Você também está na dúvida sobre qual o modelo de banqueta alta escolher diante das inúmeras opções de banquetas presentes no mercado?

Compreendo a sua angústia. Também planejo minha cozinha na casa nova. E como gosto de receber amigos e cozinhar, oferecer uma bebida para animar os encontros, é de lei! A escolha da banqueta é muito importante para recebê-los bem!

Acredito que a melhor opção para receber amigos neste estilo, é ter um ambiente integrado. Sala com cozinha para todos os convidados ficarem juntos, um ambiente com cara de espaço gourmet, sabe?

Então no lugar de uma mesa, estou pensando em uma bancada, assim deixar o ambiente mais atraente para cozinhar, comer e beber com os amigos. 

Cozinha integrada com sala de estar

Em Pixabay

Fabricamos banquetas altas de madeira aqui na Tambo e sempre que posso, estou atento aos modelos que surgem no mercado. Busco entender os estilos, melhores aplicações, resistência, custo-benefício, etc.

Encontrei inúmeras banquetas de todos os tamanhos e formas. O mais interessante, não só para as bancadas de cozinhas!

Resolvi reunir neste post tudo que achei de mais legal. E ainda tem muito mais a ser falado! Mas por hora vamos conversar sobre estes pontos! Boa leitura!

Como escolher uma banqueta? 

Pessoa pensando

Em Pixabay

Você vai concordar comigo, se também fez uma pesquisa na internet para comprar banquetas para sua casa. Há inúmeras possibilidades ao escolher uma banqueta. São vários materiais, design, modelos, cores e acabamentos que não acabam mais (rsrs). 

Das mais sofisticadas até as mais simplesinhas, e você vai escolher qual? Aquela que mais se adequá a decoração da sua casa. Certo?

Sim! Mas antes de combinar com o restante da ornamentação da cozinha e da sua linda bancada tem alguns detalhes para serem analisados:

• Espaço do Ambiente -  O tamanho da sua cozinha é importante, pois dependendo do modelo da banqueta pode ocupar mais espaço, dificultando a movimentação. Cantos arredondados nas banquetas pode ajudar.

É também legal deixar um espaço entre as banquetas para que as pessoas não encostem os cotovelos enquanto fazem a refeição. 

Observe estes pontos para saber quantas banquetas serão necessárias na sua bancada.

• Conforto - Se for receber visitas para tomar um chopinho na bancada, que vai ficar horas sentado ali, então as banquetas com encostos e apoio para os pés, são mais confortáveis.  

Banquetas com estofado também podem  ser uma boa para melhorar o conforto. Complicado é ter certeza da qualidade da espuma e tecido na hora de comprar. Investigue e peça garantia neste aspecto.

Existem opções com apoio para o braços também, são poltronas altas praticamente, são muito confortáveis, porém ocupam um grande espaço e possuem preço bem mais alto.

• Altura - Você vai precisar medir exatamente a altura da sua bancada, existem alguns padrões, como escreve a arquiteta Nadine Voitille, no artigo bancadas de cozinha:

Lembre-se de que as banquetas devem ter o assento a uma distância aproximada de 25 cm do tampo da bancada.

Bancada da pia - sua altura deve ficar entre 86 e 93 cm, dependendo da altura de quem utiliza este espaço;

Bancada alta - para lanches/refeições: costuma-se indicar a altura máxima de 120 cm (no entanto, preferimos indicar que seja de até 105 cm, pois será mais fácil encontrar banquetas);

Bancada baixa - funcionando como mesa: poderá ter altura em torno de 76 a 86 cm (a partir do piso).

• Acabamento - Optar por banquetas fáceis de limpar é uma boa dica para quem tem uma rotina agitada. Principalmente se tiver crianças em casa ou costuma receber muitas visitas!

Nem somente pela limpeza, mas também para ter um móvel durável em casa. 

Opte por materiais com vernizes de altos sólidos para evitar riscos. Tecidos impermeáveis e espumas de alta qualidade e boa densidade (45 a 55 kg/m³) se optar por estofadas.

• Qualidade - Você escolhe aquela banqueta linda na internet, ou até na loja. Ela chega e está linda! porém, se passam algumas semanas e o pesadelo começa. Ela se torce, fica bamba, a espuma no caso de uma estofada, perde a densidade, o tecido mancha fácil ou deixa a água penetrar na espuma que não seca nunca mais. 

