Antes da Tambo existir como uma fábrica de móveis eu criei o nome da empresa. Isso foi a mais de 10 anos atrás. E lembro exatamente do dia em que escrevi este nome de caneta em um papel e tudo se iluminou dentro de mim e aos que me rodeavam em um dia de brainstorm.

Na época não imaginava que fabricaria móveis. Minha história de empreendedor foi cheio de altos e baixos, acredito que muito parecido com a da grande maioria dos empreendedores.

Então, sei bem sobre como nem tudo que planejamos da certo de primeira, e sobre como precisamos nos reinventar em muitos momentos para continuar crescendo, nem que seja a partir do buraco, não é mesmo?

Antes que você me pergunte por que Tambo? hehehe recebo muito esta pergunta. E a resposta é simples: Tambo vem da palavra Tambor (instrumento musical) e escolhi um nome que antes de tudo me conectasse com algo muito pessoal.

O tambor para mim é o instrumento que me lembra do ritmo das coisas, me lembra também que onde há ritmo existe uma certa ordem e uma conexão. Era isso que eu queria para meu negócio acima de qualquer outra coisa.

Mais tarde, quando entrei de cara e coração no mundo das mesas e cadeiras é que fui perceber o quanto sem querer o nome estava intimamente ligado ao produto que estávamos fabricando, sabe o porquê?

A bateria, por exemplo, em uma banda musical é o instrumento que dita o ritmo. Este ritmo é a cola dos outros instrumentos, ele une todos os sons de certa forma e isso dá origem a música.

A mesa faz a mesma coisa, é em volta dela que nos reunimos dos primórdios até hoje para alinhar nossos ritmos, para conversar, trocar ideias e compartilhar nossas experiências. É onde passamos alguns dos momentos mais importantes das nossas vidas, as reuniões com as pessoas que amamos.

Viu só como o nome pode ser algo fascinante? queremos que seu restaurante tenha um nome perfeito! e por isso trouxemos muitas informações para te ajudar! 

Lembra de comentar ao final do post o nome que você escolheu para seu restaurante, queremos muito saber e opinar!

Vamos lá!

A importância do nome

Quando desejamos empreender uma das primeiras coisas que nos vem a cabeça é: qual nome colocar para o meu negócio? Já que é o nome o que nos faz ser lembrado pela clientela, a escolha é uma responsabilidade e tanto!

Mas, ser lembrado pelo cliente não é o único ponto para considerar, afinal você pode ser lembrado tanto positivamente quanto negativamente, né?

Para ser lembrado positivamente, o nome deve ser capaz de transmitir a mensagem certa sobre o seu restaurante, serviços e valores, definindo o posicionamento que pretende ter no mercado. 

Chef de restauranteChef de restaurante. Por Pinterest

A escolha correta é essencial para colocar todas as técnicas de marketing em prática, alavancar o crescimento do negócio e atrair clientes para o seu restaurante! Percebeu como o nome é importante?

Como decidir qual nome escolher?

Não queremos que esse processo de escolha te provoque um perrengue nervoso, então separamos algumas dicas importantes que você pode seguir na hora de planejar o nome do seu restaurante!

Tipo de culinária

O nome do restaurante pode fazer sentido com o cardápio, pois é através dele que muitas vezes os clientes identificarão o estilo de culinária servida em seu espaço. 

Por exemplo, se você vai servir comida italiana, pense em um nome que tenha a ver com a cultura ou com a cozinha italiana, não vá colocar um nome oriental, certo?

Dessa forma, indicamos fazer a escolha do cardápio antes da escolha do nome, assim fica mais fácil de associar os pratos com a sugestão que você pretende escolher! Quem sabe o nome de um prato pode ser uma boa ideia? 

Pode, mas vamos precisar tomar cuidado com alguns detalhes importantes, mas veremos isso mais a frente.

prato de comida italianaPrato de comida italiana. Por Shutterstock

Público-alvo

Certamente você já deve ter uma noção de quem é seu público-alvo, seja ele definido pela localização que você pretende abrir o restaurante, ou pelo menu e preços. 

Se seu restaurante estiver localizado em uma área residencial, provavelmente seu público será a maioria família. Mas se estiver localizado em uma área comercial, atrairá mais trabalhadores. 

Conhecendo o seu público, você poderá conhecer também a faixa de renda deles, por exemplo, se seu público for de uma faixa considerada de média a baixa renda, não poderá colocar um nome sofisticado em seu restaurante.

