Saiba como criar seu Espaço Gourmet

É fácil perceber que a arquitetura das residências de 30 anos atrás estão muito diferentes dos projetos arquitetônicos atuais.

Profissionais se dedicam exclusivamente a estudar o nosso comportamento e adaptam os ambientes para que sejam cada dia mais a nossa cara, e que nos auxiliem nos novos desafios das nossas vidas cotidianas.

Percebi isso com grande impacto quando pude comparar a casa dos meus pais com um dos projetos que estou estudando para minha futura casa. 

Nem eu percebia o quanto um espaço integrado, no meu caso fazia tanto sentido. Acostumado com a cozinha sendo cozinha, sala sendo a sala, varanda a varanda, todas com portas e paredes entre si.

Foi realmente um choque perceber que minha casa pode parecer muito mais com um amplo galpão sem as paredes ou divisórias tradicionais. Contrapondo os tradicionais e compartimentados projetos que estava costumado.

Nesta linha o Espaço Gourmet vem ganhando muita presença nas casas dos Brasileiros. Às vezes retirando alguma  das paredes, ou transformando um pouco o ambiente já é possível criar este espaço integrado de cozinha e sala de estar.

Assim, alterar completamente a dinâmica de preparar e servir alimentos e bebidas no convívio familiar e também com os seus convidados.

O que é um espaço gourmet afinal?

Um espaço gourmet é uma extensão ou integração da sala de estar e cozinha. Onde é possível preparar e degustar alimentos e bebidas no mesmo ambiente que se compartilha momentos agradáveis com seus convidados ou familiares.

É comum no Brasil que as casas tenham uma churrasqueira no quintal ou na varanda, quem sabe na garagem, com uma mesa grande. Uma sala de jantar separada da cozinha, onde o preparo e os convidados ficam separados.

Este conceito tem se transformado à medida que a dinâmica do dia a dia em família, trabalho, diversão tem se alterado. O trânsito e o trabalho fora de casa, tornam nosso lar um oásis para descontração e descanso.

O Espaço gourmet e suas variações tem ganhado muita importância e por isso queremos deixar aqui algumas inspirações e dicas que podem facilitar e muito o planejamento, montagem e decoração do seu.

Por que montar um espaço gourmet na sua casa?

O motivo é, principalmente, se você for o tipo de pessoa que gosta de estar rodeado de amigos em um happy hour. Promover o famoso churrasco de domingo, etc... 

Enfim, receber em casa com uma ótima refeição e bons drinks a sua família ou amigos, em qualquer oportunidade, com um espaço gourmet é muito mais prático e cômodo. Vale muito investir nessa ideia para sua casa. 

Então se você é essa pessoa, nós temos que dizer: É extremamente importante você cuidar da sua saúde mental assim como da física.

E se receber amigos com conforto, em um ambiente todo projetado e adequado para cozinhar é importante para você. Logo, ter esse espaço próprio para usufruir momentos com seus convidados é sinônimo de bem-estar.

Ou seja, não é só uma questão de ser “gourmet”, na realidade, é uma questão de estar próximos das pessoas.

É isso, se você sente falta desse tempo com os amigos, gosta de jantares e almoços em família. Mora sozinho e adora ter vários convidados. Essa é a forma mais eficiente – e também a mais bonita – para receber!

Até mesmo se você não for de chamar muitas visitas na sua casa, mas gosta da ideia de ter tudo organizadinho para ocasionalmente ter convidados, esse espaço será muito útil.

Aliás, se você mora sozinho, e não seria exatamente um espaço gourmet que pretende projetar, você pode dar uma olhadinha nesse nosso outro post que fala sobre bar em casa. 

Tem umas dicas bem legais para você usar os espaços da sua casa deixando ela um lugar atraente para receber visitas. 

Continuando então, a coisa certa é que não tem como se arrepender de montar o próprio espaço gourmet. 

Vamos despertar mais vontade em ter esse espaço com as dicas a seguir.

Espaço gourmet em casa com 2 mesas redondas, cadeiras de madeiras estofadas, ao fundo pia em madeira, balcão com baquetas e eletrodoméstico preto Por Evelyn Muller em Pinterest

Espaços e estrutura

Antes de começar a pensar na decoração do seu espaço gourmet, você precisa pensar na estrutura e no ambiente disponível para montá-lo. Por isso, é importante analisar dimensões, medidas e a planta do lugar.

O espaço para visitas vai ser criado como em uma reforma comum, então é lógico que essa regra seja seguida. Primeiro vem a análise do espaço, certo?

Você pode aproveitar essa parte para desenhar suas ideias e pensar nos primeiros passos da decoração que virão posteriormente.

Confira algumas dicas de estrutura e espaço para o seu ambiente gourmet:

Espaço pequeno

Se você tem um espaço pequeno para ser a sua área gourmet, você vai precisar otimizá-lo. Isso significa usar os móveis, equipamentos e até as cores a seu favor.

Sua intenção deve ser a de criar um ambiente amplo, ou pelo o menos a ilusão dele. Assim, você ganha um pouco mais de espaço.