Um dos testes que gosto de fazer para ter uma mínima noção da qualidade de uma banqueta. É me apoiar firmemente com os dois braços sobre o assento, segurando nas laterais e torcer com bastante força. 

Assim consigo ter uma ideia sobre quanto ela vai resistir ao uso. Já sobre a espuma e tecido, não tem muito o que fazer, só vai descobrir mais tarde, então opte por marcas de confiança. 

Desconfie de preços muito baixos. Não existem milagres na produção de produtos de qualidade. 

Banquetas e Bancadas! Uma dupla inseparável! 

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Empório Tambo - Móveis (@emporiotambo) a

A Bancada também chamada de balcão por algumas pessoas, é um móvel multifuncional, sua finalidade é servir tanto para as refeições quanto para a hora de prepará-las. 

Encontrada de diversos materiais como: inox (higiênico e resistente a temperaturas), madeira (aconchegante e convidativo, geralmente usado longe da Cuba), pedras naturais (granito resistente a impactos, temperaturas e o mármore, mais requintado, porém menos resistente a impactos). 

Também é possível encontrar de cimento e cerâmica (materiais mais econômicos e de fácil aplicação) e porcelanato (também resistente e cores variadas). 

O material utilizado para a bancada vai depender da proposta da sua cozinha, espaço gourmet ou ambiente em questão, e pode ser escolhido pela frequência que é utilizada. 

Quando olhamos em direção a uma bancada quem notamos? A banqueta, claro! É ela quem dá aquele charme final. Então merece toda nossa atenção e carinho na hora de escolher.

Assim como as bancadas, também encontramos banquetas produzidas de inúmeros materiais, ferro, alumínio, madeira, acrílico, etc. 

As banquetas também combinam com mesas bistrô utilizadas geralmente como mesa de apoio ao receber visitas. Logo, dependendo da sua intenção você pode harmonizar, bancada, banquetas e mesas em um conjunto só.

Seria impossível juntar em um só post todos os modelos de banquetas, pois há inúmeras variações de cada material. 
Mas trouxe algumas inspirações que achei interessante. Vamos lá?

Banquetas para bancada de cozinha 

As bancadas estão presentes nas cozinhas pequenas,  que não possuem espaço para receberem uma mesa de jantar grande. Ou nas cozinhas gourmets, vistas grandes ou pequenas.

E muito utilizadas nas cozinhas americanas onde o balcão costumeiramente separa os ambientes integrados, como a cozinha com a sala de jantar ou de estar. 

Em qualquer cozinha a bancada se destaca, e onde tem bancada tem banqueta!

A opção de banqueta de acrílico, por exemplo, é ótima por ser resistente (portanto durável), leve de transportar, fácil de limpar e por ser encontrada de vários formatos e cores, até mesmo transparente! Pode ser toda de acrílico ou só o assento.

 cozinha estilo americana pequena com piso branco, bancada branca e banquetas de acrílico transparente. Portas da pia marrom.
Por Decor Fácil

Banqueta com ajuste de altura e giratória possibilita atender com mais comodidade às necessidades dos convidados. 

Cozinha pequena em tons de madeira e preto. Bancada com tampo preto e base em madeira. Banqueta giratória preta e prata.
Por Lio Simas

Dica: Banqueta com regulagem - tanto para ser mais confortável quanto para ajustar a altura dos convidados.

cozinha americana, com detalhe na parede com azulejos quadradinhos coloridos, geladeira preta, bancada e banquetas giratórias pretas com encosto.
Em Viva Decora

Banquetas de assentos em ABS injetado são lindas, porém tenho ressalvas quanto a resistência e durabilidade do sistema de gás. Como ela é muito decorativa, sugiro esta para casos de baixo uso.

Bancada de cozinha com revestimento. Parede de ladrilhos no tom laranja. Banquetas de alumínio com estofado laranja.
Em Pinterest

As banquetas de aço tubular costumam ser muito em conta. Apesar de ser ferro, nem sempre tão duráveis, observe a grossura da parede do tubo. Opte pelas paredes mais grossas.

Nesta imagem abaixo o aço é fino, porém maciço, neste caso são muito fortes, porém pesadas. Aproveito para lembrar: que evite usar banquetas tão próximas como na foto abaixo, na foto ficou lindo, mas vai ser um pesadelo para usar a banqueta do meio, concordam?

cozinha americana pequena com bancada azul e branca. Banquetas com estrutura e encosto de aço cromado com almofada branca
Em Decor Fácil

Banqueta de madeira pode ser facilmente customizada para se adequar ao seu ambiente. Trocar a pintura, fazer decupagem, estofar o assento. 