Se a primeira impressão é a que fica, os clientes de renda mais baixa jamais entrarão em um restaurante em que no nome tenha palavras como premium ou gourmet, concorda?

clientes na mesa de restaurante

Clientes na mesa em restaurante. Por Casa Magalhães

Pesquise e escolha nomes fáceis

É importante pesquisar nas redes sociais se já existem em regiões próximas estabelecimentos com o nome que você pretende batizar o seu restaurante, para não confundir o público e prejudicar a divulgação do seu negócio.

Você pode pesquisar se a sua ideia já possui registro no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) órgão responsável pelo registro de marcas, e se tudo estiver certinho, faça o registro para evitar plágios. 

Inclusive, há sites na internet como o Shopify e o Business Name Generator que você pode pesquisar o nome em que pensa colocar, ver a disponibilidade e mais ideias semelhantes.

Seja Original

O mais indicado é ser original, escolher palavras não muito extensas, simples e de fácil pronúncia, até porque você não quer que cada cliente pronuncie de um jeito o nome do seu restaurante, não é nada legal!

Além do cliente se sentir constrangido por não ter certeza se está pronunciando de uma forma correta, um nome difícil passa uma impressão negativa e prejudica a identidade da empresa, é bom ficar atento! 

É claro que você pode mudar o nome do seu restaurante com o passar do tempo, caso queira dar uma repaginada. 

Mas é preciso pensar que se isso acontecer, corre o risco dos clientes não se adaptarem e pensarem que é outro restaurante! 

Uma mudança de nome, deve vir acompanhado de uma mudança importante na proposta do estabelecimento.

Duas pessoas pesquisando

Duas pessoas pesquisando. Por Omnibees

Faça um brainstorming

Uma técnica que pode te ajudar a definir o melhor nome para o seu restaurante é o brainstorming. Traduzindo para o português, se chama ‘’tempestade de ideias’’.

Para solucionar o problema, a intenção é organizar uma reunião descontraída para seus sócios, amigos e familiares darem algumas sugestões de nomes, ou avaliarem as que estão em mente.

É parecido com os trabalhos em grupo que fazíamos na escola, lembra? Onde cada membro do grupo dava a sua opinião sobre como fazer e como apresentar o trabalho!

Nada melhor do que um bate-papo para anotar as ideias, descartar as que não são tão boas assim e permanecer com as melhores, até escolher a sugestão mais viável! 

quatro pessoas em uma reuniãoQuatro pessoas em uma reunião. Por E-dou

Lista de sugestões de nomes para restaurante

Separamos algumas sugestões de nomes para cada estilo de restaurante. Que tal analisar e se inspirar em uma que se encaixe com a essência do seu negócio?

Restaurantes caseiros

Quando vamos em um restaurante caseiro sempre associamos os pratos com a comida feita por algum familiar, como mãe ou avó, né? E é justamente essa a intenção do cardápio!

Ele normalmente é simples, mas delicioso! Massas, arroz, saladas, ovos e carnes variadas contemplam a culinária caseira, sem falar na mesa cheia, onde os olhos falam mais alto que a fome! 

Os nomes para esse tipo de restaurante podem ser associados com panelas, fogão, forno e lenha, remetendo a proposta da comida caseira. 

As ideias para nomes podem ser:

  • Fogão a lenha;
  • Forno a lenha; 
  • Panela de ferro; 
  • Delícias na panela; 
  • Sabores na panela;
  • Jogo de panela;
  • Fogão de casa;
  • Recanto da comida caseira; 
  • Bom de garfo;

Podemos substituir algumas dessas palavras pela culinária ou região em que o restaurante está: 

  • Panela mineira; 
  • Sabores de Minas; 
  • Recando mineiro; 
  • Cantinho mineiro;

Também o nome pode ser de alguma pessoa, ou até o sobrenome da família, já que os restaurantes caseiros costumam ser um ambiente familiar: 

  • Dona Benta;
  • Vó Maria; 
  • Cozinha do Zé;

Esta simplicidade com toda certeza vai atrair clientes das redondezas para uma comida caseira diariamente.

comida caseiraComida caseira. Por Guia Arthur Nogueira

Restaurante italiano

Outro tipo de restaurante que também costuma ser um ambiente familiar é o italiano. Normalmente é formado por uma família que leva a cultura e culinária italiana para o negócio.

Também é comum o sobrenome italiano da família ser usado como o nome do restaurante, desde que tenha uma boa escrita e pronúncia, é claro! 