Dá para ter um espaço gourmet pequeno em uma varanda, ou mesmo integrado com a cozinha. Se for na cozinha, você pode aproveitar o que já existe para a preparação de alimentos e colocar mais cadeiras ou poltronas confortáveis.

Tudo vai depender de como você olha para esse ambiente e quais equipamentos você terá disponíveis para compor esse espaço. Bancadas são soluções inteligentes para locais menores. Pense nisso!

Área externa

A área externa traz dois benefícios enormes: a iluminação natural e a ventilação. Isso amplia o espaço e o torna ainda mais agradável. Aposte nessa possibilidade, se for o caso.

Um espaço gourmet externo permite itens como uma churrasqueira e um tanque exclusivo para lavar panelas, por exemplo.

Mesmo sendo externo, você não deve descartar a possibilidade de colocar um televisor ou refrigerador no ambiente. 

Falaremos ainda neste post dos equipamentos necessários para compor a área, então não se preocupe!

Se você tem uma área gourmet que não é externa, você pode, ainda, remeter ao ambiente externo. Para isso, o espaço precisa ter grandes janelas para a entrada de luz natural, cores da natureza, plantas e pode ser climatizado.

São os pequenos detalhes que transformam o seu espaço, e você deve aproveitá-los na criação de uma área gourmet.

Ambiente integrado

O ambiente integrado também é uma solução inteligente e otimizada para o seu  espaço gourmet. Integrar significa mesclar os diferentes ambientes da sua casa, que, nesse caso, devem ser a cozinha, a sala e a varanda.

O ambiente integrado pode ser criado independente do espaço disponível. Quando o espaço for pequeno, ele ajuda a aumentar as dimensões, e, quando for grande, você terá uma composição mais bonita e organizada.

Para isso, basta usar balcões, vidros e outros materiais que permitam a transparência e ajudem a misturar os ambientes. Em outras palavras, não separe as áreas com paredes e permita um acesso maior entre elas.

Iluminação

A iluminação também merece destaque quando falamos na construção de qualquer novo ambiente. Você pode não perceber, mas ela faz parte da decoração como qualquer outro item.

E as possibilidades são infinitas! Você pode usar luzes brancas, amarelas, coloridas, luz negra, etc. Tudo de acordo com o conceito que existe por traz do seu espaço gourmet, e também de forma que combine com seu gosto.

Neste exemplo abaixo foi usado inúmeras lâmpadas na parte onde é feita a refeição. Assim fica bem iluminado, porém concentrada em uma parte do ambiente.

Conseguimos perceber através da iluminação você pode “moldar” o seu ambiente. Um espaço pequeno pode ser ampliado com uma boa iluminação branca, por exemplo.

Espaços maiores, por sua vez, ficam mais aconchegantes com luzes vermelhas ou meia-luz. Viu só? Nessa hora, você também precisa deixar a sua criatividade fluir!

Além da própria luz, você deve pensar no suporte. Uma ideia clássica e que funciona muito bem é deixar lâmpadas pendentes sobre o balcão, mesa ou bancada. Como vimos nos exemplos anteriores.

Embutir spots sob os armários, utilizar sancas com iluminação indireta e apostar em luminárias portáteis nos cantos do ambiente são boas opções. Isso deixa o ambiente com mais aconchego e intimidade.

Equipamentos que devem ter no seu espaço gourmet

Por fim, chegou a hora de falar dos equipamentos dentro do seu espaço gourmet. Seja ele pequeno ou grande. Vamos ver que tipo de móveis, objetos e recursos decorativos você deve usar.

Confira as dicas incríveis que separei e tente se inspirar, sempre olhando para a estrutura do seu espaço e pensando em como adaptar as coisas:

Revestimentos

Para ter um espaço bem decorado os revestimentos tomam a vez, opte sempre pelos fáceis de limpar. A aposta aqui é pisos de porcelanato, réguas de madeira e pias de granito, por exemplo.

Esse tipo de material é resistente, bonito e deixa o espaço gourmet com uma cara mais moderna e “clean”. Você vai acabar descobrindo a facilidade e a praticidade desses revestimentos. Vale muito à pena pesquisar mais!

Churrasqueira

A churrasqueira é uma questão que gera dúvidas nas pessoas na hora de montar uma área gourmet. Há quem diga que não pode faltar, enquanto outras pessoas acham que é dispensável.

Bom, tudo vai depender do seu gosto pessoal e do tipo de evento que você quer criar com as suas visitas e obviamente o seu estilo de vida. Sabemos que no Brasil existe uma cultura de “churrasquinho de fim de semana” que é quase religiosa para alguns.

Se você acha interessante, o ideal é escolher, para o espaço gourmet, um modelo que produz menos fumaça, como churrasqueiras elétricas, a gás ou a bafo. Principalmente se seu espaço for fechado.

Se você mora em casa e sua área gourmet é externa, churrasqueiras de alvenaria não ficam para trás. 

Vale aproveitar dizer aqui: que se o espaço permitir também seria interessante ter um forno a lenha para as pizzas, que tal a ideia?

