Quando pensamos em um nome para batizar o nosso negócio, queremos que ele seja criativo, transmita do que se trata a empresa e cause um impacto nas pessoas, não é verdade?

Por falar em nomes criativos, já dei muita risada vendo trocadilhos de nomes engraçados de diversos restaurantes na internet, você também já deve ter visto! 

Um deles é FaceBurg ou FaceBurguer (sim, é isso mesmo que você está pensando: Facebook + hambúrguer).

Acredite, esses nomes existem, diversas hamburguerias já adotaram e pedem o seu like no lanche deles hahah!

Talvez um nome nesse sentido se encaixe na proposta do seu restaurante e no perfil do público alvo.

Ou então quem sabe a sua hamburgueria carregue um perfil mais formal e precise de um nome original e personalizado.

Mas calma, se você quer saber mais sobre esse assunto, fica comigo! Confira as dicas e a lista que separamos para te ajudar a criar o melhor nome para a sua hamburgueria!

Hamburgueria ou Burgueria?

Conseguimos encontrar os dois termos sendo usados juntamente com o nome do negócio, então já vou logo dizendo que não existe certo ou errado!

As palavras “burguer” e “burgueria” são apenas uma forma abreviada de falar os dois termos “originais” (hambúrguer e hamburgueria)!

Sendo assim, sinta-se à vontade para usar o que mais combina com o nome da sua empresa! 

Hamburgueria com letreiro de LED.Hamburgueria com letreiro de LED. Por Flickr

Como o Hambúrguer se tornou tão famoso?

Hoje em dia o hambúrguer se tornou a febre dos consumidores e deixou de ser encontrado apenas em redes de fast-food e lanchonetes.

Com tanta apreciação dos brasileiros por esse prato, ele virou protagonista de outros estabelecimentos como Food Trucks e Hamburguerias, que a princípio, vem ganhando espaço cada vez mais.

Com isso acabou surgindo uma nova oportunidade de empreender abrindo o próprio negócio, graças ao nosso amor por esse sanduíche! 

Então, se você está pretendendo abrir uma hamburgueria ou até mesmo inserir esse prato no seu cardápio, vamos entender como tudo isso aconteceu com um pouquinho de história: 

Em meados do século XVII os “pequenos bifes arredondados de carne moída” chegaram e se popularizaram rapidamente em Hamburgo, na Alemanha.

(Agora já sabemos o porquê do nome, né?)

Foi no século XIX que os primeiros imigrantes alemães dessa região chegaram aos Estados Unidos e trouxeram a receita dos bifes de carne moída, que apelidaram de “Hamburg Steak”.

Porém, eles comiam a carne pura, sem pães. E foi então que a partir dos americanos, a carne grelhada começou a ser servida com os dois pedaços de pão.

Também nessa época, com a expansão industrial havia a necessidade de preparar alimentos que fossem rápidos, práticos e baratos para alimentar a grande massa de trabalhadores.

O hambúrguer foi uma alternativa, e mais tarde, para a nossa sorte, começou a ser comercializado! 

O primeiro registro de sua comercialização foi na Feira de Saint Louis, porém, ali apenas era oferecido a carne e o pão, sem outros ingredientes.

Aos poucos esse prato foi ficando famoso e nos anos 20 a White Castle foi a primeira lanchonete a oferecer o hambúrguer cozido no vapor e cheio de cebolas.

Lanchonete/ Hamburgueria White Castle antigamente e atualmenteLanchonete/ Hamburgueria White Castle antigamente e atualmente. Por Da Coxinha ao Caviar.

E depois, nos anos 30, os irmãos Dick e Maurice McDonald abriram o seu primeiro Drive-in na Califórnia inserindo o hambúrguer e começando aí a revolução das redes de fast-food.

Maaas, não foi através dos irmãos McDonald que esse prato chegou ao Brasil! 

Graças ao tenista americano Robert Fakenburg, que em 1952 abriu a primeira lanchonete do Bob’s e aderiu esse sanduíche em seus cardápios.