Que tal usar o nome de algum prato italiano? Nada mais original para um restaurante típico: 

  • Carpaccio; 
  • Capeletti; 
  • Calzone;
  • Marguerita; 
  • Carbonara;

As massas, se for a especialidade do restaurante, também são uma opção para complementar o nome, visto que os italianos entendem disso: 

  • Massas & Sabores;
  • Recanto das Massas;
  • Cantinho das Massas;
  • Spaguetti & Cia;

Podemos acrescentar palavras em italiano, de fácil pronúncia: 

  • Sapore Italiano; 
  • Palatare;
  • Ristorante D’Itália;
  • La Bella Itália;

Restaurante Italiano da família ManciniRestaurante da família Mancini. Por Revista São Paulo

Restaurante chique

As pessoas que frequentam os restaurantes chiques são exigentes quanto a reputação dos mesmos, então a equipe é altamente treinada e o cardápio é feito por chefs renomados!

Para passar essa imagem requintada e sofisticada, nada melhor do que o nome, o qual é comum ter origem estrangeira, assim como o nome dos pratos do cardápio. 

Podemos adotar a famosa palavra gourmet, como, por exemplo: 

  • La gourmet; 
  • Requinte gourmet;
  • Menu gourmet;
  • Primor gourmet;

Ou então inserir palavras em francês como: 

  • À La carte (cardápio); 
  • La gastronomie (a gastronomia);
  • Le four (o forno);

Restaurante em Gramado-RSRestaurante em Gramado-RS. Por La Caceria

Restaurante rústico

Como já vimos bastante sobre decoração rústica aqui no blog, você já deve saber de cor do que se trata. Os elementos estão ligados a natureza, tendo como base a madeira, o couro e a pedra. 

Podemos usar esses elementos de decoração ao nosso favor, utilizando nomes como: 

  • Amadeirado; 
  • Tempero rústico;
  • Cantina rústica; 
  • Menu rústico; 
  • Madeira & Tempero;
  • Campeiro rústico;

Já que o estilo rústico lembra a essência do campo, podemos usar nomes relacionados a isso: 

  • Sabor campestre;
  • Delícias do Rancho; 
  • Delícias do campo; 
  • Especiaria do rancho; 

Restaurante rústicoRestaurante rústico Silvan Cult

Restaurante japonês 

Um restaurante japonês atrai a curiosidade de qualquer brasileiro, seja pela decoração, pelo cardápio ou pelos pratos bem apresentados.

A comida é considerada super saudável, composta por ingredientes ricos em nutrientes que nós brasileiros, não consumimos com tanta frequência.

Para escolher o nome para esse tipo de restaurante também é importante prestar atenção na escrita e na pronúncia, caso for escolher uma palavra típica.

Uma ideia é usar o nome de algum bairro ou cidade do Japão, e em seguida acrescentar a palavra sushi: 

  • Kyoto Sushi; 
  • Osaka Sushi; 
  • Ginza Sushi; 
  • Nara Sushi;
  • Chiyoda Sushi;
  • Kyoto Sushi;

Inclusive se você é descendente de japonês, pode pedir uma opinião para algum familiar, e claro, compartilhar com a gente nos comentários ao final do post estas opiniões pra lá de originais, as quais nos ajuda a melhorar nosso conteúdo, com certeza!

Outra sugestão é usar palavras em japonês: 

  • Suki (gostar); 
  • Rippa (excelente); 
  • Oishii (saboroso); 
  • Taberu (comer); 
  • Nozomu (desejar);

Ou misturar palavras em portugûes ou inglês: 

  • Japa na mesa; 
  • Suhi na mesa;
  • New Sushi;
  • Japa Sushi;
  • Kaza Sushi; 
  • The good sushi; 
  • Japa food;

Prato de comida japonesaPrato de comida japonesa. Por Sabor à vida

Restaurante vegano

Os restaurantes veganos se preocupam com a sustentabilidade, assim como os clientes que o frequentam, não preparam nem consomem nenhum produto que seja de origem animal.

É importante aderir a estratégias que não agridam a natureza, desenvolvendo maneiras de diminuir o consumo de lixo, água e luz, por exemplo.

No cardápio, não pense que por ser vegana, a comida não deve ser gostosa. Hoje em dia é fácil encontrar várias opções no mercado para incrementar, como almôndegas e salsichas veganas. 

Você pode usar a criatividade e utilizar frutas orgânicas, grãos, sementes, legumes e verduras de diversas formas!

Incorporando esse lado da sustentabilidade, podemos colocar nomes utilizando a palavra verde e natural: 

  • Recanto verde; 
  • Sabor natural; 
  • Menu verde; 
  • Vegan house;
  • Green house;

Prato de comida veganaPrato de comida vegana. Por Conexão Amsterdam

Restaurante mexicano

Ouvi falar em pimenta? Logo quando escutamos ‘’restaurante mexicano’’, lembramos dos famosos pratos apimentados e beeem temperados! 

