Pode não parecer, mas a montagem de um cardápio de hamburgueria ou de qualquer outro estabelecimento exige estratégias e alguns pontos de atenção!

Isso porque, já se passou o tempo em que os pratos, ingredientes e preços eram dispostos de qualquer forma no cardápio.

Hoje, há pesquisas que comprovam que é possível aumentar as vendas ajustando alguns detalhes na hora da elaboração e estudando o comportamento do consumidor.

Ficou curioso para saber que detalhes são estes?

Então vem com a gente que vamos te dar as melhores dicas para montar o seu cardápio de hamburgueria!

Como montar um cardápio de hamburgueria

Precisamos combinar que, hoje mais do que nunca, uma empresa necessita focar em todos os fundamentos para alcançar o sucesso e driblar a concorrência.

Ainda mais quando tratamos do ramo alimentício. As hamburguerias, especialmente, estão crescendo cada vez mais no mercado e para conquistar a clientela é preciso muita estratégia e originalidade.

E é claro que nestes casos, o cardápio quando bem feito e elaborado, já é meio caminho andado.

Sendo assim, providencie o papel e a caneta e bora anotar tudo para caprichar na montagem do cardápio e fazer bombar sua hamburgueria.

Confira!

Escolha o tipo do cardápio

Antes de começar a montagem prática do cardápio de hamburgueria, é preciso definir o tipo de cardápio que terá no seu estabelecimento.

Uma pesquisa chamada “O futuro do Food Service” mostrou que 47% dos consumidores preferem usar o cardápio digital, enquanto que 21% ainda dão preferência ao cardápio físico.

Os demais 32% são indiferentes ao tipo de menu apresentado nos estabelecimentos. 

Dos que preferiram o cardápio digital relatam que a preferência se leva a pontos como higiene, praticidade, rapidez e sustentabilidade. Além de haver descrições mais detalhadas e fotos de qualidade.

Pessoa apontando para o QR Code do cardápio digitalPessoa apontando para o QR Code do cardápio digital. Por Freepik

Antes do seu estabelecimento escolher apenas um tipo de cardápio é válido pensar em pontos como: perfil do seu público-alvo, localização da sua hamburgueria e estilo de empreendimento.

Se o perfil do seu público ainda não é muito adepto à tecnologia, o cardápio digital pode não ser uma boa escolha.

Já se a clientela é mais jovem e atualizada, com certeza ele será bem-vindo.

Sendo assim, a nossa dica é que, se possível, a sua hamburgueria procure se modernizar optando pelo cardápio digital, mas também mantenha algumas unidades da versão impressa.

Tenha um diferencial

Ter um diferencial no cardápio de hamburgueria é fundamental para mostrar ao público a personalidade do seu negócio.

Lembre-se que o cliente precisa ter um motivo para escolher os seus hambúrgueres ao invés dos da concorrência.

Portanto, procure trazer uma assinatura única no seu cardápio, seja no preparo do hambúrguer, na montagem, nos molhos, no pão etc. 

Mas claro, não deixe de oferecer também os hambúrgueres clássicos que todo mundo já conhece, como: x-burguer, x-salada e x-bacon.

pessoa passando molho no hamburguer, com a frase "novo molho picante exclusivo do restaurante"

Isso porque, os clientes que ainda não conhecem a sua hamburgueria podem ter uma certa resistência em provar as especialidades da casa. 

Muitos não experimentam sabores desconhecidos até pegar confiança no seu trabalho. Sendo assim, preferem optar pelos outros tipos de hamburguer.

Elabore o cardápio com estratégia

Você já reparou que quando olhamos para um cardápio, nossos olhos seguem um padrão? Olhamos primeiro para o meio, depois para o topo direito e por último, para o topo esquerdo.

Seguindo esse raciocínio, muitos estabelecimentos usam estes locais para expor os pratos com maior margem de lucro, além de favorecer que o cliente veja primeiro as opções mais caras, e depois as mais atrativas.

Homem segurando um cardápio impressoHomem segurando um cardápio impresso. Por Pexels

A estratégia também pode ser aplicada na apresentação do preço, conforme um estudo citado pelo Consumer.

Segundo a pesquisa, que foi realizada pela Escola de Administração Hoteleira da Universidade de Cornell, ao retirar o cifrão do cardápio, as vendas sobem.

A pesquisa foi realizada com hóspedes que receberam o cardápio sem cifrões. Os gastos aumentaram significativamente, comparado aos hóspedes que receberam o cardápio com eles.