E é assim que hoje em dia o hambúrguer é o lanche mais consumido dentro dos hábitos de consumo e preferências do consumidor brasileiro em redes de fast-food!

Não é para pouco que nos últimos anos (segundo o Instituto Nacional de Gastronomia), o consumo de hambúrguer cresceu 575% no Brasil! 

E então, depois de um pouco de história e pesquisas, chega de mais delongas e vamos direto ao assunto que nos trouxe aqui!

Pense em nomes criativos para a sua hamburgueria

Com toda essa popularização do hambúrguer, ele passou a ser servido por diversos estabelecimentos e tornou o mercado bastante concorrido.

Isso nos leva a pensar que vamos precisar de um diferencial para que consigamos nos destacar perante os concorrentes!

O diferencial pode estar na proposta do restaurante, na decoração, no atendimento, na preparação dos pratos, no serviço oferecido, etc.

O nome da hamburgueria também se encaixa nesta lista, afinal, é a partir dele que o cliente terá o primeiro contato com a marca (lembra do FaceBurguer?)

Assim como explicamos tim tim por tim tim no nosso post Nomes para restaurantes, é indispensável conhecermos o nosso público-alvo para pensar em um fator para se diferenciar.

Para fazer isso, identificar o que o público que frequentará o seu estabelecimento gosta e precisa, facilita na hora de escolher um nome que você terá certeza que irá agradar.

Converse com seus sócios, funcionários, amigos e procure escolher um nome que transpareça os seus serviços ou que indique alguma característica do hambúrguer como tamanho, preço e sabor, por exemplo.

Bandeija de hambúrguer, molhos, batatas e refrigeranteBandeija de hambúrguer, molhos, batatas e refrigerante. Por Flickr

O nome da hamburgueria precisa ser fácil de ser lembrado e pronunciado! Dessa forma, os clientes conseguem falar para os outros sobre a sua empresa: “Você viu que vai abrir o BigBurguer?” 

Sei que é difícil de pensar em um nome exclusivo que ainda não exista (assim como o do exemplo ). Mas procure tentar chegar o mais próximo possível da originalidade!

Usando nomes curtos, com poucas sílabas, e pesquisando sinônimos das palavras que você já tem em mente, vão te ajudar a ser original e se destacar.

Pensando nisso, neste post vamos te mostrar algumas ideias e inspirações de nomes de acordo com cada estilo de hamburgueria, vem com a gente!

Nomes para Hamburgueria Artesanal

Não é novidade para ninguém que o hambúrguer que encontramos hoje na maioria das redes de fast-food é um hambúrguer bastante industrializado.

Assim como todo negócio, principalmente no ramo alimentício, existem muitas inovações e adaptações para que os pratos possam agradar cada vez mais os diferentes tipos de públicos.

Para fugir dessa forma padronizada e de todos esses ingredientes vindos da indústria, chefs de cozinha criaram o hambúrguer artesanal.

Segundo o dicionário, “artesanal” quer dizer: “feito sem recursos a meios sofisticados ou a técnicas elaboradas, ou industriais.”

Ou seja, é uma forma caseira de produzir todos os ingredientes desse prato, desde o pão até a carne!

Hambúrguer artesanal com batatas fritaHambúrguer artesanal com batatas frita. Por Flickr

Os pães e molhos podem ser diferenciados e os temperos sempre frescos, isso traz ao hambúrguer uma maior exclusividade de sabores, agregando valor ao seu negócio.

Nós podemos usar essa característica, que é a forma manual e exclusiva de preparar o hambúrguer, no nome do estabelecimento, por exemplo:

  • Feito a Mão Hamburgueria Artesanal;
  • Arte&Burguer;
  • Rustic Burguer;
  • Arte da Casa Hamburgueria Artesanal;
  • Sabor na Brasa;
  • No Ponto Certo;
  • Pão na Chapa;
  • Exclusivo Paladar Hamburgueria;
  • Sabor Ímpar Hamburgueria;

Nomes para Hamburgueria Gourmet

Se engana quem pensa que o hambúrguer gourmet é a mesma coisa que o hambúrguer artesanal! 