Armários

Armários são outro item que deve ser colocado em questão. Eles são essenciais para manter tudo organizado, principalmente porque espaços gourmet precisam de mais objetos (pratos, talheres, copos, etc.).

Eles também evitam que os acessórios da cozinha comum se misturem com o ambiente de alimentação gourmet.

Além disso, eles produzem um efeito marcante sobre a decoração do seu espaço, podendo combinar com a paleta de cores e dar um ar moderno e intimista para o ambiente.

Se você não gosta muito de armários grandes ou não tem espaço para vários  gabinetes, prefira aqueles que se instalam sob pias e bancadas. Eles são compactos, quase não aparecem e são até mais seguros.

Instalações

Espaço gourmet pede que o ambiente seja lindo, confortável e prático! Por isso aposte nas instalações elétricas e hidráulicas.

Tomadas em boa quantidade e bem distribuídas, pois são diversos os eletrodomésticos usados. Iluminação correta, como vimos lá em cima, existe diversas formas de usar as luzes ao favor do ambiente.  

Uma pia grande, com cuba funda ou duas cubas, ou ainda as cubas multifuncionais. A Ana do Viva Decora, até fala que “O ideal seria que, no caso do espaço gourmet externo, os objetos maiores ou que exigissem uma limpeza diferenciada fosse higienizados em um tanque ou cuba multiuso exclusiva”

Para lavar a louça uma torneira em inox que permite água quente, e aquelas que vem com uma duchinha, são bem úteis, acredito que você já tenha visto.

Móveis

Os móveis devem ser práticos, confortáveis e contribuir para a otimização do espaço gourmet. Por isso, aposte em uma mesa grande e redonda no centro, bancos compridos, bancadas vazadas com banquetas, pufes e mesas de canto.

Esses móveis ajudam a aumentar a interação entre as pessoas, e servem também para expor os petiscos, comidas e bebidas. Além de que são extremamente confortáveis e deixam o ambiente mais atrativo.

Eletrodomésticos

Existem alguns eletrodomésticos essenciais que devem constar no seu ambiente. Uma geladeira ou frigobar serão essenciais para conservar alimentos e gelar bebidas.

Se você é fã de vinhos, uma pequena adega climatizada vai fazer toda a diferença no seu espaço gourmet. E ainda vai chamar a atenção das suas visitas por ser um equipamento tão requintado.

Ao invés de comprar um fogão, pense em adquirir um cooktop e um forno elétrico para a preparação de alimentos. E, se você não tiver uma churrasqueira, um grill vai quebrar aquele galho e ainda compor a decoração muito bem.

Pontos de cor

Os pontos de cor são aqueles detalhes que dão um ar mais divertido e interessante para o ambiente com cores vibrantes.

Pode ser uma parede pintada de forma diferente, um móvel colorido, almofadas chamativas, lustres com tons vivos ou mesmo um mix de azulejos na área da cozinha.

Bancada de madeira com banquetas altas, parede com azulejo colorido Projeto Arquiteta @naiaralopes.arquitetura

Estampas, revestimentos que imitam pedras e madeiras naturais, quadros, esculturas e vasos são mais algumas opções que valorizam o seu espaço gourmet.

Plantas

Por fim, dê uma chance para as plantas. Elas fazem toda a diferença no espaço, e trazem um pouco de natureza para dentro de casa. Eu diria que é quase essencial ter plantas no seu espaço gourmet, ainda que sejam falsas.

Uma boa ideia é criar uma espécie de jardim vertical que não atrapalha a circulação das pessoas. Existem inúmeras ideias na internet de como fazer, até usando pallets, por exemplo.

Nesse jardim você pode plantar temperos, criando uma pequena horta, isso garante um requinte à mais na hora de preparar as refeições no seu ambiente gourmet.

Conclusão

O espaço gourmet é um ambiente diferenciado dentro ou fora de casas ou apartamentos, podem ser pequenos ou grandes, geralmente são integrados e o tamanho depende do seu ambiente. 

Ele é usado com o intuito de receber visitas e promover confraternizações, sempre com o máximo de conforto e funcionalidade.

A vantagem de investir nesse tipo de espaço é que além de você ter um local bonito e confortável para receber também é super adequado e bem equipado. 

O ruim é só a parte de limpar depois da festa (hehe), mas como vimos nas dicas, sempre optar por revestimentos fáceis de limpar, e isso inclui em tudo, parede, mesa, chão, pia! 

Afinal, o espaço mexe muito com comida, por isso não pode faltar uma boa panela, fundamental em qualquer cozinha. Na gourmet só um pouquinho mais estilosa. 

Como você já sabe após ler esse texto recheado de ideias e dicas importantes, que o espaço gourmet é uma forma atraente de receber as pessoas que você gosta! E o importante mesmo é estar do lado delas!

Então, decore com nossas dicas, criatividade, personalidade e acima de tudo com o seu coração!

Esperamos que tenha gostado das ideias e inspirações para o seu espaço gourmet!  

Obrigada e até breve!

 

Fale Conosco pelo Whatsapp