Os pratos do cardápio misturam o costume de diversos povos, por isso, se quiser ter um restaurante típico, é importante estudar e pesquisar um pouco sobre a cultura.

O nome para um restaurante mexicano deve combinar com a decoração que não é nada discreta e básica!

Podemos usar nomes espanhóis, para entrar no clima do México: 

  • La Catrina; 
  • El Picante; 
  • El cocina mexicana; 
  • El muchacho; 
  • El sazón mexicano;

Ou então, o nome dos pratos e bebidas mexicanas que são bem interessantes: 

  • Nachos & Tacos; 
  • Fajitas, Burritos; 
  • Tacos al pastor; 
  • Chilli; 
  • Tacos & Tequila; 
  • Margarita;

Prato de comida mexicanaPrato de comida mexicana. Por Guia da semana

Restaurante indiano

Outra culinária rica em temperos e pimenta é a indiana, pois no país são encontradas ricas ervas e especiarias, possuindo sabores complexos!

Gastronomia e religião andam juntas, lá a comida é considerada um presente divino. E acho que concordamos com eles né? É bom demais para não ser divino!

Eles consideram o alimento extremamente importante e sempre está presente em diversas comemorações. 

Uma curiosidade é que os indianos sempre comem com a mão direita, jamais com a esquerda, pois a esquerda eles utilizam para coisas ‘’sujas’’ e nunca para comer, você sabia?

Já que o alimento é muito valorizado, podemos colocar o nome de alguns pratos e ingredientes famosos para o restaurante: 

  • Thali;
  • Dhan Sak;
  • Vada Pav; 
  • Palak Panner;

Outra ideia é também colocar cidades ou pontos turísticos indianos: 

  • Taj Mahal;
  • Nova Deli; 
  • Jaipur;
  • Varanasi;
  • Forte de Amber; 
  • Porta da índia;

Restaurante indiano TulsiRestaurante indiano Tulsi. Por Veja São Paulo 

Restaurante nordestino

Para fechar o assunto dos restaurantes com ingredientes e temperos picantes, nada melhor do que a comida arretada de um restaurante nordestino! 

A culinária nordestina possui características da culinária portuguesa, africana e indígena. A maioria das receitas apresenta vegetais, carne bovina, peixes e frutos-do-mar. 

Para deixar bem claro que em seu restaurante é servido pratos nordestinos, é preciso deixar explícito no nome, pode ser até o nome do estado.

  • Casa Nordestina;
  • Sabor do Nordeste; 
  • Panela Baiana; 
  • Especiaria Nordestina;
  • Recanto do Nordeste; 
  • Delícias do Ceará;
  • Nordestão;
  • Nordeste-se;

Outra ideia é usar as gírias mais faladas no nordeste: 

  • Migué; 
  • Armaria;
  • Gaiato; 
  • Oxente; 
  • Aperriado;
  • Arretado;

Prato nordestinoPrato nordestino. Por Forró com turista

Restaurante delivery

O serviço delivery nada mais é do que o serviço de entrega de uma refeição na sua casa ou trabalho, onde a compra é feita através do aplicativo, redes sociais ou por ligação.

Ele tem se tornado cada vez mais presente na rotina das pessoas, sendo que são mais práticos e rápidos do que fazer a própria refeição. 

No caso dos restaurantes que não possuem espaço físico, é importante investir ainda mais na marca, aderindo a embalagens personalizadas, adesivos e recados pessoais para os clientes na hora da entrega! 

Para escolher o nome, você pode acrescentar delivery depois do lanche ou do nome do restaurante: 

  • Divino Burguer Delivery;
  • Casarão da Pizza Delivery; 
  • Recanto Grill Delivery;

Ou então optar por nomes em inglês: 

  • Good and Fast (bom e rápido); 
  • Wolf Donw e Scoff (comer rapidamente); 
  • Food’s ready (a comida está pronta); 
  • Starving (morrendo de fome);

Usar nomes que traduzem a agilidade nos pedidos e entregas também pode ser uma boa opção se você sabe bem o que significa esperar com fome: 

  • Fast Burguer;
  • Speed Dog;
  • Pizza Pronta; 
  • Rapidão Delivery;
  • 20 minutos Tele Entrega; 
  • Massa quente delivery;

Serviço deliveryServiço delivery. Por Oimenu

Restaurante de frango

Uma tendência que vem surgindo nos últimos tempos são os restaurantes específicos de frango, que na sua maioria são em serviços delivery.

