É muito difícil conhecermos alguém que não gosta de hambúrguer, não é verdade? E se não gosta, é porque ainda não encontrou o tipo certo! 

Dos hambúrgueres que eu já provei até hoje, o artesanal ainda é o meu favorito. Comparado aos das redes de fast-food e lanchonetes por aí, o sabor é realmente outro!

Porém, sou suspeita para falar, porque os lanches caseiros e que fogem da preparação industrializada sempre ganham o meu coração! 

Mas, ainda existe muito a se explorar nesse universo dos hambúrgueres, e descobri isso escrevendo este post!

Confesso que fiquei surpresa com a criatividade em que podemos chegar preparando esse sanduíche tão tradicional.

Aposto que você também vai ficar de boca aberta (e babando), depois de conhecer melhor cada um deles. Vem com a gente! 

O que significa hambúrguer?

Pode parecer uma pergunta boba, até porque são poucas pessoas que não sabem o que é um hambúrguer, mas, você sabe qual a origem desse nome? 

A palavra “hambúrguer” tem origem do nome da cidade de Hamburgo, na Alemanha. Foi nesta cidade em que o hambúrguer chegou e se popularizou, até que os imigrantes alemães o levassem até os EUA.

É claro que naquela época o hambúrguer não era servido da maneira que vemos atualmente, mas graças a sua evolução, hoje ele é delicioso e se tornou um dos lanches mais pedidos nas redes de fast-food!

Hambúrguer com queijo e saladaHambúrguer com queijo e salada. Por Freepik

O hambúrguer é um sanduíche feito de carne moída, que é temperada e moldada em formato circular. Esses pequenos bifes arredondados são colocados dentro de duas fatias de pão do mesmo formato, acompanhado de outros ingredientes, como alface, tomate, queijo, bacon e muitos outros.

É feito principalmente com carne bovina, mas pode ser preparado com qualquer outra carne como suína, de frango e até mesmo as mais inusitadas como de javali, avestruz e cordeiro, podendo ser frita, gralhada ou defumada!

É muito comum encontrarmos esse sanduíche em combos com alguns acompanhamentos como molhos, batata frita, refrigerante ou anéis de cebola fritos!

Hambúrgueres, queijo e pães na grelha.Hambúrgueres, queijo e pães na grelha. Por Freepik

Agora me conta, você sabia de todas essas características do hambúrguer? Ficou curioso e quer saber um pouquinho mais sobre a história e se tornar um especialista, assim como diz no título deste post? 

Então, dá uma conferida neste outro post também: Nomes para Hamburgueria, aqui você fica sabendo sobre como surgiu este lanche, e de quebra, ainda conhece algumas ideias e dicas de nomes para o negócio!

Agora chega de papo e vamos direto ao assunto que nos trouxe aqui: tipos de hambúrguer! Que tal conhecer diferentes formas de preparar esse sanduíche e impressionar os seus clientes ou convidados? Fica comigo que este post promete! 

Tipos de hambúrguer

No início de sua história, o hambúrguer era consumido puro, sem pães e outros acompanhamentos. Mais tarde é que viram nessa carne arredondada a possibilidade de ser servida como um sanduíche. 

Aos poucos ele foi se popularizando até chegar ao hambúrguer tradicional que temos hoje! 

Mas, não paramos por aí, assim como qualquer outro prato as suas versões e conceitos vão evoluindo conforme o tempo.

Desde os mais tradicionais, até os mais elaborados e recheados, as pessoas viram no hambúrguer inúmeras formas desse lanche ser preparado e servido!

Se você pretende abrir uma hamburgueria/lanchonete ou apenas tem como hobbie preparar esse sanduíche em casa para a família e amigos, confere a lista que separamos com os tipos de hambúrguer! 

Já vai dando uma olhada pra depois me contar lá embaixo nos comentários qual é o seu preferido, combinado? 