Dependendo da qualidade da madeira, ela é mais pesada, mas nada comparado ao ferro. Uma madeira nobre é resistente e com bom acabamento pode durar a vida toda, e isso é bom! 

cozinha pequena alegre com bancada de madeira crua e bancos altos azul marinho. Projeto Doob Arquitetura.
Por Luis Gomes

É interessante você optar por banquetas com apoio para os pés, pois ajuda a se sentir mais firme. Principalmente se os convidados  ficarem mais tempo sentados.

Cozinha grande nos tons de madeira com preto. Ilha branca acoplada com bancada de madeira. Chão de madeira
Por Media Design Studio

banquetas com assento em preto e pés finos de ferro. junto com bancada branca.
Em Viva Decora

Banquetas estofadas e com encosto geralmente são maiores possibilitando mais conforto e também mais segurança.

Cozinha integrada com sala, separada por balcão de madeira. Estante com vários ornamentos e duas banquetas giratórias estofadas cinza com pés prateados.
Em Pinterest 

Lembre-se! Não há regras para utilizar as banquetas. O mesmo estilo pode ser aproveitado tanto em casa na cozinha, varanda, área gourmet, home bar quanto ser visto em bares ou restaurantes.

Banqueta para o bar em casa

Montar um bar em casa já deixou de ser um luxo, em muitos casos é uma necessidade para receber amigos, parentes ou mesmo ter um cantinho para apreciar a bebida favorita.

Além de tudo, deixa a sua casa muito mais estilosa podendo adaptar o bar em qualquer cantinho!

Um balcão encostado na parede, prateleiras ao lado da TV, carrinhos de bebida, algum móvel transformado em bar, inúmeras são as possibilidades.

Neste caso como já mencionamos, você pode usar uma mesa de apoio com banquetas, ao em vez de bancada ou balcão. O importante mesmo é ter banquetas para receber seus convidados.

Banquetas giratórias, com regulagem, estofadas e principalmente com encosto são as mais indicadas, pelo tempo que será utilizada.

bancada branca acoplada em prateleira cheia de bebidas, fazendo a divisão do ambiente integrado. Banquetas brancas com base em ferro.

Por Stefan Abrams

Mas é claro, a opção vai depender do seu ambiente, as banquetas e todos seus variados estilos se adaptam ao que você precisa. Inclusive de vários tamanhos.

ambiente interno de casa com bar em uma bancada encostada da parede. Bancos altos.
Em Pinterest

bar em casa, provavelmente em um porão com banquetas altas lembrando cadeiras de madeira antigas.
Em Pinterest

Banqueta para área externa 

Como vimos, podemos usar esse móvel multifuncional chamado bancada em qualquer ambiente da casa. Na área externa ela pode ter ainda a função de armário.  

E quando for escolher a banqueta deve prestar atenção na qualidade do produto. Já que ela será exposta ao tempo (umidade, vento, calor, frio).

Se for uma varanda fechada, verifique se a banqueta vai receber a luz do sol diretamente nela por muito tempo.

Banquetas de alumínio ou inox, madeira e fibra sintética seriam as mais apropriadas. 

varanda aberta com banqueta de alumínio com assento de fibra sintética. Chão de madeira e pendentes prateados. Bancada de pedra preta.
Em Pinterest

sacada pequena com duas banquetas altas revestidas de fibra sintética com mesa bistrô alta. E floreira na parede.
Em Pinterest

banquetas altas com assento preto e base prata na bancada de revestimento de pedra com tampo de mármore.
Por Márcia Val

Não é a toa que banquetas são tão queridinhas, elas se encaixam em todos os estilos do rústico ao moderno. 

ambiente de churrasqueira com bancada de tampo mármore escuro e base com revestimento de azulejo. banquetas de madeira e ao fundo churrasqueira de tijolo aparente.
Em Pinterest

Mesmo a banqueta sendo de madeira de lei, ela precisa receber um bom acabamento de proteção. 

Por exemplo, aqui na Tambo usamos chapa de multilaminado naval no encosto e assentos das banquetas, a madeira atualmente é o jequitibá de reflorestamento. Significa que podem ser molhadas. O acabamento com seladora e verniz especial garante alta resistência.