É uma carne muito consumida no Brasil, então se você pensa em abrir um restaurante nesse estilo, precisa ter uma boa produção e escolhas dos produtos!

O frango é preparado e vendido de diversas formas, mas a forma fast-food mais famosa e brasileira de ser, é o frango frito no balde, que inclusive você já deve ter visto em algum lugar.

O nome normalmente é bem-humorado e criativo, combinando com a proposta do restaurante.

Podemos pensar nas seguintes ideias: 

  • Cantinho do frango; 
  • iChicken; 
  • Frango no balde; 
  • Ponto do frango; 
  • Mister frango; 
  • Rei do frango; 
  • Bucket frango;

frango frito no baldeFrango frito no balde. Por iStock 

Restaurantes populares

Por fim, temos os restaurantes populares, aqueles que encontramos com facilidade e possuem um cardápio variado com preços acessíveis, sem falar das sobremesas tradicionais!

Para esses restaurantes não há um padrão de nome para seguir, são escolhidos de acordo com o gosto e estratégia de cada proprietário.

Alguns exemplos mais comuns são: 

  • Saborear; 
  • Divina mesa; 
  • Tempero do dia;
  • Bom sabor; 
  • Prato cheio; 
  • Bom apetite;

buffet livreBuffet livre. Por Fernando Salazar, Especial - Agência RBS

Nomes únicos e o Design!

Você pode ter observado que os nomes que sugerimos até aqui podem não ser os mais adequados a seu estabelecimento caso ele não seja regionalizado.  

Em caso de redes de restaurantes, por exemplo, e negócios que estão com uma visão de crescimento e abrangências de territórios maiores, o uso de nomes é um pouco mais complexo e vai exigir a contratação de um especialista.

Explico por que:

As marcas podem ser divididas em duas grandes categorias, as figurativas e não figurativas. Ou seja, os nomes que ao ser falado trazem imagens a sua cabeça e outros nomes que não te dizem nada.

Exemplo:

Pizzaria Forno a Lenha = Você consegue de imediato imaginar um forno a lenha, e a pizza saindo quentinha de lá. Se nem uma outra pizzaria utiliza este nome aí na sua localidade, este certamente é um bom nome para seu negócio.

Nike = a palavra em si não tem uma figura associada a ela se não a própria marca, certo? Isso significa que antes dela existir, não existia uma imagem que vinha a nossa cabeça ao ouvir este nome. Nomes assim precisam de grande investimento em marketing para ganharem significado, são únicos e por isso podem ganhar territórios maiores, como um estado, país ou até o mundo.

Neste caso será necessário contratar profissionais que através de técnicas de Design (projeto) utilizem conhecimentos da psicologia humana, culturais, mercadologia, simbolismo etc. para criar um nome especial para seu negócio, que traduza, seus anseios pessoais assim como os do mercado.

Além do Nome

Mas lembrando que apenas o nome não garante o sucesso do restaurante, também é preciso realizar um serviço de qualidade para assim atrair clientes.

Além disso, o conforto das mesas e cadeiras para restaurante, faz com que os clientes se sintam aconchegados e voltem mais vezes, se tornando clientes fiéis! 

Se é seu primeiro negócio, vale muito apena ler na íntegra nosso post sobre como montar um bar.

Conclusão

Fazer a escolha do nome do restaurante não é um bicho de sete cabeças, mas, ao mesmo tempo, não é uma tarefa fácil e exige alguns cuidados! 

Primeiramente precisamos ser coerentes com o cardápio e com o estilo do nosso restaurante, dessa forma o cliente terá uma noção do que encontrará lá dentro.

Saber escolher faz com que consigamos passar a imagem que queremos do nosso restaurante e também faz com que nossas estratégias de marketing funcionem, atraindo mais clientes!

Fazer pesquisas e escolher palavras fáceis ajudam e muito na hora da divulgação. Como um cliente irá recomendar o seu restaurante se ele mal saber pronunciar o nome?

Por isso a importância de fazer um brainstorming, perguntar aos seus sócios, familiares e amigos se eles possuem alguma sugestão ou melhoria para se fazer no nome que tem em vista.

Seguindo todas essas dicas que separamos e usando a criatividade, tenho certeza que o nome do seu restaurante estará na boca do povo!

Espero termos ajudado com algumas inspirações, mas lembre-se, não existe nada melhor do que a originalidade!

Aliás, e você, como fez para chegar no nome que seu restaurante tem hoje? Conte aqui nos comentários como foi essa experiência!