Artesanal 

Atualmente, quando falamos de comida ou bebida, é muito comum a gente ver a palavra “artesanal”, não é? Encontramos doces artesanais, cervejas artesanais, queijos artesanais, e por aí vai…

Sendo assim, o hambúrguer também tem a sua versão artesanal, que cá entre nós, é uma delícia! 

A palavra artesanal significa que esse alimento é feito sem técnicas elaboradas ou industriais, ou seja, é feito de uma forma manual com ingredientes caseiros.

A maioria das etapas são produzidas pelas pessoas que preparam o sanduíche, desde a carne até o pão.

Hambúrguer artesanal acompanhado de batata frita e molhoHambúrguer artesanal acompanhado de batata frita e molho. Por Freepik

Esse preparo artesanal faz toda a diferença porque intensifica o sabor do hambúrguer, que tem se tornado um dos preferidos tanto para o consumidor, quando para o empreendedor.

O motivo disso é que as pessoas estão ficando cada vez mais preocupadas com os efeitos dos alimentos industrializados para a saúde.

Além de fugir dos alimentos processados, elas estão buscando por sabores originais, o que dificilmente encontramos nos hambúrgueres padronizados que são vendidos em fast-food, por exemplo.

Então, se você pretende preparar um hambúrguer artesanal, coloque a mão na massa para começar a produzir a maioria dos ingredientes!

Gourmet

A gastronomia está evoluindo e a “gourmetização” dos pratos está cada vez mais presente para poder agradar todos os tipos de público, e neste caso, os mais exigentes.

Um hambúrguer gourmet é aquele preparado com ingredientes frescos, selecionados e que tenham procedência de qualidade.

Os ingredientes são especiais. O pão costuma ser o brioche, as carnes são saborosas e contém uma certa quantidade de gordura, além de ter uma textura suculenta e que na maioria das vezes, possui o meio mais avermelhado.

Hambúrguer gourmet com batata fritaHambúrguer gourmet com batata frita. Por Freepik

A diferença do hambúrguer gourmet para o artesanal, é que no primeiro caso são usados ingredientes especiais e de qualidade. Já o artesanal, os ingredientes são preparados manualmente, independente dos produtos serem nobres.

Americano

Se compararmos o hambúrguer americano com o artesanal e gourmet, conseguimos perceber a diferença entres eles de longe!

Isso porque, segundo Geroge Motz, um dos maiores especialistas dos EUA se tratando deste lanche, diz que o hambúrguer americano é pequeno e bem simples.

O clássico hambúrguer americano não é aquele lanche enorme, com várias camadas de carne, queijo, bacon, molhos e diversos outros ingredientes.

Hambúrguer simples e refrigeranteHambúrguer simples e refrigerante. Por Tim Meyer - Unsplash

Ele resume os ingredientes do sanduíche americano em:

  • Pão;
  • Hambúrguer;
  • Picles;
  • Mostarda;
  • Cebola;

Motz estudou sobre a história do hambúrguer americano e disse: “Ele tinha mais o menos seis ou sete centímetros, muito pequeno, porque assim era possível cozinhá-lo rapidamente. Se fosse enorme, demoraria uma eternidade naquela época”.

“Então, o hambúrguer americano, para mim, não é nada mais do que uma carne de qualidade e fresca, pão, mostarda, cebola e picles”. 

Se pretende fazer um hambúrguer tipicamente americano já sabe quais os principais ingredientes deve usar. Mas claro que alguns adicionais sempre são bem vindos! 

Tradicional

O hambúrguer tradicional não tem muito segredo! Sua montagem é simples de ser feita e também o encontramos em muitos lugares por aí!

Hambúrguer com bacon, queijo e saladaHambúrguer com bacon, queijo e salada. Por Freepik

Basicamente é composto por:

  • Pão;
  • Hambúrguer;
  • Bacon;
  • Queijo;
  • Salada;
  • Molho;

Ele atende ao gosto daqueles que tem um paladar mais tradicional, que não gostam de tantas inovações ou de combinações de ingredientes tão diferentes em seus sanduíches!