Por isso pesquise bem antes de levar para casa, e evite incômodos. 

Nas fotos abaixo vemos as banquetas Tambo na casa dos nossos clientes. 

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Foto da nossa amiga @rubiabrugnera ,com banquetas tambo ????

Uma publicação compartilhada por Empório Tambo (@emporiotambo) em

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Foto do barras Bar, com nossas banquetas de madeira pretas! . .

Uma publicação compartilhada por Empório Tambo (@emporiotambo) em

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Foto de nosso amigo e cliente Ricardo Brancato com nossas banquetas de madeira torneada! . .

Uma publicação compartilhada por Empório Tambo (@emporiotambo) em

Banquetas na sala

Você é do tipo de pessoa que gosta de comer ou estudar na sala assistindo qualquer coisa?  Ou até mesmo precisa de um espaço extra para as refeições? Sem precisar sujar o sofá? Encontramos uma solução! 

Um balcão ou bancada logo atrás do sofá. Que serve inclusive para usar o notebook e estar com o restante da família. 

sala de estar com bancada de madeira e pés de ferro atrás do sofá e banquetas pretas altas.
Em Pinterest

banqueta alta de ferro dourada com estofado azul marinho em bancada de mármore atrás do sofá.
Em Pinterest

Note como há uma harmonia entre as peças, sofá e bancada. Com essa ideia o sofá não precisa mais ficar encostado na parede. Além de integrar perfeitamente os ambientes. 

sala de estar com bancada azul acinzentado atrás do sofá bege com bancadas de fibra sintética. Em Pinterest

sala de estar com tv gigante e sofá marrom enorme. Atrás do sofá bancada de tampo de madeira rústica com banquetas de ferro.
Em Pinterest

Banquetas como objeto de decoração

Como vimos até agora os modelos de banqueta para bancada de cozinha são os mais variados possíveis. 

E ainda tem os que prezam por um design arrojado que garantem destaque na decoração de sua cozinha. 

bancada de ferro com assento de acrílico transparente, na bancada branca em cozinha em tons cinzas
Em Pinterest

bancada de concreto cinza com banquetas de ferro com um design parecido com espiral.
Em Pinterest

bancada com design diferenciado de ferro em ilha revestida de madeira.
Em Pinterest

banqueta alta com design arrojado de madeira.
Em Pinterest

ambiente de cozinha branco com bancada branco próximo a janela com banquetas de design diferenciado na cor verde claro com assento de madeira.
Em Pinterest

Pouco falamos no nosso post, mas é possível utilizarmos também modelos de banquetas baixas, porque sua bancada necessariamente não precisa ser alta.

cozinha rústica com ilha de madeira central, com ornamentos e banquetas pequenas de madeira
Em Pinterest

banquetas baixas com assento de madeira e pés de ferro com bancada de madeira apoiando bebidas.
Em Pinterest

E para encerrar nosso post, essa inspiração de ambiente com banquetas diferentes. Mostrando que realmente importa na hora de escolher suas banquetas é sua personalidade. 

Bancada escura com banquetas altas diferentes
Em Pinterest

Conclusão

Vimos que podemos ter uma banqueta em qualquer bancada, na cozinha, na sala e até mesmo na área externa da casa.  

E ela pode ser feita de muitos materiais diferentes, como madeira, mármore, granito, ferro e até concreto. A banqueta por sua vez, não fica para trás.

Ela pode ser de acrílico, madeira, alumínio, ferro, sofisticada, moderna ou bem simples. Algumas se destacam por ter um design diferenciado. 

Escolher uma banqueta vai depender do seu estilo e gosto, mas também é importante ressaltar que deve considerar o conforto, a estabilidade, segurança e claro a matéria-prima.

Vimos que banquetas com encosto e apoio para os pés dão mais conforto e segurança. Lembre-se de ficar atento a relação entre qualidade e preço das banquetas, como minha mãe sempre diz: o barato sempre sai caro. 

E ai, curtiu as ideias? Vai levar alguma delas para sua cozinha?

Vale lembrar que a Empório Tambo vende a própria banqueta, que é fábricada pensando justamente nos tópicos que vimos nesse artigo: Conforto, acabamento e qualidade.

Da uma olhadinha!

Banqueta alta de madeira

Saiba mais sobre a banqueta!