Porém, é preciso ter um cuidado ao esconder o símbolo, pois alguns valores podem confundir o cliente e parecer códigos, ainda mais se forem números inteiros como 6, 30, 50…

Além deste, outro truque bastante usado são os números quebrados. O livro - O mito do valor justo e como tirar vantagem disso, apresenta pesquisas sobre o uso do 9. 

O autor afirma que o usar preços com 9 aumenta a chance de venda em 24%, ou seja um cliente é mais suscetível a pagar 9,90 em um prato ao invés de 10.

Outra dica é colocar o preço no final da descrição do produto ao invés de colocar todos em uma coluna à direita, para evitar que o cliente baseie sua escolha somente no preço.

Defina o nome e descrição dos lanches

É importante que os itens do menu possuam uma boa descrição e indiquem com detalhes quais os ingredientes do hambúrguer. 

Procure focar em adjetivos originais que estimulem a imaginação e o paladar do cliente.

As descrições devem causar água na boca, por isso deve vir cheia de palavras provocantes.

imagem de um hambúrguer com a descrição dos ingredientes

Qual o sabor e aroma, crocância e tempero, se é derretido ou cremoso… esses detalhes são importantes para agregar valor no produto e despertar o desejo de quem lê.

Se o seu hambúrguer vier com ingredientes que são de marcas renomadas, como a Heinz, acrescente isso no cardápio para indicar que você usa produtos de qualidade.

Capriche nas fotos

Lembre-se: O cardápio é a vitrine do seu negócio. E ao contrário do que muita gente pensa, quando o cliente lê, não é só o paladar que conta.

Assim como as descrições do menu, as fotos bem produzidas também tem o poder de despertar o desejo para o consumo.

Dessa forma, é indispensável usar e abusar da famosa técnica food porn, que consiste em capturar imagens tentadoras e irresistíveis da comida. 

Como por exemplo, aquele queijo derretido escorrendo pelo hambúrguer. Só de pensar já dá água na boca!

hamburguer food pornFoto de hambúrguer. Por Freepik

Porém, é necessário tomar um certo cuidado ao adicionar muitas fotos no cardápio impresso, para não se tornar visualmente poluído.

Já no cardápio digital você pode planejar e organizar melhor, visto que não há falta de espaço, podendo ter várias páginas e seções.

O design do cardápio também precisa ser bem elaborado, com informações bem distribuídas, mantendo sempre a identidade visual da marca, com cores e tipografia coerentes.

Mantenha o cardápio atualizado

Você já passou pela situação de pedir algum prato no restaurante e o garçom falar que a cozinha não possui os ingredientes necessários para prepará-lo?

Isso decepciona o cliente e demonstra falta de organização e profissionalismo por parte do estabelecimento.

cozinha de restauranteCozinha de um restaurante. Por Freepik

Portanto, procure sempre manter o seu cardápio atualizado, tanto no que diz respeito aos ingredientes dos hambúrgueres quanto aos valores dos mesmos.

Uma dica boa é planejar melhor os pratos de forma que pratos diferentes possam usar os mesmos ingredientes. Isso traz praticidade à cozinha e também economia para o bolso.

Lembrando que realizar essas atualizações é muito mais fácil em cardápios digitais do que em impressos. 

Sendo assim, se a sua hamburgueria realiza atualizações recorrentes, procure avaliar bem o tipo de cardápio escolhido.

Cardápio de hamburgueria para editar

Existem alguns sites que permitem a criação ou possuem modelos prontos para a elaboração do cardápio de hamburgueria.

É um quebra-galho para quem está em busca de inspirações ou não pretende investir em um profissional para elaborar o design do mesmo. 

Por mais que você queira usar o modelo já pronto, é importante adicionar ao menos as mesmas cores e tipografia da identidade visual da sua marca.

Listamos alguns sites que fornecem o cardápio de hamburgueria para montar, baixar ou editar:

Conclusão

Vimos que para montar um cardápio de hamburgueria é importante levarmos em consideração diversos fatores.

Mas, antes de tudo, precisamos decidir qual o melhor formato para apresentarmos aos nossos clientes, se é um cardápio digital ou impresso.

Ambos podem ser usados, mas vai de cada hamburgueria escolher qual se encaixa melhor com o público-alvo, localização e perfil do negócio.

Tendo isso definido, vamos elaborá-lo com estratégia, mostrando o nosso diferencial, apresentando os produtos da maneira correta, com descrições detalhadas, fotos bem elaboradas, preços e informações atualizadas.

Conseguiu anotar com calma todas as dicas? Esperamos que sim!

E também esperamos que elas tenham sido úteis para começar a montar o cardápio da sua hamburgueria.

Agora, conta pra gente, qual dessas dicas você não vai deixar de colocar em prática?