Recheado

Se você pretende oferecer um lanche para os seus convidados ou clientes que fuja do tradicional e seja algo mais incrementado, aposte no hambúrguer recheado!

É uma ótima alternativa de inovar no sabor deste sanduíche e dar um toque mais elaborado.

Esse recheio é nada mais nada menos que queijo, bacon e até mesmo cogumelos dentro do hambúrguer, mas você pode usar o que preferir para rechear, viu? Deve ficar uma delícia!

Hambúrguer recheado de queijoHambúrguer recheado de queijo. Por Sal de Flor.

Algumas ideias de recheio são:

  • Hambúrguer recheado com abacate;
  • Hambúrguer recheado com mussarela e cebola;
  • Hambúrguer recheado com 4 queijos;
  • Hambúrguer recheado de cogumelo e queijo;

Que tal se inspirar e preparar um delicioso hambúrguer recheado? 

Vegetariano

É até difícil de imaginar um sanduíche desses sem o hambúrguer de carne moída em si, mas acredite, até para quem come carne experimentar um hambúrguer vegetariano pode ser surpreendente!

O hambúrguer vegetariano não apresenta nenhum tipo de carne em sua composição, sendo preparado com outros ingredientes como queijos, legumes, laticínios, ovos, verduras e outros.

Ou então, os hambúrgueres podem ser feitos de brócolis, grão-de-bico, feijão preto, batata-doce, lentilha, e diversas outras possibilidades!

Hambúrguer vegetariano com batata frita, molho e refrigeranteHambúrguer vegetariano com batata frita, molho e refrigerante. Por Freepik

Você, vegetariano ou não, já preparou um hambúrguer com algum desses ingredientes aí de cima? Conta pra gente qual deles você acha que é o mais saboroso! 

Vegano

O hambúrguer vegano, assim como o vegetariano, também não possui carne na sua composição, e além dela, também não fazem parte o ovo, o leite e seus derivados.

Os veganos não comem nem consomem nenhum produto que seja de origem animal, nem mesmo cosméticos, roupas, etc.

Este estilo de vida está alcançando cada vez mais pessoas sendo necessário fazer essa substituição e adaptação.

Hambúrguer veganoHambúrguer vegano. Por CorpoaCorpo

O hambúrguer vegano geralmente é preparado com milho, batata, proteína de soja, alguns cereais, leguminosas entre outros.

Algumas opções de hambúrguer vegano são:

  • Hambúrguer de grão-de-bico e beterraba;
  • Hambúrguer de pinhão;
  • Hambúrguer de feijão com beterraba;
  • Hambúrguer de palmito;
  • Hambúrguer de berinjela;

Light

Você que segue um estilo de vida mais saudável não precisa mais se privar desse delicioso sanduíche!

Eu sei que é difícil resistir as tentações, é justamente por isso que o hambúrguer light se tornou a solução, e até para quem não segue uma dieta se surpreende com o sabor.

Hambúrguer light de abóbora manteiga, quinoa e nozesHambúrguer light de abóbora manteiga, quinoa e nozes. Por Benice Make a Cake

É um hambúrguer de baixa caloria, que pode ser feito com carne moída sem gordura, frango ou peixe. E os molhos podem ser a base de cottage, iogurte, guacamole e outros.

Algumas ideias mais nutritivas são:

  • Hambúrguer bovino com aveia;
  • Hambúrguer de atum;
  • Hambúrguer de quinoa com aveia;
  • Hambúrguer de frango com aveia;

Cheeseburger na Lata

Há histórias em que uma empresa alemã comercializava hambúrgueres dentro de uma lata, com o intuito de ajudar as pessoas adeptas ao acampamento, porém, a ideia não teve uma boa recepção.