Nem sempre um hambúrguer gourmet é artesanal, e vice-versa.

Com o passar do tempo, os hambúrgueres artesanais feitos em casa chegaram até o comércio, como nos food trucks e no restante dos restaurantes e lanchonetes.

Os chefs de cozinha transformaram um simples pão com carne em um prato da mais alta gastronomia, direcionado à consumidores exigentes.

Preparação do hambúrguerPreparação do hambúrguer. Por Freepik

Nesse caso, o hambúrguer gourmet é mais elaborado, requintado, com o uso de carnes nobres, molhos exclusivos, queijos, temperos e acompanhamentos especiais.

Dessa forma, desde que os ingredientes sejam feitos por quem prepara o hambúrguer, ele se torna artesanal.

Então, porque não a sua hamburgueria se tornar gourmet artesanal? Vai ser sucesso!

O nome da hamburgueria precisa passar a sensação de ser algo mais formal e sofisticado, para se adequar com a proposta do prato, que é gourmet.

  • Primor Burguer;
  • Império Gusto Hamburgueria;
  • Requinte do Hambúrguer;
  • Esmero Burguer;
  • Fino Paladar Hamburgueria Gourmet;
  • Gastrônomo Hamburgueria Gourmet;
  • Magnífico Burguer;
  • Alto Escalão Hamburgueria Gourmet;
  • Divino Burguer;

Nomes para Hamburgueria Delivery

Antes do surgimento das hamburguerias, se quiséssemos pedir qualquer hambúrguer em casa, tínhamos que recorrer às lanchonetes e restaurantes.

Agora que esse lanche é exclusivo das hamburguerias existem diversas opções de escolha, com diferentes formas de ser preparado e servido.

Já vimos aqui no nosso post sobre Como Cadastrar Restaurante no iFood, que a identidade visual do restaurante é importantíssimo nas plataformas de delivery.

Além, é claro, daquela foto caprichada do prato para atiçar a fome só de olhar!

Vimos também que quem procura por esses serviços, procura por um lanche que será entregue rápido e inteiro (principalmente no caso do hambúrguer). 

Você que pretende abrir ou ampliar a sua hamburgueria na forma delivery, dá uma espiada aí neste post que separamos!

Hambúrguer com luz de LED

Hambúrguer com luz de LED. Por Flickr

Mas voltando ao assunto, de acordo com as histórias da origem do hambúrguer, esse lanche já era um coringa para uma alimentação rápida e prática, que pudesse atender rapidamente quem estava com fome.

No delivery não é diferente, e para pensar em um nome para essa forma de serviço, precisamos levar em consideração essas características, além é claro, da sensação de movimento e qualidade nas entregas.

Alguns nomes como:

  • Fast Burguer; (veloz)
  • Speed Hamburgueria Delivery; (rapidez)
  • Tá na Mão Hamburgueria Delivery;
  • Starve Burguer; (morrer de fome)
  • Famish Delivery Burguer; (faminto)
  • Pão Quente Delivery Burguer;
  • Na Grelha Hamburgueria Delivery;

Nomes para Hamburgueria em Inglês

Para conseguirmos nos diferenciar não devemos fazer o que todos fazem, não é mesmo? Então nada melhor do que dar uma espiada no nome da hamburgueria concorrente! 

Mas não é para copiar hehe! Quero dizer que isso vai servir para você perceber o que deve e o que não deve fazer na hora de escolher o nome do seu negócio.

Uma forma de tentarmos chegar o mais próximo da originalidade é inserir palavras em inglês no nome da Hamburgueria, mas claro, se o concorrente já não pensou nisso!

