estrada, servindo carnes variadas!

Se formos pensar em slogans para esses restaurantes, seriam: 

  • Nosso ponto forte é a carne; 
  • Até podemos passar do ponto, a carne não; 
  • Nosso churrasco é arte e sabor; 
  • O churrasco gaúcho de ser; 
  • Preparando o melhor churrasco para você; 
  • Carne suculenta na brasa;

espeto de carne

Espeto de carne em churrascaria. Por Getty Images - iStock

Região Sudeste

A culinária da região Sudeste é muito ampla. Por ter uma grande área costeira, podemos citar os peixes de água salgada e frutos do mar, que se destacam principalmente no estado do Espírito Santo;

Para restaurantes com pratos feitos de frutos do mar e peixes, podemos criar slogans no sentido de: 

  • Definição de frescor e sabor; 
  • Delícias da costa; 
  • Nossa especialidade é qualidade e frescor; 
  • Tudo do mar na sua mesa; 
  • Frutos do Mar e Pescados; 
  • Do mar para o seu paladar;

moqueca

Moqueca capixaba de camarão. Por Plínio Sampaio

Região Centro-Oeste 

No Centro-Oeste, a culinária típica é bastante influenciada pelos indígenas da região. É marcada pelo uso das frutas (como o pequi), temperos e combinações de sabores, além das carnes exóticas e pratos inusitados.

Focando nos temperos, sabores e pratos inusitados, os slogans podem ser:

  • A combinação perfeita de frutas e temperos; 
  • Temperos e pratos marcantes; 
  • Diversidade de ingredientes em um só prato; 
  • Sabor único e original; 
  • Culinária excêntrica e saborosa;
  • Pratos excêntricos do cerrado;

culinaria regiao centro oeste

Panela de arroz com pequi. Por Trade Junior

Região Norte

Também influenciados pela cultura indígena, a região Norte se caracteriza por sua aproximação com a natureza e é marcada pelos pratos feitos com peixes de rio, raízes como a mandioca e frutas como o açaí.

Seus ingredientes são típicos da floresta amazônica, assim a culinária é rica e saudável, dessa forma, podemos usar essas características para slogans de restaurantes:

  • Ingredientes ricos e naturais; 
  • Cozinha autêntica; 
  • Sabores típicos da floresta amazônica; 
  • Iguarias do Norte; 
  • Gastronomia rica e saudável; 
  • Raízes e temperos do Norte;

peixe com açaí

Peixe com açaí de acompanhamento. Por Visite o Brasil

Região Nordeste

No Nordeste a culinária dos restaurantes é marcada por temperos fortes e apimentados, vindos de herança portuguesa, indígena e africana. 

O sabor forte e a pimenta marcam a comida nordestina como um todo e boa parte dos pratos são encontrados em toda a região, mas com modos de preparos diferentes. 

Sendo o tempero a principal qualidade do restaurante nordestino, expresse isso no slogan:

  • A cara do nordeste; 
  • Quitutes arretados; 
  • O sabor registrado do sertanejo; 
  • Delícias do sertão; 
  • Do nordeste para o mundo; 
  • O tempero arretado da comida típica; 
  • O tempero apimentado do Nordeste;

prato do nordeste

Prato nordestino temperado. Por O Globo

Restaurante de hambúrguer

Percebemos o quanto o hambúrguer tem se tornado famoso e desejado pelas pessoas, talvez por ser um lanche rápido e fácil de consumir, né?

Anteriormente só o encontrávamos em redes de fast-food, mas hoje em dia não é difícil de encontrarmos em qualquer lugar e com diversas formas de ser produzido.

Eles estão em cardápios de restaurantes convencionais, restaurantes especializados, em bares, em food-trucks e também em empresas delivery. 

Podem ser tradicional, artesanal, gourmet e vegetariano, e também com diversos sabores e recheios, normalmente acompanhados com uma batata frita, além de molhos caseiros.

Um restaurante de hambúrguer pode recorrer a diversos fatores específicos para criar um slogan, seja pela forma variada de ser preparado, o tamanho do lanche e os molhos caseiros, por exemplo.

Por falar em tamanho, sabemos que quanto maior, melhorPodemos usar essa característica como um bom slogan: 

  • Grande quanto a sua fome; 
  • Maior e muito mais gostoso; 
  • Gigantesco assim como a sua fome; 
  • Grandioso para quem tem fome; 
  • Para intimidar a sua fome;

Se a variedade nos tipos de hambúrguer são o seu diferencial, use isso ao seu favor no slogan: 

  • Feito do seu gosto; 
  • Seja qual for, tá na mão; 
  • Várias formas de preparar, uma de comer; 
  • Sabor inigualável em qualquer tipo; 
  • Do jeito e gosto de cada um; 
  • Feito para qualquer gosto;

pessoa segurando um hamburguer

Pessoa segurando um hambúrguer. Por Marcelo de Souza - Unsplash

Restaurante delivery

Com a correria do dia-a-dia, o restaurante delivery passou a ser a salvação de todo mundo, por ser prático e rápido. E obviamente se tornou mais uma tendência do mercado atual!

Segundo um levantamento feito pelo SEBRAE, os consumidores dão preferência para empresas que fazem entregas a domicílio. Um fator que leva você a repensar, caso ainda não tenha um sistema delivery em seu restaurante!

Quer coisa melhor do que não precisar preparar e ainda receber a sua refeição sem mesmo sair de casa?

É só acessar o aplicativo, mandar mensagem ou ligar que a comida prontinha bate na nossa porta! 

Até aqui são mil maravilhas para o consumidor, porém, por não ter um espaço físico, você precisa investir ainda mais na divulgação do seu restaurante, e o slogan pode te ajudar nisso.

Para criar um slogan, podemos usar a sensação de rapidez e movimento que é comum em empresas delivery, como, por exemplo:

  • Em instantes na sua porta; 
  • Matando a sua fome em poucos minutos; 
  • Agilidade e qualidade; 
  • Num flash até a sua mesa; 
  • Zerando a sua fome em uma entrega; 
  • No embalo da sua fome; 
  • Sem deixar sua fome esperando; 
  • Mais veloz pelo seu apetite;

Ou então mostrar que por mais que seja por entrega, a qualidade permanece e a sua comida irá chegar quentinha: 

  • Entregando qualidade e sabor; 
  • Seguro, quentinho e delicioso até você; 
  • Com cuidado em toda entrega; 
  • Refeição fresca e quentinha na sua casa;

entrega delivery

Entrega delivery. Por The Digital Wise

Conclusão

O slogan pode fazer uma enorme diferença para a divulgação do seu restaurante, isso se for criado de uma maneira que o público consiga lembrar e associar à sua marca.

E já que a intenção é ser lembrado, devemos escolher palavras simples e de fácil repetição, se tiver rimas e trocadilhos melhor ainda, mas se forem familiar para o público, é claro!

Jamais podemos esquecer de identificar e conhecer o nosso público-alvo, sobre o que eles gostam, precisam, desejam… só assim vamos saber o que oferecer.

E para sabermos o que oferecer, devemos ser sinceros e prometer apenas o que possamos cumprir, para não quebrar a expectativa dos nossos clientes, os quais são cada dia mais rígidos!

De acordo com o tipo do seu restaurante você vai conseguir identificar quais são as qualidades e o que se destaca perante a concorrência, te ajudando a passar a mensagem correta.

Lembrando sempre de não ser genérico e clichê demais, seja o mais específico que conseguir!

E aí, o que você achou? Espero termos ajudado você com as nossas dicas e exemplos para criar um bom slogan!

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