Até podemos imaginar o motivo, não é? 

Mas, pesquisando aqui um pouco sobre o hambúrguer na lata encontrei outra ideia que, vou confessar, nunca tinha visto e achei que parece ser deliciosa!

Hambúrguer feito com lata de cervejaHambúrguer feito com lata de cerveja. Por Almana Quesos

Quem prepara este prato usa uma lata de cerveja para pressionar no centro da carne de hambúrguer, formando uma cavidade.

A carne é moldada em volta da lata e enrolada com fatias de bacon. Após retirar a lata, o centro é recheado com qualquer ingrediente da sua preferência! 

Neste vídeo do BBQPitBoys você consegue acompanhar melhor o passo a passo desse preparo super criativo e que deve ser dos deuses! 

Luther Burger

Talvez se você conhece mais sobre o mundo dos hambúrgueres já deve saber dessa especialidade!

O Luther Burguer ou hambúrguer de donut é um hambúrguer com um, ou mais donuts no lugar do pão. Costuma ser bastante calórico, tendo aproximadamente de 800 e 1500 calorias.

Hambúrguer de donutsHambúrguer de donuts. Por Parana Shop

Os donuts são um pequeno bolo em forma de rosquinha, muito popular nos Estados Unidos. Consiste em uma massa açucarada frita e que pode ser coberta com diversas coberturas doces e coloridas.

O que você achou desta ideia? Já comeu o Luther Burguer alguma vez? Conta pra gente aí embaixo nos comentários o que você achou, eu fiquei super curiosa! 

Miojo

Com certeza de todos os hambúrgueres que citamos aqui, este é o mais inusitado (e engraçado). 

Aqui o macarrão instantâneo também substitui o pão. O miojo é cozinhado normalmente e depois compactado para que fique no formato circular.

Hambúrguer de miojoHambúrguer de miojo. Por Fabiano Battaglin/Gshow - Receitas Globo

Essa ideia foi inventada em uma lanchonete de Nova York, nos Estados Unidos, e por incrível que pareça, o hambúrguer de miojo foi o maior sucesso!

Tem alguns pacotes de macarrão instantâneo sobrando aí na sua casa? Que tal tentar agora mesmo essa receita? Depois não esqueça de nos enviar uma foto para vermos como ficou! 

Pizza

Você quer pedir um lanche, mas não se decide entre pizza ou hambúrguer? Aqui jaz a solução: hambúrguer de pizza!

A massa da pizza substitui os pães e fica como se fosse um bolo/pão recheado de hambúrguer. 

Hambúrguer de pizzaHambúrguer de pizza. Por A Receitaria

É a mistura do lanche americano com o italiano, tem como ser ruim? Dificilmente! Ainda mais com as diversas possibilidades de recheios.

E aí, você já sabe qual será adicionado ao cardápio da sua lanchonete? Opções é o que não faltam, viu?

Conclusão

O hambúrguer é um lanche extremamente versátil que possibilita criarmos diversos sabores e apresentações diferentes.

Desde o seu surgimento vem apresentando várias mudanças na sua forma de ser consumido e preparado.

O “bife arredondado de carne moída” começou a ser servido sem acompanhamentos, e só mais tarde é que tomou a forma de sanduíche, e a partir daí, as adaptações só aumentaram.

O seu preparo tradicional foi sendo incrementado, se tornando artesanal, gourmet, recheado e assim por diante.

Hoje em dia conseguimos encontrar até hambúrgueres criativos e inusitados, como é o caso do hambúrguer de miojo, de pizza e de donuts.

Espero ter te ajudado a se inspirar e conhecer mais sobre todas as diferentes formas de se explorar esse sanduíche tão conhecido! Aproveite para assinar a nossa newsletter. Assim, você recebe na sua caixa de entrada as atualizações de novos conteúdos!

Como um estabelecimento pode lucrar 3xmais