Hambúrguer e batata fritaHambúrguer e batata frita - Por Flickr

Precisamos tomar cuidado para as palavras significarem aquilo que queremos, não ter duplo sentido e não serem de difícil pronúncia e escrita, pois dificulta para o público na hora da identificação da hamburgueria.

E também na hora de fazer aquela propaganda do seu negócio, lembra? 

Entao aí vão algumas ideias de nomes em inglês e seus respectivos significados:

  • Beef Burguer (bife);
  • Burguer House (casa do hambúrguer);
  • Big Bread Burguer (pão grande);
  • Biggest Burguer (maior);
  • Bigbest Burguer (grande e melhor);
  • Exclusive Burguer (exclusivo);
  • Buguer Castle (castelo do hambúrguer);

Nomes para Hamburgueria Mexicana

A paixão pela comida não tem limites! E o exemplo disso é a junção da comida mexicana e do hambúrguer. Quem diria?

Esse hambúrguer contempla ingredientes típicos da culinária mexicana, alguns como: queijo cheddar, pimenta chili, cebola roxa e guacamole. Sem falar também dos nachos crocantes e do abacate!

Ingredientes, hambúrgueres e chapéu mexicanoIngredientes, hambúrgueres e chapéu mexicano. Por FreePik

Voltando ao assunto de se diferenciar, essa é uma boa opção caso na sua região já existam muitas hamburguerias tradicionais.

Tenho certeza que vai despertar a curiosidade do público, e para ajudar, nada melhor que um nome chamativo e típico mexicano:

  • La Burguer Mexicano;
  • El Punto Hamburgueria Mexicana;
  • Chili Burguer;
  • Bueno y Guapo Burguer;
  • La Hamburguesa Mexicana;
  • El Buen Gusto Hamburgueria;

Nomes para Hamburgueria na Itália

Todos sabemos que a culinária da Itália é muito famosa por conta das massas, pizzas, molhos e até mesmo sorvetes.

Mas nos últimos anos o hambúrguer também tem se tornado um sucesso no país, principalmente por ser um lanche versátil que permite uma diversidade de cores, sabores e ingredientes.

Prato de Hambúrguer.Prato de Hambúrguer. Por Flickr

Inclusive, a prova disso está na província de Brescia, na Lombardia, onde há uma hamburgueria chamada Leo’s que conta com uma generosa variedade de carnes.

Lá você encontra desde as mais comuns como de vaca, frango e peixe, até as mais inusitadas como de javali, cavalo, cervo, pato, cordeiro, avestruz e bisão.

Para conhecer a concorrência precisará coragem para provar todos esses sabores diferenciados, !

Se você é da Itália, ou pretende ir para a Itália para montar o seu negócio, confere algumas ideias de nomes que separamos para você se inspirar:

  • Alla Brace Hamburgueria;
  • Caldo Grill Hamburgueria;
  • Speziato Burguer;
  • Buon Sapore Italiano Hamburgueria;
  • Sottile Palatare Burgueria;
  • Buon Gusto Hamburgueria;
  • Ricco Sapore Italiano Hamburgueria;

Conclusão

O nome da hamburgueria não é decidido de uma hora pra outra. Muitas vezes passamos um bom tempo batendo a cabeça para encontrar um nome que realmente represente o nosso negócio.

Analise a concorrência, seu público-alvo e opte por um nome que consiga transparecer as características do seu produto ou a proposta do restaurante fazendo com que ele se torne mais original.

Não deixe de acompanhar o nosso post Nomes para Restaurante, há muitas dicas extras que são essenciais na hora de decidir o nome ideal para a sua hamburgueria.

Depois de decidido, lembre de fazer o registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), ele é o órgão federal responsável pelo registro de marcas e te garante a propriedade do nome da sua empresa.

Espero termos te ajudado e te inspirado a escolher o melhor nome para o seu novo/futuro negócio!

Conta aí embaixo nos comentários qual o estilo de hamburgueria que você está pretendendo abrir, vamos adorar saber e te desejar uma boa sorte!